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Fanfiction: uma escrita criativa na web

Fanfiction: creative writing on the web

RESUMO

Estudo das fanfictions como uma prática de incentivo à leitura e produção de textos ficcionais na web. Por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa foi desenvolvido o assunto para a área daCiência da Informação. Utiliza o site “Nyah! Fanfiction” como fonte de informação sobre as fanfictions e para aplicação de questionáriocomo auxílio na investigação do comportamento dos fanfiqueiros do site. O artigo mostra o que são as fanfictions, descreve a forma diferenciada que o ficwriterl ê o texto original para a produção da história, e apresenta o site “Nyah! Fanfiction” não apenas como depositário de fanfictions, mas também informa como essa prática pode se tornar mais que um passatempo, por explorar a imaginação, estimular a criação de textos, e assim intensificar a prática de leitura e escrita entre os jovens. O assunto estudado ainda é considerado novo na área de Biblioteconomia, portanto se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas abordando o tema fanfiction.

Palavras-chave:
Fanfiction; Leitura; Escrita digital

ABSTRACT

Study on fanfictions as a way of encouraging Reading and production of fictional writing on the web. By means of an exploratory, bibliographical and qualitative research, the subject is brought onto the Information Science field. Its makes use of the website “Nyah! Fanfiction” as source of information on fanfictions and also for carrying out a survey as a supporting tool in the research towards fanfictioners behavior. The article defines the term “fanfiction”, as well as describes the different way that the fiction writer reads the original piece for the production of the story. Finally, it presents the website “Nyah! Fanfiction”, not only as a fanfiction destination place, but it also shows how this practice can become more than a hobby by exploring the imagination, stimulating the creation of texts, and in that way, intensify the practice of reading and writing among young people. The subject studied is still considered new in the Librarian ship field, therefore, it is necessary to develop more research addressing the fanfiction theme.

Keywords:
Fanfiction; Reading; Digital writing

1 Introdução

A leitura é essencial para a comunicação humana em seus diversos aspectos tais como trabalho, educação, lazer, além de melhorar a autoestima, o vocabulário e a participação do homem em sociedade.

“A leitura é sempre apropriação, invenção, produção de significados [...] Toda história da leitura supõe, em seu princípio, esta liberdade do leitor que desloca e subverte aquilo que o livro lhe pretende impor” (CHARTIER,1998, p.77). Sendo assim, a leitura conduz para a liberdade do pensamento, o ato de ler implica em produção de sentido sobre as interpretações do texto escrito, não necessariamente a interpretação buscada pelo autor. Desse modo surgem as fanfictions, as histórias criadas pelos leitores acerca das histórias lidas.

Nesse aspecto, o gênero ficção é aquele que mais está conseguindo atrair o público jovem atualmente. Surgem novos títulos e séries a todo o momento, e o sucesso é tão grande que muitos dos campeões de bilheteria são os filmes baseados em livros de ficção. Leitores jovens e adultos, ávidos para saber os próximos passos de seus personagens favoritos nas mais diversas tramas, chegam a aguardar impacientemente o lançamento dos próximos volumes e, quando a aventura chega ao fim, sentem falta desse universo.

Mas, e se a história não acabasse na última página do livro? E se o leitor tivesse o “poder” de mudar um final que não o agradou? Foi a partir dessas e de outras questões, que leitores/fãs deixaram de apenas ler seus livros favoritos, e passaram a imaginar, escrever e compartilhar histórias baseadas neles, as chamadas Fanfictions.

As fanfictions, fanfics, ou ainda apenas fics, são histórias produzidas por fãs, baseadas em livros, filmes, seriados, quadrinhos,dentre outros. Geralmente envolvem os cenários, os personagens e as tramas da obra original, ou ainda fazem o cruzamento de duas ou mais obras, misturando de forma harmônica seus enredos e personagens, para compor uma nova história.Sem intenção comercial, a criação das fanfictions é um passatempo dos fanfiqueiros, ao qual dedicam horas de seu tempo livre para ler e produzir essas histórias.Investigando na internet, foi encontrado um grande número dessas criações em Língua Portuguesa.

A ideia de a Biblioteconomia ainda não ter, ou ter pouca informação (produção) sobre fanfictions causava inquietação, uma vez que essas produções já vinham sendo objeto de estudos na comunidade acadêmica há algum tempo, em áreas como a educação, por exemplo. Com isso criou-se, o interesse em pesquisar mais sobre a relação entre fanfiction, leitura e escrita.

Para concepção deste artigo foram estudados diversos autores como Chartier (1998), Pelisoli (2008PELISOLI, A. C. M. D. Um objeto hipotético na internet. In:CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TESSITURAS, INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS, 11., 2008. São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2008. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/047/ANA_PELISOLI.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.
http://www.abralic.org.br/anais/cong2008...
), Felix (2008FELIX, T. C. O dialogismo no universo fanfiction uma análise da criação de fã a partir do dialogismo bakhtiniano. Ao pé da letra: revista dos alunos de graduação em Letras, Pernambuco, v. 10, n. 2, p. 119-133, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%2010.2/vol10.2-Tamires_Felix.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2015.
http://www.revistaaopedaletra.net/volume...
), Almeida; Karhawi; Possari (2010ALMEIDA, C. A. de; KARHAWI, I. S.; POSSARI, L. H. V. Trransmidiação: a saga crepúsculo continua na produção da fandomination. Revista Linguasagem, São Paulo, v. 15, p. 1-16, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao15/015.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/...
), Toledo et al. (2013TOLEDO, A. C. et al.A relação do fã e a mídia: participatividade e influência. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 17., 2013, São Paulo. Anais eletrônicos... Baruaru - SP: UEP, 2013. p. 1- 10. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/trabalhos_ij.htm>. Acesso em: 2 maio 2014.
http://portalintercom.org.br/anais/sudes...
), Sampaio (2013SAMPAIO, T. N. Produção de sentido através das dinâmicas interacionais em sites de fanfictionsde Harry Potter e Crepúsculo. In: POSCOM - SEMINÁRIO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PUC-RIO, 10., 2013, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro - RJ: PUC - Rio, 2013. Disponível em: <http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Theane-Neves-Sampaio.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2014.
http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/up...
), Jenkins (2009JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução: Suzana Alexandria.2. ed.São Paulo: Aleph, 2009. 432p.), e especialmenteVargas (2005VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.).A última autora citada, Maria Lucia Vargas, é uma das primeiras pesquisadoras brasileiras a publicar um livro que trata exclusivamente do tema fanfiction, o que representa uma contribuição relevante com o desenvolvimento do assunto no Brasil.

O objetivo geral pretendido é estudara fanfiction,sua relação com o incentivo à leitura e a produção escrita de textos ficcionais na web. Para isso, estabelecem-se os objetivos específicos: descrever o que são fanfictions e analisar o site “Nyah! Fanfiction”, a fim de conhecer as pessoas que leem e escrevem as fanfictions.

2 Materiais e métodos

Desenvolveram-se de acordo com a classificação de Gonsalves (2003GONSALVES, E. P. Escolhendo o percurso metodológico. In:GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 3 ed. São Paulo: Alínea, 2003. cap. 4. p. 61-73.), a qual sugere que a metodologia englobe os seguintes tópicos: Tipo de pesquisa, Coleta de dados, Sujeitos da pesquisa e Análise dos dados.

O tipo da pesquisa, segundo os objetivos é exploratória, pois pretende-se tornar o conteúdo mais familiar para área. Ainda com intuito de conhecer o que foi publicado sobre a fanfiction, e auxiliar nas vertentes abordadas, foi feito um levantamento em livros, periódicos científicos, anais de congressos, teses e dissertações, assim, quanto aos procedimentos de coleta, a pesquisa é bibliográfica.

O estudo tem uma abordagem qualitativa, descrevendo o universo das fanfictions, e busca compreender a relação entre fanfiction, leitura e produção de textos de ficção. Ainda foi elaborado um questionário com a intenção de melhor conhecer os fanfiqueiros do site “Nyah! Fanfiction”, considerados os sujeitos da pesquisa. As informações obtidas por questionário foram analisadas e tabuladas para melhor emprego na redação do artigo.

3 As fanfictions

As primeiras manifestações dessa prática ocorreram nos Estados Unidos por volta da década de 30 do século XX, surgindo dentro de grupos de fãs chamados fandoms, que significa “fã unido”. O fandom é uma reunião de pessoas cujo gosto ou preferência giram em torno de uma obra (s) divulgada (s) pelos meios de comunicação em massa, como as séries de televisão. Os participantes de fandoms sentiam que precisavam ampliar o contato com as obras ficcionais por eles apreciadas(VARGAS, 2005VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.).

De acordo com Vargas (2005VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.), as fanfictions sugiram em publicação chamadas fanzines, que circulavam em pequenos grupos de fãs leitores. As fanzines eram textos em que os fãs discutiam e trocavam ideias sobre a (s) obra (s) que apreciavam - livros, filmes, seriados e histórias em quadrinhos. Essas publicações eram editadas de forma caseira, em pequenas tiragens e vendidas apreço simbólico ou mesmo distribuídas gratuitamente nos encontros dos fandoms, que se tornaram mais tarde verdadeiras convenções de fãs nos Estados Unidos.

Mas o que tornou as fanfictions conhecidas nessas comunidades de fãs foi o cancelamento da série “Jornada nas Estrelas” - “Star Trek” de 1967, pois seus fãs ficaram carentes e dedicaram-se a escrever possíveis finais para a série - as fanfictions.

A internet se tornou uma grande aliada para os fanfiqueiros, por possibilitar uma maior divulgação das histórias, por meio de sites e blogs específicos para postagem e leitura de fanfictions.Também promoveu uma maior interação entre essas pessoas, para troca de ideias sobre a (s) obra (s) ficcional (is) que tinham apreço, independentemente de seu local de residência.Em decorrência desse fato, houve um crescimento dessas comunidades de fãs e também da produção dessas histórias.

No Brasil, a prática tornou-se mais conhecida com a publicação da série de livros da autora J. K. Rowling - “Harry Potter” (1997 - 2007) seguido pela também série ficcional “Saga Crepúsculo" da autora Stephenie Meyer (2005 - 2008). Essas obras exerceram (e ainda exercem) uma fascinação entre os fãs, de tal maneira que houve um aumento na quantidade de sites que armazenavam e disponibilizavam fanfictions, além da massiva quantidade de histórias sobre as séries de livros.

4 A leitura do texto original e a escrita de fanfictions

Para escrever uma fanfiction, o autor deve conhecer muito bem a (s) obra (s) original (is). O ato de ler é fundamental para a escrita dessas histórias, pois é alicerçado no conhecimento do texto que o escritor de fanfiction - o ficwriter, vai compor a sua visão sobre a história e seus personagens.

Pelisoli (2008PELISOLI, A. C. M. D. Um objeto hipotético na internet. In:CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TESSITURAS, INTERAÇÕES, CONVERGÊNCIAS, 11., 2008. São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2008. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/047/ANA_PELISOLI.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.
http://www.abralic.org.br/anais/cong2008...
) refere-se a fanfiction como uma forma de interpretação do leitor da obra original, e mostra também que apesar de a fanfiction não ser um texto original, ela é um mundo de informações sobre determinada obra a partir da visão e imaginação de seu ficwriter. Ao ler o texto original o escritor de fanfiction vai “[...] produzindo sentidos sobre os sentidos já produzidos pelo autor [do texto original]” (ALMEIDA; KARHAWI; POSSARI, 2010ALMEIDA, C. A. de; KARHAWI, I. S.; POSSARI, L. H. V. Trransmidiação: a saga crepúsculo continua na produção da fandomination. Revista Linguasagem, São Paulo, v. 15, p. 1-16, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao15/015.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014.
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/...
, p. 2).

Felix (2008FELIX, T. C. O dialogismo no universo fanfiction uma análise da criação de fã a partir do dialogismo bakhtiniano. Ao pé da letra: revista dos alunos de graduação em Letras, Pernambuco, v. 10, n. 2, p. 119-133, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.revistaaopedaletra.net/volumes/vol%2010.2/vol10.2-Tamires_Felix.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2015.
http://www.revistaaopedaletra.net/volume...
, p. 130) relata que:

O interessante nas fanfics, é que nelas o ficwriter encontra liberdade e espaço para escrever quaisquer cenas que tenha imaginado com qualquer personagem; ou para mudar o final de uma história; para criar conexões entre história e partes da história; entre personagens de núcleos, cânones, épocas diferentes ou até mesmo reais e irreais.

O ficwriter desenvolve habilidades para absorver, digerir e produzir textos segundo seu entendimento da obra original, do seu cotidiano e/ou de seus sonhos, a criatividade é peça importante para essa escrita, mesmo que esse autor tenha a base que é a obra original, ele cria ou recria cenários, personagens e enredos.

A fanfiction explora pontos de vista alternativos, que reestruturam os eventos do livro pelos olhos de outro personagem; explora “possibilidades” sugeridas, mas não desenvolvidas nos romances, preenche as lacunas entre os eventos do enredo e às vezes até se estende além do ponto do último livro publicado (TOLEDO et al., 2013TOLEDO, A. C. et al.A relação do fã e a mídia: participatividade e influência. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 17., 2013, São Paulo. Anais eletrônicos... Baruaru - SP: UEP, 2013. p. 1- 10. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/trabalhos_ij.htm>. Acesso em: 2 maio 2014.
http://portalintercom.org.br/anais/sudes...
, p. 7).

Para melhor compreensão das abordagens na escrita de fanfictions, serão usados os 10 sentidos de Jenkins1 1 JENKINS, H. Textual Poachers: television fans and participatory culture. New York: Routledge, 1992. (1992,apud VARGAS, 2005VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.). Para melhor entendimento, optou-se pelo uso de exemplos de fanfictions baseadas na obra “Saga Crepúsculo”.

  1. Recontextualização: é a escrita de fanfictions para preencher lacunas deixadas pelo original, geralmente servem como um “extra” para explicar a conduta de determinado personagem, esclarecendo-a. Na Saga Crepúsculo, os personagens Isabella Swan e Eduard Cullen, casaram-se mas a lua de mel não foi descrita na obra original, assim existem fanfictions escritas nessa passagem específica da história;

  2. Expansão da linha do tempo: as obras originais indicam fatos do passado dos personagens, mas não são explorados completamente. Assim,os ficwriters usam essas “pistas” para criar suas histórias. Como exemplo, autores de fanfictions que escrevem sobre Alice Cullen (que é uma vampira), criam fanfictions que se referem ao passado humano da personagem. Existem fanfictions que “continuam” a trama após o seu fim, é o caso de histórias sobre o relacionamento entre Reneesme Cullen e Jacob Black, pois no texto original, a história termina sem a consolidação desse romance;

  3. Refocalização: quando o escritor de fanfiction centra sua história em um personagem secundário do texto original, do qual quase não se conhece. É o caso de histórias sobre a vida de Jéssica Stanley, a amiga invejosa de Isabella Swan na “Saga Crepúsculo”;

  4. Realinhamento moral: nesse estilo o universo moral da obra original é contestado, e até transformado: os “mocinhos” podem tornar-se vilões, e em outras histórias os vilões é que são os personagens principais. Sobre esse estilo, há histórias como da vampira Victória, que na obra original persegue Isabella Swan por quase toda a história, e na fanfiction a mesma vampira é apresentada como vítima da trama;

  5. Troca de gênero: quando a obra original é, por exemplo, do gênero romance e o fanfiqueiro escreve sobre ela como ação;

  6. Cross Over: consiste na mistura de histórias, de personagens e até textos em diferentes suportes, para a escrita da fanfiction. É o caso de fanfictions que usam os personagens da “Saga Crepúsculo” (livros e filmes) inseridas no enredo da obra “Sobrenatural” (seriado televisivo). Sobre esse estilo, Vargas (2005, p. 66) afirma: “Trata-se da construção de uma intertextualidade entre textos populares, comuns a jovens de diferentes culturas, em virtude da globalização do consumo das produções norte-americanas, que escapa àqueles não tão afeitos a eles”;

  7. Deslocamento de personagem: consiste em que os personagens principais da obra original são transportados de seu ambiente e colocados em outros, às vezes até com mudança de nomes. Por exemplo, uma fanfiction que coloca Isabella Swan e Eduard Cullen no período da Segunda Guerra Mundial;

  8. Personalização: acontece quando a fanfiction atravessa a barreira da realidade, isto é, o ficwriter se insere na história. Um bom exemplo é a fanfiction de Caroline (2012), pois na história ela acidentalmente “cai” no universo da “Saga Crepúsculo” e se apaixona pelo personagem Jacob Black mudando o rumo de toda a história. A leitura dessa fanfiction é divertida pois a autora segue a história original, modificando apenas as passagens em que ela é personagem;

  9. Intensificação emocional: trata-se de fanfictions centradas na parte psicológica dos personagens, nos quais os ficwriters dão ênfase a momentos de tristeza, angústia e sofrimento seguidos por sentimentos de conforto emocional. Permite ao fã a liberação de sentimentos reprimidos no seu inconsciente, através do personagem;

  10. Erotização: é a utilização do aspecto erótico dos personagens. Enquanto umas seguem as “pistas” dadas pela história original, outras escrevem atitudes não esperadas para aqueles personagens.Essas histórias são classificadas para maiores de 18 anos por conter descrições de sexo explícito entre os personagens.

Existem muitas possibilidades para a escrita das fanfictions, havendo vários pontos de vista e rumos que o ficwriter pode dar às histórias. Jenkins (2009JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução: Suzana Alexandria.2. ed.São Paulo: Aleph, 2009. 432p., p.339) ainda nos explica que:

A fanfiction raramente fica parada. É uma coisa viva, que evolui, que tem vida própria, uma história sendo criada sobre outra, a realidade de cada escritor sendo refletida na de outro e talvez até se misturando, para formar uma criação totalmente nova.

O que Jenkins explica fica claro através da interação entre o escritor de fanfictions e seu público leitor. As histórias são adicionadas aos sites, geralmente divididas em capítulos postados semanalmente. Os comentários são deixados ao fim de cada capítulo, de forma opcional pelos leitores.São formas de elogiar, trocar ideias sobre a história, sugerir e incentivar o autor da fanfiction a continuar com a aventura. Sobre esses comentários, Sampaio (2013SAMPAIO, T. N. Produção de sentido através das dinâmicas interacionais em sites de fanfictionsde Harry Potter e Crepúsculo. In: POSCOM - SEMINÁRIO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PUC-RIO, 10., 2013, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro - RJ: PUC - Rio, 2013. Disponível em: <http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Theane-Neves-Sampaio.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2014.
http://pucposcom-rj.com.br/wp-content/up...
, p.5) afirma que:

Há uma grande interação entre leitor/a e autor/a tanto nos comentários (também conhecidos como reviews), [...] Como as fanfics são publicadas na medida em que o ficwritter escreve, há também uma maior propensão de ocorrerem mudanças na história causadas pelas críticas e comentários dos leitores. Assim, os rumos da história podem ser modificados de acordo com as opiniões emitidas nos comentários.

Pode-se dizer então que o leitor da fanfiction ajuda o seu autor a continuar com a história, e o resultado é uma escrita participativa, em que o texto pode sofrer modificações ao longo de sua escrita, levando em consideração as sugestões de seus leitores.

A dinâmica de produção desses textos, trouxe a necessidade de pessoas que possam orientar esses “escritores amadores”, antes de postarem sua história em sites. Essas pessoas que dispõem de conhecimentos e tempo para ajudar os ficwriters a compor suas ficções, são chamadas de Beta Reader.

O Beta Reader é um revisor de fanfictions que auxilia o autor nascorreções gramaticais, bem como na construção do enredo, composição dos personagens e cenário. Mas ele não é considerado um coautor,pois apenas indica pontos da história em que o ficwriter deve melhorar ou mesmo modificara redação (NYAH!, c2015).

5 Porque ler e/ou escrever fanfictions?

A leitura das fanfictions é um “mundo novo” a ser descoberto.São outros olhares, outros enfoques para a mesma história e os mesmos personagens. E a escrita desses textos é feita com dedicação, pois os fãs estudam e discutem a obra original com outros fãs, a fim de terem mais informações e ideias para produção de fanfictions.

Outra razão seria a liberdade de escrever e ler sobre o que gostam sem julgamentos nem preconceitos. Muitas fanfictions giram em torno de casais, contendo cenas de sexo entre casais hetero e homossexuais, e também abordam temas como estupro, incesto, mutilação e tortura, que mesmo abrangendo assuntos polêmicos, são predileções de cada autor ou leitor de fanfictions. Nesse universo, o fanfiqueiro não se identifica usando geralmente um apelido criado por ele, o quetraz uma grande liberdade para ler e escrever o que desejar, sem repreensões.

Vargas (2005VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.) indica o desejo de escrever sobre o universo ficcional como outra motivação do fanfiqueiro, pois para esses fãs não basta o material disponibilizado pelos autores, eles precisam de mais, necessitam saber o que acontece após o fim da história, como os personagens seguem após os acontecimentos finais.Assim, o fã imagina,e com a leitura e a escrita de fanfictions esse universo torna-se “real”.

Existe também a intenção de retratar o que sentem em relação a determinados acontecimentos da vida real de autores de fanfictions, pois através de um personagem podem expressar suas angústias, tristezas e preocupações, problemas que algumas vezes nem as pessoas próximas sabem que existem.

Alguns aspiram tornar-se escritores profissionais no futuro o que não é impossível. Esse desejo estimula muitos jovens a escreverem fanfictions, levando-os a ler mais e consequentemente melhorar sua escrita.

Tudo o que foi pontuado são algumas das mais diversas explicações para a composição das histórias ficcionais e de seu público leitor. Além das razões citadas, a prática da fanfiction consiste em uma forma de entretenimento, de lazer, uma diversão para os fanfiqueiros.

6 O site “Nyah! Fanfiction”

Para entender as fanfictions é imprescindível conhecer também os sitesnos quais elas são armazenadas e divulgadas.

O site “Nyah! Fanfiction”foi escolhido para representar os sites brasileiros nesta pesquisa.A preferência se deu por este conter uma grande quantidade de histórias e pessoas cadastradas, por ser popular entre os fanfiqueiros brasileiros e ainda ter anos de funcionamento (criado em novembro de 2005).

O objetivo do site, segundo os organizadores,éfazer com que as pessoas tenham prazer na leitura de fanfictions e ao mesmo tempo sintam-se incentivadasa explorar seu lado criativo. E é exatamente o que acontece, quando se observa os números a seguir: o site apresenta no total 160.000 histórias, 900.000 capítulos e 300.000 usuários cadastrados. Diariamente são realizados cerca de 390 novoscadastros, sendo que a média de história incluídas no site é de 297 e são adicionados às histórias cerca de 1.200 novos capítulos por dia. Ainda sobre os visitantes, os números mais expressivos de acesso são da Região Sudeste. Esses dados estão no site e referem-se a2013(NYAH!,c2015).

A equipe que coordena o site “Nyah! Fanfiction” foi se atualizando com o passar do tempo, e hoje é composta por seis pessoas. São jovens com idades entre 20 e 30 anos, graduados em áreas distintas, chamados de moderadores, segundo informações do próprio site.

O site organiza-se em categorias, como: Jogos; Animes/Mangás; Filmes;Livros;Bandas/Cantores;Originais2 2 Esta categoria é composta por histórias totalmente criadas pelos autores, desde o enredo até os personagens, sendo assim, não se caracterizam como fanfictions. ;Roteiros3 3 A categoria é destinada a fanfictions escritas para serem transformadas em filme. As ações, os diálogos, os cenários, todos tem a finalidade de serem reconstruídos por meio de imagens (FREITAS, 2015). ; Poesias; Quadrinhos; Cartoons4 4 São desenhos humorísticos que podem ou não vir acompanhados de legenda. A categoria é composta pelos cartoons mais famosos na escrita de fanfictions. ; Seriados/Novelas/Doramas5 5 Doramas reúnem os diversos gêneros de novela oriental, sejam elas J-Drama (Drama Japonês), K-Drama (Drama Koreano), C-Drama (Drama Chinês) e até mesmo os Live Action (Novelas baseadas muitas vezes em títulos de sucesso de mangá ou anime). .Em cada categoria são listados primeiros os títulos das obras originais, em ordem alfabética, para posteriormente possibilitar o acesso às fanfictions.

O site possui diversas ferramentas para auxiliar e incentivar seus usuários na leitura e na escrita das histórias. A “Seção de Português” é uma delas,pois oferece ao fanfiqueiro durante a navegação no site, dicas de ortografia e acentuação usando exemplos práticos.

Esta seção disponibiliza ainda, aulas de português. O funcionamento das aulas assemelha-se a um jogo,apresentando três níveis com obstáculos para desenvolver as habilidades na escrita. A seguir temos a descrição do nível 1.

  1. Obstáculos para o domínio de aspectos cotidianos da língua (tópicos relacionados à pontuação, acentuação, uso dos porquês etc.);

  2. Obstáculos para o domínio das unidades menores de enunciado (tópicos relacionados ao uso dos substantivos, adjetivos, verbos etc.);

  3. Obstáculos para o domínio das colocações adequadas, concordâncias e regências (tópicos relacionados à devida colocação de pronomes, concordância entre sujeito e predicado, etc.).

Ao final deste caminho, o fanfiqueiro ganha o título de “Ninja Amador”. Cada obstáculo possui algumas missões que, por sua vez, têm suas metas. Ao final de cada missão, que possui em média, 5 ou 6 metas, existe um tópico exclusivo para tirar dúvidas.

É uma seção de grande importância para os participantes do site, não só pela melhoria na qualidade das histórias, como também para o conhecimento dos fanfiqueiros.As aulas podem ser consideradascomo um reforço aos conhecimentos já obtidos na escola em relação à Língua Portuguesa, e é um diferencial do site, na busca pela aprendizagem de seus usuários,osescritores e leitores de fanfictions.

Outros tópicos no site que merecem destaque são:

  1. Procurando algo para ler? Neste tópico, são sugeridas fanfictions já finalizadas pelo autor, incentivando a leitura de histórias diferentes;

  2. Lista com os melhores leitores da semana: a lista exibe os nomes dos leitores (cadastrados no site) mais indicados pelos autores das fanfictions. A indicação funciona desta forma: a cada capítulo de fanfiction, o ficwriter seleciona o leitor que deixou o melhor comentário, não necessariamente elogiando, também seleciona aqueles que apontam o que gostou e o que não gostou, ou ainda aqueles que fazem sugestões para a fanfiction. Assim os leitores mais indicados pelos ficwriters entram nesta lista, que fica na página inicial do site, como um ranking, de forma a destacar esses leitores;

  3. Recentes: um tópico cuja finalidade é atualizar o leitor com as fanfictions novas ou seus novos capítulos. Essas atualizações são realizadas a cada 12 horas;

  4. Notícias:mostra os acontecimentos do site. Nesse tópico, destacam-se os concursos de fanfictions, que são desafios geralmente elaborados a cada mês, propostos pela equipe que coordena o site.Nesses desafios, há regras bem definidas para a escrita da fanfiction no concurso como: definição do tema, quantidade mínima e máxima de palavras, período de inscrição, entre outras. Frequentementehá uma premiação para os vencedores dos concursos, que são formas de incentivo à produção de fanfictions no site.

Como foi observado no site “Nyah! Fanfiction”, existe um empenho de seus coordenadores no que se refere ao incentivo à leitura e produção de fanfictions. A “Seção de Português” é uma ótima ferramenta para melhorar o desenvolvimento da redação de fanfictions e de outros escritos que o ficwriter se dispuser a executar.

Sempre há algo de novo para ser visto no site “Nyah! Fanfiction”. São itens atraentes para leitores e autores de fanfictions, o que talvez seja responsável pelo grande número de acessos e duração do site.

7 Análise dos resultados

Para tornar o estudo das fanfictions mais completo, se fez necessário coletar dados a fim de delinear as principais características do fanfiqueiro - aquele que lê e/ou escreve fanfictions. Escolheu-se o site “Nyah! Fanfiction” para o contato com os fanfiqueiros, que se deu de forma individual, através da “Mensagem Privada - MP”, ferramenta do site para comunicação entre seus participantes.

Dessa forma, optou-se por elaborar um questionário composto por oito perguntas, sendo: sete questões objetivas e de múltipla escolha e, uma questão subjetiva. Buscou-se elaborar perguntas de fácil entendimento e com a possibilidade de rápidas respostas,a fimde se obter um melhor resultado.Ainda foi informado em questionário aos fanfiqueiros, que os mesmos se sentissem à vontade para adicionar quaisquer outras informações que julgassem importante sobre as fanfictions.

Os questionários foram enviados para 113 pessoas, sendo que desse número, obteve-se o retorno de 80 questionários respondidos. Observe os resultados a seguir:

A primeira pergunta referia-se ao gênero dos fanfiqueiros, e constatou-se que a presença feminina nas fanfictions é quase absoluta,pois cerca de 80% declararam-se do sexo feminino. A respeito disso, Vargas (2005VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.) afirma que a grande ocorrência do sexo feminino nas fanfictions se dá pelo fato da mulher leitora se envolver intensamente com os textos ficcionais (originais), o que ocorre com menos frequência entre os homens.

Na Tabela 1, encontra-se a relação dos estados brasileiros informados pelos fanfiqueiros da pesquisa como sendo o local em que residem. Nota-se grande quantidade de pessoas nos estados da Região Sudeste do Brasil, o que pode indicar que a prática da fanfiction é mais intensa nesses estados, que em outros. Foram informadas ainda duas cidades estrangeiras: Leiria (duas pessoas) e Coimbra (uma pessoa), ambas de Portugal, o que aponta a presença de usuários de outras nacionalidades que acessam o site brasileiro de fanfictions.

Tabela 1
Locais de residência

A faixa etária dos usuários pesquisados, está representada no gráfico 1, no qual observa-se que em sua maioria são jovens (16 a 20 anos) em idade escolar ou universitária, como confirma a Tabela 2 - Escolaridade, mostrando um número considerável de fanfiqueiros ainda cursando o nível Médio.

Gráfico 1
Faixa etária

Tabela 2
Escolaridade

Em relação ao tempo de envolvimento com as fanfictions (veja gráfico 2), a maioria (19) indicou estar envolvida entre um e dois anos, mas o destaque se dá na quantidade informada dos envolvidos há mais de quatro anos, podendo-se inferir que a fanfiction é uma atividade que, além de atrair muitos jovens, consegue ainda mantê-los em atividade por períodos longos.

Gráfico 2
Tempo de envolvimento com as fanfictions

Na questão em que se perguntou o número de horas semanais dispensadas à prática da fanfiction, de acordo com o gráfico 3, pode-se considerar que há uma boa quantidade de horas reservadas à prática de ler e/ou escrever fanfictions, apesar de a maioria reservar menos de sete horas à prática, analisando o gráfico como um todo.

Gráfico 3
Horas semanais dedicadas à prática da fanfiction

Os aspectos positivos e negativos (veja Tabela 3) são afirmativas em relação à prática das fanfictions, que os fanfiqueiros marcaram com um “X” ao concordarem. Nesta questão, dos 80 participantes apenas uma pessoa não informou comquais aspectos concorda.

Tabela 3
Afirmativas em relação aos aspectos positivos e negativos da prática da fanfiction

Em relação às afirmativas dos aspectos positivos na prática das fanfictions, obteve-se números altos de concordância. Em todas as seis afirmativas o número de concordância passou dos 50, podendo-se perceber então, que os fanfiqueiros são conscientes dos benefícios em relação à leitura e escrita que as fanfictions podem oferecer.

Quanto aos resultados obtidos nos aspectos negativos, existe um menor número de concordâncias, muitos não marcaram sequer uma afirmativa, pois elas não eram vistas como aspectos negativos. Como exemplo, destaca-seuma pessoa que adicionou à sua resposta, na afirmativa “Dependência ou dificuldade em afastar-se da prática”, que a prática da fanfiction não pode ser vista como um ponto negativo, já que o estímulo à leitura e escrita não é uma “dependência ruim”.

Outros ainda manifestaram-se em relação à afirmativa “Fato de ser um material composto por personagens e tramas não originais”, afirmando que este fato não incomoda, pelo contrário, ter outros pontos vista sobre um personagem ou enredo é o que os atrai.

Ainda referindo-se aos comentários sobre as afirmativas, um desses nos chamou atenção, pela colocação das palavras e confirmando o que se vê nos resultados da Tabela 3, a pessoa declarou:

Por mais banal que possa parecer a dedicação dada à leitura e escrita de fanfictions, na realidade, este pode ser considerado um excelente recurso para ampliar as possibilidades leitoras, de concentração, de entretenimento educativo e de exercício vocabular. Portanto, os pontos positivos certamente se sobrepõem aos negativos (declaração dada em questionário, 2015).

O Quadro 1 apresenta as quantidades de fanfictions escritas e/ou lidas dos fanfiqueiros pesquisados (apenas de três pessoas não se obteve resposta nesta questão). É clara a grande quantidade de fanfictions lidas, e ainda 5 leitores informaram que já leram “muito mais de 22 fanfictions”; entre esses um informou ter lido mais de 50.

Quadro 1
Quantidade de fanfictions lidas e/ou escritas

Entre os autores de fanfictions há números bem interessantes, apesar de baixos em relação às fanfictions lidas, existem números consideráveis na produção de fanfictions. Três pessoas que marcaram a opção “Menos de 5”, informaram ter escrito mais que esse número, porém como as fanfictions não foram finalizadas, eles não as consideraram.

É importante ressaltar que dependendo do tipo de fanfiction, elas podem ter mais de 300 páginas, divididas em mais de 20 capítulos e ainda existirem fanfictions seriadas. Dessa forma, entende-se que os participantes da pesquisa, os fanfiqueiros, escrevem e leem bastante. Entretanto, pode-se afirmar que há mais leitores que escritores de acordo com o Quadro 1.

Por fim, a análise dos questionários aplicados aos fanfiqueiros do site “Nyah! Fanfiction” confirma a teoria apresentada no início da pesquisa, de que a prática da fanfiction é mais que uma forma de passatempo, poisestimula a leitura, a produção dos textos em websites, dessa forma, pode auxiliar na melhora vocabular e ortográfica do fanfiqueiro.

8 Considerações finais

Ao longo do artigo mostrou-se a fanfiction como resultado de uma ação de fãs de produtos ficcionais, que além de ser um passatempo, torna-se um meio de incentivo à leitura e escrita de fanfictions.

Como foi descrito no artigo, o fanfiqueiro lê a obra original de forma diferente de outros leitores comuns, pois ele, muitas vezes, se atém a detalhes implícitos, aqueles que poucos leitores observam, ou mesmo exploraram, como as histórias ou acontecimentos paralelos à história principal.

O site “Nyah! Fanfiction” que foi estudado traz em sua estrutura, não apenas um espaço depositário de fanfictions na web, mas um local de troca de informações sobre fanfictions e leituras diversas, além de incentivar a leitura e a escrita de fanfictions. O site oferece oportunidade de crescimento intelectual por promover concursos de melhores textos e melhores leitores, auxiliando seus usuários no desenvolvimento do vocabulário, através das aulas de português oferecidas, uma vez que possui uma estrutura rígida para inclusão de histórias no site.

Para a revisão dos textos,o site “Nyah! Fanfiction” conta com os “leitores beta”, ou “beta reader” para acompanhar o desenvolvimento das histórias, tornando-as mais coerentes nos acontecimentos e com menos erros gramaticais.

A pesquisa além de confirmar as indagações iniciais, revelou outros assuntos importantes, como o incentivo à escrita de fanfictions em forma de roteiros para filmes e a presença de históriastotalmente originais. O aparecimento de histórias totalmente originaisindica, talvez,uma migração para a escrita de textos com enredo e personagens próprios- seria o surgimento de um novo escritor?

O estudo poderá contribuir com a investigação do tema, levando para a área de Biblioteconomia questões pouco observadas em relação ao assunto, a fim de se ter um maior conhecimento sobre as fanfictions, sua relação com a leitura e a produção de textos de ficção.

Referências

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  • VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: UPF, 2005. 127p.
  • 1
    JENKINS, H. Textual Poachers: television fans and participatory culture. New York: Routledge, 1992.
  • 2
    Esta categoria é composta por histórias totalmente criadas pelos autores, desde o enredo até os personagens, sendo assim, não se caracterizam como fanfictions.
  • 3
    A categoria é destinada a fanfictions escritas para serem transformadas em filme. As ações, os diálogos, os cenários, todos tem a finalidade de serem reconstruídos por meio de imagens (FREITAS, 2015).
  • 4
    São desenhos humorísticos que podem ou não vir acompanhados de legenda. A categoria é composta pelos cartoons mais famosos na escrita de fanfictions.
  • 5
    Doramas reúnem os diversos gêneros de novela oriental, sejam elas J-Drama (Drama Japonês), K-Drama (Drama Koreano), C-Drama (Drama Chinês) e até mesmo os Live Action (Novelas baseadas muitas vezes em títulos de sucesso de mangá ou anime).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2017

Histórico

  • Recebido
    15 Abr 2016
  • Aceito
    17 Abr 2017
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