Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 16, Issue: 33, Published: 2006
  • Editorial Editorial

    Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli
  • Carta a um mestre Seção Especial

    Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli
  • The educational speech under Pierre Bourdieu sociological perspective Pesquisas Teóricas

    Costa, Viviane da

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo faz uma análise do discurso educacional católico propagado na década de 1930. Para isso, são abordados os conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, a saber, as noções de habitus, estratégia, campo e capital cultural. O objetivo é buscar elucidar as razões e os mecanismos discursivos que engendraram as falas dos intelectuais católicos a respeito da Escola Nova e das concepções filosófico-educacionais de John Dewey. Seguindo os esquemas analíticos de Bourdieu, o discurso em questão pode ser considerado como estratégia, mecanismo pelo qual buscavam conservar o habitus do professorado consoantes com os interesses do grupo.

    Abstract in English:

    This article makes an analysis of the Catholic education speech spread in the decade of 1930's . For that, the Pierre Bourdieu's analytical concepts are approached, to know, the habitus notions,1 strategy, field and cultural capital. The objective is to look for to elucidate the reasons and the discursive mechanisms that they engendered the Catholic intellectual's speeches regarding the New School and of John Dewey's philosophical-education conceptions. Following Bourdieu's analytical outlines, the speech it can be considered as strategy, mechanism for which they looked for to conserve the habitus of the faculty consonants with the interests of the group.
  • The notion of transference in "Studies on histeria" (Breuer & Freud, 1895) Pesquisas Teóricas

    Bissoli, Sidney da Silva Pereira

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo pretende-se examinar como o conceito de transferência é tratado na Psicanálise Freudiana. A noção de transferência surge, pela primeira vez, no capítulo 4 dos "Estudos sobre a histeria", obra que adquire o status de ponto de partida para o exame daquela. Verifica-se, aqui, que a noção de transferência, em hipótese alguma, pode ser entendida como o conjunto da relação que o paciente estabelece com o psicanalista, nem, tampouco, como o da perturbação neste tipo de relação, o que foi posteriormente entendido por outros autores; mas apenas como um aspecto muito específico dessa relação, na qual, a partir de uma falsa ligação, e de uma maneira um tanto quanto inapropriada, a figura do médico substitui alguém do passado do paciente.

    Abstract in English:

    This article is part of a larger project, in which it intends to examine how the concept of transference is dealt in Freudian's psychoanalysis. As the notion of transference appears by the first time in chapter 4 of "Estudos sobre a histeria", this work acquires the status of the starting point to the examination of that. It verifies that the notion of transference can't ever be understood as the whole relationship that a patient establishes with his psychoanalyst. It can't either be understood as the total perturbation in this type of relationship, as it was further interpreted by other authors. It is only a very specific point of this relationship, in which, through a false bond, and in an uncommon way, the figure of the doctor replaces someone from the patient's past.
  • Becoming a parent: a model of parents' post-partum experience Empirical Research

    Montigny, Francine de; Lacharité, Carl; Amyot, Élyse

    Abstract in Portuguese:

    Perceber-se como pai é um desafio grande na transição para a paternidade. A importância do papel dos profissionais da área da saúde na determinação dessa percepção após o nascimento dos filhos tem sido pouco explorada . O objetivo deste estudo é analisar as relações entre a eficácia percebida por pais primíparos e sua percepção do auxílio recebido das enfermeiras, e dos acontecimentos importantes no período pósparto. AMOSTRAGEM E MÉTODO: 160 casais participaram de um estudo correlacional preenchendo questionários após o nascimento de seu primeiro filho. RESULTADOS: Um modelo da experiência pós-parto foi estabelecido, no qual a colaboração das enfermeiras e seu auxílio contribuíram diretamente e indiretamente para a percepção do controle e dos acontecimentos pelos pais. Elas contribuem indiretamente para a percepção da própria eficácia pelos pais. IMPLICAÇÕES: O auxílio dado pelos profissionais da saúde, principalmente pelas enfermeiras, aos pais após o nascimento de uma criança, faz uma diferença positiva importante nas experiências dos pais.

    Abstract in English:

    Perceiving oneself as parent is a key challenge during the transition to parenthood. The importance of health professionals in determining perceived efficacy in parents upon the birth of their child is few explored. The objective of this study is to analayze the relations between the first time parents' perceived efficacy and their perceptions of nurses' help-giving and critical events during post-partum period. SAMPLE AND METHOD: One hundred sixty couples participated in a correlational study by completing questionaires after the birth of their first child. RESULTS: A model of parents' postpartum experience was established where nurses' collaboration and help-giving practices contribute directly and indirectly to the parents' perception of control and perceptions of events. They contribute indirectly to parent's perceived self-efficacy. IMPLICATIONS: The help given by health professionals, especially nurses, to parents following the birth of a child makes a major positive difference in the parents' experiences.
  • Traditional toys in turkey: comparison in a rural and urban setting Empirical Research

    Artar, Müge

    Abstract in Portuguese:

    A interação entre crianças e adultos em atividades lúdicas cria possibilidades para trocas espontâneas e necessárias de influências e para o desenvolvimento de sentimentos positivos recíprocos. O objetivo principal deste estudo foi traçar um panorama da atual presença de brinquedos tradicionais, comparando cenários urbanos e rurais, - uma aldeia de montanha e o centro da cidade de Bursa (Anatólia de Noroeste), Turquia. Pesquisaram-se se brinquedos industrializados eram vendidos nas aldeias e como as crianças dela reagiram a esta mudança. Os dados foram coletados através de entrevistas nos domicílios dos participantes e as respostas registradas com a permissão dos pais. As entrevistas passaram por análise de conteúdo. Os resultados mostram que os brinquedos feitos a mão estão em via de extinção, até nas aldeias, o que deve ser causado pela produção de imitações de brinquedos originais a preços baratos, mas também, pelo aspecto atraente dos brinquedos modernos, que têm um grande impacto.

    Abstract in English:

    The interaction between children and adults through playful activities creates possibilities for reciprocal spontaneous and demanded influences and for the development of reciprocal positive feelings. The main aim of this study was to find out the present situation of traditional toys by comparing the rural and urban settings - a mountain village and city center of Bursa (Northwest Anatolia), Turkey. It was questioned, if industrial toys were sold in villages, how village children effected this change. Data was collected by interviews in the houses of the participants, with the answers record permited by the parents. Interviews passed by content analysis. Results show that traditional hand made toys are going to disappear even in villages. This may happen because of the imitations of original toys and their cheap prices but at the same time because of the attractive nature of modern toys have the big impact as well.
  • The expression of empathy in infants of 8 and 18 weeks Pesquisas Empíricas

    Hatzinikolaou, Kornilia

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo investigou o padrão temporal e expressivo da capacidade de empatia em bebês de 8 e 18 semanas no contexto de interações face-face entre 90 duplas de mãe-bebê. As interações foram analisadas em tempo real e através de micro-análise. Alguns comportamentos infantis apresentaram maior probabilidade de fazerem parte do padrão expressivo da empatia do que outros. Ainda, o padrão expressivo se manifestou diferente em instâncias de empatia com emoções negativas e instâncias de empatia com emoções positivas comunicadas pela mãe. Em relação ao padrão temporal, observou-se que a manifestação da capacidade de empatia ocorreu dentro de um intervalo de tempo igual de ½ segundo antes e 1 segundo depois da mudança emocional da mãe. Os resultados indicam a necessidade de reavaliação das proposições tradicionais sobre as capacidades comunicativas precoces de bebês, e sugerem uma coerência entre os achados e as proposições teóricas contemporâneas na área da Psicologia Infantil.

    Abstract in English:

    The present study examined the expressive and temporal pattern of empathy in 8- and 18-week-old babies. Infant empathy was observed in the context of face-to-face interactions of 90 mother-infant dyads, seen both at 8 and 18 weeks. These interactions were observed and analyzed both, in real time and micro-analytically. Certain infant behaviors were more likely to be involved in the expressive pattern of infant empathy than others. In addition, the expressive pattern of infant empathy was found to be quite different in the case of the infant empathizing with positive and negative maternal emotions. In relation to its temporal pattern, it was observed that infant empathy occurred in a time-interval of ½ second before and 1 second after the emotional change in the mother. The results suggest the re-evaluation of traditional beliefs concerning early infant communicative capacities, while contemporary theoretical contexts are discussed.
  • Literacy abilities of preschool deaf children: emergent literacy Pesquisas Empíricas

    Bandini, Heloísa Helena Motta; Oliveira, Claudia Lessa de Azevedo Corrêa de; Souza, Érika Costa de

    Abstract in Portuguese:

    O letramento emergente é um conjunto de comportamentos e conhecimentos sobre leitura e escrita que acontecem no período entre o nascimento e a fase onde a criança torna-se capaz de escrever e ler de maneira convencional. O presente estudo tem como objetivo verificar o desenvolvimento do letramento emergente por meio da escala de letramento emergente em crianças portadoras de deficiência auditiva de grau severo a profundo ou profundo usuárias de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). O estudo foi dividido em duas avaliações com a aplicação da Escala de Letramento Emergente em momentos diferentes, ao longo de um ano. Fizeram parte desse estudo crianças entre 6.5 anos e 7.3 anos, deficientes auditivas com perda bilateral de grau severo a profundo ou profundo, usuárias de LIBRAS. Os resultados do estudo indicam que o desenvolvimento de habilidades dessa população é semelhante ao de crianças ouvintes.

    Abstract in English:

    Emerging literacy is composed by behaviors and knowledge on reading and writing which take place from birth up to child's of reading and writing conversationally. It has been considered to be an important requisite for reading and writing accomplishments. This study objectives to verify emerging literacy knowledge level among severe-to-deep deaf children, who use Brazilian Signal Language (BSL). This study was divided up into two evaluations using the emergent literacy test in distinct moments during one year period. Eight BSL severe-to-deep bilateral deaf children took place in this study (6.5 to 7.3 years old). Results suggested emergent literacy accomplishiment in our study group is the same of that among normal children.
  • Emotional intelligence: validity discriminant between MSCEIT and 16 PF Pesquisas Empíricas

    Dantas, Marilda Aparecida; Noronha, Ana Paula Porto

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do presente estudo foi investigar evidências de validade discriminante do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT), comparando-o com os 16 Fatores de Personalidade. O construto de inteligência emocional tem sido definido como a capacidade de perceber, entender e usar precisamente as emoções em si e em relação aos outros, bem como gerenciá-las para facilitar os processos cognitivos e promover o crescimento pessoal e intelectual. Participaram 270 universitários de diferentes cursos -Psicologia, Educação Física, Matemática e Biologia, sendo utilizados o MSCEIT e o 16 PF em aplicação coletiva. Os resultados indicaram correlações significativas baixas positivas e negativas entre IE e personalidade, tais como; Extroversão (r = 0,125*), Brandura (r = 0,253**), Rigidez de Pensamento (r = -0,193**). A análise dos resultados indica que não houve equivalência entre construtos de inteligência emocional e personalidade, embora algumas dimensões deste último possam contribuir para um adequado desempenho em IE.

    Abstract in English:

    The present study aim was to investigate discriminative validity evidences between Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT), and The 16 Personality Factors. The construct definition has been described as the person's ability to accurately perceive, express, understand and use his or her own emotions and the emotions of others as well manager them in order to facilitate the cognitive process and to promote intellectual and personal growth. Participated 270 undergraduate students from Psychology, Physical Education, Mathematics and Biology courses. The material was MSCEIT and the 16 PF. The instruments were applied collection was. The results indicated several low positive and negative significant correlations between EI and personality such as Extroversion (r = 0,125*), Softness (r = 0,253**), Tough mindedness (r= -0,193**). The results have showed that there was no equivalence of constructs although it may indicate that some personality traits can contribute to an appropriated achievement in EI.
  • Stabilities and changes in family patterns of children's externalizing behavior problems Pesquisas Empíricas

    Dessen, Maria Auxiliadora; Szelbracikowski, Adriane Corrêa

    Abstract in Portuguese:

    A literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de descrever a origem e a evolução desses comportamentos. Este estudo visa comparar as continuidades e mudanças no perfil cognitivo, no estresse parental e na qualidade das relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado. Participaram da coleta de dados sete crianças pré-escolares morando com ambos os pais biológicos, com a mãe e o padrasto ou com apenas um genitor. Foram aplicados testes de avaliação cognitiva às crianças e, aos genitores/padrastos, questionário, entrevista semi-estruturada e escala de estresse parental, em dois momentos, ao longo de um ano. Os resultados mostram que houve uma melhora no perfil cognitivo das crianças; alterações na percepção dos genitores/padrastos quanto às características das crianças, ao modo de vida e relacionamento familiar; e estabilidade nos índices de estresse parental. Para compreender melhor a evolução dos comportamentos exteriorizados é preciso implementar pesquisas longitudinais.

    Abstract in English:

    The literature on children's externalizing behavior problems has emphasized the necessity of describing the origin and evolution of this kind of behavior. This study aims to compare continuities and changes in children with externalizing behavior problems and their families emphasizing the child cognitive profile, parental stress, quality of family relationships. Seven preschool children who were living with biological parents, or the mother and stepfather, or just one parent were selected to participate. The data about cognitive evaluation was collected with children and a questionnaire, a semi-structured interview, a parental stress scale were administered to their parents, in two times in a year. The results show an improvement on the children's cognitive profile; changes in the parents'/stepfather's perception about children's personal characteristics, ways of life, and the quality of family relationships; and stabilities in the parental stress index. It is necessary to implement longitudinal research to better understanding the evolution of externalizing behaviors.
  • Family educational practices and the meaning of identity construction Pesquisas Empíricas

    Szymanski, Heloisa

    Abstract in Portuguese:

    O estudo aqui relatado teve por finalidade investigar o sentido de práticas educativas implementadas por pais moradores de um bairro de baixa renda em São Paulo e analisá-las como parte do processo de constituição identitária. Tais práticas se revelam como ações através das quais se desenvolve o processo de socialização familiar, refletem uma visão particular de mundo e de homem, situam-se num contexto histórico e de classe social e contribuem para o processo de constituição identitária. Trata-se de pesquisa qualitativa de base fenomenológica que teve como procedimento a realização de entrevistas e atividades grupais com famílias. Os resultados revelaram que o sentido socializador das práticas dirigia-se para formar pessoas dóceis à ordem autoritária, recorrendo-se a práticas disciplinares violentas, configurando um contexto voltado para o evitar uma identidade "negativa".

    Abstract in English:

    This investigation aimed to understand the sense of family educational practices developed by parents of a low income neighborhood in São Paulo, Brazil, and to analyze those practices as part of the process of identity construction. Educational practices are shown as actions through which the process of socialization in the family is developed; they contribute for personal identity construction and reflect a man's and world's view, in a historical and social class context . It was a qualitative phenomenological research and its data were collected through interviews and group activities with families. Results indicated that the socializing sense of their family practices was directed to rear docile people, obedient to an authoritarian order, subjected to violent disciplinary practices that provided a context directed to the avoidance of a "negative" identity.
  • The artist and his art: a phenomenological study Pesquisas Empíricas

    Bilbao, Giuliana Gnatos Lima; Cury, Vera Engler

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo tem por objetivo apreender a estrutura do vivido do artista e sua arte e as decorrências para a Psicologia. Foram gravados 9 (nove) depoimentos de artistas de diferentes áreas, posteriormente submetidos aos passos do método fenomenológico, incluindo leitura inicial para apreensão do todo, releituras para apreensão de unidades de significado, compreensão psicológica das unidades de significado, síntese específica de cada depoimento e, por fim, síntese geral dos depoimentos. A síntese geral, abarcando as vivências de todos os participantes, delineou aspectos positivos da arte: auto-conhecimento; integração da personalidade; transformação de valores e afetos; transcendência da realidade cotidiana. Os resultados apontam para uma consideração da criatividade como componente da saúde e da prática de uma atividade artística como facilitadora do desenvolvimento psicológico, abrindo perspectivas para novos estudos sobre arte, que vem sendo associada a processos psicoterapêuticos na atualidade.

    Abstract in English:

    The objective of this research is to describe the elements which are part of the experience of artists, comprehending the structure of experiences and the consequences for Psychology. Nine depositions have been recorded from artists of different areas and they were all submitted to the steps of the phenomenological method, including a first reading in order to get a general sense, further readings aiming the apprehension of meaning units within a psychological perspective, a synthesis of each deposition and, finally, a synthesis of all depositions. The results show positive aspects of art: self-knowledge; integration of personality; transformation of values and affections; transcendence of the quotidian reality. These data point to a consideration of creativeness as health and the practice of an artistic activity promoting psychological growth, opening perspectives for new researches in art, which has been lately associated to psycotherapeutic processes.
  • Representations of physical education docent: modifications from a training program Pesquisas Empíricas

    Neira, Marcos Garcia

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu verificar a ocorrência de modificações nas representações sobre os saberes para a docência em Educação Física de um grupo de professores polivalentes que freqüentaram um curso de formação contínua. Partiu-se do pressuposto que a atuação frente às situações do cotidiano dá-se em função das representações sobre o objeto ao qual se destinam as ações do sujeito. Os dados, obtidos mediante o Método Clínico de Piaget, foram confrontados com a construção teórica sobre a concepção construtivista da aprendizagem e as tendências pedagógicas da Educação Física escolar. Como descobertas relevantes destacam-se as seguintes modificações: as representações dos docentes modificaram-se de uma visão dualista (corpo/mente) para uma perspectiva tecnicista (o corpo como ferramenta) e, aquelas que, inicialmente, encontravam-se neste nível, reorganizaram-se em uma visão sociocultural (o corpo cidadão). As transformações identificadas acompanharam a trajetória histórica da Educação Física no Brasil.

    Abstract in English:

    This article presents the results of a research intended to verify the circumstances of modifications in the representation of the knowledge for PE teaching in a group of classroom teachers participation in an ongoing educational course. Starting from a point that everyday actions happens according to representations of the object to which the individual acts. The data obtained through Piaget's Clinical Method, were confronted with the theoretical construction of the constructivism approach of learning and the pedagogical tendencies of scholar Physical Education. The following modifications of the teachers changed from a dual vision (body/mind) to a technical one (body as a tool), and those that were initially at this level, reorganized into a social-cultural vision (the citizen body). The identified modifications followed the historical pathway of Physical Education in Brazil.
  • Planned recreation in pediatric unit waiting room: behavioral effects Pesquisas Empíricas

    Costa Junior, Áderson Luiz; Coutinho, Sílvia Maria Gonçalves; Ferreira, Rejane Soares

    Abstract in Portuguese:

    Humanizar a assistência a crianças e adolescentes hospitalizados significa minimizar os sofrimentos proporcionados pela doença e pelos eventos estressantes típicos da experiência de internação. Este trabalho teve como objetivo a investigação dos efeitos de um programa de recreação planejada em sala de espera hospitalar sobre o repertório de comportamentos de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. As atividades e brincadeiras propostas abordavam temáticas hospitalares, especialmente relacionados às doenças e tratamentos em vigor. Participaram 91 crianças e adolescentes, divididos em três faixas etárias: pré-escolares, escolares e adolescentes. A recreação planejada possibilitou uma ampliação do repertório de comportamentos colaborativos e de interação social, bem como uma melhor adaptação às condições adversas impostas pelo ambiente hospitalar e eventos do tratamento. A recreação planejada pode constituir uma atividade de intervenção sistemática da psicologia, útil à compreensão de como crianças e adolescentes enfrentam a doença e o tratamento.

    Abstract in English:

    Humanize the assistance to the hospitalized children and adolescents means to minimize the sufferings provided by disease and the typical stressing events of hospital experience. This study had as goal the effects investigation of a recreation program planned in a pediatric oncology unit waiting room about the children and adolescents behavioral repertoire. The proposed jokes referred to the disease and to the treatment. They took part 91 children and adolescents, exposed to cancer treatment, divided into three degree of age: Preschool, School and Teenager. The developed play materials aimed board the hospitable thematic. The planned recreation enabled a collaborative behaviors repertoire enlargement and of interaction, as well as a better adaptation to the adverse terms imposed by the hospitable environment and treatment events. The planned recreation can constitute a psychology systematic intervention activity, useful for the comprehension of how children and adolescent coping the disease and the treatment.
  • A quem serve a escola pública? Resenha

    Fernandes, Carine Suder; Medeiros, José Gonçalves
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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