Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 19, Número: 44, Publicado: 2009
  • Desbravando os horizontes do conhecimento: universalização e democratização do acesso Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Mudanças no self de carreira em estudantes universitários

    Silva, Ana Daniela; Taveira, Maria do Céu; Ribeiro, Eugénia

    Resumo em Português:

    Apresenta-se um estudo que tem como objectivo avaliar as mudanças no self de carreira de estudantes universitários do início para o final do último ano de graduação. Para tal recorreu-se a um estudo de medidas repetidas dos índices de uma Grelha de Repertório da Carreira (GRC), desenvolvido para este propósito. Esta grelha avalia a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos vocacionais, aspectos do self e figuras determinantes da construção da sua identidade. Do estudo participaram 80 estudantes de graduação da Universidade do Minho, no noroeste de Portugal, inscritos pela primeira vez no último ano do curso de licenciatura, dos quais 49 são mulheres (61,25%) e 31 são homens (38,75%), com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos (M=23,9, DP=4,31). Os resultados evidenciam variações intraindividuais, na flexibilidade cognitiva e definição do self de carreira, inferiores no segundo momento de avaliação.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio que tuvo como objetivo evaluar los cambios del self de carrera profesional de los estudiantes del comienzo al final del último año de diplomatura. Para tal, se llevó a cabo un estudio de mediciones repetidas de los índices de una Rejilla de la Carrera (GRC) desarrollada para el propósito. Esta Rejilla evalúa la relación establecida por los estudiantes entre constructos vocacionales, dimensiones del self y de relación con los otros envueltos en la construcción de su identidad. En el estudio participaron 80 estudiantes de postgrado de la Universidad de Miño, en el noroeste de Portugal, inscripto por primera vez en el último año del curso de licenciatura de los cuales 49 son mujeres (61,25%) y 31 son hombres (38,75%), de 21 a 45 años de edad (M=23,9, SD=4,31). Los resultados muestran variaciones intra individuales en la flexibilidad cognitiva y la definición del self de carrera, inferiores en el segundo momento de la evaluación.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to assess changes in the career self of college students, from the beginning to the end of the last year of the program. For that, a study of repeated measures of the indices of a Career Repertory Grid (GRC), specially developed for this purpose, was conducted. This grid assesses the relationships established by students between vocational constructs, aspects of the self and determinant people in the construction of their identity. A total of 80 undergraduate students from the University of Minho, Northwest of Portugal, who where registered for the first time in the last year of the program participated in the study. Of these, 49 were women (61.25%) and 31 were men (38.75%) with ages ranging from 21 to 45 years old (M=23.9; SD=4.31). Results evidence intra-individual changes in cognitive flexibility and in the definition of the career self, which decreased in the second assessment.
  • Moralidade e homicídio: um estudo sobre a ação do transgressor

    Borges, Luciana Souza; Alencar, Heloisa Moulin de

    Resumo em Português:

    Investigamos juízos de representação da realidade e valor moral de 20 homens homicidas, com idade variando entre 30 e 49 anos, sobre a ação transgressora acerca do passado e do presente. Realizamos entrevistas individuais, pelo método clínico piagetiano, e verificamos que: o JRR (juízo de representação da realidade) mais citado no passado foi o de que cometeriam novamente o homicídio, pela humilhação sofrida ou pelo sentimento negativo experienciado; no presente mencionaram que não matariam de novo, devido às consequências negativas do crime, às características próprias ou da vítima e ao valor da vida; o JVM (juízo de valor moral) mais mencionado no passado foi o de que a ação seria errada, pelas consequências negativas; no presente todos julgaram como errado o homicídio cometido, devido às consequências negativas, ao valor atribuído à vida e a motivos religiosos. Esperamos que essas discussões possibilitem maior compreensão do sujeito homicida, para que princípios universais, como o respeito à vida, possam ser considerados e ensinados.

    Resumo em Espanhol:

    Investigamos juicios de representación de la realidad y valor moral de 20 hombres homicidas, con edades entre 30 y 49 años, sobre la acción transgresora, acerca del pasado y del presente. Realizamos entrevistas individuales, por el método clínico piagetiano, y verificamos que: el JRR (juicios de representación de la realidad) más citado en el pasado fue que cometerían nuevamente el homicidio, por la humillación sufrida o por el sentimiento negativo experimentado; en el presente mencionaron que no matarían nuevamente, debido a las consecuencias negativas del crimen, a las características propias o de la víctima y al valor de la vida; el JVM (juicios de valor moral) más mencionado en el pasado fue que la acción sería incorrecta, por las consecuencias negativas; en el presente todos juzgaron como incorrecto el homicidio cometido, debido a las consecuencias negativas, al valor atribuido a la vida y a motivos religiosos. Esperamos que esas discusiones posibiliten mayor comprensión del sujeto homicida, para que principios universales, como el respeto a la vida, se puedan considerar y enseñar.

    Resumo em Inglês:

    We investigated the judgments of representation of reality (JRR) and judgment of moral value (JMV) about transgressing actions, concerning the past and present time, of 20 homicidal men aged between 30 and 49 years. Individual interviews using the clinical piagetian method were carried out and the following were verified: the most cited JRR in the past was the one that they would commit the homicide again, due the suffered humiliation or the experienced negative feeling; in the present they reported they would not kill again due to the crime negative consequences, to their own or the victim's characteristics and life’s value; the JMV most mentioned in the past was the one that the action would be wrong due the negative consequences; in the present all of them considered wrong the committed homicides due to the negative consequences, value attributed to life and religious reasons. We expect that this discussion permit a deeper understanding of the homicidal individual so that universal principles such as respect for life can be taught and taken into consideration.
  • A adoção de crianças com necessidades especiais na perspectiva dos pais adotivos

    Fonseca, Célia Maria Souto Maior de Souza; Santos, Carina Pessoa; Dias, Cristina Maria de Souza Brito

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo compreender, junto a pais adotivos de crianças com necessidades especiais, como percebem e vivenciam essas adoções. Estas são consideradas adoções necessárias, uma vez que são as menos procuradas pelos adotantes, o que conduz a reflexões acerca de qual seria o verdadeiro sentido da adoção: encontrar uma família para crianças abandonadas ou satisfazer os desejos de pessoas que decidem adotar. Utilizou-se um roteiro de entrevista com cinco mães e um pai. Após a transcrição, as entrevistas foram analisadas por temas. Os resultados mostraram a dedicação dos pais para com seus filhos; a força negativa dos preconceitos; a necessidade de apoio social aos pais. Conclui-se que as adoções estudadas estão ocorrendo a contento, o que sugere que a adoção de crianças com necessidades especiais pode proporcionar satisfação, em que pesem as dificuldades encontradas.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo comprender, a partir de los padres adoptivos de niños con necesidades especiales, como perciben y vivencian esas adopciones. Estas son consideradas adopciones necesarias pues son las menos buscadas por los adoptantes. Esto conduce a reflexiones sobre cuál sería el verdadero sentido de la adopción: encontrar una familia para los niños abandonados, o satisfacer los deseos de personas que deciden adoptar. Fue utilizada una guía de entrevista, con seis adoptantes de niños con necesidades especiales, siendo cinco mujeres y un hombre. Los resultados mostraron la dedicación de los padres con sus hijos; la fuerza negativa de los prejuicios; la necesidad de apoyo social a los padres. Se concluye que las adopciones estudiadas están ocurriendo de modo apropiado, lo que sugiere que la adopción de niños con necesidades especiales puede proporcionar satisfacción a pesar de las dificultades enfrentadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand how parents who adopt children with special needs perceive and experience these adoptions. These adoptions are considered necessary because these children are the least wanted by adopters, which leads to reflections about what would be the true meaning of adoption: finding a family for abandoned children or meet the needs of people who decide to adopt. A script was used to guide interviews with five mothers and one father. After transcription, interviews were analyzed by theme. Results show the dedication of parents with their children; the powerful force of prejudice; and the need to provide social support to parents. The conclusion is that the studied adoptions are been satisfactorily conducted, which suggest that the adoption of children with special needs can generate satisfaction despite the challenges it presents.
  • Atividade de desenho como mediadora de interações sociais entre crianças

    Dias, Talita Pereira; Almeida, Nancy Vinagre Fonseca de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho objetivou analisar a ocorrência de tipos de interações sociais que emergem entre crianças de diferentes idades, durante quatro situações de desenho (com giz de cera ou com guache; individualmente ou em conjunto). Participaram 28 crianças, de uma creche da cidade de São Carlos-SP, entre dois e cinco anos de ambos os sexos, divididas em quatro grupos etários. Foram transcritas quatro horas de videogravações. As interações identificadas foram classificadas a partir de um sistema de categorias. Os principais resultados indicaram: ocorrência de 728 interações, com maior frequência em crianças de quatro anos e menor com as de dois anos; na condição guache/juntos, ocorreu maior porcentagem de interações para a maioria dos grupos; na condição giz de cera/individual, houve menor porcentagem; categorias interativas com maior destaque foram Descrição e Imitação e com menor, Enredo. O estudo evidenciou que a atividade de desenho promove diversidade de interações sociais entre crianças.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tuvo por objetivo analizar la ocurrencia de tipos de interacciones sociales que emergen entre niños de diferentes edades en cuatro situaciones de dibujo (con crayón de cera o con témpera, individualmente o en grupo). Participaron 28 niños y niñas, de guardería infantil en la ciudad de São Carlos-SP, Brasil entre dos y cinco años, divididos en cuatro grupos etáreos. Cuatro horas de filmación fueron transcritas e interacciones fueron identificadas y clasificadas por un sistema de categorías. Los principales resultados indicaron: ocurrencia de 728 interacciones, con mayor frecuencia con niños de cuatro años y menor con niños de dos años; en la situación tempera/juntos ocurrió mayor por ciento de interacciones para la mayoría de los grupos, en condición crayón de cera/individual hubo menor frecuencia; categorías interactivas con mayor relevancia fueron Descripción e Imitación y con menor, Desarrollo de un tema. El estudio evidenció que las actividades de dibujo promueven una variedad de interacciones sociales entre niños.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the occurrence of social interactions among children of different ages during four drawing situations (with crayons or gouache, individually and in group). Twenty-eight boys and girls from a daycare in São Carlos-SP, Brazil, between two to five years of age, participated in the study and were divided in four groups according to age. A total of four hours of video recording were transcribed. Identified interactions were classified according to a system of categories. The main results indicate the occurrence of 728 interactions, with higher frequency among 4-year-old children and lower frequency among 2-year-old; more interactions occurred in the majority of groups in the gouache/group condition and a lower frequency of interaction occurred in the crayons/individually condition; the interactive categories that stood out the most were Description and Imitation and Plot was the least frequent category. This study evidenced that drawing promotes a variety of social interactions among children.
  • Desenvolvimento sociocognitivo e histórias infantis: subsídios para a prática docente

    Rodrigues, Marisa Cosenza; Tavares, Aline Lima

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou avaliar a ocorrência de termos mentais em uma amostra de livros de histórias infantis nacionais bem como a possibilidade de exploração das narrativas pelo modelo do processamento de informação social. Com base em estudos internacionais, 119 livros nacionais dirigidos a pré-escolares foram analisados, considerando-se quatro eixos: (a) palavras e expressões denotando estados mentais; (b) convergência figura/estado mental; (c) presença de ironia situacional e crença falsa; (d) situações oferecedoras de pistas sociais. Os resultados indicaram alto índice de referências a estados mentais (99%), com predominância de termos cognitivos (42%) e emocionais (39%), alta convergência figura/estado mental (74%), presença de ironia (21%), crença falsa (13,5%) e expressiva ocorrência de situações, envolvendo pistas sociais internas e externas (98%). A viabilidade da utilização dos livros infantis como recurso promotor de desenvolvimento sociocognitivo é discutida, apresentando-se subsídios que visam contribuir para a prática docente pré-escolar.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue evaluar la incidencia de los términos mentales en una muestra de libros nacionales de cuentos infantiles, así como la posibilidad de exploración de las narrativas por los modelos de procesamiento de información social. Sobre la base de estudios internacionales 119 libros nacionales dirigidos a niños en edad preescolar fueron analizados: se consideraron cuatro ejes: (a) palabras y expresiones que denotan estados mentales (b) convergencia figura/estado mental, (c) presencia de la ironía situacional y falsa creencia (d) situaciones ofrecedoras de pistas sociales. Los resultados mostraron alto índice de referencias a estados mentales (99%), con predominio de términos cognitivos (42%) y emocionales (39%), alta convergencia figura/estado mental (74%), presencia de ironía (21%), falsa creencia (13,5%) y expresiva aparición de situaciones envolviendo pistas sociales internas y externas (98%). La viabilidad de la utilización de libros infantiles como recurso promotor del desarrollo socio cognitivo es discutida, presentando subsidios destinados a contribuir con la práctica docente en educación preescolar.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evaluate the occurrence of mental terms in a sample of Brazilian children's books and the possibility to explore narratives through the process of the social information model. Based on international studies, 119 Brazilian books directed to preschoolers were analyzed considering four axes: (a) words and expressions denoting mental states; (b) convergence figure/mental state; (c) situational irony and false belief and (d) situations giving social tips. The results indicate a high number of references to mental states (99%), with predominance of cognitive (42%) and emotional terms (39%), high convergence figure/mental state (74%), presence of irony (21%) and false belief (13,5%), and expressive occurrence of situations involving internal and external social tips (98%). The use of children's books as a resource to promote social-cognitive development is discussed and support is presented with a view to contribute to the practice of preschool teachers.
  • Percepções de escolares com deficiência visual em relação ao seu processo de escolarização

    Montilha, Rita de Cassia Ietto; Temporini, Edméa Rita; Nobre, Maria Inês Rubo de Souza; Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire; José, Newton Kara

    Resumo em Português:

    A promoção da inclusão escolar de pessoas com deficiência visual demanda que os profissionais conheçam as percepções que estes alunos têm a respeito de suas limitações e possibilidades. Neste estudo, foram identificadas características e percepções de escolares com deficiência visual em relação ao seu processo de reabilitação. Foi realizado um estudo descritivo transversal com escolares de 12 anos e mais, inseridos no sistema público de um município do Estado de São Paulo. Aplicou-se questionário mediante entrevista. Obteve-se população de 26 alunos, sendo 46,2% com visão subnormal e 53,8% com cegueira, com média de idade de 17,1 anos. A repetência escolar foi declarada por 73,1%. Entre as dificuldades escolares decorrentes da cegueira, sobressaiu-se a leitura de livros didáticos e, entre as decorrentes da visão subnormal, a visualização da lousa. O nível de escolaridade mostrou-se baixo em relação à média de idade. Evidenciaram-se percepções coerentes em relação à problemática da inclusão escolar.

    Resumo em Espanhol:

    La promoción de la inclusión escolar de personas con discapacidad visual demanda que los profesionales conozcan las percepciones que estos alumnos tienen sobre sus limitaciones y posibilidades. En este estudio fueron identificadas características y percepciones de escolares con deficiencia visual, con relación a su proceso de rehabilitación. Fue realizado un estudio descriptivo transversal con escolares a partir de 12 años de edad, pertenecientes al sistema público de enseñanza en un municipio del Estado de São Paulo, Brasil. Se aplicó un cuestionario mediante entrevista. Se obtuvo un universo de 26 alumnos, siendo 46,2% con visión subnormal y 53,8% con ceguera, con media de edad de 17,1 años. La repetición de grados escolares fue declarada por 73,1%. Entre las dificultades escolares causadas por la ceguera, sobresalió la lectura de libros didácticos y entre las consecuencias de la visión subnormal, la visualización de la pizarra. El nivel de escolaridad se mostró bajo en relación a la media de edad. Las percepciones encontradas fueron coherentes con la problemática de la inclusión escolar.

    Resumo em Inglês:

    The inclusion of people with visual impairment in the school system demand professionals to know these students' perceptions regarding their limitations and possibilities. Characteristics and perceptions of students with visual impairment related to their process of rehabilitation were identified in this study. This cross-sectional and descriptive study was carried out with 12-year students included in the public school system of a city in the state of São Paulo, Brazil. A questionnaire was applied through interviews. A population of 26 students, 46.2% with low vision and 53.8% with blindness, with an average age of 17.1 years was obtained. School failure was reported by 73.1%. Reading didactic books stood out among difficulties faced due to blindness and visualization of the blackboard stood out among difficulties due to low vision. Education level was considered low in relation to the average age. Coherent perceptions related to the school inclusion problem were evidenced.
  • Habilidades cognitivo-linguísticas e segmentação lexical em Braille

    Nicolaiewsky, Clarissa de Arruda; Correa, Jane

    Resumo em Português:

    O presente estudo examinou a relação entre habilidades cognitivas e linguísticas e segmentação lexical na produção textual em braille de 21 alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental de instituição especializada em deficiência visual. A habilidade de demarcar os limites das palavras no texto é desenvolvida ao longo do processo de aquisição da língua escrita, sendo fundamental para a compreensão textual. Foi investigada a ocorrência de hipossegmentações (junção de duas ou mais palavras) e hipersegmentações (espaço indevido inserido em uma palavra) na produção escrita de histórias. Houve predominância de hipossegmentações. Os participantes que apresentaram maior número de hipossegmentações em sua escrita obtiveram desempenho mais baixo nas tarefas referentes à habilidade verbal, memória de trabalho, consciência morfológica e leitura. Em oposição, aqueles que realizaram menos transgressões obtiveram melhor desempenho nessas tarefas. A elaboração de práticas pedagógicas que enfoquem habilidades cognitivas e linguísticas facilitaria a aquisição da língua escrita em braille.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio examinó la relación entre las habilidades cognitivas y lingüísticas y la segmentación léxica en la producción de textos en Braille de 21 alumnos de los tres primeros años de educación primaria de una institución especializada en discapacidad visual. La habilidad de demarcar los límites de las palabras en el texto se desarrolla durante todo el proceso de adquisición de la lengua escrita, teniendo papel muy importante para la comprensión textual. Fue investigada la ocurrencia de hiposegmentaciones (unión de dos o más palabras) y hipersegmentaciones (espacio indebido insertado en una palabra) en la producción escrita de historias. Hubo predominio de hiposegmentaciones. Los participantes que presentaron mayor número de hiposegmentaciones en su escritura, obtuvieron desempeño más bajo en las tareas referentes a la habilidad verbal, memoria de trabajo, conciencia morfológica y lectura. Por otro lado, aquellos que realizaron un número menor de transgresiones, obtuvieron mejor desempeño en las tareas. La elaboración de prácticas pedagógicas que enfocadas en habilidades cognitivas y lingüísticas facilitaría el aprendizaje de la escritura en Braille.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the influence of cognitive and linguistic skills on unconventional written word segmentation in Braille of 21 students attending the first three years of the elementary school in an institution specialized in visual impairment. The ability to establish word boundaries in a text is developed during the long process of written language acquisition and plays an important role in text comprehension. The occurrence of hyposegmentation (junction of two or more words) and hypersegmentation (space incorrectly inserted in a word) was investigated in the written production of stories. Hyposegmentation was significantly more frequent than hypersegmentation. The students who presented a larger number of hyposegmentation performed worse in tasks of verbal ability, working memory, morphological awareness and reading, whereas those with fewer hyposegmentation occurrences performed better. The development of pedagogical activities focusing on cognitive and linguist abilities can favor the acquisition of Braille written language acquisition.
  • Percepção de faces em crianças e adolescentes com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento

    Orsati, Fernanda Tebexreni; Mecca, Tatiana; Schwartzman, José Salomão; Macedo, Elizeu Coutinho de

    Resumo em Português:

    Novas possibilidades promissoras de avaliação vêm sendo estudadas nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) como, por exemplo, análise dos movimentos oculares. O objetivo deste trabalho foi comparar crianças com TID e crianças com desenvolvimento normal na percepção de faces humanas, por meio da análise do rastreamento visual. Foram avaliados 10 participantes com TID, idade média de 11,9 anos (DP=3,22), pareados por idade e sexo, com 10 crianças com desenvolvimento normal. Dez faces neutras em branco e preto foram observadas por 10 segundos, controlando-se nos estímulos: gênero (masculino ou feminino); posição (normal ou invertida) e presença dos olhos (presente ou ausente). Observaram-se diferenças significativas: o grupo TID olhou menos tempo para a região dos olhos nas figuras masculinas; gastou menos tempo na face e nos olhos em figuras invertidas; além de utilizar menos tempo na fixação da face com olhos presentes e ocultados; já o grupo controle olhou mais na região dos olhos, quando os estes estavam ocultados.

    Resumo em Espanhol:

    Nuevas posibilidades de evaluación, como análisis de los movimientos oculares, estan siendo estudiadas en el Trastorno Invasivo del Desarrollo (TID). El objetivo de este trabajo fue comparar niños con TID y niños con desarrollo normal en la percepción de rostros humanos por medio de un análisis de rastreamiento visual. Fueron evaluados 10 participantes con TID, edad media de 11,9 años (DP=3,22), pareados por edad y sexo con 10 niños controles. Fueron observados 10 rostros en blanco y negro por 10 segundos, controlandose: género (masculino o femenino); posición (normal o invertida); presencia de los ojos (presente o ausente). Se observaron diferencias significativas: el grupo TID miro menos para la región de los ojos en las figuras masculinas; gastaron menos tiempo en el rostro y en los ojos en figuras invertidas y gastaron menos tiempo en la fijación del rostro con ojos presentes y ocultos; y controles miraron más la región de los ojos en rostros con ojos ocultos.

    Resumo em Inglês:

    New promising assessment possibilities have been studied in Pervasive Developmental Disorders (PDD) such as eye tracking analysis. This study compares the perception of human faces in children with PDD and children with typical development through the analysis of eye-tracking patterns. Ten participants with PDD, mean age of 11.9 years (SD=3.22), were matched by age and gender with 10 participants with typical development. Ten neutral faces, in black-and-white, were observed per 10 seconds each while some stimuli were controlled: gender (male or female); position (normal or upside-down); presence of eyes (present or absent). Significant differences were found: PDD participants spent less time looking at eyes of male faces; spent less time with faces and eyes in upside-down figures and spent less time looking at faces with eyes and faces with occulted eyes; and control group spent more time looking at the eyes region when these were occulted.
  • Gênero, gerações e espaço doméstico: trabalho, casa e família

    Lago, Mara Coelho de Souza; Souza, Carolina Duarte de; Kaszubowski, Erikson; Soares, Marina Silveira

    Resumo em Português:

    Com as mudanças conceituais trazidas pelo "feminismo das diferenças", os estudos feministas reavaliaram os pólos de valorização positiva e negativa das posições de mulheres e homens, voltando sua atenção para características, atribuições e funções femininas. Como consequência destas reflexões e das práticas que elas orientam, abriu-se a possibilidade de um olhar valorativo sobre o espaço doméstico e o trabalho que homens e mulheres nele desempenham. Esta pesquisa objetivou realizar um estudo de gênero sobre a casa, analisando as relações dos sujeitos com seus espaços de vida familiar, no interesse da valorização do trabalho doméstico e da compreensão do seu valor subjetivo. A pesquisa teve enfoque qualitativo a partir da abordagem etnográfica, por meio de entrevistas livres, gravadas e filmadas, objetivando obter depoimentos e imagens de sujeitos em suas casas e atividades. Foram entrevistados 12 mulheres e 5 homens de diferentes gerações e atividades profissionais, no município de Antônio Carlos, Região Metropolitana de Florianópolis-SC.

    Resumo em Espanhol:

    Con los cambios conceptuales originados por el "feminismo de las diferencias", los estudios feministas reevaluaran los polos de valorización positivos y negativos de las posiciones de mujeres y hombres, centrándose en características, atribuciones y funciones femeninas. Como consecuencia de estas reflexiones y de las practicas por ellas orientadas, fue posible observar de forma valorativa el espacio doméstico y al trabajo que hombres y mujeres allí realizan. Esta investigación tenía como objetivo realizar un estudio de género acerca de la casa, analizando la relación de los sujetos con sus espacios de vida familiar, tratando de valorizar el trabajo doméstico y de entender su significado subjetivo. Se trata de una investigación cualitativa, de enfoque etnográfico, que a través de entrevistas libres, grabadas y filmadas, captaron testimonios e imágenes de los sujetos, en sus casas, haciendo sus actividades. Fueron entrevistados 5 hombres y 12 mujeres de distintas generaciones y profesiones, en el municipio de Antonio Carlos, Región Metropolitana de Florianópolis-SC, Brasil.

    Resumo em Inglês:

    With the conceptual changes brought by the "difference feminism", feminist studies re-evaluated the poles of positive and negative valorization of women's and men's roles, focusing on feminine characteristics, attributions and functions. As a consequence of these studies and practices they guide, it was possible to value the domestic environment and tasks that both men and women perform in this environment. This study aimed to develop a gender study about the house, analyzing the relationship of the individuals with their family life spaces, trying to value the domestic work and to understand its subjective meaning. This qualitative study with ethnographic approach was carried out through taped and video recorded free interviews aiming to capture the testimonials and images of the participants in their homes during tasks. A total of 12 women and 5 men from different generations and professions were interviewed in Antônio Carlos in the metropolitan region of Florianópolis, SC, Brazil.
  • Estratégias para criar no trabalho: proposição teórica e validação psicométrica de medida

    Moraes, Melissa Machado de; Lima, Suzana Maria Valle

    Resumo em Português:

    Há poucas pesquisas empíricas sobre criatividade no trabalho no Brasil, a despeito da relevância do tema. Este estudo teve como objetivo a proposição teórica e a validação psicométrica de medida de estratégias para criar no trabalho. Tal construto se refere aos esforços empreendidos pelo indivíduo para favorecer a criação de ideias novas e úteis na resolução de problemas de trabalho. A coleta de dados ocorreu em autarquia federal, via internet, obtendo-se uma amostra de 688 participantes. Foi realizada análise fatorial exploratória, e a solução hierárquica encontrada é composta de 44 itens formando cinco fatores de primeira ordem (a=0,75 a 0,95), um dos quais possui duas facetas e todos se agregam em único fator geral de ordem superior. Os resultados indicaram a adequação da medida proposta, que em muito pode contribuir para o avanço das pesquisas em criatividade no trabalho, e apontam caminhos para o refinamento da medida.

    Resumo em Espanhol:

    Hay pocas investigaciones empíricas brasileñas sobre creatividad en el trabajo, a pesar de la relevancia de este tema. Este estudio tuvo como objetivo la proposición teórica y la validación psicométrica de una medida de estrategias para crear en el trabajo. Tal concepto se refiere a los esfuerzos del individuo para favorecer la creación de ideas nuevas y útiles para la solución de problemas de trabajo. La recolección de datos ocurrió en una autarquía federal, vía Internet, obteniéndose 688 participantes. Fue realizado análisis factorial exploratorio y la solución jerárquica encontrada tiene 44 ítems formados en cinco factores de primer orden (a=0,75 a 0,95), uno con dos facetas y todos agregándose en un solo factor general de orden superior. Los resultados indican la adecuación de la medida propuesta, que puede contribuir en el avance de las investigaciones sobre creatividad en el trabajo, y apuntan caminos para el refinamiento de la medida.

    Resumo em Inglês:

    There is little empirical research about creativity at the workplace in Brazil, despite the topic's relevance. This study aimed to present a theoretical proposition and psychometric validation of a measure of creative strategies at work. Such construct refers to the efforts individuals exert so to favor the creation of new and useful ideas focused on work problem solving. Data were collected via Internet in a Brazilian governmental organization in a sample of 688 employees. Exploratory factor analysis was conducted and the found hierarchical factor solution for creative strategies is composed of 44 items distributed in five first-order factors (a=.75 to .95), one with two facets, and all of them are grouped into a single higher-order factor. Results indicate the proposed measure is adequate and can greatly contribute to the advancement of research on creativity at the workplace and indicate directions to refine the measure.
  • Psicoterapia de grupo em hospital-dia psiquiátrico

    Guimarães, Ana Celina Pires de Campos; Contel, José Onildo Betioli

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou estudar a psicoterapia de grupo em um hospital-dia psiquiátrico, caracterizando os pacientes dos grupos, os temas discutidos, a frequência das verbalizações e o manejo terapêutico das sessões. O método foi quanti-qualitativo, categorial temático. Os pacientes eram heterogêneos e os grupos abertos, com duração de uma hora. Emergiram dos grupos seis categorias temáticas. Os pacientes verbalizaram 56% do total das 2.459 falas. No manejo técnico das sessões predominou o apoio, a ênfase no aqui-e-agora e a estrutura na condução dos grupos. Concluiu-se que, nas sessões analisadas, houve espaço para a fala dos pacientes, sendo estas manejadas terapeuticamente.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue estudiar la psicoterapia de grupo en un hospital-día psiquiátrico, investigando las características de los pacientes en los grupos, los temas discutidos, la frecuencia de las verbalizaciones y el manejo de las sesiones terapéuticas. La metodología utilizada ha sido cuantitativa y cualitativa. Los pacientes eran heterogéneos y los grupos abiertos, con sesiones de una hora de duración. Seis categorías temáticas emergieron de los grupos. Los pacientes verbalizaron 56% del total de los 2.459 registros orales. En el manejo técnico de las sesiones predominó el apoyo, el énfasis en lo aquí-y-ahora y la estructura en la conducción de los grupos. Se concluye que, en las sesiones analizadas, hubo espacio para las manifestaciones orales de los pacientes, que han sido conducidas terapéuticamente.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated psychotherapy group at a psychiatric day-hospital, characterizing the groups' structure, content, frequency of verbalization and therapeutic management of meetings. Quantitative and qualitative methods with a categorical thematic approach were used. The patients were heterogeneous and groups were open with one-hour meetings. Six categories emerged from the thematic groups. The participants verbalized 56% of the 2,459 verbal accounts. During technical management of meetings predominated: support, emphasis on the here-and-now, and structure in guiding group behavior. The conclusion is that there were opportunities for patients to express themselves and these manifestations were therapeutically managed.
  • Oficinas de promoção de saúde: discutindo os dilemas do cotidiano de um grupo de agentes comunitárias de saúde

    Brigagão, Jacqueline Isaac Machado; Gonçalves, Roselane

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de oficinas de promoção de saúde com um grupo de agentes comunitárias de saúde na zona leste de São Paulo. Inicia-se contextualizando o grupo, a profissão de agente comunitário de saúde e as políticas públicas. A seguir, apresenta-se a descrição e a discussão das oficinas realizadas com esses profissionais, cujo objetivo era possibilitar um espaço de diálogo sobre as práticas do cotidiano de trabalho. Ao final das oficinas, as agentes comunitárias de saúde relataram novos modos de pensar e lidar com os desafios do trabalho na comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta un relato de experiencias en los talleres de promoción de salud, con un grupo de agentes comunitarios de salud de la zona este de São Paulo. El texto presenta una breve explicación del contexto social del grupo, de la profesión del agente comunitario de salud, de la política pública así como la descripción y discusión de los talleres realizados. El objetivo de los talleres es permitir un espacio para el diálogo sobre las prácticas del trabajo diario. Al final de los talleres, los agentes comunitarios de salud relataron nuevas formas de pensar y hacer frente a los desafíos del trabajo cotidiano en la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an experience report on the development of workshops for health promotion with a group of community health agents in the East of the city of São Paulo, SP, Brazil. It first contextualizes the group, the community health agent profession and related public policies. Afterwards, it describes and discusses the workshops offered to these professionals, whose main goal was to promote a dialogue about their daily practices. At the end of the workshops, the community health agents reported new ways of thinking and dealing with challenges posed in their daily work in the community.
  • Maternidade e colapso: consultas terapêuticas na gestação e pós-parto

    Granato, Tania Mara Marques; Aiello-Vaisberg, Tania Maria José

    Resumo em Português:

    A partir de consultas terapêuticas com gestantes e mães, elaboramos cinco vinhetas clínicas a fim de investigar psicanaliticamente a hipótese de que estados psíquicos primitivos sejam engendrados pela maternidade. A perspectiva winnicottiana, segundo a qual, o terapeuta adota o holding como base de toda intervenção terapêutica, mostrou-se particularmente produtiva em termos do alívio ao sofrimento materno, assim como de uma apropriação genuína da maternidade. Algumas recomendações são feitas ao psicólogo clínico no sentido de redirecionar seu olhar para as necessidades maternas, dessa forma, facilitando o estabelecimento de uma relação mãe-bebê saudável a partir da promoção do bem-estar materno.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de las consultas terapéuticas con embarazadas y madres elaboramos cinco viñetas clínicas a fin de investigar la hipótesis de que estados psíquicos primitivos sean engendrados por la maternidad. La perspectiva winnicottiana, en la cual el terapeuta adopta el holding como base de toda intervención terapéutica se ha mostrado productiva en términos del alivio del sufrimiento materno y de una apropiación genuina de la maternidad. Algunas recomendaciones son presentadas al psicólogo clínico, en el sentido de redireccionar su atención para las necesidades maternas, facilitando el establecimiento de una relación madre-hijo saludable, através de la promoción del bienestar materno.

    Resumo em Inglês:

    Five clinical vignettes were developed based on therapeutic consultations with pregnant women and mothers in order to psychoanalytically investigate the hypothesis that primitive psychic states are originated by motherhood. The winnicottian perspective, according to which therapists adopt the holding as the basis of every therapeutic intervention, was particularly productive in terms of relieving maternal suffering as well as to enable a personal appropriation of motherhood. Some recommendations are forwarded to psychologists with a view to redirect their focus to maternal needs so as to favor the establishment of a healthy mother-infant relationship, through the promotion of maternal well-being.
  • Elaboração de um recurso educativo para identificação e expressão de emoções Nota Técnica

    Freitas, Lucas Cordeiro; Lemmi, Regina Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O presente trabalho descreve as etapas de construção e aplicação inicial de um recurso educativo para ser utilizado em programas de Treinamento de Habilidades Sociais com crianças, visando facilitar o ensino das habilidades de identificar, nomear e expressar sentimentos positivos e negativos.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo se describen las etapas iniciales de construcción y ensayo de un recurso educativo que se utilizará en los programas de Entrenamiento de las Habilidades Sociales con los niños, para facilitar la enseñanza de habilidades para identificar, designar y expresar sentimientos positivos y negativos.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the construction and initial testing stages of an educational resource to be used in programs of Social Skills Training with children. The objective of the educational resource is to facilitate teaching skills to identify, nominate and express positive and negative feelings.
  • Transcendendo o enfoque de gênero no contexto da violência no casal Resenha

    Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza; More, Carmen Leontina Ojeda Ocampo
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br