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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 13, Issue: 25, Published: 2003
  • Editorial

  • The construction of moral autonomy: Jane Loevinger's ego development theory contribution Secção Teórica

    Branco, Maria Luísa

    Abstract in Portuguese:

    A autonomia moral foi, desde os primórdios do pensamento ocidental, entendida como expoente da maturidade humana. No contexto da tradição cognitivo-desenvolvimental, a construção da autonomia é concebida, predominantemente, como um processo de separação-individuação. A teoria do desenvolvimento do ego de Jane Loevinger, combinando a abordagem cognitivo-desenvolvimental com a abordagem psicanalítica, propõe o entendimento da autonomia moral como resultado de uma dialética de separação-inclusão, favorecendo uma compreensão mais adequada deste fenômeno, enquanto manifestação de uma maturidade socioafetiva.

    Abstract in English:

    Since the beginnings of occidental reflection, moral autonomy was considered as a sign of human maturity. According to the cognitive-developmental tradition, the construction of moral autonomy is mainly a process of separation- individuation. The ego developmental theory of Jane Loevinger, combining the cognitive developmental and the psychoanalytic approaches, propose an understanding of moral autonomy as the result of a separation-inclusion movement. Therefore a more adequate comprehension of this phenomenon emerges, associated to a frame of socio-affective maturity.
  • The freudian concept of representation in "On the conception of the aphasias" Secção Teórica

    Caropreso, Fátima

    Abstract in Portuguese:

    A noção de representação - uma das mais fundamentais da teoria freudiana - é objeto de uma extensa reflexão na monografia "Sobre a concepção das afasias". Nesta monografia, o autor faz uma revisão crítica das principais hipóteses sobre as afasias que predominavam na época - basicamente as do neurologista alemão Carl Wernicke - a partir das quais ele propõe uma concepção alternativa sobre o funcionamento normal e a patologia da linguagem. Como a teoria de Wernicke fundamentava-se em uma concepção específica de representação, esta acaba sendo também repensada por Freud. O objetivo deste artigo é discutir algumas das hipóteses propostas em "Sobre a concepção das afasias" e apontar as suas implicações para a formulação do conceito de representação e para o sentido que ele adquirirá no âmbito da reflexão metapsicológica.

    Abstract in English:

    Representation is one of the basic concepts of Freudian theory. In Freud's monograph "On the conception of the aphasias", it is the object of extensive investigation. Here Freud reviews critically the main hypotheses about aphasias that prevailed at his time, particularly those proposed by the German neurologist Carl Wernicke. Based on this, he offers an alternative conception of the normal functioning and of the pathology of language. As Wernicke's theory was based on a specific conception of representation, this was also critically analyzed by Freud. The aim of this paper is to discuss some of the hypotheses proposed in "On the conception of the aphasias", and to point out their consequences for the concept of representation and for the sense it acquires in meta-psychological reflection.
  • Internet: a new challenge for teachers Relatos De Pesquisa

    Abreu, Rosane de Albuquerque dos Santos; Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Abstract in Portuguese:

    A penetração das novas tecnologias digitais na educação trouxe desafios para os educadores. Demonstram já ter absorvido o uso dos computadores, mas parecem achar mais difícil lidar com a Internet. Uma revisão da literatura especializada revela que o uso desta é visto por eles como mais ameaçador e complexo e que essa visão é, ao menos em parte, causada por fatores emocionais. Dado que esses estudos não investigam esses fatores emocionais em profundidade, uma pesquisa exploratória foi realizada com o objetivo de fazê-lo. Foram entrevistadas dez professoras, que se encontravam engajadas em diferentes atividades dentro de escolas e já usavam a Internet há pelo menos dois anos. A análise do discurso por elas produzido durante as entrevistas gerou resultados interessantes. Embora usem a Internet como um instrumento de trabalho (principalmente para pesquisas), seu uso para objetivos educacionais parece ser uma fonte de conflitos internos, porque, na maior parte dos casos, representaria um potencial de mudanças radicais na pedagogia tradicional, vistas como uma ameaça ao seu papel tradicional como professoras. Elas não sabem como ser educadoras em uma sociedade em rede e isso gera muita ansiedade.

    Abstract in English:

    Penetration of the new digital technologies in schools has become a challenge for educators. The use of computers has already been absorbed by them but they seem to find the Internet more difficult to deal with. Review of the specialized literature points out that the use of the latter is seen by them as more threatening and complex and that this view is at least partially caused by emotional factors. Given that these studies do not investigate such emotional factors in depth, an exploratory investigation was conducted in order to do so. Ten teachers, who were engaged in different school activities and had been using the Internet for at least two years, were interviewed. Analysis of their discourse during the interviews yielded interesting results. Even though they use the Internet instrumentally for work (mainly research) purposes, its use for educational objectives seems be a source of internal conflicts, and represents a potential of radical changes in traditional pedagogy and as such, a menace to their traditional role as teachers. They do not know how to be educators in a networked society and this makes them very anxious.
  • Assessment of early childhood educational environments Relatos De Pesquisa

    Oliveira, Mariana Almeida de; Furtado, Rosângela de Assis; Souza, Tatiana Noronha de; Campos-de-Carvalho, Mara Ignez

    Abstract in Portuguese:

    Dada a ausência de instrumentos brasileiros para avaliação de qualidade da educação infantil, desenvolvemos estudos com duas escalas norte-americanas (Early Childhood Environment Rating Scale-ECERS e Infant/Toddler Environment Rating Scale-ITERS), examinando sua precisão à realidade brasileira. Cada item (ECERS-37; ITERS-35) é pontuado de 1 a 7, conforme instruções específicas, observadas durante atividades do grupo. Foram avaliadas turmas de instituições filantrópicas, municipais, privadas e universitária, obtendo-se: (1) índice de acordo entre dois avaliadores independentes acima de 85%, indicando um nível satisfatório de precisão; (2) baixo nível de qualidade do atendimento nas redes filantrópica e municipal, nesta havendo melhor qualidade; (3) nível satisfatório de qualidade em pré-escolas privadas e alto nível na creche universitária. As escalas discriminaram os vários modelos de instituição, diferenciaram as turmas entre si e aspectos satisfatórios ou deficitários em cada turma, essencial para a proposição de mudanças, visando melhoria na qualidade do atendimento oferecido.

    Abstract in English:

    Due to the lack of Brazilian instruments that assess the quality of childhood settings, studies that examined the reliability of two American scales (Early Childhood Environment Rating Scale-ECERS and Infant/Toddler Environment Rating Scale-ITERS) were conducted in Brazilian institutions. Each item of each scale (ECERS-37; ITERS-35) is rated from 1 to 7 according to specific instructions observed during group activities. Groupings from custodial, public, private and university institutions were assessed and obtained: (1) satisfactory inter-rater reliability (over 85%); (2) low quality level of care in both public and custodial networks (public better than custodial care); (3) satisfactory quality level in private pre-schools and high level in the university institution. The scales discriminated among different institutional models, differentiated playrooms between each other, and pointed out deficient and satisfactory aspects in each playroom. These aspects are very important for planning improvements of the quality of education provided.
  • Development of pre-term infants in the first-year of life Relatos De Pesquisa

    Linhares, Maria Beatriz Martins; Carvalho, Ana Emília Vita; Machado, Carolina; Martinez, Francisco Eulógio

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo teve por objetivo avaliar o desenvolvimento, no primeiro ano de vida, de bebês nascidos pré- termo e muito baixo peso. Foram avaliados, através da Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança (EDCC), 42 bebês nascidos com menos de 34 semanas de idade gestacional e peso igual ou abaixo de 1500g, integrantes do Programa de Seguimento Longitudinal do Desenvolvimento de Bebês Nascidos Prematuros do HCFMRP. Foram identificados, em entrevista, eventos psico-sociais adversos no ambiente familiar e representações e expectativas maternas quanto ao desenvolvimento do bebê. O desempenho no EDCC aos 6 e 11 meses de idade (corrigida para idade gestacional) classificou-se predominantemente Bom ou Excelente, verificando-se cerca de 35% de crianças com sinais de Risco ou Atraso. Em que pese variáveis psicossociais adversas no ambiente familiar, a evolução dos bebês foi positiva no primeiro ano de vida; esta foi contextualizada por expectativas e avaliações maternas positivas acerca do bebê e adesão ao programa de follow-up.

    Abstract in English:

    The aim of this study was to assess early development of pre-term and low birth weight infants. Forty- two infants born under 34 weeks of gestational age and 1.500 grams were assessed through Developmental and Behavior Child Scale (DBCS) in the first year of life. They have been participated at Developmental Follow-up Program for Pre-term Infants in Clinical Hospital of Faculty of Medicine (USP), since neonatal intensive care hospitalization period. Negative psychosocial events in familiar environment, and maternal conceptions and expectations related with child development were evaluated through interview. Performance of children at 6 and 11 months of post conception age (corrected for gestational age) was classified as Good or Excellent, identifying about 35% of infants with Risk or Delay scores. In spite of psychosocial adversity events in familiar environment, positive child development in the first year of life was observed, related with posite maternal expectations about child development and adherence to a follow-up program.
  • Interpersonal competence, school problems and transition from childhood to adolescence Relatos De Pesquisa

    Campos, Marli Aparecida Silva; Marturano, Edna Maria

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo focaliza adolescentes com experiência prévia de insucesso escolar. Seu objetivo foi verificar se crianças com queixas escolares, avaliadas por suas mães como competentes no domínio interpessoal quando admitidas a uma clínica de psicologia, mostram na adolescência melhor desempenho e ajustamento, quando comparadas a outros da mesma população clínica. Participaram 48 adolescentes, com idade entre 10 e 15 anos. Com base em indicadores de competência interpessoal extraídos dos prontuários da clínica foram formados três grupos: Competente; Vulnerável; de Referência. Em entrevista de seguimento, feita de um a dois anos após a alta, os participantes foram avaliados mediante Teste de Desempenho Escolar, Escala Infantil Piers-Harris de Auto-Conceito, Roteiro de Auto-Eficácia, entrevista de seguimento e CBCL. Comparações entre grupos indicaram que os adolescentes anteriormente avaliados como competentes apresentam melhores resultados de desempenho, auto-percepções e comportamento. Recursos interpessoais parecem associados a trajetórias mais favoráveis.

    Abstract in English:

    This paper focuses on adolescents who had a previous experience of school failure. Its main purpose was to verify whether children with academic complains but judged by their mother as interpersonally competent would show better achievement and adjustment later, when compared with others of the same clinical population. Forty eight adolescents aged 10 and 15 years participated. On the basis of interpersonal skills indices obtained from the clinic archive records, three groups were formed: Competent; Vulnerable; Reference. At a follow-up one to two years after clinical discharge, children were assessed with the Academic Achievement Test, the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale, the Self-Efficacy Schedule, a follow-up interview and the CBCL. In group comparisons, the adolescents that were classified as interpersonally competent in childhood had better academic, self-perception and behavior results. These results suggest that, in face of school adversities, children with better interpersonal resources have more favorable developmental trajectories.
  • Waitting roon group: human aging meaning's Relatos De Pesquisa

    Moreira Jr., Cesar Sandoval; Japur, Marisa

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho parte da consideração do envelhecimento humano como experiência heterogênea. Busca pôr em diálogo o grupo de sala de espera, recorrendo ao construcionismo social, para descrevê-lo como prática discursiva. Problematizando essa modalidade de intervenção psicológica, nesse estudo objetivamos descrever o processo de produção de sentidos sobre o envelhecimento humano nesse contexto. Dez grupos de sala de espera, gravados e transcritos, foram pré-analisados favorecendo a escolha de um deles para análise extensiva. Essa análise apontou que, nesse processo conversacional, a vivência do envelhecimento como experiência individual vai sendo paulatinamente reconstruída pelos interlocutores como de natureza sócio-interacional, apontando para posições mais ativas na produção de qualidade de vida no envelhecimento. Assim, os participantes em co-autoria, falando de seus cotidianos, abrem possibilidades de novas descrições sobre si mesmos enquanto pessoas idosas, nesse contexto interativo.

    Abstract in English:

    This research question the human aging while universal experience. Using the social construcionism, the waiting room group is understood as a discursive production, having the language as a main point of social practices and focalizing a relational perspective in the producing process of the world meanings. Thinking about this psychological intervention, we have the purpose of describing the meaning production process about the human aging in this context. Ten waiting room groups, recorded and transcribed, were analyzed, what made possible the selection of one of them for extensive analyses. Their analysis show that in this conversation the aging experience like an individual experience is being changed by the speakers as social interaction, pointing to actives positions on healthy life quality aging production. The speakers construct several meanings about aging, talk about themselves in their daily relationships, creating the possibility for new descriptions about themselves as elders in this interactive context.
  • Farewell ritual in relatives of patients with a terminal disease Relatos De Pesquisa

    Lisbôa, Márcia Lucrecia; Crepaldi, Maria Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    Pesquisa qualitativa que teve por objetivo investigar os efeitos terapêuticos do ritual de despedida na iminência da morte, em familiares de pacientes com prognóstico reservado. Foram estudadas oito famílias de pacientes internados em um Hospital Geral. Utilizou-se o método clínico, as técnicas de estudo de caso e entrevistas pós-óbito, dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os familiares se despediram através da comunicação verbal e não-verbal, da religião, da "liberação", do "estar junto", sendo favoráveis à realização do ritual, destacando o aprendizado, o privilégio de participar e a importância da orientação psicológica. São difuculdades: sentimentos de pena, tristeza, ajuda na aceitação da morte, a aproximação entre os familiares e o paciente, abertura da comunicação, melhoria de condilções para elaborar o luto, redefinição dos relacionamentos com a pessoa ainda em vida.

    Abstract in English:

    A qualitative research about the therapeutic effects of the farewell ritual at the imminence of death, in relatives of patients with a terminal disease. Eight families of patients hospitalized at a General Hospital were studied. It has used the clinical method, the case study technique and interviews after the patient's death, with the data analyzed through the Content Analysis method. The results show that the relatives presented their farewell through verbal and non-verbal communication, religion, "liberation", "being together", bringing other relatives, and they were favorable to the ritual realization, highlighting the learning, the privilege in participating and the psychology guidance's importance. As difficulties, they reported the feelings of pity, sadness, anguish and the lack of courage. The rituals effects were: comfort, tranquility; impotence, blames and sadness relief, death acceptance help; relatives and patient closeness; the communication openness between them, conditions improvement to deal with mourning, relationships redefinition with the person still alive.
  • Adoption in the media: review of national and international literature Revisão Da Literatura

    Gagno, Adriana Pellanda; Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura nacional e internacional sobre as representações da adoção na mídia. Os estudos científicos nacionais mais relevantes foram os de Abreu que tratou da gênese do discurso midiático sobre a questão adotiva internacional, revelando uma diferença de abordagem entre a imprensa brasileira e a francesa, a primeira considerando a adoção internacional como um "mal necessário", e a segunda mostrando-a como um gesto de caridade para com crianças oriundas de países incapazes de solucionar o problema da que é abandonada; e os de Gagno, que analisou o conteúdo de duas revistas brasileiras de circulação nacional, Veja e Pais & Filhos, constatando que na dirigida a pais e filhos, família ainda é sinônimo de família biológica, enquanto na revista Veja a cobertura do tema foi mais ampla e diversificada, talvez devido ao seu distanciamento em relação às questões familiares. Dentre os estudos internacionais, foi encontrado o trabalho de Waggenspack, segundo o banco de dados PsycINFO, nos anos de 1887 a 2002, que apontou falta de orientação pública sobre adoção e a necessidade de mais pesquisas.

    Abstract in English:

    The purpose of this study was to review national and international literature about the adoption represented in media. In Brazilian literature the more relevant scientific studies are of Abreu, who deal with the genesis of the media discourse on international adoption, revealing different approaches on adoption undertaken by Brazilian and French press, the former considering international adoption as a "necessary evil", the latter as a charitable gesture towards children whose countries are unable to solve the problem of abandon; and of Gagno, who did content analysis of two nationwide Brazilian magazines, Veja and Pais & Filhos, showing that for the second, which is aimed to parents and children, family still means biological family, while for the first the topic was covered in a more diversified and broader way, maybe because the magazine is not attached to family subject. Regarding the international literature, the scanning of the PsycINFO database, in the period from 1887 to 2002, shows only one article, written by Waggenspack, which indicates the lack of public awareness on the issue and the need for more research.
  • Inteligência humana: abordagens biológicas e cognitivas Resenha

    Faria, Luísa
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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