Acessibilidade / Reportar erro

Geographical and seasonal distributions of the seedeaters Sporophila bouvreuil and Sporophila pileata (aves: Emberizidae)

Muitos representantes do gênero Sporophila são migratórios. Estes movimentos são pouco estudados e podem ser determinados por fatores como a produção de gramíneas, que podem ser altamente sazonais em algumas regiões. A distribuição de Sporophila bouvreuil se estende desde a região amazônica e Suriname passando pelas áreas abertas de boa parte do Brasil, enquanto que S. pileata distribui-se pelo sul e sudeste do Brasil, além da Argentina e Paraguai. Os movimentos migratórios destas duas espécies são pouco conhecidos e há evidências de que algumas populações podem ser residentes durante todo o ano. Com o objetivo de definir a distribuição geográfica e sazonal de S. bouvreuil e S. pileata, os registros foram agrupados em dois tipos, um durante o período reprodutivo (setembro a março) e outro durante os meses de abril a agosto, quando supostamente estas espécies podem migrar. Foram identificadas duas áreas de simpatria entre S. bouvreuil e S. pileata, nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Para S. bouvreuil sugere-se que as populações que reproduzem na Amazônia se deslocam para o Cerrado ou a Caatinga, onde se encontram com as populações residentes nestes biomas. As populações desta diagonal seca se reproduzem nestes domínios e provavelmente realizam apenas migrações de curta distância. Na Mata Atlântica parte das populações são residentes, permanecendo neste bioma durante todo o ano. As populações de S. pileata que ocorrem no Cerrado e nas áreas abertas da Mata Atlântica se reproduzem nos seus respectivos biomas, mas não foi possível identificar as possíveis áreas de invernagem para esta espécie.

Aves; Caboclinho; Sporophila; Migração; Sazonalidade


Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo Av. Nazaré, 481, Ipiranga, 04263-000 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 2065-8133 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: einicker@usp.br