Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 21, Número: 49, Publicado: 2011
  • Os vinte anos de existência da Paidéia: uma história que vale a pena contar Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Cor e produção de respostas ao Rorschach: um estudo transcultural Artigos

    Silva, Danilo Rodrigues; Ferreira, Ana Sousa

    Resumo em Português:

    Estudos anteriores revelaram que a cor aumenta a produção de respostas ao Rorschach nos adultos mas não nas crianças e que esse aumento se observa a partir dos 15-16 anos. Este dado desenvolvimental, obtido a partir de crianças e jovens portugueses, levou os autores a verificar se esta propriedade da cor é inata ou condicionada pelo desenvolvimento neuropsicológico ou, antes, aprendida ou adquirida. A aplicação do Rorschach, segundo a mesma metodologia, a dois grupos de crianças e de jovens negros de Moçambique, com 11-12 e 15-20 anos, proporcionou resultados que sugerem que, no primeiro grupo etário, não ocorrem diferenças fundamentais em relação ao obtido em Lisboa; no segundo grupo, tais diferenças são acentuadas, em particular para o sexo feminino, levantando-se a questão da natureza cultural do fenômeno.

    Resumo em Espanhol:

    Estudios anteriores han revelado que el color aumenta la producción de respuestas al Rorschach en los adultos pero no en los niños y que ese aumento se observa a partir de los 15-16 años. Este dato evolutivo, obtenido con niños y jóvenes portugueses, llevó los autores a verificar si esa propiedad del color es innata o condicionada por el desarrollo neuropsicológico o, antes, aprendida, adquirida. La administración del Rorschach, según idéntica metodología, a dos grupo de niños y de jóvenes negros de Mozambique, con 11-12 y 15-20 años de edad, proporcionaron resultados sugiriendo que, en el primer grupo, no se observan diferencias importantes en relación a lo que se ha obtenido en Lisboa; en el segundo, las diferencias son acentuadas, sobre todo respecto al sexo femenino, lo que permite ponerse la cuestión de la naturaleza cultural del fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    Previous studies have shown that color increases the production of responses to Rorschach in adults but not in children. This increase is observed beginning from 15-16 years old. This developmental data, obtained from Portuguese children and young individuals, led the authors to verify whether this property of color is innate or conditioned by neuropsychological development, whether it is learned or acquired. The application of Rorschach in two groups of black children and young individuals from Mozambique aged 12, 12 and 15 to 20 years following the same methodology indicated no essential differences in relation to the results obtained in Lisbon, Portugal. Differences were pronounced in the second group for females, which raises issue of the phenomenon's cultural nature.
  • Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes Artigos

    Zenorini, Rita da Penha Campos; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Monteiro, Rebecca de Magalhães

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou comparar as orientações de metas de estudantes com alto e baixo desempenho e identificar diferenças relativas às variáveis sexo e tipo de escola. Participaram 110 estudantes dos três anos do ensino médio com idades variando entre 14 e 17 anos provenientes de escola particular e pública do interior de São Paulo. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem - EMAPRE. Os resultados apontaram os alunos indicados com alto desempenho como mais orientados à meta aprender e os com baixo desempenho como os mais orientados à meta performance-evitação. Na comparação entre metas e sexo, verificou-se que as meninas apresentaram pontuação média significativamente mais alta na meta aprender. Em relação ao tipo de escola, os alunos da escola pública apresentaram médias significativamente superiores na meta aprender. Esses achados corroboram outros da literatura e evidenciam a necessidade de novas pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue comparar orientaciones de metas de estudiantes con desempeño alto y bajo e identificar diferencias relativas a las variables sexo y tipo de escuela. Participaron 110 estudiantes de enseñanza media, 14 a 17 años, de una escuela privada y otra pública del interior de São Paulo. Se utilizó la Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem - EMAPRE. Los resultados mostraron los alumnos con desempeño alto más orientados a la meta aprender, y los alumnos con desempeño bajo más orientados a la meta performance-evitación. Comparando metas y sexo, se verificó que las niñas presentaron puntuaciones promedio significativamente más altas en la meta aprender. En relación al la escuela, los alumnos de escuela pública presentaron promedios significativamente superiores en la meta aprender. Esos resultados corroboran otros encontrados por la literatura, y muestran la necesidad de nuevas investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    This study objective was to compare the achievement goals of students with high and low performance and to identify the differences related to gender and type of school. The participants consisted of 110 students from public and private high schools in Sao Paulo with ages ranging from 14 to 17. The instrument used was the Brazilian Scale for Assessment of Motivation for Learning - EMAPRE. The results showed that students with high performance were more oriented to the learning goal and students with low performance were more oriented to the performance avoidance goal. Comparing goals in relation to gender, the findings showed that the girls achieved significantly higher average scores on the learning goal. In relation to the type of school, public school students presented significantly higher scores on the learning goal than private school students. These findings corroborate others in the literature and gives evidence of the need for further research.
  • Representações sociais, conhecimento científico e fontes de informação sobre aids Artigos

    Natividade, Jean Carlos; Camargo, Brígido Vizeu

    Resumo em Português:

    Investigaram-se, neste estudo, as relações entre a valorização simbólica atribuída a onze elementos descritores da representação social da aids, o nível de conhecimento científico sobre o HIV e aids, e as fontes de obtenção de informações sobre aids. Utilizou-se um questionário autoaplicável, de respostas fechadas, em 150 estudantes do ensino médio de uma escola pública. Identificaram-se relações significativas entre os elementos, que apontaram três fatores como caracterizadores da representação social da aids: responsabilidade diante do contágio; medo das consequências do contágio; descrição da aids. Foram encontradas relações significativas entre a valorização simbólica de seis elementos e quatro fontes de informação, que corroboraram a importância da comunicação extragrupo na constituição das representações sociais. Contudo, entre a valorização simbólica dos elementos e os níveis de conhecimento científico as relações não se mostraram significativas.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investigó la relación entre el valor simbólico atribuido a once elementos descriptores de la representación social del SIDA, el nivel de conocimientos científicos sobre el VIH y el SIDA, y las fuentes para obtener información sobre el SIDA. Se utilizó un cuestionario autoadministrado con respuestas cerradas en 150 estudiantes de secundaria en una escuela pública. Se identificaron relaciones significativas entre los elementos, que señaló tres factores que caracterizan la representación social del SIDA: la responsabilidad ante el contagio, el temor de las consecuencias de la infección, la descripción del SIDA. Y relaciones entre el valor simbólico de seis elementos y cuatro fuentes de información, que confirmó la importancia de la comunicación fuera del grupo en las representaciones sociales. Sin embargo, entre el valor simbólico de los elementos y niveles de conocimiento científico las relaciones no fueron significativas.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the relationships among the symbolic valuation given to eleven descriptor elements of the social representation of AIDS, the level of scientific knowledge about HIV and AIDS, and the information sources about aids. A self-administered questionnaire with closed-ended questions was employed in 150 high school students from a public school. Significant relationships between the elements were identified, that indicated three characterizing factors of the social representation of AIDS: responsibility towards contagion, fear of contagion consequences and aids description. There were also relationships between the symbolic valuation of six elements and four information sources, which corroborated the importance of communication outside the group in the constitution of social representations. However, the relationships between the symbolic valuation of elements and the levels of scientific knowledge were non-significant.
  • O significado da morte para adolescentes, adultos e idosos Artigos

    Barbosa, Caroline Garpelli; Melchiori, Lígia Ebner; Neme, Carmen Maria Bueno

    Resumo em Português:

    Apesar do aumento na quantidade de trabalhos que visam a abordar a morte como tema de investigação, observa-se que ainda prevalece a interdição do assunto morte, dificultando que ela seja abordada e discutida. Este estudo buscou ampliar a compreensão de como pessoas, em diferentes etapas desenvolvimentais, lidam com perdas e com a própria finitude. Para isso, 7 adolescentes, 14 adultos de meia-idade e 10 idosos foram entrevistados, e os dados foram compreendidos mediante análise de conteúdo. Entre os participantes, os adultos foram os que mostraram mais aflição e inquietação, ao falarem sobre a própria finitude e sobre a possibilidade da morte de pessoas queridas. Os adolescentes abordaram-na como um acontecimento distante e impessoal, enquanto os idosos se referiram a ela com maior proximidade e aceitação. Sugere-se a realização de estudos que aprofundem tais compreensões, relacionando-as às diferentes religiões, classes sociais e experiências com perdas.

    Resumo em Espanhol:

    A pesar del aumento en la cantidad de trabajos que pretenden estudiar la muerte como un tema de investigación, se observa que predomina la prohibición sobre la question de la muerte, lo que impide que ella sea discutida. Este estudio trató de ampliar la comprensión de cómo las personas en diferentes edades trabajan con las pérdidas y con su propia finitud. Siete adolescentes, 14 adultos y 10 ancianos fueron entrevistados y los datos fueron analizados mediante el análisis del contenido. Entre los participantes, los adultos mostraron la mayor angustia y ansiedad cuando se hablaba de la muerte y sobre la posibilidad de pérdidas. Los adolescentes reportaron la muerte como un asunto distante e impersonal, mientras que los ancianos mantienem una relación estrecha con la muerte. Se sugiere llevar a cabo estudios para profundizar en estos conocimientos, relacionándolos con las diferentes religiones, clases sociales y las experiencias con la pérdida.

    Resumo em Inglês:

    Despite the increase in the quantity of works that aim to study death as a research topic is observed that it still prevails the prohibition of the subject death, what can make difficult how the issue is discussed. This study aimed to increase the understanding of how people in different ages deal with losses and with their end. Seven adolescents, 14 middle aged and 10 elderly people were interviewed and the dates were analyzed using content analysis. Among these participants, the middle aged were who showed most distress and anxiety when talking about death and about the possibility of losing people they love. The adolescents showed a relation to death as a distant and impersonal issue, while the elderly accepted it and kept a closely relationship with it. It is suggested the conduction of studies to deepen these understandings, relating them to different religions, social classes and loss experiences.
  • Percepções de pessoas com baixa visão sobre seu retorno ao mercado de trabalho Artigos

    Bittencourt, Zelia Zilda Lourenço de Camargo; Fonseca, Ana Maria Ribeiro da

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou investigar as características de pessoas com baixa visão afastadas do trabalho e encaminhadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social para programa de reabilitação bem como identificar suas expectativas quanto ao possível retorno ao mercado de trabalho. O estudo descritivo transversal contou com entrevistas semiestruturadas. A amostra contou com 12 sujeitos em idade produtiva, sendo 11 do sexo masculino. Quanto à escolaridade, 7 dos sujeitos não completaram o ensino fundamental. O material obtido foi submetido à análise qualitativa de conteúdo, agrupado nas seguintes categorias: conhecimento da deficiência, reabilitação e acesso aos direitos sociais, retorno ao mercado de trabalho, planos para o futuro. Os entrevistados detinham pouco conhecimento sobre a deficiência visual e os direitos sociais da pessoa deficiente. A despeito das políticas afirmativas para pessoas deficientes, a desvantagem social é significativa quando se observam a baixa escolaridade e a pouca qualificação profissional, dificultando sua inclusão no mercado de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio fue investigar las características de personas con baja visión, apartadas del trabajo y encaminadas para rehabilitación desde el Instituto Nacional de Seguro Social y identificar sus expectativas cuanto al regreso al mercado de trabajo. El estudio descriptivo trasversal contó con el aplicación de cuestionario por medio de entrevista. La muestra arrolló 12 sujetos en edad productiva, siendo 11 del sexo masculino. Cuanto a la escolaridad 7 de los sujetos no tenían el enseño fundamental. Para el análisis los datos fueran reunidos en temas: conocimiento de la discapacidad visual, rehabilitación y acceso a los derechos sociales, regreso al mercado de trabajo, planes para el futuro. Los entrevistados detenían poco conocimiento de la causa de sus discapacidades visuales y de los derechos sociales. Mientras las políticas afirmativas a los discapacitados visuales, el desventaja social es significativa cuando si observa la baja escolaridad y limitada calificación profesional, perjudicando la inclusión al mercado de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This study aims investigate the characteristics of people with low vision, unable to work and conducted by the Instituto Nacional de Seguro Social to a rehabilitation program, and identify their expectations about the return to the labor market. In this cross-section descriptive study were conducted semi-strutured interviews. The sample was formed of 12 low vision people, in productive age, 11 of which were male. Concerning to scholarship, 7 had not completed their basic education. The transcribed data underwent qualitative analysis by theme: knowledge of the visual disabilities, rehabilitation and the access of the social rights, return to the labor market and plans to the future. The interviewed showed a poor knowledge of the visual disabilities, the rehabilitation and the social rights. In spite of the affirmatives public policies to disable people in the labor market, the social disadvantage is very significant considering their low scholar level and poor professional qualification, bringing difficulties to his inclusion on the labor market.
  • Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos Artigos

    Oliveira, Marileide Antunes de; Leite, Lúcia Pereira

    Resumo em Português:

    Este artigo se fundamenta no Paradigma de Suportes que norteia a educação inclusiva, a qual prevê ajustes educacionais para que todos os alunos participem da escola comum. O estudo teve por objetivo analisar o funcionamento de uma sala de recursos e descrever a intervenção realizada com uma professora especialista. A coleta de dados consistiu das fases: (a) descrição da sala de recursos; (b) análise do plano de ensino da professora; (c) aplicação de entrevistas e discussões sobre teoria e prática na educação inclusiva com a professora especialista; (d) preenchimento do documento de adaptações curriculares individuais para os alunos. A análise contou com os procedimentos: caracterização da realidade investigada, análise das entrevistas e análise comparativa das adaptações curriculares. Como resultados, o estudo aponta a existência de divergências entre políticas educacionais e realidade escolar investigada. A intervenção permitiu que a professora refletisse sobre a sua atuação com base em novos procedimentos de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se fundamenta en el Paradigma de Soportesque nortea la educación inclusiva, que preve unos ajustes educacionales para los alumnos participan en la escuela común. Objectivó analizar el funcionamiento de un aula de recursos y describir la intervención realizada con una profesora especialista. La recolección de datos consistió de las fases: (a) descripción del aula de recursos; (b) análisis del plan de estudios de la profesora; (c) aplicación de entrevistas y discusión sobre teoría y práctica y enseñanza inclusiva; d) cumplimiento de adaptaciones curriculares. Para el análisis de los datos, fueron adoptados los procedimientos: la caracterización de la realidad investigada, el análisis de las entrevistas y comparación de las adaptaciones curriculares. Como resultados, el estudio apunta la existencia de divergencias entre políticas educacionales y la realidad escolar. La intervención permitió que la profesora reflexionara sobre su actuación bajo nuevos procedimientos de enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    This paper is based on the Support Paradigm, which establishes the principles to the inclusive education, which indicates educational adjustments participating in the regular school to all students. This study aimed to analyze a special classroom working arrangements and to describe an intervention implemented having a special classroom teacher as participant. Data collection comprised the following phases: (a) special classroom description; (b) analysis of the teacher's teaching plan; (c) application of survey and discussion comprising theory and practice on inclusive education; (d) curricular adaptation fulfilling. Data analysis comprised: special classroom characterization, survey analysis, comparative analysis of curricular adaptation. As results, the study shows divergences between public educational policies and school reality. The intervention provided the teacher with a reflection about her on-work performance based on new teaching procedures.
  • Estrela que vem do Norte: os baianos na umbanda de São Paulo Artigos

    Macedo, Alice Costa; Bairrão, José Francisco Miguel Henriques

    Resumo em Português:

    Os baianos da umbanda compõem uma categoria de espíritos associada a personagens tipicamente nordestinos. Este estudo visou caracterizar a categoria espiritual baiano na umbanda do Sudeste e desvendar como o panteão incorpora vivências humanas e tipos sociais. Recorreu-se à análise da literatura, observação participante e entrevistas com médiuns em transe. Colaboraram médiuns e dirigentes de terreiros do estado de São Paulo. Para a análise dos dados utilizou-se o conceito psicanalítico de significante. As narrativas dos baianos revelaram justaposições com aspectos da cultura nordestina, sugerindo que há uma transmutação de cenas regionais em metonímias e metáforas que se recombinam de modo a não haver uma reflexão imediata de tipos socialmente dados. Esses significantes materializam-se nos rituais, mas também em narrativas ricas em oxímoros, de modo a possibilitar a expressão do contraditório e a proporcionar símbolos religiosos nos quais o humano, paradoxal e conflituoso, possa se reconhecer.

    Resumo em Espanhol:

    Los baianos de la umbanda componen una categoría de espíritus asociada a personajes típicamente nordestinos. Mediante este estudio se intenta caracterizar la categoría espiritual "baiano" en la umbanda del Sudeste y aclarar de qué forma el panteón incorpora las existencias humanas y los tipos sociales. Fueron usados análisis de la literatura, observación participante y entrevistas con los médiuns en trance. Fue utilizado el "método etnográfico" junto a la "escucha participativa". Hubo colaboración de Terreiros del estado de Sao Paulo. Para el análisis de los datos fue utilizado el "concepto psicoanalítico de significante". Las narrativas míticas de los baianos revelaran yuxtaposiciones de escenas regionales en metonimias y metáforas que se mezclan, haciendo con que no haya una reflexión inmediata acerca de los tipos socialmente dados. Esos significantes se materializan en los rituales pero también en las narrativas, ricas en oxímoros, de manera a posibilitar la expresión de la contradicción y a propiciar símbolos religiosos en que se pueda reconocer el humano, paradoxal y conflictivo.

    Resumo em Inglês:

    The Baianos of the Umbanda comprise a category of spirits associated with characters typical from the Brazilian Northeast. This study characterizes the spiritual category Baiano in the practice of Umbanda in the Southeast and uncovers how the pantheon incorporates human experiences and social types. Literature was consulted and data were collected through participative observation and interviews with medians in trances. Terreiros (places where the rituals occur) from the state of São Paulo, Brazil collaborated. The narratives revealed aspects that overlap those from the culture of the people of the northeast, suggesting there is a transmutation of regional scenes in metonymies and metaphors that are recombined so that one does not immediately reflect upon types that are socially determined. These meanings are materialized in rituals and in narratives rich in oxymorons, as well, enabling one to express contradictions and provide religious symbols in which the human, paradoxical and conflictive elements can be recognized.
  • Discursos de pais e mães sobre a amizade em famílias com filhos adolescentes Artigos

    Stengel, Márcia

    Resumo em Português:

    As transformações na família contemporânea trouxeram mudanças significativas, especialmente nas relações entre pais e filhos. O discurso da amizade parece ser uma das estratégias utilizadas pelos pais para lidar com as especificidades da adolescência. Apresenta-se aqui esse discurso de pais de adolescentes sob três perspectivas: a relação entre pais e filhos, dos pais com os amigos dos filhos e entre irmãos. A partir de pesquisa qualitativa baseada na história de vida realizada com nove pais de adolescentes, casados e separados, de camadas médias, este artigo tem por objetivo debater como estas relações se dão, quais são suas possibilidades e limites. observa-se uma contradição entre os ideais de relação familiar e de amizade. Se por um lado a amizade pode facilitar o relacionamento paterno-filial, também pode mascarar possíveis conflitos, tanto entre pais e filhos quanto entre irmãos. Como os pais desejam manter a família unida e sem conflitos, buscam soluções que garantam sua intenção.

    Resumo em Espanhol:

    Cambios dentro de la familia contemporánea provocó significativas mutaciones, especialmente en las relaciones entre padres e hijos. Lo discurso sobre la amistad parece ser una de las estrategias utilizadas por los padres para las especificaciones de la adolescencia. Presenta-se acá dos discursos de padres de adolescentes en tres perspectivas: las relaciones entre padres e hijos, de los padres con los amigos de sus hijos y entre hermanos. De las investigaciones cualitativas con historias de vida realizadas con nueve padres de los adolescentes de las capas medias, aquí se debate como esta relación se da, sus posibilidades y límites. Hay una contradicción entre los ideales de relación de parentesco y amistad. Si la amistad puede facilitar la relación entre padres e hijos, puede enmascarar posibles conflictos, ya sea entre padres e hijos como entre hermanos. Como los padres desean mantener la familia unida y sin conflictos, buscan soluciones para su garantía.

    Resumo em Inglês:

    Contemporary family transformations brought significant changes, especially in parents and their children relations. Friendship discourse seems be one of the strategies used by parents do deal with adolescence specificities. Presents here this teenagers parents discourse by three perspectives: relationships between parents and sons, parents with theirs children's friends and among siblings. From the quality research based in life histories done with nine middle-class teenagers parents, in marital situation or not, this paper debates how these relationships happens, what are their possibilities and limits. There is a contradiction between what is the ideal of a family's relationship and that of a friendship. If, in one hand, friendship can make a parent-son relationship easier, on the other hand, it can mask possible conflicts, be it between parents and sons or among siblings. In order to maintaining the family together and without conflicts, parents search for solutions which guarantee their intention.
  • Repercussão da violência na mulher e suas formas de enfrentamento Artigos

    Santos, Ana Cláudia Wendt dos; Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo

    Resumo em Português:

    A violência contra a mulher é um tema complexo pela multideterminação de elementos de análises que nela convergem. Esta pesquisa objetivou caracterizar a repercussão da violência na mulher e suas formas de enfrentamento. O estudo foi exploratório-descritivo e adotou a metodologia qualitativa, sendo as participantes 10 mulheres agredidas que prestaram queixa em uma Delegacia da Mulher. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevista semiestruturada, e para a análise dos dados utilizaram-se o software Atlas/ti 5.0 e a Teoria Fundamentada Empiricamente. Identificou-se a repercussão da violência na mulher por meio da insônia, da instabilidade emocional, da ideação suicida, do isolamento social e das estratégias de enfrentamento que foram focados no diálogo com amigos, familiares e colegas de trabalho; na busca de encontros sociais e no uso de medidas, tais como: tentativa de separação, saída de casa e denúncia. Considera-se que os dados obtidos subsidiam e qualificam intervenções e o atendimento de mulheres agredidas.

    Resumo em Espanhol:

    La violencia contra la mujer se caracteriza por su complexidad y multiplicidad de elementos de análisis que convergen. Este estudio buscó caracterizar el impacto de la violencia sobre la mujer y sus estrategias de enfrentamiento. Fue una investigación cualitativa, siendo las participantes 10 mujeres que hicieron denuncia por agresión en Comisaría de Mujeres. La recopilación de los datos fue realizada a través de entrevistas semi-estructuradas, y para el análisis fue utilizado el sofware Atlas/ti 5.0 y la Grounded Theory. Fueron identificados como indicadores del impacto de la violencia: falta de sueño y de apetito, inestabilidad emocional, ideas suicidas y aislamiento social. Las formas de enfrentamiento tuvieron como base: los diálogos con amigos, familiares, compañeros de trabajo, encuentros sociales y uso de actitudes como: tentativa de separación, salir del hogar y denuncia. Se considera que los datos obtenidos auxilian para calificar la intervención profesional y la atención de las mujeres maltratadas.

    Resumo em Inglês:

    Violence against women is a complex issue by the multiplicity of elements of analysis that converge on it. This study aimed to characterize the impact of violence on women and their ways of coping. The study was exploratory and descriptive, and adopted a qualitative methodology, the participants were 10 battered women, filed a complaint in a Police Office for Women. Data collection took place through semi-structured interviews and data analysis used the software Atlas / ti 5.0 and Grounded Theory. We identified the impact of violence on women by insomnia, emotional instability, suicidal ideation and social isolation and coping strategies that were focused on dialogue with friends, family and coworkers, in search for social gatherings and the use of measures, such as attempted separation, leaving home and denunciation. It is considered that the data obtained subsidize and qualify interventions and care of abused women.
  • Formação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educação Artigos

    Pardo, Maria Benedita Lima; Colnago, Neucideia Aparecida Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi analisar como alunos de dois cursos de mestrado na área de Educação avaliam sua formação em pesquisa na graduação e na pós-graduação (cursos A e B). Foram aplicados questionários a 28 alunos de mestrado do segundo ano de ambos os cursos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os alunos do curso B se adequaram melhor ao perfil esperado pelas agências de fomento, assim como sua condição de trabalho no mestrado. Além disso, um maior número deles havia realizado iniciação científica. Em relação à avaliação das etapas de aprendizagem de pesquisa os alunos de ambas as universidades optaram, com maior frequência, pelas categorias: Bom, Muito bom e Excelente. Em relação às etapas de execução da pesquisa sobressaiu o grande número de respostas "não trabalhou" pelos alunos do curso A. Tais resultados podem ser utilizados para aperfeiçoamento do processo de formação do pesquisador.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de evaluar la formación en investigación durante la universidad y los post-grados de alumnos de dos cursos de Maestría en Educación (cursos A y B) fueron entrevistados 28 alumnos del segundo año de ambos cursos y los datos fueron analizados considerando el contenido. Los resultados indican que los alumnos del curso B se adaptan mejor al perfil deseado por las agencias patrocinadoras y también a los trabajos de Maestría. Vale resaltar que la mayoría de los alumnos ya había hecho la iniciación científica antes. Los alumnos de ambas universidades optaron con mayor frecuencia, por la evaluación de las etapas de aprendizaje de la investigación utilizando las categorías Bueno, Muy Bueno y Excelente. En relación a las etapas de ejecución de la investigación sobresalió el número de respuestas "no ha trabajado" por los alumnos del curso A. Estos resultados pueden ser utilizados para mejorar el proceso de formación del investigador.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to analyze how the students from two master's science Education Courses from two public Universities (courses A e B) evaluated their research capacity on under graduation and master's science courses. The questioners were applied to 28 students on the second years from both of courses. The data were submitted to the content analysis. The results showed that the profile of students from the course B was similar to the one expected by support research agencies as well their work condition on master's science course. Most of them also had scientific experience during under graduation course. Students in both Education Courses evaluated positively their scientific capacity (good, very good and excellent). On the phases of development of the scientific research some students from the course A had answered "not worked" in several phases. Those results could be utilized to improve de the research capacity process.
  • Interfaces entre funções executivas, linguagem e intencionalidade Artigos

    Tonietto, Lauren; Wagner, Gabriela Peretti; Trentini, Clarissa Marceli; Sperb, Tania Mara; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta

    Resumo em Português:

    A relação entre linguagem e funções executivas, também conhecidas como funções cognitivas complexas, já foi estabelecida no passado por Luria e Vygotsky. Este artigo tem por objetivo revisar o conceito de funções executivas sob as perspectivas neuropsicológica e cognitiva. Alguns dos reconhecidos modelos sobre processamento das funções executivas são apresentados, assim como estudos recentes sobre funções executivas em crianças. O desenvolvimento das funções executivas é discutido sob o ponto de vista biológico, neuropsicológico e cognitivo, destacando-se a importância da linguagem nesses processos, enquanto função reguladora da ação intencional. Essa discussão propõe que aspectos do desenvolvimento sejam incluídos nos modelos futuros sobre funções executivas.

    Resumo em Espanhol:

    La relación entre lenguaje y funciones ejecutivas, también conocidas como funciones cognitivas complejas, fue establecida en el pasado por Luria y Vygotsky. Este artículo revisa el concepto de funciones ejecutivas bajo las perspectivas neuropsicológica y cognitiva. Se presentan algunos modelos sobre el proceso de las funciones ejecutivas, así como estudios sobre funciones ejecutivas en niños. Se discute el desarrollo de las funciones ejecutivas bajo una optica biológica, neuropsicologica y cognitiva, destacándose la importancia del lenguaje en esos procesos, como función reguladora de la acción intencional. Esta discusión propone que se incluyan aspectos del desarrollo en los modelos sobre funciones ejecutivas.

    Resumo em Inglês:

    The relation between language and executive functions, also known as complex cognitive functions, has already been established in the past by Luria and Vygotsky. This article revises the concept of executive functions from a neuropsychological and cognitive perspective. Some of the executive function recognized models, as well as studies about executive functions in children, are presented. The development of executive functions is discussed from a biological, neuropsychological and cognitive perspective. The importance of language in these processes, as a regulative function of intentional action, is emphasized. This discussion proposes that developmental aspects should be included in models about executive functions.
  • Desenvolvimento de capacidades e gestualidade espontânea Artigos

    Botelho-Borges, Andrea de Arruda; Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, em uma interlocução com o pensamento winnicottiano, a potencialidade mutativa de uma modalidade de prática psicológica denominada Enquadre Clínico para Desenvolvimento de Capacidades; propõe, ainda, uma elaboração conceitual que distingue capacidades integradas e competências dissociadas. À luz de tal distinção, essa alternativa clínica pode ser compreendida como constituição de um ambiente facilitador que favorece tanto o desenvolvimento de capacidades incipientes como a integração de competências dissociadas, que passam a ser vividas transicionalmente como experiências criativas. Esse enquadre vem sendo utilizado produtivamente na forma de uma oficina voltada ao desenvolvimento da capacidade de escrever.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta y discute, en interlocución con el pensamiento winnicottiano, la potencialidad mutativa de una modalidad de práctica clínica psicológica denominada Encuadre Clínico para Desenvolvimiento de Capacidades; propone, además, una elaboración conceptual que distingue capacidades integradas y competencias dissociadas. A la luz de tal distinción, esta alternativa clínica puede ser compreendida como constituición de un ambiente facilitador que favorece tanto el desarrollo de capacidades incipientes como la integración de competencias disociadas que passan a ser vividas transicionalmiente como experiencias creativas. Este encuadre se lo viene utilizando productivamente en forma de taller destinado al desenvolvimieno de la capacidad de escribir.

    Resumo em Inglês:

    This work presents and discusses the change potential of a modality of psychological practice named Capacities Development Clinical Setting, in a dialog with the Winnicottian thought; in addition, it proposes a conceptual elaboration which differentiates integrated capacities from dissociated competencies. In the light of such differentiation, this clinical alternative can be understood as the constitution of a facilitating environment that favours both the development of incipient capacities and the integration of dissociated competencies, which then start being transitionally lived as creative experiences. This setting has been applied productively in a workshop aiming at the development of writing skills.
  • A construção do conceito de resiliência em psicologia: discutindo as origens Artigos

    Brandão, Juliana Mendanha; Mahfoud, Miguel; Gianordoli-Nascimento, Ingrid Faria

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um estudo teórico sobre resiliência que investiga, na literatura nacional e internacional, a forma como pesquisadores concebem o conceito e suas origens. Reconstituímos a história do conceito, estudamos a resiliência no campo da resistência dos materiais e da etimologia e questionamos a noção de que o termo/conceito "resiliência" teria sido tomado da física. Concluímos que as concepções de resiliência adotadas pelos pesquisadores - se ela é entendida como resistência ao estresse ou se é relacionada a processos de recuperação e superação - relacionam-se com o entendimento de que eles têm a respeito das origens da mesma.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es un estudio teórico sobre la resiliencia que hace una investigación, en la literatura nacional e internacional, acerca de la forma que los investigadores conciben el concepto y sus orígenes. Reconstituimos la historia del concepto, estudiamos la resiliencia en el campo de la resistencia de materiales y de la etimología y cuestionamos la noción de que la resiliencia (psicológica) ha sido originada en las ciencias exactas. Llegamos a la conclusión de que los conceptos de resiliencia adoptados por los investigadores (si entendida como resistencia al estrese o si está relacionada con los procesos de recuperación y superación) se relacionan con la comprensión que ellos tienen acerca de los orígenes del concepto.

    Resumo em Inglês:

    This article is a theoretical study that investigates resilience conceptions and its origins in national and international literature. We reconstituted the history of the concept; we studied the resilience in the field of strength of materials and etymology and we query the notion that the term/concept of "resilience" would have came from physics. We conclude that the resilience concepts adopted by researchers (if it is understood as stress resistance or as processes of recovery) are related with the understanding that they have about its origins.
  • Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes Artigos

    Souza, Ana Paula Lazzaretti de; Dutra-Thomé, Luciana; Dei Schiró, Eva Diniz Bensaja; Morais, Camila de Aquino; Koller, Silvia Helena

    Resumo em Português:

    Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo describe la aplicación del método de Inserción Ecológica en un programa de intervención para educación en derechos humanos y protagonismo juvenil, dirigido a adolescentes en situaciones de vulnerabilidad social. La creación de un nuevo microsistema resulta en cambios positivos en el comportamiento, respecto por las reglas, entre otros. Estos cambios surgen en consonancia con la propuesta del enfoque bioecológico para el desarrollo humano y la influencia del ambiente. La realización de este estudio refuerza la importancia de aplicar los resultados en las políticas públicas y sociales.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the application of the Ecological Engagement method in an intervention program for human rights education and agency, targeting adolescents in situations of social vulnerability. A new microsystem was built and was possible to identify social changes in the participants' behavior, respect for the rules, etc. These changes were consistent with the proposed approach of the Bioecological model of human development on the influence of environment. These findings reinforced the importance of applying the results in public and social polices.
  • Leitura contextual e o processamento metalinguístico: considerações teóricas Comunicação Breve

    Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da; Guimarães, Silvia Brilhante

    Resumo em Português:

    O ato de ler não é um processo simples, pois envolve uma série de operações cognitivas, principalmente operações metalinguísticas. Estudos que investigam o papel dessas habilidades, na leitura, demonstram que a capacidade de refletir sobre os sons da fala, a consciência fonológica, contribui para leitura de palavras isoladas e compreensão de texto, ajudando a decodificação. Já outros estudos apontam que as pistas sintáticas e semânticas presentes no contexto são um forte recurso para a leitura, principalmente em leitores com dificuldades, pois ajudam a criança a reconhecer as palavras sem mediação fonológica. Recentemente, modelos interativos sugerem que a leitura contextual envolve a mediação fonológica que interage com as informações sintático-semânticas. Este estudo discute as implicações teóricas dessa questão.

    Resumo em Espanhol:

    El acto de leer no es un proceso simple, por que engloba una clase de operaciones cognitivas, principalmente de las acciones metalingüísticas. Estudios que investigan el papel de estas habilidades en la lectura demuestran que la capacidad de reflecións sobre los sonidos de hablar, la consciencia fonológica, contribuye para lectura de palabras aislados y comprensión de textos, ayudando a decodificación. Ya otros estudios apuntan que las pistas semánticas e sintácticas del contexto, consciencia morfosintáctica, son un fuerte recurso para la lectura, principalmente en lectores, con dificultades, pues ayudan los niños reconocer las palabras sin mediación fonológica. Recientemente, modelos interactivos sugieren que la lectura contextual engloba la mediación fonológica que interactúa con las informaciones sintáctico/semántico. Ese artigo discute las implicaciones teóricas de la cuestión.

    Resumo em Inglês:

    The act of reading is not a simple process, as it involves a series of cognitive operations, specially metalinguisticoperations. Studies that investigate the role that these abilities play in reading show that the capacity to reflect upon word's sounds, phonological awareness, contributes to reading single words and reading comprehension. Others point out that syntact and semantic cues from context are a powerful resource for aiding reading, especially for readers, that experience difficulties, as they help the child to recognize words without phonological mediation. Recently, interactive models suggest that contextual reading interact with syntactic/semantic information. This papers discuss this issue theoretical implications.
  • Princípios teóricos e possibilidades do Rorschach no Brasil Resenha

    Okino, Erika Tiemi Kato
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br