Acessibilidade / Reportar erro

Repensando a psicologia clínica

Este estudo pretende refletir acerca de alguns aspectos da Psicologia Clínica tais como sua constituição histórica, as concepções de homem subliminares e os pressupostos epistemológicos que vigoram no ensino acadêmico da Psicologia Clínica. Para tanto, analisamos os planos de ensino das disciplinas denominadas Psicologia Clínica de uma universidade do sul do país, a partir do Método de Análise de Conteúdo (Bardin, 1988). As principais conclusões apontam para distorções e limitações no escopo da Psicologia Clínica, assim como a aderência a concepções clássicas.

Psicologia Clínica; história; formação; ensino


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br