Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 11, Número: 21, Publicado: 2001
  • Editorial

  • Cientometria: a métrica da ciência

    Silva, José Aparecido da; Bianchi, Maria de Lourdes Pires

    Resumo em Português:

    Cientometria é definida como o estudo da mensuração e quantificação do progresso científico, estando a pesquisa baseada em indicadores bibliométricos. A cientometria tem um grande potencial de aplicação, havendo interesse de Governos e instituições de pesquisas em utilizar este conhecimento com o objetivo de implementar diferentes formas de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico. Nos últimos tempos, também, ela tem sido usada para ajudar nações a tomarem decisões sobre quais áreas do saber necessitam de fundos especiais; além disso, a análise das citações ou dos fatores de impacto de periódicos e artigos vem se tornando uma fonte importante de informação para historiadores, sociólogos e outros pesquisadores interessados na evolução da ciência. Este artigo focaliza como diferentes indicadores de citação tornam possível verificar tanto a evolução das descobertas quanto o impacto do trabalho publicado. Esta análise quantitativa complementa as opiniões e os julgamentos realizados por especialistas (avaliação pelos pares), fornecendo instrumentos úteis e objetivos para avaliar os resultados da atividade científica.

    Resumo em Inglês:

    Scientometrics is defined as the study of the measurement and quantification of scientific and technological progress and much the research is bibliometric in nature. Scientometric has a wide potential applicability. Government and research institutions have expressed interest in applying this knowledge of scientific growth to the management of science.. Ultimately, scientometrics may be used to help nations make decisions on what areas of research need funding. The citation analyses have become an increasingly significant source of information for historians, sociologists, and other researchers studying the evolution of science. This article focuses on how citation indexes make it possible to trace the background and development of discoveries as well as to assess the credit that publishing scientists assign to particular discoverers. This kind of analysis complements the opinions and judgments of experts (peer review), thus providing objective and useful tools for evaluating the results of scientific activity.
  • A imaginação do outro: intersecções entre psicanálise e hierologia

    Bairrão, José Francisco Miguel Henriques

    Resumo em Português:

    Neste artigo comparam-se as contribuições para o estudo do imaginário e da alteridade de dois pensadores franceses, próximos pela época em que viveram e pela influência da fenomenologia em suas obras: o psicanalista Jacques Lacan e o filósofo e islamólogo Henry Corbin. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de um modo de investigação psicológica do imaginário religioso, que evite o reducionismo. Conclui-se que, na medida em que a vivência do sagrado se mostra indissociável de uma revelação do sujeito que a experimenta, o modo próprio do acontecer religioso convida a uma escuta do seu sentido numa perspectiva psicológica.

    Resumo em Inglês:

    This article compares the contributions to the study of the imaginary and otherness made by two French thinkers, close one to each other due to the epoch in which they lived and the influence of phenomenology in their works: the psychoanalyst Jacques Lacan and the philosopher and specialist on Islamic religion Henry Corbin. The objective is to contribute to the development of a method of psychological research which could avoid reductionism. It is concluded that, as the experience of the sacred cannot be dissociated from the revelation of the one who experiences it, the specific way of the religious event invites to listen its meaning from a psychological perspective.
  • Sentido da história e identidade pessoal e política, na visão de Padre Antônio Vieira

    Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é o estudo das relações entre identidade pessoal e política, tempo e história assim como delineiam-se em algumas obras de Padre Antônio Vieira. Nos detemos sobre textos especialmente significativos no que diz respeito à afirmação das concepções acerca do homem, do tempo e da história. A análise demonstra que, para Vieira e toda a tradição judaico-cristã à qual ele se remete, o sentido da história e a prática política constituem-se em dimensões essenciais da identidade humana. A reciprocidade profunda entre a história e o homem proporciona o reconhecimento de uma identificação do destino histórico pessoal e o da humanidade, de modo que cada um reconhece sua própria existência individual como parte da história da humanidade. Portanto, tempo e fatos históricos não são concebidos como fatores estranhos à interioridade do sujeito, mas como pertencentes à consciência que este tem de si mesmo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is the study of relations between personal and political identity, time and history in the texts of Antonio Vieira, SI. The texts especially important were under selection and analyzed; they refer to the conception of man, of time and history. The analysis show that for Vieira, and for all the Judaic-Christian tradition, the sense of History and political practice are essential dimensions of human identity. The deep reciprocity between History and man produces the recognition of one identification between personal destination and the one of humanity, so each one is able to recognize his own existence as part of humanity history. So, time and historical facts are not conceived as strange factors to individual interiority, but as a part of the conscience man has of himself.
  • Deficiência, reabilitação e desenvolvimento do indivíduo: questões psicológicas e trans-culturais

    Fave, Antonella Delle

    Resumo em Português:

    Por meio de uma troca incessante de informação com o ambiente, os humanos atingem progressivamente níveis cada vez mais altos de complexidade comportamental. Eles desempenham um papel ativo na interação com o seu contexto social, reaplicando seletivamente algumas unidades de informação cultural, em termos de atividades, interesses, relacionamentos, fontes de conhecimento. Este processo tem sido chamado de Seleção Psicológica, e é guiado pela qualidade da experiência que o sujeito percebe ao lidar com a informação ambiental e as oportunidades de ação. A Experiência Ótima nutre o desenvolvimento individual, induzindo o sujeito a procurar por oportunidades de ação cada vez mais complexas, de modo a fazer face ao aumento de habilidades. Ela contribui para a identificação e construção de um Fio Condutor da Vida, que compreende metas básicas e objetivos de longo alcance. Esta perspectiva apenas recentemente tem sido adotada no estudo da patologia psíquica e orgânica, e ainda mais raramente na comparação trans-cultural de amostras clínicas. No que diz respeito à deficiência, estudos têm enfatizado a importância da Experiência Ótima no promover o funcionamento físico e social do indivíduo entre os adultos cegos e paraplégicos, como entre crianças deficientes.

    Resumo em Inglês:

    By means of a ceaseless information exchange with the environment, humans attain progressively higher levels of complexity in behavior. They play an active role in the interaction with their social context, selectively replicating in daily life some cultural information units, in terms of activities, interests, relationships, sources of knowledge. This process has been defined Psychological Selection and it is guided by the quality pf experience a subject perceives in dealing with environmental information and opportunities for action. Optimal Experience, or Flow, fosters individual development, inducing the subject to look for more and more complex opportunities for action, to face with improving abilities. It contributes to the identification and building of an individual's Life Theme, which comprises the basic life goals and lifelong targets. This perspective has only recently been adopted in the study of organic and psychic pathology, and even more rarely in the cross-cultural comparison of pathological samples. As concerns disability, studies have emphasized the importance of Optimal Experience in fostering individual's physical as well as social functioning among blind and paraplegic adult people, as well as among disabled children.
  • Família vivida e pensada na percepção de crianças em situação de rua

    Yunes, Maria Ângela Mattar; Arrieche, Maria Rosaura de Oliveira; Tavares, Maria de Fátima Abrantes; Faria, Lucimeri Coll

    Resumo em Português:

    A violência no ambiente familiar é um dos motivos mais citados por crianças e adolescentes em situação de rua para justificar o abandono do lar. O presente estudo visa a investigar como as crianças e adolescentes nesta condição percebem suas famílias. Foram entrevistadas 50 crianças e adolescentes, 27 nas instituições e 23 nas ruas. Apesar das diferenças nas percepções entre institucionalizados e entrevistados nas ruas, os dados revelam que a maioria apresenta sentimentos de afeto e aceitação alternados com indicações de maus tratos e rejeição dos familiares. Desta forma, os resultados sugerem que diferentes significados de família são construídos por estas crianças e adolescentes durante o processo de desenvolvimento. Pode-se constatar oscilações na forma de conceber uma família pensada - ou idealizada, referencial, corpo de regras - e a vivida - a que se desvela na realidade do cotidiano, principalmente no caso das crianças e adolescentes que vivem nas instituições.

    Resumo em Inglês:

    Home violence is one of the reasons most frequently mentioned by street children to justify home abandonment. The present research aims to investigate how children under this condition perceive their families. Fifty children from two groups were interviewed: twenty-seven were in the institutions and twenty-three in the streets. Although the perceptions of the two groups of children were different, the results showed that most of them expressed affection and acceptance shifted with maltreatment and rejection toward their families. Therefore, the results suggest that these children along the developmental process construct different meanings of family. There are clear evidences of the oscillation in their conceptions of a thought family - idealized, referential, setting of social norms - and a lived family - the one that comes up in everyday life, mainly in the case of children who live in the institutions.
  • O papel masculino dos anos quarenta aos noventa: transformações no ideário

    Santos, Michele Candiani; Caldana, Regina Helena Lima; Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo estudar transformações ocorridas com o papel masculino no período compreendido entre os anos 40 e 90, através da análise das idéias veiculadas neste período pela revista Família Cristã. Foram selecionados para análise artigos que faziam referência aos papéis masculinos e/ou femininos, nos exemplares de 1943, 1953, 1963, 1973, 1983 e 1993. Nos primeiros anos (1943 e 1953) a revista apresenta uma postura tradicional, porém já há destaque à afetividade masculina. O ano de 1963 configura-se como um marco, sendo o homem mais responsabilizado por suas ações na esfera doméstica. Valorizam-se, nos anos subseqüentes (1973-1993), a igualdade entre os sexos, um código moral simétrico e o modelo de pai amigo e marido participante. Este percurso evidencia a construção de um modelo masculino condizente com um modelo religioso de homem, já em curso nos anos anteriores à década de sessenta, mas intensificado desde então.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to study the transformations of male roles from the 1940's to the 1990's, through analysis of the ideas circulated by "Família Cristã" magazine. Articles focusing on the male role in the issues of 1943, 1953, 1963, 1973, 1983 e 1993 were selected for analysis. In the early years (1943 and 1953) there was a traditional position in the magazine, but there was already a focus on male affectivity. The year of 1963 appears to be a landmark because the men are considered to be more responsible for their actions in the private sphere. In the following years (from 1973-1993) an equality between sexes, a symmetric moral code, and a model of a friend father and a participant husband are valorized. This is witnessed by the building of a male model consistent with a religious male model, already existent in the years before the decade of 1960, but intensified since then.
  • A transformação da infância e da educação: algumas reflexões sócio-históricas

    Tomás, Catarina Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo refletir sobre as mudanças sócio-históricas que se produziram na concepção e na vivência da Infância, vinculadas ao papel desempenhado pela Educação, numa análise que procura abranger do período romano à (pós)modernidade. A relação da infância e da educação é vista a partir de uma avaliação das práticas sociais e ideologias dominantes em cada época, pontuando-se as propostas feitas e as realizadas; também se verifica a questão da problematização da situação mundial e discute-se a questão dos Direitos da Infância e da Adolescência, observando o caminho seguido desde a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em meados do século XX e, sobretudo salientando as dificuldades na sua implementação em diversos momentos e culturas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to reflect about social-historical changes that happened in the conception of Childhood linked to the role played by Education, with one analysis that follow since the Romam Era until (post)Modernity. The relationship between childhood and education is discussed from an evaluation of social practices and dominant ideologies presents in each period of time, pointing out the propositions and the accomplishments; also it is considered the world situation problematic and it is discussed the question of Children and Adolescents rights, with the observation of the way followed since the Human Rights Universal Declaration, in the end of the 40th, but in special emphasizing the difficulties in its implementation in various moments and cultures.
  • Estudo das representações sociais de professores de 1ª. a 4ª. série do ensino fundamental sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem

    Veríssimo, Danilo Saretta; Andrade, Antônio dos Santos

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou identificar as representações de professores sobre a motivação dos alunos e o papel do erro na aprendizagem. Embasam o trabalho a teoria das Representações Sociais e a perspectiva Construtivista sobre o ensino. São analisados os dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com seis professores de 1ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental. Sobre a motivação, as representações giram em torno da idéia de que o centro da atenção dos professores deveria ser o interesse do aluno, utilizando o que ele gosta como forma de atraí-lo e engajá-lo na aprendizagem. Tal concepção distancia-se da perspectiva construtivista, na qual a motivação para a aprendizagem deve ser intrínseca à tarefa do aluno. Quanto ao erro, os conceitos construtivistas estão presentes, mas sem uma apropriação aprofundada.

    Resumo em Inglês:

    This study looked for to identify the teachers' representations about the students' motivation and the role of the mistake in the learning. The work was based on the theory of the Social Representations and the Construtivistic perspective on the teaching. The analyses were based in data obtained through interviews with six teachers of first to four grade of the Elementary School. About motivation, the representations turn around the idea that the center of teachers' attention should be the student's interests, using what he likes as a way to attract and to engage him in learning. Such conception goes away from constructivistic perspective, in which the motivation for the learning should be intrinsic to the student's task. With respect to error, the construtivistic concepts are present, but without one deep appropriation of them.
  • A representação social do psicólogo e de sua prática no espaço público-comunitário

    More, Carmen Ojeda Ocampo; Leiva, Aída C.; Tagliari, Luciana Vilela

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar dados de pesquisa sobre a Representação Social do Psicólogo e de sua prática. A amostra foi composta por funcionários, técnicos e pacientes que pela primeira vez procuravam o atendimento psicológico, em um posto de saúde da Prefeitura e Florianópolis, num total de 38 entrevistados. Utilizou-se um questionário de sentenças estruturadas. A sistematização dos dados obedeceu passos da análise compreensiva de base fenomenológica. Constatou-se que a Representação Social do Psicólogo é a de um profissional "que lida com problemas emocionais, que ajuda, orienta e conversa", estando sua prática associada a uma variedade de dificuldades, desconhecendo-se propostas de tratamento psicológico. Concluiu-se pela importância do reconhecimento da especificidade do trabalho do psicólogo na equipe de saúde, tanto pelas pessoas que procuram seus serviços, como pelo profissional que ali trabalha.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to present research data about Psychologist Social Representation and his activity. The sample was composed by professionals, health station employees and by people that for the first time searched for psychological assistance in a health center of Florianópolis, in a total of 38 interviewed. It was used a structured sentence questionnaires. The data systematization obeyed comprehensive analysis in a phenomenological base. Data showed that the Psychological Social Representation is of a professional "that deals with emotional problems, helps, orients and talks", with a practice associated with different difficulties, being psychological treatment proposes unknown. It was concluded that it is important to recognize the specificity of psychologist work in health team, by clients and other professionals.
  • Relacionamento interpessoal em enfermagem: considerações sobre formação/atuação no nível médio de enfermagem

    Ribeiro, Maria Inês Lemos Coelho; Pedrão, Luiz Jorge

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma reflexão sobre o tema, relacionamento interpessoal nos cursos e na atuação profissional de auxiliares e técnicos de enfermagem. Constata-se que os pedidos dos pacientes se situam na esfera relacional e raramente na técnica e que o relacionamento interpessoal aparece como mola propulsora do cuidado. Sabe-se que 70% da mão de obra de enfermagem é desenvolvida por profissionais de nível médio, sendo executores de grande parte das técnicas, justificando assim este estudo. Considerou-se imprescindível que o profissional citado tenha um melhor preparo no tema em questão para oferecer uma assistência mais humanizada. Cabe às instituições formadoras de nível médio proporcionarem condições para o desenvolvimento desta habilidade e ao enfermeiro assistencial mantê-la, principalmente através de atividades educativas contínuas em serviço.

    Resumo em Inglês:

    This is a reflection concerning interpersonal relationships in nursing programs and in the professional practice of nursing auxiliaries and nursing aides. It is verified that patients' requests are found in the relational sphere and rarely in the technical one. Interpersonal relationships appear as the driving incentive of health care. It is known that 70% of nursing labor is developed by vocational nursing professionals who perform a large number of procedures, which justifies this study. That the mentioned professionals should have a better preparation concerning the theme in question in order to provide more humanized care was considered to be essential. Vocational Nursing schools are obliged to provide the necessary conditions for the development of such skill and the clinical nurse is responsible for keeping it, especially by means of continual educational activities at work.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br