Open-access Análise dos Perfis da Aprendizagem Estratégica e Autorregulada de Futuros Docentes

Resumo:

A aprendizagem estratégica e autorregulada envolve o controle da própria aprendizagem. Habilidades estratégicas e autorregulatórias podem ser promovidas pelos professores, sobretudo quando eles são também autorregulados. O presente estudo teve como objetivo caracterizar os perfis de aprendizagem estratégica e autorregulada de futuros professores. Participaram da pesquisa 343 estudantes que responderam ao Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem e ao Formulário de Autoeficácia para a Aprendizagem. Foi utilizado o método de k-mean para agrupar os participantes conforme seus escores nessas medidas. Os resultados revelaram três perfis de estudantes, com níveis alto, moderado e baixo de aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia. Somente uma parcela dos futuros professores apresentou níveis altos de aprendizagem estratégica e autorregulada. Conclui-se pela necessidade de intervenções voltadas para o aumento do conhecimento teórico e prático do futuro professor acerca de como promover as habilidades autorregulatórias em sala de aula.

Palavras-chave:
autogestão; metacognição; autoeficácia; análise de conglomerados; formação de professores

location_on
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 , Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro