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Open-access Paidéia (Ribeirão Preto)

Publication of: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Area: Human Sciences
ISSN printed version: 0103-863X
ISSN online version: 1982-4327
Creative Common - by 4.0

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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 35, Published: 2025
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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 35, Published: 2025

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Psychology of Health
Physical Activity and Substance Use Among University Students Farinha, Marciana Gonçalves Pillon, Sandra Cristina Oliveira-Cardoso, Érika Arantes de Sousa, Johnatan Martins Lucchese, Roselma Santos, Manoel Antônio dos

Abstract in Portuguese:

Resumo: A prática de atividade física é um importante componente na manutenção da saúde e do bem-estar. Este estudo teve como objetivo verificar se há associação entre prática de atividade física e uso de substâncias em estudantes universitários. Estudo analítico, descritivo, transversal envolvendo 1169 estudantes (50,4% masculinos; 63,3% entre 20 e 29 anos; 92,8% solteiros), de diferentes cursos de uma universidade federal do interior do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram aplicados os instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test e Questionário de Avaliação da Atividade Física Habitual. Os resultados mostram prevalência de uso de álcool em binge (47,2%). Estado civil, faixa etária, uso de álcool, tabaco, maconha e cocaína têm impacto negativo nos níveis de atividade física. Conclui-se que os estudantes universitários praticam pouca atividade física, o que pode contribuir para o incremento de comportamentos não saudáveis, incluindo o consumo de álcool e/ou outras substâncias.

Abstract in Spanish:

Resumen: La práctica de actividad física es un componente importante en el mantenimiento de la salud y el bienestar. Este estudio tuvo como objetivo verificar si hay una asociación entre la práctica de actividad física y el uso de sustancias em estudiantes universitarios. Un estudio analítico, descriptivo y transversal reunió a 1169 estudiantes (50,4% hombres; 63,3% con edades de entre 20 y 29 años; 92,8% solteros), de diferentes cursos de una universidad pública del interior del estado de Minas Gerais, Brasil. Se aplicaron el Cuestionario Sociodemográfico, el Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test y el Cuestionario para Evaluación de la Actividad Física Habitual. Los resultados muestran una prevalencia de consumo de alcohol en exceso (47,2%). El estado civil, edad, consumo de alcohol, tabaco, marihuana y cocaína tienen impacto negativo en los niveles de actividad física. Se concluye que los estudiantes universitarios practican poca actividad física, lo que puede contribuir al aumento de comportamientos poco saludables, incluyendo el consumo de alcohol y/o otras sustancias.

Abstract in English:

Abstract: The practice of physical activity is an important component in maintaining health and well-being. This study aimed to verify if there is an association between physical activity practice and substance use among university students. An analytical, descriptive, cross-sectional study involved 1,169 students (50.4% male; 63.3% aged 20-29 years; 92.8% single), from different courses at a public university located in the inland state of Minas Gerais, in southeastern Brazil. Sociodemographic Questionnaire, Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test, and Baecke Habitual Physical Activity Questionnaire were applied. The results show a prevalence of binge drinking (47.2%). Marital status, age group, alcohol consumption, tobacco, marijuana, and cocaine have a negative impact on levels of physical activity practice. In conclusion, university students engage in little physical activity, which may contribute to an increase in unhealthy behaviors, including alcohol and/or other substance consumption.
Psychology of Health
Family Coping After Death of Patients in Palliative Care: A Systematic Review Cardoso, Aline Aparecida Gutierrez, Beatriz Aparecida Ozello Luiz, Adriana Benedita

Abstract in Portuguese:

Resumo: O cuidado emocional demonstrou-se importante diante de vivências de perda por morte, interferindo na percepção do luto e no bem-estar do indivíduo. O objetivo deste estudo foi verificar os recursos de enfrentamento adotados por familiares após a morte de pacientes acompanhados por equipes de cuidados paliativos. Para esta pesquisa foi utilizado o método proposto pela JBI SUMARI para revisões sistemáticas qualitativas. Dos 158 artigos, onze foram retidos, sintetizados e agrupados de acordo com seu nível de credibilidade, classificados posteriormente em categorias temáticas, após submissão de metassíntese. Concluiu-se que os familiares enfrentam emoções como arrependimento, medo e tristeza, agravadas pela dificuldade de comunicação e observação de sintomas físicos não controlados. A preparação para a morte se destaca como um método eficaz de enfrentamento, sublinhando a importância de comunicação clara e planejamento dos cuidados em conjunto da equipe. Embora os Cuidados Paliativos sejam valorizados, seu acesso precoce ainda é limitado.

Abstract in Spanish:

Resumen: El cuidado emocional ha demostrado ser importante ante experiencias de pérdida por muerte, influyendo en la percepción del duelo y el bienestar del individuo. El objetivo de este estudio fue verificar los recursos de afrontamiento adoptados por los familiares tras la muerte de pacientes atendidos por equipos de cuidados paliativos. Se utilizó el método propuesto por JBI SUMARI para revisiones sistemáticas cualitativas. De 158 artículos, se retuvieron once, que fueron sintetizados y agrupados según su nivel de credibilidad, luego clasificados en categorías temáticas tras la metasinapsis. Se concluyó que los familiares enfrentan emociones como arrepentimiento, miedo y tristeza, agravadas por dificultades de comunicación y la observación de síntomas físicos no controlados. La preparación para la muerte destaca como un método eficaz de afrontamiento, subrayando la importancia de una comunicación clara y la planificación conjunta de los cuidados con el equipo. Aunque los cuidados paliativos son valorados, su acceso temprano sigue siendo limitado.

Abstract in English:

Abstract: Emotional care has proven important in the face of experiences of loss through death, influencing the perception of grief and individual well-being. This study aimed to verify the coping resources adopted by family members after the death of patients under palliative care. The JBI SUMARI method for qualitative systematic reviews was used. Eleven of the 158 articles were retained, synthesized, and grouped by credibility, then classified into thematic categories after metasynthesis. It was concluded that family members face emotions such as regret, fear, and sadness, exacerbated by communication difficulties and uncontrolled physical symptoms. Preparation for death stands out as an effective coping method, highlighting the importance of clear communication and collaborative care planning with the team. Although Palliative Care is valued, early access remains limited.
Psychology of Health
Experiences of Pregnant Women and Professionals in the Gestational Follow-up Program-Prenatal Care Abreu, Cíntia Souza de Cury, Vera Engler

Abstract in Portuguese:

Resumo: O programa do SUS para acompanhamento do período gestacional é um componente fundamental da proposta de humanização. Esta pesquisa qualitativa e fenomenológica, objetivou compreender a experiência vivida por mulheres gestantes e profissionais de saúde neste contexto, fundamentando-se na Abordagem Centrada na Pessoa. Participaram 11 mulheres gestantes e 12 profissionais de diferentes especialidades. Foram realizados seis encontros dialógicos com grupos de profissionais e gestantes, separadamente. Os resultados revelaram: (a) dificuldade dos profissionais quanto a acolherem manifestações emocionais por parte das gestantes, (b) bom relacionamento entre os profissionais é um escudo protetor face às dificuldades cotidianas, (c) desencontro entre as diretrizes do SUS e as possibilidades vivenciadas na prática afetam profissionais e gestantes (d) gestantes não se sentem acompanhadas psicologicamente durante a gestação. A presença de psicólogos como integrantes das equipes de saúde do SUS é imprescindível para o matriciamento, a promoção de acolhimento e a escuta empática às gestantes, consolidando a humanização.

Abstract in Spanish:

Resumen: El programa de seguimiento del embarazo del SUS es un componente fundamental de la propuesta de humanización. Esta investigación cualitativa y fenomenológica tuvo como objetivo comprender las experiencias vividas por mujeres embarazadas y profesionales de la salud en este contexto, basándose en el Enfoque Centrado en la Persona. Participaron 11 mujeres embarazadas y 12 profesionales de diversas especialidades. Se llevaron a cabo seis encuentros dialógicos con grupos de profesionales y mujeres embarazadas, por separado. Los resultados revelaron: (a) la dificultad de los profesionales para acoger las expresiones emocionales de las mujeres embarazadas, (b) las buenas relaciones entre profesionales actúan como un escudo protector ante los desafíos cotidianos, (c) el desajuste entre las directrices del SUS y las experiencias prácticas afecta a ambos grupos, y (d) las mujeres no se sienten apoyadas psicológicamente durante el embarazo. La presencia de psicólogos en los equipos del SUS es esencial para el apoyo matricial, la promoción de la acogida y escucha empática a las embarazadas, consolidando así la humanización.

Abstract in English:

Abstract: The SUS pregnancy follow-up program is a crucial component of the humanization proposal. The aim of this qualitative, phenomenological study was to understand the experience lived by pregnant women and health professionals within this context, based on the Person-Centered Approach. Participants included 11 pregnant women and 12 professionals from different specialties. Six dialogical encounters were held with groups of professionals and pregnant women separately. The results revealed: (a) professionals’ difficulty with the embracement of emotional expressions from pregnant women, (b) good relationships between professionals act as a protective shield against daily challenges, (c) the mismatch between SUS guidelines and practical experiences affects both professionals and pregnant women, and (d) pregnant women do not feel psychologically supported during pregnancy. The presence of psychologists as members of SUS health teams is essential for matrix support, the promotion of embracement and empathetic listening to pregnant women, thereby consolidating humanization.
Developmental Psychology
Evaluation of Emotional Knowledge in Children with Autism Spectrum Disorder Soares, Luciana Aquilino Pondé, Milena Pereira Andrade, Nara Côrtes Siquara, Gustavo Marcelino

Abstract in Portuguese:

Resumo: Crianças com transtorno do espectro autista enfrentam desafios no reconhecimento e na compreensão de emoções, o que afeta suas interações sociais. Este estudo teve como objetivo investigar como os prejuízos no conhecimento emocional influenciam o comportamento de crianças autistas. A amostra foi composta por 36 crianças de 8 a 13 anos com diagnóstico de autismo leve a moderado. Para a coleta de dados, foram utilizados o Teste de Conhecimento Emocional, o Child Behavior Checklist, as Matrizes Progressivas de Raven e questionários sociodemográficos, aplicados em sessões individuais de 40 a 50 minutos. A análise estatística incluiu a correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que as crianças com transtorno do espectro autista tiveram maior dificuldade na identificação de expressões emocionais e uma correlação inversa entre conhecimento emocional e problemas sociais e agressividade. Conclui-se que intervenções focadas no desenvolvimento do conhecimento emocional podem favorecer a adaptação social e reduzir comportamentos problemáticos em crianças com autismo.

Abstract in Spanish:

Resumen: Los niños con trastorno del espectro autista enfrentan desafíos en el reconocimiento y la comprensión de emociones, lo que afecta sus interacciones sociales. Este estudio investigó cómo las dificultades en el conocimiento emocional influyen en el comportamiento de los niños autistas. La muestra estuvo compuesta por 36 niños de 8 a 13 años con diagnóstico de autismo leve a moderado. Para la recolección de datos, se utilizaron el Test de Conocimiento Emocional, el Child Behavior Checklist, las Matrices Progresivas de Raven y cuestionarios sociodemográficos, aplicados en sesiones individuales de 40 a 50 minutos. El análisis estadístico incluyó la correlación de Spearman y la prueba de Mann-Whitney. Los resultados mostraron que los niños autistas tuvieron mayor dificultad en la identificación de expresiones emocionales y una correlación inversa entre conocimiento emocional y problemas sociales y agresividad. Se concluye que intervenciones centradas en el desarrollo del conocimiento emocional pueden favorecer la adaptación social y reducir comportamientos problemáticos en niños con autismo.

Abstract in English:

Abstract: Children with autism spectrum disorder face challenges in recognizing and understanding emotions, which affects their social interactions. This study investigated how impairments in emotional knowledge influence the behavior of autistic children. The sample consisted of 36 children aged 8 to 13 years diagnosed with mild to moderate autism. Data were collected using the Emotion Matching Task, the Child Behavior Checklist, Raven’s Progressive Matrices, and sociodemographic questionnaires, applied during individual sessions lasting 40 to 50 minutes. Statistical analysis included Spearman’s correlation and the Mann-Whitney test. The results showed that children with autism spectrum disorder had greater difficulty identifying emotional expressions and revealed an inverse correlation between emotional knowledge and social problems and aggressiveness. These findings suggest that interventions focused on enhancing emotional knowledge may improve social adaptation and reduce problematic behaviors in children with autism.
School and Educational Psychology
Profile Analysis of Strategic and Self-Regulated Learning of Future Teachers Franciscão, Daniel Santos Boruchovitch, Evely Acee, Taylor Wayne

Abstract in Portuguese:

Resumo: A aprendizagem estratégica e autorregulada envolve o controle da própria aprendizagem. Habilidades estratégicas e autorregulatórias podem ser promovidas pelos professores, sobretudo quando eles são também autorregulados. O presente estudo teve como objetivo caracterizar os perfis de aprendizagem estratégica e autorregulada de futuros professores. Participaram da pesquisa 343 estudantes que responderam ao Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem e ao Formulário de Autoeficácia para a Aprendizagem. Foi utilizado o método de k-mean para agrupar os participantes conforme seus escores nessas medidas. Os resultados revelaram três perfis de estudantes, com níveis alto, moderado e baixo de aprendizagem estratégica e autorregulada e crenças de autoeficácia. Somente uma parcela dos futuros professores apresentou níveis altos de aprendizagem estratégica e autorregulada. Conclui-se pela necessidade de intervenções voltadas para o aumento do conhecimento teórico e prático do futuro professor acerca de como promover as habilidades autorregulatórias em sala de aula.

Abstract in Spanish:

Resumen: El aprendizaje estratégico y autorregulado implica tomar el control del propio aprendizaje. Las habilidades estratégicas y autorreguladas pueden ser promovidas por los profesores, principalmente cuando ellos también se autorregulan. El objetivo de este estudio fue caracterizar los perfiles de aprendizaje estratégico y autorregulado de futuros profesores. En el estudio participaron 343 estudiantes que completaron el Inventario de Estrategias de Aprendizaje y Estudio y el Formulario de Autoeficacia para el Aprendizaje. Se utilizó el método k-mean para agrupar a los participantes según sus puntuaciones en estas medidas. Los resultados revelaron tres perfiles de estudiantes, con niveles alto, moderado y bajo de aprendizaje estratégico y autorregulado y creencias de autoeficacia. Sólo una parte de los estudiantes mostraron altos niveles de aprendizaje estratégico y autorregulado. Destaca la necesidad de intervenciones dirigidas a aumentar los conocimientos teóricos y prácticos de los futuros profesores sobre cómo fomentar el aprendizaje estratégico y autorregulado en sus alumnos.

Abstract in English:

Abstract: Strategic and self-regulated learning involves taking control of one’s own learning. Strategic and self-regulatory skills can be promoted by teachers, mainly when they are also self-regulated. The aim of this study was to characterize the strategic and self-regulated learning profiles of future teachers. The study included 343 undergraduate students who completed the Learning and Study Strategies Inventory and the Self-Efficacy for Learning Form. The k-mean method was used to cluster the participants according to their scores on these measures. The results revealed three student profiles, with high, moderate and low levels of strategic and self-regulated learning and self-efficacy beliefs. Only a portion of future teachers showed high levels of strategic and self-regulated learning. The need for interventions targeted at increasing future teachers’ theoretical and practical knowledge on how to foster strategic and self-regulated learning in their students is highlighted.
Social Psychology
Relationship Between Career Adaptability and Job Crafting Teixeira, Mariana de Almeida Klotz Ujihara, Milena Miyuki Hiratuca Devotto, Rita Pimenta de Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de Rodrigues, Jaqueline de Carvalho

Abstract in Portuguese:

Resumo As relações de trabalho têm apresentado grandes transformações, de modo a originar uma dinâmica diferente no que tange à trajetória profissional dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi analisar o quanto as características pessoais (as quatro dimensões da adaptabilidade de carreira) explicam o redesenho do trabalho (ações proativas por parte do indivíduo) e se há algum aspecto com maior impacto nessa relação. Participaram 299 trabalhadores, que responderam um questionário sociodemográfico, Escala de Adaptabilidade de Carreira e Escala de Ações de Redesenho no Trabalho. Análises de redes e das regressões indicaram forte associação entre preocupação, controle, curiosidade e confiança e o redesenho das relações, o redesenho das tarefas e a reformulação cognitiva. Apesar de todas as relações terem sido positivas, a curiosidade destacou-se como o fator que mais influencia o redesenho do trabalho. O estudo contribui para o entendimento das relações íntimas entre a adaptabilidade de carreira e as três formas de redesenho no trabalho.

Abstract in Spanish:

Resumen Las relaciones laborales han sufrido importantes transformaciones, dando lugar a una dinámica diferente en cuanto a la trayectoria profesional de las personas. Neste estudio se analizó en qué medida las características personales (las cuatro dimensiones de la adaptabilidad a la carrera) explican el rediseño del trabajo (acciones proactivas por parte del individuo) y si existe algún aspecto específico con mayor impacto en esta relación. Participaron 299 trabajadores, que repondieron cuestionario sociodemográfico, Escala de Adaptabilidad a la Carrera y Escala de Rediseño del Trabajo. Hubo una fuerte asociación entre preocupación, control, curiosidad, confianza, rediseño de relaciones, rediseño de tareas y reformulación cognitiva. Todas las relaciones fueron positivas, pero la curiosidad se destacó como el factor que más influyó en el rediseño del trabajo. El estudio contribuye a la comprensión de las íntimas relaciones entre la adaptabilidad de la carrera y las tres formas de rediseño del trabajo.

Abstract in English:

Abstract Working conditions have undergone major changes that have created a different dynamic with respect to the career trajectories of individuals. The objective of this study was to analyze how personal characteristics (the four dimensions of career adaptability) explain job crafting (proactive actions on the part of the individual) and whether there is a specific aspect with greater impact in this relationship. Two hundred and ninety-nine employees participated by completing a socio-demographic questionnaire, the Career Adaptability Scale, and the Job Crafting Scale. Network analysis and regression revealed a strong relationship between worry, control, curiosity, trust, relational crafting, task crafting, and cognitive crafting. Although all relationships were positive, curiosity stood out as the factor that most influenced work crafting. The study contributes to the understanding of the intimate relationships between career adaptability and the three forms of job crafting.
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Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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