Acessibilidade / Reportar erro

Cranial osteology and taxonomy of albatrosses of genus Dimedea linneaus, 1758 and Thalassarche reichenbach, 1853 (procellariformes: Diomeidae)

A atual taxonomia dos albatrozes consiste na divisão da família Diomedeidae em quatro gêneros: Diomedea, que inclui os grandes albatrozes; Phoebastria, formado pelos albatrozes do norte do Pacífico; Thalassarche, para os chamados "mollymawks" e Phoebetria, para os "mollymawks fuliginosos" e foi baseada em caracteres da morfologia externa, padrões de plumagem, forma da cauda, tamanho e coloração do bico e a organização das placas da ranfoteca e, mais recentemente, seqüências do citocromo-b. Entretanto, existem poucos e antigos estudos sobre a osteologia dos albatrozes que estudaram apenas as relações supra-genéricas. A pesquisa na taxonomia e na anatomia do grupo é importante para se criar uma base segura para a identificação das espécies, incluindo aí as diferenças existentes entre machos, fêmeas e de exemplares em diferentes idades, além de se verificar caracteres anatômicos cranianos que podem revelar-se úteis para análises filogenéticas com base em marcadores morfológicos. No presente trabalho, 63 crânios de representantes dos gêneros Diomedea e Thalassarche foram analisados e comparados, estabelecendo correspondências topográficas e determinando homologias primárias, o que resultou em: (a) a descoberta da ausência de padrões de distinção anatômica relacionados ao sexo e à idade para T. melanophris e para T. chlororhynchos; (b) levantamento de oito caracteres do crânio que separam os gêneros Diomedea e Thalassarche; (c) reconhecimento de 13 caracteres cranianos que diferem entre T. melanophris, T. chlororhynchos e T. cauta; (d) re-identificação de vários espécimes baseados em caracteres cranianos. Os caracteres aqui apresentados para os gêneros e espécies, juntamente com futuras pesquisas na anatomia do crânio de Diomedeidae, incluindo os gêneros Phoebetria e Phoebastria, podem ajudar na elucidação das relações de parentesco dentro da família.

Albatroz; osteologia craniana; Diomedea; Thalassarche


Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo Av. Nazaré, 481, Ipiranga, 04263-000 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 2065-8133 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: einicker@usp.br