Resumo:
A aprendizagem estratégica e autorregulada envolve o controle da própria aprendizagem. Habilidades estratégicas e autorregulatórias podem ser promovidas pelos professores, sobretudo quando eles são também autorregulados. O presente estudo teve como objetivo caracterizar os perfis de aprendizagem estratégica e autorregulada de futuros professores. Participaram da pesquisa 343 estudantes que responderam ao Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem e ao Formulário de Autoeficácia para a Aprendizagem. Foi utilizado o método de k-mean para agrupar os participantes conforme seus escores nessas medidas. Os resultados revelaram três perfis de estudantes, com níveis alto, moderado e baixo de aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia. Somente uma parcela dos futuros professores apresentou níveis altos de aprendizagem estratégica e autorregulada. Conclui-se pela necessidade de intervenções voltadas para o aumento do conhecimento teórico e prático do futuro professor acerca de como promover as habilidades autorregulatórias em sala de aula.
Palavras-chave:
autogestão; metacognição; autoeficácia; análise de conglomerados; formação de professores
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