Resumo
A ideação suicida em adolescentes é um problema de saúde pública global, mas poucas pesquisas exploram esse fenômeno no ensino fundamental. Este estudo testou um modelo preditivo para a ideação suicida, considerando vitimização por bullying e cyberbullying, habilidades sociais, clima escolar e sexo como variáveis em estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Participaram 659 alunos (de 10 a 18 anos), de ambos os sexos, do 6º ao 9º ano em escolas públicas. Os instrumentos utilizados incluíram: Global School-based Student Health Survey; Delaware School Climate; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes. Os resultados da regressão logística indicaram que o aumento no bullying verbal e cyberbullying elevou as chances de ideação suicida em 5% e 9%, enquanto um melhor autocontrole e clima escolar reduziram as chances em 6% e 2%. Conclui-se que intervenções devem focar na promoção de contextos escolares positivos e na prevenção da violência.
Palavras-chave:
prevenção do suicídio; adolescência; violência; bullying; saúde mental