Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO EM REVISÕES SISTEMÁTICAS EM ODONTOLOGIA: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO

RESUMO

Objetivo:

Identificar a presença do bibliotecário em revisões sistemáticas de odontologia. E ainda se há diferenças em relação ao fator de impacto, disponibilidade da estratégia de busca, número de bases de dados pesquisadas e registro do protocolo nas revisões sistemáticas que contaram ou não com um bibliotecário.

Métodos:

Foram incluídas revisões sistemáticas de odontologia, em inglês, publicadas em periódicos odontológicos, indexadas de 1º de julho de 2018 a 1º de julho de 2019, no MEDLINE/PubMed. Para análise estatística, foram utilizados o teste t e o teste qui-quadrado de Pearson. O nível de significância foi de 5%.

Resultados:

Das 280 revisões incluídas, 14% mencionam a participação de bibliotecários, 9% como consultores e 5% como coautores. Não houve diferença estatística para fator de impacto (p = 0,928), estratégia de busca (p = 0,850) e número de bases de dados (p = 0,240). A participação do bibliotecário foi associada ao registro do protocolo das revisões. As bases de dados mencionadas com mais frequência foram MEDLINE, Cochrane e Embase.

Conclusão:

A frequência de participação do bibliotecário nas revisões sistemáticas incluídas foi de 14%, sendo consultor o papel mais frequente. As revisões sistemáticas com bibliotecário na equipe foram associadas a mais registros de protocolo.

Palavras-chave:
Bibliotecários; Revisões Sistemáticas; Odontologia

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br