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Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 3, Publicado: 1992
  • Editorial

  • Entrevista com o Prof. Moacyr de Góes

  • Democratizar é preciso, municipalizar não é preciso

    Pinto, José Marcelino de Rezende

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendemos apresentar um modelo de gestão dos recursos financeiros no ensino fundamental, construído a partir de uma crítica às atuais propostas de municipalização e de um diagnóstico das principais falhas e pontos de estrangulamento do modelo de gestão em vigor.

    Resumo em Inglês:

    It's our aim to present in this paper, a management model of Brasilian elementary education resources. The management model was based on a critc review of current approaches to local run of elementary school, and also based on a diagnosis of the main problems of present educational resources management.
  • Dificuldades de aprendizagem e a relação interpessoal na prática pedagógica

    Machado, Vera Lúcia Sobral

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são apresentados alguns aspectos envolvidos no conceito dificuldades de aprendizagem e em modelos, descritos na literatura, para atuação junto aqueles que apresentam este problema. A complexidade do tema é enfatizada e é defendida a adoção prioritária de um modelo interacionista na compreensão e intervenção frente a dificuldades de aprendizagem. É também relatada uma experiência de consultoria a professores sobre atuação frente a crianças com esta queixa em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    In this study are presented some aspects included in the concept of learning disabilities and in the models, described in the literature, to acting with those one that present this problem. The complexity of the subject is emphasized and is defended the approval, of an interacionist model to the understanding and intervention with the learning, disabilities. It is also related one experience of tearchers consultation about the performance with children that present this problem in the classroom.
  • O ensino da Psicologia no século XIX na cidade de São Paulo

    Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    O objeto do trabalho é a Psicologia transmitida e elaborada em instituições de ensino da cidade de São Paulo no século XIX (até 1870). O material documentário,levantado nos acervos de tais instituições e considerado interessante para o tema da pesquisa foi consultado, reproduzido ou transcrito,e selecionado, procurando-se identificar, entre outras coisas, sua importância e difusão na época.

    Resumo em Inglês:

    The object of this work is the Psychology elaborated and transmitted in education institutions in the city of São Paulo in the nineteenth century (until 1870).The documentary material, collected in the libraries of these institutions and evaluated as relevant for the purpose of the research was consulted, reproduced or transcribed, and then selected taking into account, among other things, their importance and diffusion at that time.
  • O serviço de Psicologia escolar visto pelos profissionais que atuam nas redes de ensino púbuca e particular de Ribeirão Preto e região

    Oliveira, Quinha Luíza de; Bruns, Maria Alves de Toledo

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo verificar, através de questionários enviados aos profissionais das redes de ensino pública e particular da cidade de Ribeirão Preto e região, se há ou não o serviço de psicologia escolar. Havendo, quais são as atribuições e dificuldades do psicólogo; não havendo, como as escolas procuram solucionar seus problemas e quais as expectativas desses profissionais. Os dados revelaram que este serviço, apesar de restrito, 6 reconhecido, entretanto, é necessário se tornar conhecido não só pela comunidade escolar, como pela sociedade.

    Resumo em Inglês:

    This study has as an objetive to verify, by means of questionaires sent to professionals of the public and private education systems of Ribeirão Preto and region, of there is or not a school psychology service. In the case that this service exists what are the attributions and difficulties of the psychologist. If this service does not exist how do the schools attempt to resolve their problems and what are the expectations of these professionals in relation to this service. The date revealed that this service, in spite of being restricted, is recognized, although it is necessary that the service is not only recognized by the school community but by society as well.
  • Análise do relatório de avaliação psicológica da clientela de classe especial para deficiente mental

    Marconi, Alice Ivone; Graminha, Sônia Santa Vitaliano

    Resumo em Português:

    Os dados contidos nos Relatórios de Avaliação Psicológica dos alunos que freqüentam classe especial para deficiente mental foram analisados neste trabalho, tomando-se por base o modelo proposto na Instrução DAE\SE, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (1986), sendo acrescentadas outras análises do interesse dos pesquisadores. Verificou-se a existência de Relatório para cerca de 79% dos alunos e a análise dos dados mostrou a ausência de um padrão consensual entre os psicólogos para a realização da avaliação e apresentação dos resultados e o uso de técnicas e testes variados com emprego mais freqüente dos testes de nível intelectual. Dentre os Relatórios analisados, alguns apresentam valores de QI (25%) e grande parte deles não contém qualquer indicação quanto ao tipo de classe que a criança deverá freqüentar (38%) e nem qualquer orientação ao professor visando auxiliá-lo no seu trabalho junto à criança (47%).

    Resumo em Inglês:

    The data contained in the Psychological Evaluation Reports from the special classes for mental deficient children were analyzed in this work according the schedule proposed in the Intrução DAE\SE, published in the Diário Oficial do Estado de São Paulo (1986). Others analyses were added considering the researchers' interest. It was possible verify that the Reports were available in 79% of the students. The analyse of the data demonstrated that there was no agreement pattern between the psychologists in performing the evaluation as were as in presenting the results. Different kinds of techniques and tests were used and most of them were related to intellectual level evaluation. Among the Reports analyzed some of them presents the IQ values (25%), and most of them do not mention the kind of class to be attended by the child (38%) neither contain any orientation in order to help the teacher towards his work with the child (47%).
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