TESES E DISSERTAÇÕES
Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da CAPES
Souza, Juliana Lopes de Almeida. Satisfação dos usuários do Portal de Periódicos da CAPES. 210f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2011
A presente pesquisa teve por objetivo verificar as dificuldades, o sucesso e o grau de aceitação e satisfação dos usuários com a utilização do Portal CAPES para recuperar informações, assim como a existência de barreiras entre esse sistema de informação e o usuário. A amostra investigada foram 930 pesquisadores em 17 universidades federais, distribuídas pelas cinco regiões brasileiras. A metodologia utilizada foi quantitativa com coleta de alguns dados qualitativos. A pesquisa desenvolvida foi exploratória e descritiva. O estudo verificou, utilizando estatística descritiva, o grau de satisfação dos usuários e também a variação da satisfação entre usuários nas diversas sub-áreas de cada grande área analisada. Os resultados mostram que a maioria (52%) possui alguma dificuldade na utilização do Portal de Periódicos da CAPES. Os testes ANOVA, utilizando o critério Tukey para diferenças entre pares, revelaram diferenças estatisticamente significativas entre as áreas Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. A presente pesquisa concluiu que a área Ciências Biológicas é a mais satisfeita entre as áreas pesquisadas, pois apresentou diferenças estatisticamente significativas em relação à reação geral, ao design visual, ao acesso e ao conteúdo do Portal com relação às outras duas áreas investigadas. Os dados não indicaram concentração de usuários satisfeitos ou insatisfeitos em uma região particular do Brasil. Particular atenção merece a área de Linguística, Letras e Artes em que menos da metade (45%) dos pesquisadores obtêm sucesso na busca ao procurarem por um periódico. Os dados também indicam que a falta de domínio de outros idiomas e, mesmo, a necessidade de treinamento não representam maiores problemas para 76% dos respondentes. Observou-se, na maioria das questões analisadas, grande variação da satisfação dos usuários nas diversas sub-áreas. As três áreas indicaram como razão principal para não obtenção de sucesso a indisponibilidade do periódico procurado, ou de um determinado fascículo, no Portal. Na análise dos dados qualitativos confirmou-se essa constatação com os 56 pesquisadores que detalharam as razões para insucesso na obtenção do periódico. A satisfação dos usuários foi um mecanismo de avaliação e um indicador de que o Portal está cumprindo seu papel de atendimento às necessidades de informação.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
21 Set 2011 -
Data do Fascículo
Set 2011