Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 12, Número: 24, Publicado: 2002
  • Editorial

  • Uma revisão/discussão sobre a filosofia da ciência Secção Teórico/metodológica

    Furlan, Reinaldo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é introduzir e estimular a reflexão sobre a natureza do conhecimento científico. A intenção não é dogmática, no sentido de dizer o que é a metodologia científica, mas apresentar questões que estão na base da discussão de sua fundamentação e que rompem com a aparente certeza do senso comum sobre a natureza do conhecimento científico: a relação entre história da ciência interna e externa, a crítica à noção de indução, o papel da teoria na observação, o princípio de verificação. Privilegia-se nessa apresentação as duas principais teorias que polarizaram as discussões da filosofia da ciência nas últimas décadas, as teorias de Popper e de Kuhn sobre os fundamentos da metodologia científica.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to stimulate the reflection on the nature of scientific knowledge. The intention is not dogmatic, in the sense of saying what is scientific methodology, rather to present the following points that are the basis for the discussion of its foundation and break up with the apparent certainty of the common sense on the nature of scientific knowledge: (1) the relationship among internal and external science history, (2) the critic to the induction notion, (3) the role of theory in observation, (4) the principle of verification. In that presentation it is privileged the two main theories that polarized the discussions of philosophy of science in the last decades: the theories of Popper and Kuhn on the scientific methodology foundations.
  • A filosofia concreta de Alexandre Kojève e a teoria do imaginário de Jacques Lacan Secção Teórico/metodológica

    Sales, Léa Silveira

    Resumo em Português:

    O interesse de Lacan pela dialética não cai sobre o idealismo hegeliano. O que lhe atrai é a especificidade da leitura kojèviana na medida em que promove uma antropologização da Fenomenologia do Espírito. Com essa leitura, o idealismo absoluto de Hegel transforma-se numa filosofia concreta. Uma vez que foi essa a filosofia a influenciar a produção teórica de Lacan, os objetivos desse artigo são realizar uma sua exposição geral e apontar alguns importantes momentos do cruzamento entre antropogênese dialética e discurso lacaniano, ressaltando especialmente três segmentos: o que Lacan retoma de Kojève para a sua teoria do imaginário, em que pontos afasta-se dele e a influência dessa filosofia no movimento de transição do imaginário ao simbólico.

    Resumo em Inglês:

    Lacan's interest for dialectics is not related to Hegelian idealism. What attracts him is the specificity of the Kojèvian reading as it promotes an anthropologization of The Phenomenology of Mind. With this approach, Hegel's absolute idealism becomes a concrete philosophy. Since it was the philosophy that influenced Lacan's theoretical production, the aims of this article are to accomplish its general exhibition and to point out some important moments of the crossing between dialectical anthropogenesis and Lacanian discourse, specially emphasizing three segments: what Lacan takes from Kojève for the construction of his own imaginary theory, in which points he differs from this philosophy and its influence in the transition movement from imaginary to symbolic.
  • Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos Secção Teórico/metodológica

    Gondim, Sônia Maria Guedes

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo principal definir, caracterizar metodologicamente e contextualizar o uso dos grupos focais como uma técnica de investigação qualitativa comprometida com a abordagem metacientífica compreensivista. Será dedicado um espaço também à questão dos fatores que afetam o processo de discussão dos grupos focais e por sua vez a validade de seus resultados, esta última apontada como um dos maiores desafios metodológicos desta técnica. O texto foi organizado em três seções: a primeira se ocupa de questões metodológicas mais amplas e insere os grupos focais na abordagem idiográfica e hermenêutica. A segunda centra-se na definição e caracterização dos grupos focais como técnica de investigação qualitativa, em que são ressaltados os fatores que afetam as discussões nos grupos, assim como os desafios metodológicos do uso da técnica. Para finalizar são feitas algumas considerações sobre as possibilidades e limites de uso desta técnica de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes to define, contextualize and methodologically characterize the use of focal groups as a qualitative investigation technique committed to a comprehensive meta- scientific approach. The factors that affect focal groups discussion will be considered in the present work, as well as the outcomes of this investigation, the greatest methodological challenges of this technique. The present essay is divided into three sections: the first one covers wider methodological aspects and places the focal groups under the idiographic and hermeneutic approaches. The second section focuses on the definition and characterization of focal groups as a qualitative investigation technique, besides taking into account the methodological challenges of this technique and the factors that affect group discussion. To end it up, some considerations as far as the advantages and limitations of using this research technique are pointed out.
  • Clínica psicológica do adolescente: do sistema à abordagem narrativista Secção Teórico/metodológica

    Guimarães, Flávio Lôbo; Costa, Liana Fortunato

    Resumo em Português:

    O campo da Terapia Familiar Sistêmica tem demonstrado um interesse crescente pelos processos de construção de significado, sobretudo com o desenvolvimento das abordagens pós-modernas. O presente estudo resulta de um interesse por essa nova visão, tendo por objetivo discutir o processo de construção narrativa acerca do adolescente no contexto de terapia familiar. Para isso, descreve-se a evolução do pensamento cibernético chegando a duas vertentes teóricas contemporâneas: Construtivismo e Construcionismo Social. O estudo atenta para a importância das narrativas no contexto de terapia, não só como fonte de compreensão da realidade familiar, mas como uma desencadeadora do processo de mudança.

    Resumo em Inglês:

    The interest of Family Therapy in the process of meaning construction has been increasing, especially since the development of post-modern perspectives. The present study comes from an interest in those new views and aims at discussing the process of construction of narratives about the adolescent in the family therapy context. Thus, it describes the evolution of the cybernetic thought and makes reference to Constructivism and Social Constructionism. This study points to the importance of narratives in therapy context, not just as a source of information, but also as a starting-point of the process of change.
  • A relação com o saber, com o aprender e com a escola: uma abordagem em termos de processos epistêmicos Secção Teórico/metodológica

    Viana, Maria José Braga

    Resumo em Português:

    O artigo discute contribuições de Bernard Charlot e Jean-Yves Rochex acerca da relação com o saber, com o aprender e com a escola. Os conceitos constitutivos desse quadro teórico encontram-se embrionários; os autores esboçam uma clara distinção entre informação, conhecimento e defendem que os diversos objetos do aprender implicam em diferentes tipos de atividades do sujeito. O conceito de relação com o saber ocupa lugar central na discussão; a noção de relação é entendida como conjunto de significados e espaço de atividades do sujeito, inscritos num tempo. Mobilização, atividade e sentido emergem como noções centrais da relação com o saber e a problemática da mobilização na escola é trabalhada na perspectiva de distintas formas de relação com o saber e aprender. Estabelece-se uma hipótese de que parte importante das condições de possibilidade de sucesso e mobilização escolares, sobretudo em meios populares, é constituída exterior e anteriormente à experiência escolar; como a produção de significados que se atribui à escola e à escolarização produzida no contexto da história das famílias.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to discuss some contributions Bernard Charlot and Jean-Yves Rochex have given about the relationship with knowledge, learning and school. The authors establish an enlightening distinction between information, knowledge, learning, and defend the idea that the various objects of learning imply different types of subjects' activities. The relationship with the knowledge concept is central in such discussion, with the notion of relationship understood as the grouping of meanings and the space of the subject's activities inscribed at a time. Thus, mobilization, activity and meaning emerge as central notions in the relationship with knowledge, and the problem of mobilization at the school is discussed considering the fact that there are different forms of relationship with the process of learning. It is established the hypothesis that an important part of school mobilization and success possibility is constituted before and outside the experience of the formal school itself. One example is the production of meaning witch is attributed to the formal school and which is, many times, produced in the context of the family.
  • Desenvolvendo habilidades de solução de problemas interpessoais no ensino fundamental Relatos De Pesquisa

    Borges, Dâmaris Simon Camelo; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Tem sido demonstrada uma relação inversa entre habilidades de solução de problemas interpessoais e comportamentos inibidos ou impulsivos em crianças. Considerando as freqüentes referências a problemas de comportamento em sala de aula, este trabalho teve por objetivo verificar a eficácia do currículo "Eu Posso Resolver Problemas", para desenvolvimento destas habilidades. Participaram do estudo 55 alunos de 1ª série, divididos em dois grupos: Grupo de Intervenção (n = 31) e Grupo de Comparação (n = 24). As crianças que passaram pelo programa melhoraram seu desempenho na geração de soluções para problemas interpessoais. Os alunos que inicialmente mais se envolviam em conflitos diminuíram sua participação nessas ocorrências ao longo do programa.

    Resumo em Inglês:

    An inverse relationship between interpersonal problem solving abilities and inhibited or impulsive behaviors has been demonstrated. Taking into account the frequently reported disciplinary problems in classrooms, this study examined the efficacy of the "I Can Problem Solve" curriculum for the development of these abilities. Fifty-five first-grade students in an elementary public school participated. Two groups were formed: intervention group (n=31) and comparison group (n=24). The children who participated in the program improved their ability for generation of alternative solutions for interpersonal problems as compared to their colleagues who did not participate in the program. Students who initially engaged the most in interpersonal conflicts reduced their participation in these events.
  • Deficiência auditiva: escolarização e aprendizagem de língua de sinais na opinião das mães Relatos De Pesquisa

    Petean, Eucia Beatriz Lopes; Borges, Camila Dellatorre

    Resumo em Português:

    A comunicação para a criança surda é essencial e conseqüentemente a aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Com o objetivo de conhecer o processo de escolarização de surdos e a opinião das mães sobre a inclusão escolar e o aprendizado da LIBRAS, entrevistou-se dez mães de deficientes auditivos. Verificou-se que 6 crianças iniciaram sua escolarização antes dos 5 anos e todas freqüentaram ensino especial. As mães afirmaram que colocaram seus filhos na escola objetivando sua socialização e que são contra o aprendizado da língua de sinais, pois desejam que a criança aprenda a falar. A escolarização é considerada como importante, mas o ensino bilingüe não é aceito, demonstrando o desconhecimento destas mães em relação aos benefícios que este tipo de educação pode trazer para o desenvolvimento de seus filhos.

    Resumo em Inglês:

    Communication is essential for the deaf child and consequently the learning of the Brazilian signals language (LIBRAS). With the objective of knowing the process of deaf schooling and the opinion of mothers about the LIBRAS learning, ten mothers of auditive handicapped were interviewed. It was achieved that 60% of the deaf children started their schooling before 5 years old, all of them having attended special teaching. Mothers insert their children in school aiming their socialization and they are against the LIBRAS learning, since they expect the child to learn how to speak. Schooling is important but bilinguism is not accepted by mothers, reflecting the fact that these mothers ignore the benefits that this kind of education can bring to the development of their kids.
  • Relatos de jovens deficientes mentais sobre a sexualidade através de diferentes estratégias Relatos De Pesquisa

    Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Camossa, Denise do Amaral

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consistiu em utilizar estratégias para obter e analisar relatos sobre sexualidade de cinco jovens, ambos os sexos, com deficiência mental, por diferentes procedimentos metodológicos: 1) Desenho da Figura Humana; 2) Apresentação de bonecos da família sexuada; 3) Apresentação das pranchas dos temas: namoro, casamento, masturbação, jogos sexuais, menstruação, relação sexual, gravidez, parto, amamentação e abuso sexual. Observou-se que os jovens: a) têm noção de identidade e papéis sexuais; b) diferenciam e nomeiam órgãos sexuais humanos, especialmente o órgão sexual masculino adulto; c) apesar de saberem nomeá-los, nem todos sabem sua função; d) com frases curtas e objetivas os jovens mostraram os conceitos sobre os diferentes temas apresentados. As estratégias utilizadas foram eficientes para incentivar o relato de jovens com limitação intelectual em temas complexos como a sexualidade.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to use strategies to obtain and analyze reports about sexuality of five young, both sexes, with mental deficiency, by different methodological procedures: 1) The Draw of the Human body; 2) puppets of the sex family; 3) boards of the themes: date, marriage, masturbation, sexual games, period, sexual relationship, pregnancy, childbirth, breast-feeding and sexual abuse. It was observed that the youths: a) have notion about sexually identity and sexual rows; b) name and differentiate human sexual organs, especially the adult sexual male organ; c) in spite of knowing how to name them, nor all know its function; d) with short sentences and lenses the youths showed the concepts of the different presented themes. The strategies used were efficient to motivate the youths' report with intellectual limitation in complex themes as the sexuality.
  • Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas Relatos De Pesquisa

    Araújo, Anabela Fernandes

    Resumo em Português:

    O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto.

    Resumo em Inglês:

    The issue of possible relationships between perceived parental rearing styles, the development of personality characteristics and psychopathological disorders is a topic of great interest, as many of its aspects remain insufficiently known. In this study we've compared two samples - depressed versus non-depressed adult subjects - assessing their memories of parental rearing styles in childhood and adolescence. Although this is an exploratory research, the results obtained indicate a significant relationship between a number of parental attitudes (overprotection, rejection and emotional support) and adult adjustment or disturbance.
  • Gravidez na adolescência e mudança do papel social da mulher Relatos De Pesquisa

    Neiverth, Isete Stibbe; Alves, Gustavo Biasoli

    Resumo em Português:

    A pesquisa discute como as mudanças sociais que vêm ocorrendo no papel social da mulher estão se refletindo na questão da gravidez não programada na adolescência. O principal objetivo foi verificar a existência de relações entre a gravidez na adolescência e a mudança no papel social da mulher. A população foi formada por adolescentes (13-18 anos), residentes no Bairro Santa Terezinha, Palotina - Paraná, tendo em comum o fato de haverem engravidado pelo menos uma vez quando solteiras, nos anos de 2000-2001. Conclui-se que apesar das mudanças que ocorreram no papel social das mulheres permaneceram resquícios de uma cultura masculina muito forte. Essa cultura masculina que antes relacionava virgindade com inocência, nos dias atuais relaciona inocência com a entrega amorosa de uma mulher que, no calor da paixão, não consegue resisitir aos avanços e carícias de seu parceiro Também constatou-se que mudanças no papel social desempenhado pelas mulheres são históricas e por isso alteram-se conforme a época e o lugar, bem como, podem conviver num mesmo contexto social concepções diferentes sobre determinado papel social.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses how social changes that are happening on women social role are been reflected in adolescence pregnancy. The main target was to verify the existence of relations between then. The sample was formed by adolescents (13 to18 years old) that live in Palotina, state of Parana - Brazil and had in common at least one pregnancy while singles in 2000-2001. Conclusion is that nevertheless the chances that have happened on women social role there some remains of very strong male culture. This male culture made a relation betwenn virginity and innocence in the past. Nowadays it has changed to innocence equals not to resist to the partner's touch and attacks. A woman burning in desire must not do that. So social changes that had happened in women's social role are historic e because of that change from one place or time to another also different conceptions about a given social role may live together.
  • Rumo à inclusão social: tolerância e solidariedade no contexto da infância e da adolescência Resenha

    Santos, Manoel Antônio dos
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br