Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas dos Registros Fotográficos das Práticas de Educadores Sociais de uma Instituição de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

Resumo

O educador social oferece um conjunto de práticas direcionadas para crianças/adolescentes na situação de acolhimento institucional. O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de educadores sociais provenientes das narrativas dos registros fotográficos numa instituição de acolhimento para crianças e adolescentes no Sul do Brasil. Participaram 10 adultos, e utilizou-se a técnica do registro fotográfico e roteiro de entrevista narrativa, que foram analisadas por meio da teoria fundamentada nos dados. O cuidado proporcionado superou a assistência às necessidades básicas, aspecto relevante para práticas realizadas de maneira humanizada e integral. Foram identificadas condições propícias para a expressão do brincar por meio da criatividade, e reconhecimento da história de vida e aspectos do desenvolvimento. Os resultados indicaram envolvimento no cuidado e isto pode fortalecer as estratégias de formação continuada congruentes com as políticas públicas vigentes.

Palavras-chave:
estatuto da criança e do adolescente; fotografia; criança institucionalizada; direitos da criança

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br