Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 12-13, Publicado: 1997
  • Editorial

  • Psico-educação: a ciência do "viver com" educativo e terapêutico

    Lebon, André

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta, em linhas gerais, o modelo de intervenção sócio-educativo desenvolvido e implementado no Canadá, denominado Psico-Educação. Neste sentido, faz-se um breve histórico remetendo-se aos primórdios da Educação Especializada junto a crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial até chegar à Psico-educação, colocando-a como elaboração de ponta na busca de sistematização da prática educativa realizada no cotidiano das instituições. Na sequência apresentam-se os conceitos teórico-práticos subjacentes a essa abordagem, ressaltando também os princípios ligados à formação profissional na área.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the general lines of socio-educacional intervention model developed and implemented in Canada, called Psycho-education. A brief history is made telling about the first days of a specialized education to children and adolescents in psycho-social risk situation. At the end there is the characterization of Psycho-education as the better educational practice done in institutions, the theoretical concepts underlying this approach and the principles tied to professional training.
  • Psico-educação: um projeto visando aumentar a eficiência das intervenções sociais junto às crianças e adolescentes em situação de risco psico-social em Ribeirão Preto-S.P.

    Bazon, Marina Rezende

    Resumo em Português:

    Este texto relata a experiência riberãopretana de convênio entre o governo municipal e entidades não-governamentais na busca de meios visando qualificar a prática desenvolvida nos serviços destinados às crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial do município. Neste sentido, destaca-se a assessoria recebida do Centro de Psicoeducação do Quebec, Canadá, cujo aporte teórico-metodológico possibilitou discutir, com base em parâmetros científicos, as possibilidades e os limites da rede de apoio social em Ribeirão Preto.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some aspects of a project developed by the municipal government and social entities, at Ribeirão Preto, SP, Brazil, with the aim to discuss the qualities and possibilities of social network support for the youth living in a risk situation. The project sought scientifics parameters to discussion, helping by the Centre de Psycho-Éducation du Québec (a Canadian center of formation in University of Montreal), who has developed the psychoeducation approach.
  • Educação para pró-sociabilidade: uma lição de cidadania?

    Koller, Sílvia H.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir algumas questões conceituais sobre pró-sociabilidade e suas aplicações para a Educação. Alguns teóricos da Psicologia concordam que a pró-sociabilidade revela aspectos psicológicos positivos e sadios da personalidade dos indivíduos, e tem sido considerada como a base de uma vida civilizada. Pode manifestar-se no contexto social, sendo garantida e intensificada, por meio de programas de educação pró-social que promovam o desenvolvimento humano e cidadania.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss some conceptual issues of prosociability and its aplications to Education. Some theorists, in Psychology, agreed that prosociability reveals some health and positive psychological aspects and it has been considered as the bottom of a civilized life. It can be seem in the social context as prosocial educational programs, that foster human development and citizenship.
  • Repensando a psicologia clínica

    Teixeira, Rita Petrarca

    Resumo em Português:

    Este estudo pretende refletir acerca de alguns aspectos da Psicologia Clínica tais como sua constituição histórica, as concepções de homem subliminares e os pressupostos epistemológicos que vigoram no ensino acadêmico da Psicologia Clínica. Para tanto, analisamos os planos de ensino das disciplinas denominadas Psicologia Clínica de uma universidade do sul do país, a partir do Método de Análise de Conteúdo (Bardin, 1988). As principais conclusões apontam para distorções e limitações no escopo da Psicologia Clínica, assim como a aderência a concepções clássicas.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to reflect about some aspects of Clinical Psychology: its historical constitution, the subliminal conceptions of mankind and the episthemologycal assumptions found in the academic teaching of Clinical Psychology. In order to achieve such aim the courses programs of the so called Clinical Psychology Subjects of one university ( undergraduation level) in the south of the country were analysed. The method was Content Analysis Method (Bardin, 1988). The conclusion points out distortions and limitations in the Clinical Psychology field together with classical conceptions of it.
  • Triagem psicológica grupal: procedimento e resultados obtidos com lista de espera de crianças, adolescentes e adultos, em uma clínica-escola de psicologia

    Peres, Vannúzia Leal Andrade

    Resumo em Português:

    Encontraram-se nos arquivos da clínica-escola da Universidade Católica de Goiás, em agosto de 1992, 95 crianças, 34 adolescentes e 38 adultos em lista de espera acumulada em cinco anos e meio. Esta lista, possivelmente, tenha ocorrido em função de grande demanda, atendimentos individuais com disponibilidade reduzida, dificuldade em compatibilizar horários e o não comparecimento dos candidatos às convocações. Após concordância de Professores para utilização de Triagem Psicológica Grupal, com o objetivo de dinamizar o atendimento, conhecer melhor a clientela e planejar intervenções mais efetivas, realizou-se uma preparação dos referidos professores e de alunos para a aplicação do programa. Trabalhou-se com grupos em "unidade funcional", constituída por um professor-orientador e um aluno-estagiário, utilizando-se como instrumento um protocolo de entrevista que abordava os seguintes pontos: a queixa, a sintomatologia e as expectativas quanto ao atendimento. Compareceram à triagem 123 (73,65% da lista de espera) clientes, constituindo, inicialmente, grupos simultâneos e, a seguir, grupos em sistema de rodízio semanal. Além da agilização do atendimento, a triagem grupai possibilitou uma reflexão ampliada sobre a demanda, dando subsídios para a criação de intervenções consideradas mais realísticas.

    Resumo em Inglês:

    In august 1992 there was at Goiás Catholic University Psichology School-Clinic's files, about 95 children, 34 teenagers and 38 adults in a waiting list from five and half preceding years. This list was a consequence of several factors, as follows: greater numbers of patients than professional personnel available, individual consultations less than necessary, difficulties in schedulling and absence of many patients when contacted. After an agreement among professors about the Psichologic Selection Group a posterior preparation of professors and students was done. looking for a correct method of application of a previous selectal program. The "functional unit" was constituted by a professor and one trainee-student, and the basic protocol included an interview which dealt with the following points: the main complaint, the symptons and patient spectations in relation to the service. About 123 ( 73,65% of waiting list) patients came at first, initially as one common group, and after that at weekly separated groups. Including a rapid resolution of waiting list, this Selection Group Program has also promoted an expanded reflexion about the patients demand, so that it has become possible to create new ways to elaborate more realistic programs to patients.
  • Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes

    Resumo em Português:

    Este texto visa, num primeiro momento, colocar em xeque as maneiras de a Escola buscar o auxílio da Psicologia, enfatizando problemas de comportamento e ou aprendizagem de parte da sua clientela e as respostas obtidas; do questionamento parte-se para discutir os fundamentos para uma abordagem diversa, que priorize pensar o desenvolvimento natural da criança, do adolescente e dos adultos que com eles convivem, buscando evitar Psicologização do cotidiano da Escola e os impasses que ele cria.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to discuss the ways School searches for Psychological help, emphasizing children's learning and behavioral problems and the answers psychologists use to do: they frequently analyse the situation through a Clinical Model. The proposition is to invert the approach and to focalize Natural Child and Adolescent Development. Also to include the adults with whom they interact as 'persons in development' to avoid the psychological 'bias' to day-to-day school routine.
  • Uma experiência de educação sexual na pré-escola

    Dell'Aglio, Débora Dalbosco; Garcia, Aida Cássia Leal

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata a experiência de educação sexual que vem sendo desenvolvida na Creche Francesca Zacaro Faraco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos últimos cinco anos. E um trabalho que tem envolvido as professoras, técnicos dos setores de Psicologia e Pedagogia, pais e alunos das turmas de Jardins (crianças entre 5 e 6 anos), ocorrendo, portanto, de forma integrada entre a Escola Infantil e as famílias. São apresentados alguns conceitos teóricos que embasam o trabalho, a forma como foi sistematizado o projeto pedagógico de educação sexual e as repercussões na comunidade envolvida.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a program of sex education under development in the preschool Creche Francesco Zacaro Faraco, UFRGS, during the last five years. This activity has involved preschool teachers, personnel from the Psycology and Pedagogy departaments, parents and preschool children, aged between 5 and 6 years, integrating families and the university. The theoretical concepts supporting the work, the organization of the pedagogical project on education, and the repercussion on the community are presented and discussed.
  • Reflexões sobre a deficiência auditiva e o atendimento institucional de crianças no Brasil

    Dessen, Maria Auxiliadora; Brito, Angela Maria Waked de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivos apresentar uma caracterização geral da deficiência auditiva, tendo em vista a importância do processo e da função auditiva no contato da criança com o mundo, e tecer algumas considerações sobre os centros especializados para a educação do deficiente no Brasil. Para isto, foram coletadas algumas informações sobre a estrutura e funcionamento de 38 instituições federais de atendimento ao deficiente auditivo, indicadas pelo Ministério da Educação e do Desporto/MEC. As informações, solicitadas pelo correio, enfatizam a descrição da estrutura física, do material e equipamentos utilizados, das atividades desenvolvidas, bem como a caracterização dos profissionais componentes da equipe e da clientela atendida por tais instituições. Os resultados mostram que: a) a clientela atendida por 82% das instituições pertence a camadas populares; b) 83% das instituições atendem aos deficientes de acordo com suas necessidades, isto é, em regime de internato, semi-internato e externato; c) 13% delas realizam trabalhos de pesquisa na área de deficiência auditiva. Sugeriu-se a ampliação do levantamento realizado a outras instituições, públicas e privadas, incluindo especialmente as da esfera estadual.

    Resumo em Inglês:

    This article aims: a) to present a general characterization about deafness, considering the importance of the process and the hearing function to the child's adaptation process in the world, and b) to analyse some aspects of public institutions related to deaf child's education in Brazil. The data was collected in 38 institutions indicated by the Ministry of Education-MEC, asking information by mail. The institutional information focused on the description of physical structure, material and equipment, and developed activities as well as the characterization of professional time and clientele who are attended by them. Most institutions (82%) reported that the clientele belonged to working class families and 83% of them attend to the deaf person's needs through three types of attendance: boarding school, full-time school and part-time attendance. Only 13% of the institutions develop research works in the deafness area. We suggest the enlargement of the data, including private and more public institutions, especially those belong to Brazilian states.
  • Formação continuada de profissionais da educação: a busca de integração entre gestão e currículo no cotidiano escolar

    Rivas, Noeli Prestes Padilha; Kawasaki, Clarice Sumi; Sicca, Natalina Aparecida Laguna; Pinto, José Marcelino de Rezende

    Resumo em Português:

    Este texto analisa os pressupostos básicos da formação continuada de profissionais da educação e tece algumas considerações iniciais sobre o desenvolvimento do Projeto "A busca de integração entre gestão e currículo no cotidiano escolar", em andamento, na Delegacia de Ensino de Sertãozinho-SP. Os resultados que obtivemos até o presente momento evidenciam que estes profissionais conseguem levantar situações problematizadoras, a partir de seu cotidiano, porém a reflexão crítica e o trabalho coletivo são alvos a serem atingidos.

    Resumo em Inglês:

    The article aims to analyse some fundamental purposes of educators continued formation and relates to the initial step of the project entitled "Searching integration between school management and curriculum into scholar daily context" which occurs in public schools of Sertãozinho city (SP). Some results give evidence that these professionals can identify school problematical situations, but they can not realize critical and social considerations about these situations and they have great difficult to resolve them.
  • Formação continuada de professores de química: um programa voltado para a construção do conhecimento escolar

    Sicca, Natalina Aparecida Laguna

    Resumo em Português:

    Este trabalho é uma análise do programa de formação continuada de professores de química das 1ª e 2ª Delegacias de Ensino de Ribeirão Preto(SP), vigente durante o ano de 1996, voltado para a implementação da Proposta Curricular para o Ensino de Química-2°grau do Estado de São Paulo. Teve como objetivo a criação de um espaço coletivo para a construção do currículo, a partir de estudos temáticos tendo em vista o ensino. O programa, apresentou, ainda, a busca de novos tipos de gestão para programas de formação de professores.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses the development of the project on continuing education of inservice chemistry teachers. This project was developed in Ribeirão Preto, SP, Brazil. It aims the construction of space-time for collective reflection about construction of school knowledge in chemistry. When I analyse the conditions of work (of these teachers) I see several trammels to production of a methodology of teaching, so I prepared a program to help teachers to take over this challenge. This paper describes the methodology about one topic of this project (the study of food).
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br