Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 16, Issue: 34, Published: 2006
  • Editorial Editorial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • Dr. Paul Stephaneck primeiro professor emérito da FFFCL RP - USP Seção Especial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • Gestalt approach and Psychopedagogy: a comprehensive look to the child-school totality Pesquisas Teóricas

    Dusi, Miriam Lúcia Herrera Masotti; Neves, Marisa Maria Brito da Justa; Antony, Sheila

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo visa estabelecer interface entre a abordagem gestáltica e a Psicopedagogia. Focalizam-se as teorias de base, a concepção de campo holístico-relacional a teoria do Ciclo do Contato, bem como as contribuições da Gestaltpedagogia para a compreensão do processo de aprendizagem e prática escolar.Da Psicopedagogia destaca-se sua conceituação, abrangência, processo de avaliação e intervenção juntoà criança e instituição educativa; a convergência de suas bases teóricas e práticas abrangem os fenômenosaprendizagem, avaliação e intervenção na ótica gestáltica. Tal interface visa nova compreensão e açãointerventiva do processo de aprendizagem, de modo a proporcionar o desenvolvimento da criança.

    Abstract in English:

    The following study aims to establish an interface between gestalt approach and Psychopedagogy. Gestaltpedagogy base theories are focused, its conception of holistic-relational field, the Contact Cycle theory and the contributions for the learning process and school practices comprehension. From Psychopedagogy, its conception, amplitude and processes evaluation and intervention for the child and educative institution are pointed out; the convergence of their theoretical and practical bases enclose the learning phenomenon, the psychopedagogy evaluation and intervention from a gestaltic standpoint. The interface seeks a new comprehension and interventionist action to the learning process and school complaints, to collaborate to the child development.
  • The statute of the real in Lacan: from the first writings to the VII seminar - the psychoanalysis' ethics Pesquisas Teóricas

    Chaves, Wilson Camilo

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho visa elucidar a noção de Real em Lacan, dos primeiros escritos ao seminário VII, A Ética da Psicanálise. Inicialmente, privilegiam-se as relações: Imaginário e Real; Simbólico e Real; Simbólico, Imaginário e Real. Após sua elucidação, avança-se para a transição do conceito de Real, refazendo o percurso dos Seminários e textos referentes a eles. No Seminário VII, dedicado à Ética da Psicanálise, vislumbra-se a relação entre o Real e das Ding. Vê-se, aqui, que o Real é da ordem da coisa. Conclui-se o trabalho afirmando que Lacan, mais à frente, formulará o Real como sendo da ordem do impossível.

    Abstract in English:

    This article seeks to elucidate the notion of Real in Lacan, from the first writings to the VII seminar, Psychoanalysis' Ethics. Initially, are privileged Imaginary and Real; Symbolic and Real; Symbolic, Imaginary and Real. After their elucidation, it is advanced to the transition of the Real concept, re-doing the course fron Seminars to referring texts. In the VII Seminar, dedicated to the Psychoanalysis' Ethics, the relations between the Real and das Ding are glimpsed. The Real is seen as from the Thing order. The work is concluded affirming that Lacan, later, will formulate the Real as belonging from the impossible order.
  • Play and child development: a sociocultural constructivist approach Pesquisas Teóricas

    Queiroz, Norma Lucia Neris de; Maciel, Diva Albuquerque; Branco, Angela Uchôa

    Abstract in Portuguese:

    Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.

    Abstract in English:

    How and why do children play? What does such activity means in different cultures? These issues are discussed in this present paper, which stresses its relevance for the scientific understanding of child development. The concept of play according to different theorists is analyzed; especially those that conceive play as socially constructed activity. It is verified the role of pretend-play as an activity of representation and metarepresentation along child development. Finally on discusse how such theoretical ideas can be translated into educational practices within the contexts of child care and preschool settings, stressing the role of teacher in promoting child development and education.
  • Comparative study about perceptions of socio-professional characteristics from ordinary workers and african PALOP immigrants in Portugal Pesquisas Empíricas

    Santos, Nelson Lima; Faria, Luísa

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo apresenta-se um estudo comparativo sobre as percepções de características sócio-profissionais (positivas e negativas) de trabalhadores em geral e trabalhadores negros africanos, imigrantes de países de língua oficial portuguesa (PALOP), vistas por estes e por portugueses brancos que trabalham com imigrantes negros, numa amostra de 200 residentes de Lisboa, 100 de etnia branca e 100 de negra, de ambos os sexos, desempenhando funções de executante. Para a coleta de dados foi construído um questionário específico, administrado individual e colectivamente no local de trabalho dos participantes.Os resultados obtidos mostram que urge transformar e melhorar as condições sócio-laborais destes imigrantes - tornando mais céleres e transparentes suas condições de legalização e permanência em Portugal, responsabilizando empregadores em particular e, cidadãos em geral, pela denúncia de situações de exploração e ilegalidade - pois a integração social deverá ser sinônimo de convivência e respeito e não de assimilação.

    Abstract in English:

    This paper presents a comparative study about the perceptions of socio-professional characteristics (positive and negative) from ordinary workers and African workers from Portuguese expression countries (PALOP) perceived by those immigrants and also by Caucasian Portugueses working with them, a sample of almost 200 workers from Lisbon and surroundings, 100 Caucasian and 100 Afro-Descendents, from both genders. A specific questionnaire was built (based on previous interviews), collectively and individually administered in the subjects work place. The results allow one to conclude the need to transform and improve the immigrants socio-labor conditions, by making their conditions of legalization and permanence in Portugal quicker and transparent, and also by promoting the responsibility of employers in particular and of citizens in general for denouncing the situations of exploration and illegality, due to their social integration should be a signal of conviviality and of respect instead of assimilation.
  • Changes produced by the internet in school life: teachers’ reactions Pesquisas Empíricas

    Abreu, Rosane de Albuquerque dos Santos; Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Abstract in Portuguese:

    A Internet gerou novas formas de produção, divulgação e armazenamento de conhecimentos e informações, as quais têm provocado profundas mudanças nos processos pedagógicos tradicionais. A análise de 20 entrevistas realizadas com professores do ensino Fundamental e Médio de escolas particulares do Rio de Janeiro foi reveladora. Suas respostas, reações, comentários e atitudes indicam que tais mudanças os têm atingido profundamente e feito enfrentar dolorosos conflitos internos. Mesmo assim, eles estão conscientes de que precisam aprender a lidar com alguns dos novos fenômenos produzidos pela Internet, principalmente com o excesso, a superficialidade e a renovação constante de informações. Por isso mesmo estão: revendo os conceitos de informação e conhecimento; reformulando práticas pedagógicas tradicionalmente usadas na pesquisa escolar; tentando se adaptar às transformações na tradicional relação professor-aluno na qual antes eram poderosos e privilegiados transmissores de conhecimento; finalmente, alterando a própria concepção do que significa ser professor hoje.

    Abstract in English:

    New forms of production, release and information storage and knowledge have brought deep changes in traditional educational processes. The analysis of 20 interviews carried out with private elementary and high school teachers in the city of Rio de Janeiro was revealing. Their answers, reactions, comments and attitudes indicate that such changes have had a lot of impact and made them experience painful inner conflicts. Nevertheless they are conscious that they need to learn how to deal with some of the new phenomena generated by the Internet, mainly with the excess, the superficiality and constant information update. For this reason they are: reviewing the concepts of information and knowledge; reformulating educational practices traditionally used in school research; trying to adapt themselves to the transformations in the traditional teacher-student relationship in which they once were the powerful and privileged transmitters of knowledge; finally, altering their conception of what means to be a teacher today.
  • The student use of reading strategies in high schools Pesquisas Empíricas

    Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Santos, Lílian Mendes dos; Marini, Janete Aparecida da Silva

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo verificou o uso de estratégias metacognitivas de leitura por alunos do ensino médio. Participaram 487 alunos do ensino médio de escolas públicas, 55,7%, e particulares ,44,3%, sendo 58,3% do sexo feminino. A idade variou de 14 a 21 anos com média de 16,2 anos e desvio padrão de 1,27. O procedimento utilizado foi a aplicação coletiva por classe de uma escala de estratégias metacognitivas de leitura. Os resultados revelaram que as mais utilizadas pelos participantes foram as de solução de problemas, especialmente durante a leitura. Os participantes do sexo feminino (M=46,10; DP=12,42) demonstraram utilizar estratégias de leitura mais freqüentemente que os do masculino (M=39,13; DP=13,94). Houve diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso de estratégias metacognitivas de leitura entre 15 e 17 anos [F(7,480)=2,33; p<0,02]. Verificou-se diferença de uso também entre a primeira série do ensino médio em relação a terceira e habilitação ao magistério [F(3,484)=12,36; p<0,00].

    Abstract in English:

    This study aimed to verify the use of metacognitive reading strategies by high school students. The subjects, which 58.3% were female, were 487 high school students from public (55.7%) and private (44.3%) schools. The age was between 14 and 16 years old, with an average of 16.2 years and standard deviation of 1.27. The procedure consisted of the colective application of metacognitive reading strategies. The results showed that the most frequent strategies used by the subjects were the problem solution ones, especially during the reading. The females subjects (M=46.10; DP=12.42) used reading strategies more often than males (M=39.13; DP =13.94). There were significative statistical differences between subjects of 15 and 17 years when it came to the use of the metacoginitive strategies [F(7.48)=2.33; p<0.02] while reading. The use of the strategies by the first high school level was really diferent to the third and teacher preparation level [F(3.484)=12.36; p<0.00].
  • The nature of the representation of short-term memorized scenes: the effect of intervening tasks on the memory for the distances between objects Pesquisas Empíricas

    Verceze, Náira Cristina Alcântara; Marques, Susi Lippi; Galera, Cesar Alexis

    Abstract in Portuguese:

    Três tarefas intervenientes (verbal, visual e aritmética), realizadas durante estudo de uma cena, foram utilizadas com o objetivo de explicitar a natureza da representação memorizada das distâncias entre os objetos da cena. O efeito delas sobre a representação das distâncias foi estimado por expoentes da função potência baseados em julgamentos da distância relembrada entre pares de objetos e reprodução em desenho da disposição espacial dos objetos da cena. Os resultados mostram que expoentes obtidos não diferem da unidade. Por outro lado, os estimados pelas coordenadas x e y com base nos desenhos são menores. Tanto os expoentes obtidos nos julgamentos de magnitude de distância aos pares como aqueles a partir do eixo y do desenho foram afetados pela realização da tarefa aritmética durante o tempo de estudo, mas não pela realização da tarefa visual. Estes resultados sugerem que componentes visuais e espaciais contribuem com pesos diferenciados para a qualidade da representação.

    Abstract in English:

    Three intervening tasks (verbal, visual and arithmetical) performed by participants during the study of a scene were used to explicit the nature of the memorized representations of the distances between scene objects. The effect of the intervening task on the distances representation was determined through the exponent of the power function estimated from the judgments of distances based on estimation and the distances between objects in scene. The results showed that the exponents obtained by magnitude estimation do not differ from unit. On the contrary, the exponents obtained on the basis of the x and y coordinates of the drawing have lower values. The exponents obtained with judgments of magnitude and from the y axe of the drawing were affected by the arithmetical task performed during the study time, but not by visual one. These results suggest that visual and spatial components contribute with differentiated weights for the representation quality.
  • The contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children Pesquisas Empíricas

    França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos; Santos, Natanael Antonio dos

    Abstract in Portuguese:

    Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes.

    Abstract in English:

    In general the FSC is used to characterise the development of the visual perception of material by children. The aim of the present work was to mensure and compare contrast the sensitivity curves to differ then of the radical stimuly (FSCr) and sine-wave gratings (FSC) in pré-school children, usind the psychophysical method of choice-forced for radial and sine-wave gratings stimuli of 0.25; 0.5; 1 and 2 cpd in 4-5 yearold preschool children and young adults using the psychophysical forced-choice staircase method. Fifteen volunteers with corrected-to-normal visual acuity, five in each age range, participated in the experiments. The results showed that the sensitivity improves with the development and that in for all participants the sensitivity was higher for sine-wave gratings than the radial frequencies. These results suggest that the radial and the sine-wave gratings stimuli are processed by different visual areas.
  • Sexuality conceptions in adolescents with and without a sexual violence history Pesquisas Empíricas

    Rodrigues, Julliana Luiz; Brino, Rachel de Faria; Williams, Lúcia Cavalcanti Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    Os objetivos deste estudo consistiram em: verificar as concepções de sexualidade de adolescentes que passaram por violência sexual comparando as que não passaram e avaliar se os dois grupos de adolescentes (vítimas e não vítimas) diferiam quanto aos escores no Inventário de Depressão. A pesquisa foi realizada com 16 adolescentes do sexo feminino, sendo oito jovens vítimas de violência sexual, e outras oito jovens que jamais passaram por experiência deste abuso. Na maioria dos casos o agressor era próximo da vítima e houve a consumação do ato sexual vaginal. Verificou-se que as adolescentes que passaram por violência sexual, contrastando com as demais, demonstravam medo quanto a se envolverem com indivíduo do sexo oposto e também do ato sexual. Neste grupo foram encontradas idéias equivocadas acerca da sexualidade. Quanto a se sentir à vontade diante de um indivíduo do sexo oposto, todas as vítimas de abuso declararam que não se sentiam.

    Abstract in English:

    The goals of this study consisted in verifying the sexuality conceptions of adolescents who have been victims of sexual violence compared to the ones who were not victims and to evaluate if both teenagers' groups (victims and not victims) differed regarding their scores in the Depression Inventory. The research was conducted with 16 female teenagers, eight youngsters victim of sexual violence, and eight nonvictims. In most victims' cases the aggressor was someone close to the victim and involved consummation of the vaginal sexual act. It was verified that the adolescents who experienced sexual violence, contrasting with the others, demonstrated striking fear regarding involvement with an individual of the opposite sex and also of the sexual act. In such group, mistaken ideas concerning sexuality were observed. Regarding feeling confortable in front of an individual of the opposite sex, all the abuse victims affirmed that they did not.
  • Meanings of adoptive fatherhood: a case study Pesquisas Empíricas

    Andrade, Raylla Pereira de; Costa, Nina Rosa do Amaral; Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde

    Abstract in Portuguese:

    Movimentos sociais do final do século XX questionaram a distribuição de papéis nos múltiplos arranjos familiares e favoreceram maior participação paterna nos cuidados infantis. Adotar é uma possibilidade de tornar-se pai. O objetivo desta pesquisa foi investigar significações de paternidade no processo de adoção de um bebê. Usou-se a perspectiva da Rede de Significações em interlocução com estudos sobre adoção, gênero e família. Seis entrevistas realizadas com dois homens casados adotantes de bebês foram lidas exaustivamente, sendo estabelecidos eixos de significação organizadores do corpus. A análise mostra que esses pais significam o filho como sua "continuidade" no mundo e decorrência "natural" do casamento. Ambos supervalorizam sua função de provedor e se posicionam como "ajudantes" da mãe nos cuidados infantis. A adoção aparece como solução à infertilidade. A revelação é tida como necessária, porém difícil. Esses pais se dizem satisfeitos com o papel parental, mostrando paternidades multifacetadas e constantemente negociadas.

    Abstract in English:

    Late twentieth century social movements questioned the distribution of roles in the family, and favored a wider father participation in child care. To adopt is a possibility of becoming a father. This study aimed to investigate the meanings about fatherhood which emerge in the process of adopting a baby. The network of meanings theoretical-methodological perspective was used, together with studies on adoption, gender and family. Six interviews made with two married men who adopted babies were thoroughly read to establish some relevant meanings which emerged from the corpus. The analysis showed that those fathers meant the child as a "continuity" of themselves and as a "natural" consequence of marriage. Both emphasized their function as resources providers and positioned themselves as mother's "helpers" in the care for their child. The adoption appears as a solution for infertility. Revelation is considered necessary, but difficult. Those fathers are happy with their role.
  • How do people perceive the psychologist: an exploratory study Pesquisas Empíricas

    Souza Filho, Marcilio Lira de; Oliveira, Josevânia da Silva Cruz de; Lima, Flávio Lúcio Almeida

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo buscou realizar um levantamento de elementos que indiquem como o psicólogo é percebido. Participaram pessoas entrevistadas na cidade de João Pessoa (PB), distribuídas em três grupos, a saber, pessoas da população geral (n = 42), estudantes de Enfermagem (n = 43) e de Psicologia (n = 52). Todas se submeteram a uma associação livre de palavras após ouvirem o termo psicólogo. Os resultados demonstraram que todos os grupos indicaram perceber o psicólogo como profissional promotor de saúde mental e proporcionador de auxílio psicológico. Particularmente, na população geral houve pessoas que nada souberam declarar. Os estudantes de Enfermagem mostraram uma percepção mais adequada das práticas do psicólogo quando comparados com a população geral. Apenas os estudantes de Psicologia demonstraram uma atenção a aspectos humanitários da prática profissional do psicólogo. Discutem-se os resultados buscando vincular a percepção de cada grupo às circunstâncias e aspectos predominantes de cada um deles.

    Abstract in English:

    This study tried to do a survey of some elements that indicate how the psychologist is perceived. The participants were people from João Pessoa (PB), Brazil, interviewed and divided in three groups: ordinary people (n=42), Nursery students (n=43) and Psychology students (n=52). All of them were submitted to a word-free association when they heard the word psychologist. The results showed that in all groups the psychologist was perceived as a professional that worked into mental health and as a promoter of psychological care. Some individuals of ordinary people group could not answer it. The Nursery students approached to a realistic practice of the psychologist in comparison to ordinary people group. Only the psychology students showed special attention to humanitarian aspects of the psychologist care. The results were debated from a link among the perception of each group and the main social aspects of them.
  • Gender differences in play of pre-scholar and scholar's children at toy-library Pesquisas Empíricas

    Wanderlind, Fernanda; Martins, Gabriela Dal Forno; Hansen, Janete; Macarini, Samira Mafioletti; Vieira, Mauro Luis

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo teve como objetivo principal caracterizar o brincar de meninos e meninas em duas brinquedotecas, uma na pré-escola e outra no ensino fundamental. Participaram do primeiro nove meninos e dez meninas; e do segundo, onze meninas e treze meninos. Em ambos os contextos, verificaram-se a predominância de brincadeiras entre crianças de mesmo sexo. Houve predomínio de brincadeiras solitárias na pré-escola, e de brincadeiras em grupo no ensino fundamental. Meninas, nos dois contextos, brincaram significativamente mais de faz-de-conta e com brinquedos para o desenvolvimento afetivo do que meninos. Estes, em comparação com meninas, na pré-escola, brincaram significativamente mais de brincadeira realística e com brinquedos que reproduzem o mundo técnico. No ensino fundamental, meninos brincaram significativamente mais de brincadeira turbulenta e sem brinquedo do que meninas. Os resultados são discutidos com base nas características das crianças e também em função dos contextos das brinquedotecas.

    Abstract in English:

    The purpose of this study was to characterize playing of boys and girls in two toy-libraries, one in a day care center, another in an elementary school. Nine boys and ten girls participated of first; eleven girls and thirteen boys were the subjects of the second. In both contexts, it was verified predominance of social play between children of same gender. There was predominance of solitary play in day care center, and play in groups in elementary school. Girls, in the two contexts, played significantly more of the pretend play and with toys for the affective development than boys. Those, compared to girls, in day care center showed significantly more realistic play and with toys that reproduce the technical world. In the elementary school, boys showed significantly more turbulent and without toys plays than girls. The results are discussed on the basis of children's characteristics and of the toy-libraries contexts.
  • Educação das relações étnico-raciais Resenha

    Lastória, Andrea Coelho
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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