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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 14, Número: 28, Publicado: 2004
  • Editorial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica

    Saviani, Dermeval

    Resumo em Português:

    Este estudo parte da explicitação do significado da "Faculdade de Educação, Ciências e Letras", prevista no "Estatuto das Universidades Brasileiras" instituído em 1931, em correlação com a "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras" tal como proposta na criação da USP, em 1934, passa pelo breve ensaio de um modelo alternativo representado pela Universidade do Distrito Federal, fundada em 1935, e reconstitui a trajetória do Curso de Pedagogia desde sua criação, em 1939, até o momento presente. A conclusão do trabalho aponta para a constatação de que a excessiva preocupação do movimento dos educadores e dos estudiosos da questão com a regulamentação, isto é, com os aspectos organizacionais, tem dificultado o exame dos aspectos mais substantivos referentes ao próprio significado e conteúdo da pedagogia sobre cuja base cabe estruturar o curso correspondente. Daí que a continuidade da investigação deverá articular a abordagem histórica com a perspectiva teórica do problema em estudo.

    Resumo em Inglês:

    This study starts from the explicitation of the meaning of "Faculdade de Educação, Ciências e Letras" (School of Education, Sciences, and Letters) in relation to "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras" (School of Philosophy, Sciences, and Letters) as proposed at the creation of the USP, covering the brief attempt of an alternative model represented by the Universidade do Distrito Federal (Federal District University) and reconstitutes the course of the Study of Pedagogy since its creation in 1939 to the current days. The conclusion of the work shows the verification that the excessive concern of the movement of the educators and of the scholars of the topic about the regulation, that is, about its organizational aspects, has hindered the examination of the more substantial aspects of the very meaning and contents of a Pedagogy whose foundation must structure the corresponding study. Thus the continuation of the investigation, beyond this work, should articulate the historical approach with the theoretical perspective of the problem in study.
  • Representações sociais, relações intergrupais e cognição social

    Cabecinhas, Rosa

    Resumo em Português:

    Pretendemos com este artigo ilustrar as potencialidades do estudo das representações sociais em articulação com outras áreas da psicologia social, nomeadamente com as teorias das relações intergrupais e os conceitos da cognição social. Começamos por fazer referência aos principais aspectos estudados no âmbito da teoria das representações sociais: o seu conceito, a sua formação, a sua estrutura, e as funções. Seguidamente, ilustramos os pontos de convergência e de divergência com a cognição social e salientamos o papel das relações intergrupais na formação e transformação das representações sociais. Finalizamos referindo algumas das críticas de que tem sido alvo esta área de estudo no âmbito da psicologia social e de que forma estas têm vindo a ser colmatadas.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to illustrate the potential of the study of social representations in articulation with other areas of social psychology, namely the theories of intergroup relations and some concepts from the field of social cognition. Firstly, we review the main aspects of the theory of social representations: the concept, the process of construction of social representation, their structure and functions. Then, we discuss points of convergence and divergence in relation to the field of social cognition and emphasize the role of intergroup relations in the construction and transformation of social representations. Finally, we point out some of the criticisms that this field of study has faced within the domain of social psychology and the ways in which researchers have tried to overcome these criticisms.
  • Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa

    Fraser, Márcia Tourinho Dantas; Gondim, Sônia Maria Guedes

    Resumo em Português:

    O artigo discute a entrevista como técnica qualitativa de apreensão da percepção e da vivência pessoal das situações e eventos do mundo. A relação intersubjetiva, entrevistador e entrevistado, é de fundamental importância para permitir o acesso aos significados atribuídos pelas pessoas aos eventos do mundo, cujo produto é fruto das mútuas influências no processo de interação na entrevista. A primeira seção discute a abordagem qualitativa de pesquisa e aponta suas principais diferenças em relação à abordagem quantitativa, bem como as implicações da escolha teórico-metodológica para o uso da entrevista como técnica de pesquisa. A segunda seção caracteriza as entrevistas qualitativas quanto à estrutura, tipos, objetivos, papel dos participantes e discute ainda critérios de seleção dos entrevistados, representatividade, validade e fidedignidade das interpretações dos resultados. A última seção apresenta algumas considerações sobre os limites e possibilidades de uso da técnica.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the interview as a qualitative technique in the apprehension of perception and personal experience of world situations and events. The intersubjective relation, interviewer and interviewee, is of fundamental importance for allowing the access to the signs attributed by persons to the world events, as such product is the result of mutual influences in the interacting process in interview. The first section discusses the qualitative approach of the research and points the main differences towards the quantitative approach, as well as the theorical-methodological implications for using the interview as a technique for research. The second characterizes the qualitative interviews within the structure, types, participants role, and also discusses criteria in selecting the interviewees, representativity, validity, and trustworthiness in the results of the interpretations. The last section presents some considerations about the limits and possibilities in using the technique.
  • Alcances e limites do Psicodiagnóstico Interventivo no tratamento de crianças anti-sociais

    Barbieri, Valéria; Jacquemin, André; Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli

    Resumo em Português:

    Embora o Psicodiagnóstico Interventivo venha se revelando uma prática promissora, há poucas investigações sistemáticas sobre seus alcances e limitações. Nesse sentido esta pesquisa averiguou, em oito crianças, se o sucesso ou fracasso nesse método vincular-se-ia à estrutura de personalidade e condições das funções egóicas. Para tanto, os sujeitos submeteram-se à aplicação clássica da Técnica de Rorschach, sendo posteriormente encaminhados ao Psicodiagnóstico Interventivo, realizado mediante sessões lúdicas, entrevista familiar, Bateria Hammer e CAT- A. Ofolow-up dos casos indicou, em relação à melhora dos sintomas, cinco sucessos, dois fracassos e uma desistência. A Técnica de Rorschach mostrou que as crianças bem sucedidas apresentavam estrutura de personalidade neurótica e ausência de comprometimentos severos no Controle Pulsional e nos Relacionamentos Pessoais. Portanto, esses poderiam ser critérios de indicação para esse tratamento, embora as contra-indicações não sejam claras, dados os bons resultados alcançados por Winnicott com crianças psicóticas no procedimento similar de Consulta Terapêutica.

    Resumo em Inglês:

    Although the Interventive Psychodiagnosis has been revealing itself as a promising practice, there are few systematic studies about its reaches and limitations. In this sense, this research investigated, in eight children, if the success or failure in this method could be linked to the personality structure and the conditions of the functions of the ego. For that, the subjects were submitted to a classical application of the Rorschach Technique and after that, they were guided to the Interventive Psychodiagnosis, which was accomplished through ludic sessions, family interview, Hammer Battery and CAT-A. The cases' follow up indicated, regarding to the symptoms amelioration, five success, two failures and one discontinuation. The Rorschach Technique showed out that the well succeeded children presented neurotic personality structure, and lack of severe handicaps in the Control of the Pulsions and in the Personal Relationships. Therefore, these could be criteria for indicating this treatment, although the contraindications are not clear, due to the good results reached by Winnicott with psychotic children in the similar procedure of Therapeutic Consultation.
  • A depressão no teste das Pirâmides Coloridas de Pfister

    Amaral, Anna Elisa de Villemor; Primi, Ricardo; Farah, Flávia Helena Zanetti; Silva, Sandra Mônica da; Cardoso, Lucila Moraes; Franco, Renata da Rocha Campos

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo foi investigar o desempenho de pacientes com depressão no teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. Foram investigados 19 pacientes com depressão, previamente diagnosticados pela SCID, e seus desempenhos foram comparados com os resultados obtidos com uma amostra de 110 indivíduos não pacientes que participaram de um estudo normativo. Adotou-se como procedimento a versão do Pfister de 24 matizes e a realização de três pirâmides bonitas. Os resultados apontaram para um significativo aumento do verde acompanhado da constância absoluta da cor violeta, bem como a maior incidência de pirâmides cortadas e de formações tendendo a estruturas. A combinação desses indicadores possibilita identificar pacientes com pânico havendo 86,4% de sensibilidade. Tais resultados permitem afirmar que o teste de Pfister pode colaborar para o diagnóstico de depressão, sendo contudo necessários outros recursos para maior segurança diagnóstica.

    Resumo em Inglês:

    In this study our purpose was to identify the aspects in the Color Pyramid Test of Pfister which may be useful to the assessment of depressive patients. Our sample was composed by 19 participants previously assessed by the SCID as depressives. We used the Pfister's version composed by 24 colors and only the three beautiful pyramids. The results are compared with the performance of 110 no-patients and demonstrates that the high frequency of green, the absolute constancy of violet, the stratified forms with cuts or tendency to structures are significant for the group of patients Our results indicates that the sensibility of Pfister for the diagnosis of depression based on this aspects is about 86,4%. This test can helps satisfactory for the assessment of depression when associated to others techniques. This study contributes to the necessity to verify the possibilities and limitations in the use of this test.
  • A dualidade cuidado x educação no cotidiano do berçário

    Vitta, Fabiana C. F. de; Emmel, Maria Luisa G.

    Resumo em Português:

    Esse trabalho objetivou verificar conceitos relativos ao cuidar e educar, junto a profissionais de berçário. Foram estudados documentos sobre educação infantil e realizadas entrevistas e observações da prática de sete profissionais de berçários, com enfoque nas atividades de cuidados desenvolvidas com as crianças. Os dados foram organizados segundo categorias: função do berçário, conceito de educar e de cuidar e sofreram análise qualitativa, permitindo a confrontação entre o material empírico e o teórico. Os resultados mostraram que os documentos oficiais pouco discutem a fase em questão, deixando imprecisa a relação entre as atividades de cuidado e seu papel educacional. Essa imprecisão se reflete no discurso das profissionais do berçário. As atividades de cuidados passam a estar contidas na educação da criança, na medida em que, na visão das profissionais, têm função disciplinadora. Esse aspecto justifica-se pela falta de formação e pelo fato de vincularem esta atividade às suas experiências de mães.

    Resumo em Inglês:

    This article has the as objective to verify concepts related to care and to educate, with nursery professionals. Some documents about children education were studied and some interviews and observations of the work were done with seven nursery professionals. The main focus were the activities related to care developed with children. Data were organized following the degrees: function of the nursery, education and care concepts. Data were submitted of quality analysis, allowing the confrontation between the theorical and empirical material. The results showed that official documents do not worry about the phase under discussion, letting inaccurate the relation between the activities of care and its educational role. This inexactness is noticed in the nursery professionals' speech. The activities of care are enclosed in child education, once in the vision of the professionals it has a corrective function. This aspect is justified by the lack of formation and by the fact of they entail this activity to their mothers' experience.
  • Panorama da psicologia escolar na cidade de Vitória: um estudo exploratório

    Rossetti, Claudia Broetto; Silva, Carolina Alves; Batista, Giuliano Loureiro; Stein, Leila Alves; Hulle, Luciana de Oliveira

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa apresenta um panorama da Psicologia Escolar em escolas públicas e privadas de Vitória. Foram entrevistados 34 sujeitos, todos de escolas diferentes, sendo quatro psicólogos e 30 outros profissionais de educação. Constatou-se que os poucos psicólogos atuantes não possuíam vínculo empregatício com as escolas e relatavam insatisfação com o trabalho. Os demais profissionais afirmaram que o psicólogo na escola deve trabalhar com os relacionamentos entre alunos, pais e professores. A maioria dos sujeitos considerou o trabalho do psicólogo na escola importante, ainda que, naquelas que não possuíam serviço de psicologia, outros profissionais acabavam por "fazer o papel" do psicólogo.

    Resumo em Inglês:

    This research presents a panorama of the Educational Psychology services in public and private schools in Vitoria. Four psychologists and thirty other professionals that worked in different schools were interviewed. The psychologists that were working in the schools did not have official employee links. They frequently complained about the job they did in the schools. The majority answered that educational psychologists should work with the relationship between students, teachers and parents. They considered that it was important to have a psychologist in the school. Even in the schools that did not have a psychologist, others professionals often "play the role" of the psychologist.
  • Gênero, gerações e subjetividades na Grande Florianópolis

    Lago, Mara Coelho de Souza; Serafim, Carla Michele; Figueiredo, Mariana Grasel de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa investigou a construção de subjetividades e das dinâmicas de relações geracionais e de gênero, na mudança de espaços e modos de vida de famílias egressas do campo para o meio urbano, na Região Metropolitana de Florianópolis. Foi realizada análise qualitativa de material obtido através de método etnográfico, constando de 16 entrevistas livres, gravadas com sujeitos de diferentes gerações e ambos os gêneros, pertencentes a famílias habitantes dos municípios de Biguaçú e Antônio Carlos. Foram também aplicados 106 questionários com perguntas abertas e fechadas em jovens estudantes dos dois municípios. Foi possível concluir que os sujeitos investigados vivenciam as experiências de urbanização de seus espaços e modos de vida, cada um com suas singularidades, integrando-se a novas atividades nas cidades, ampliando possibilidades e aderindo a outros valores, aproveitando as informações de múltiplos veículos e aprendendo novas tecnologias, ressignificando assim suas estratégias de sobrevivência, suas relações e a si próprios.

    Resumo em Inglês:

    This research investigated the construction of subjectivities and the dynamic of generation relations and gender, in the change of spaces and ways of life of families egresses from the field and agricultural activities to the urban space, in the Region Metropolitan of Florianópolis. Qualitative analysis of material gotten through ethnographical method was carried, consisting in 16 recorded interviews with subjects of different generations and both the genders, pertaining to the families of inhabitants of Biguaçú and Antonio Carlos cities. Also 106 questionnaires with open and closed questions in young students of the both cities had been applied. It was possible to conclude that the subjects live the experiences of urbanization of the spaces and ways of life, each one its way, extending possibilities and adhering to other values, using to advantage the information of multiple vehicles and learning new technologies, thus re-meaning their strategies of survival, social relations and themselves.
  • Identidade feminina: um conceito complexo

    Caixeta, Juliana Eugênia; Barbato, Silviane

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi identificar os significados que compõem o conceito complexo identidade feminina. Quatorze mulheres de 44-74 anos, atendidas num programa de alfabetização de adultos, fizeram parte de discussões em grupo sobre ser mulher, nas quais dados orais, escritos e imagéticos (fotografia) foram coletados, durante treze sessões semanais de uma hora e meia, em média. Os dados foram transcritos na íntegra e submetidos a uma análise temática dialógica. Os resultados explorados neste artigo estão relacionados ao papel social da mulher. Cada papel social foi analisado, considerando-se três grupos temáticos: atividade do papel, seus modos de execução e suas conseqüências. As mulheres estudadas apresentaram identificações múltiplas: mãe/avó, filha, esposa, dona de casa, mulher-trabalhadora 1 (remunerada) e mulher-trabalhadora 2 (dona-de-casa), merecendo destaque o par de papéis sociais mãe-esposa, que definiram outros aspectos sobre o ser mulher.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at identifying meanings that compose complex concept female identity. Fourteen women 44-74 years old attending an adult literacy program took part on discussions group about the theme being a woman in which oral, written and image (picture) data were collected. Data were tape-recorded during 13 one and a half hour weekly sessions. Data were thoroughly transcribed and submitted to a thematic dialogical analysis. In this paper the theme women's social role is prioritized. Each role was analyzed considering three thematic groups - the role's activities, its modes of execution and its consequences. Results indicated that women had multiple identifications- mother/grandmother, daughter, wife, housewife, working woman 1 (rewarded) and working woman 2 (housewife). The pair of roles mother-wife standed out as it defined other aspects of being a woman.
  • Qualificação profissional e representações sobre trabalho e qualidade de vida

    Souza, Lícia Barcelos de; Figueiredo, Marco Antonio de Castro

    Resumo em Português:

    O esforço para conciliar trabalho e subjetividade determina no trabalhador um desgaste que incide sobre sua qualidade de vida. A busca pelo equilíbrio psico-afetivo, dentro deste "mundo" contraditório repercute na vida cotidiana, criando sistemas auto-agravantes de enfrentamento, que foram estudados com a participação de 16 profissionais de Campus da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. Para isso, foram realizadas entrevistas devolutivas sobre a percepção da qualidade de vida, avaliada pelo WHOQOL-100. Entrevistas semi-estruturadas complementaram a avaliação com elementos sobre significados, sobre o trabalho e caracterização do contexto de vida. Estudos realizados sobre a qualificação dos profissionais apresentaram diferenças quanto às formas de enfrentamento e à busca do equilíbrio psico-afetivo, indicando, nos mais qualificados, uma dissociação entre o universo do trabalho e necessidades básicas para qualidade de vida, enquanto que para os menos qualificados o trabalho representou parte indissociável da sobrevivência.

    Resumo em Inglês:

    The effort to reconcile work and subjectivity is a source of wear for workers which affects their quality of life. The search for psycho-affective equilibrium within this contradictory "world" has repercussions on daily living, creating self-aggravating systems of coping which were studied in the present investigation with the participation of 16 professionals of the Ribeirão Preto Campus of the University of São Paulo. Feed - back interviews were held about the perception of quality of life as evaluated by the WHOQOL-100 questionnaire. Semi-structured interviews complemented the evaluation by dealing with the meanings, of work and the characterization of the life context. Studies related to the qualifications of the professionals detected differences in the mode of coping and in the search for psycho-affective equilibrium, indicating a dissociation between the job universe and the basic needs of life quality among the more qualified subjects, whereas the job represented an undissociated part of survival among the less qualified subjects.
  • Psicologia das habilidades sociais Resenha

    Silva Filho, José Humberto da
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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