Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Este sexto número da Paidéia vem a público em um momento conturbado para o País, com os planos econômicos, as eleições majoritárias e a revisão constitucional; os já parcos recursos destinados à educação neste Brasil sem prioridades, vêem-se ainda mais reduzidos ou desviados para cobrir "deficits" de outros setores. Resultado: cinco milhões de jovens estão fora da escola; 41% das crianças entre 7 e 9 anos de idade são analfabetos; estamos em posição inferior ao Haiti, quanto aos indicadores educacionais da América Latina, segundo dados recentes da Fundação Getúlio Vargas. Indignação maior nos causa o critério (sic!) de sorteio para atribuição de vagas nas escolas públicas do 2° grau em São Paulo, demonstrando a omissão crescente do governo estadual em relação a esse nível de ensino.

Refirmamos aqui, o compromisso da Paidéia com o ensino público e gratuito, acessível a todos e de qualidade incontestável; continuaremos a veicular nestas páginas, as críticas e as propostas de solução aos diferentes problemas educacionais, as sugestões e os estudos, e sobretudo, as experiências concretas que, ao longo do tempo, vem se desenvolvendo no "aqui e agora", no dia a dia do trabalho educativo, e que permitem ter ainda esperança no futuro.

Mais uma vez, agradecemos à Diretoria da FFCLRP-USP, em especial ao Prof. Dr. José Aparecido da Silva, Vice-Diretor; ao Departamento de Psicologia e Educação, na pessoa de sua Chefe e da Comissão de Verbas, pelos recursos que viabilizaram esta publicação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Abr 2012
  • Data do Fascículo
    Fev 1994
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br