Resumo:
O modelo de supervisão clínica baseado em competências terapêuticas tem ganhado destaque. O objetivo deste estudo de revisão foi mapear e sintetizar a literatura relevante disponível acerca das competências necessárias do supervisor clínico dentro da abordagem teórica da psicoterapia cognitivo-comportamental. A presente revisão foi elaborada de acordo com metodologia de análise de escopo recomendada pelo Instituto Joanna Briggs e foi conduzida segundo o conforme o checklist Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Foram selecionados 25 artigos os quais apontaram para múltiplas categorias de análise de competências terapêuticas: (a) básicas; (b) transculturais; (c) metacompetências, além de alguns estudos subdividirem entre competências da supervisão individual, grupal e online. Os estudos apontam para a importância do treinamento prévio do supervisor, definição prévia e clara de quais são as competências e/ou domínios que precisam ser observadas e treinadas ao longo dos ciclos de avaliação de supervisão clínica.
Palavras-chave:
competência profissional; supervisão clínica; competências; supervisão; terapia cognitivo-comportamental
Thumbnail
