Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 5, Publicado: 1993
  • Editorial

  • A evasão de alunos

    Bueno, José Lino Oliveira

    Resumo em Português:

    A evasão de alunos é examinada levando-se em conta questões ligadas à escolha profissional, às expectativas de realização pessoal e sucesso profissional geradas pelos cursos, às dificuldades de adaptação à vida universitária e à estrutura curricular. São apresentadas recomendações de providências que possam afetar as motivações e atitudes dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    The problem of "dropping out" by students is examined, taking into account choice of profession, expectations regarding personal realization and professional success generated by the courses, as well as difficulties in adapting to university lifestyle and curricular structure. Recomendations are made to improve student attitude and motivation.
  • A FFCLRP-USP e as escolas públicas de Ribeirão Preto

    Kawasaki, Clarice Sumi

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende apresentar o relato de uma experiência junto às escolas-padrão estaduais de Ribeirão Preto, como o início de um intercâmbio entre a Universidade e as Escolas públicas desta região. Intercâmbio que, futuramente, pretende configurar-se em convênio, onde professores e alunos de ambas as Instituições poderão beneficiar-se mutuamente. A experiência, nessa primeira fase, envolveu professores de Ciências das escolas-padrão, monitores de Ciências das Delegacias de Ensino, alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e uma professora universitária, que através de encontros semanais, encaminharam propostas de ensino e promoveram discussões em relação ao planejamento escolar, à programação do curso de Ciências no 1º grau e a preparação de aulas desse mesmo curso. Foram realizadas, também, oficinas de Ciências onde, a partir da programação desenvolvida pelos professores eram produzidos materiais de ensino, tais como, textos para professores e alunos. Os resultados obtidos foram considerados significativos, principalmente, em relação às mudanças posturais do professor e do aluno frente ao processo ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This article describes an experience with state elementary schools and state high schools (standard-schools) of Ribeirão Preto city (SP) involving Sciences teachers of these schools, pupils of Biologycal Sciences Course and an University professor of University of São Paulo (FFCLRP-USP). They promotes discursion about School Planning, guided the application of Sciences Teaching Proposals and Produced Instructional Materials during one year (1992).
  • Administração educacional como processo de mediação interna e externa à escola

    Santos Filho, José Camilo dos; Carvalho, Maria Lúcia R. D.; Gonçalves, Clara Germana de Sá

    Resumo em Português:

    Este estudo foi inspirado na constarão de que a direção de uma organização especializada como a escola, é crucial para o seu efetivo desenvolvimento. A tarefa substantiva e instrumental do diretor é criar as condições adequadas a realização dos objetivos para os quais a escola foi criada. Observando algumas realidades escolares do sistema público de ensino, verificamos que os diretores administram menos que para a atividade principal desempenhada pelos professores do que ela para os interesses da burocracia dominante externa a escola. Por esta razão estamos propondo a descentralização do processo decisório no interior das escolas públicas, buscando uma melhor adequação das relações de poder que se estabelecem no interior da própria organização.

    Resumo em Inglês:

    This paper was inspired by the following statement: the management of specialized organizations as schools, is critical for its effective development. The schoolmaster's essential and instrumental task is to provide suitable conditions to accomplish school aims. By observing some public schools realities we can see that schoolmasters do their management less for the main teaching activities than for the ruler burocracy external to schools. That's why we proposed decentralization of the decision making process inside public schools, aiming better adequacy to power relationships established inside the institution itself.
  • Considerações sobre o indivíduo representativo

    Miranda, Ivanise Leite de

    Resumo em Português:

    Neste artigo são elaboradas considerações a propósito da importância teórica e metodológica de contextualizar o indivíduo, sob uma abordagem sócio-histórica. Registra-se uma dupla concepção desse objeto de estudo: os "homens reais", "indivíduos concretos", vivendo no mundo da alienação que os deforma, mutila e limita sua evolução; e o "homem representativo", "total" ou "verdadeiro", que corresponde à imagem de suas possibilidades históricas. Tenta-se aqui, apenas iniciar a discussão sobre tal objeto, sem nenhuma intenção de esgotá-lo, ou mesmo de dar conta da infinidade de facetas que o compõem.

    Resumo em Inglês:

    In this article considerations are elaborated concerning the theoretical and methodological importance of considering the individual in a context, under a social - historical approach. A double conception of this object of study was noted: "The real men", "concret individuals" living in the world of alienation, which deforms, mutilates and limits their evolution; and the "representative, total or true men", who correspond to the image of their historical possibilities. This article presents the beginning of a discussion about this object, without the intention of exhausting it, or of explaining the many facets that compose it.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br