Conceito de Indicador Social |
Um indicador social se constitui numa [...] medida, em geral, quantitativa, dotada de significado social substantivo, e é usado para aproximar, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas); ele aponta, aproxima, traduz em termos operacionais as dimensões sociais de interesse definidas com base em escolhas teóricas ou políticas realizadas anteriormente (JANNUZZI, 2017aJANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 6. ed. Campinas, SP: Alínea, 2017a., p. 21). |
Conceito de Competência em Informação |
A competência em informação consiste num processo, que ocorre por meio do desenvolvimento humano e das dimensões técnica (saber fazer, ação), estética (sensibilidade, criatividade, inovação) ética (saber fazer bem o dever, bem comum) e política (social, coletivo), em equilíbrio, na formação inicial ou continuada das pessoas. Ou seja, trata-se de um processo contínuo que se estende ao longo da vida e cujas características se voltam à melhoria da ação, da sensibilidade, dos aspectos coletivos e éticos (VITORINO, 2022VITORINO, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996/30698. Acesso em: 17 set. 2022. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci...
). |
Conceito de Vulnerabilidade Social |
A vulnerabilidade relaciona-se ao ser humano e, portanto, é um conceito complexo. É a possibilidade de dano, às limitações e à condição mortal das pessoas (FEITO, 2007FEITO, Lydia. Vulnerabilidad. Anales del Sistema Sanitario de Navarra, Madrid, v. 30, [supl. 3], p. 7-22, 2007. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/asisna/v30s3/original1.pdf. Acesso em: 01 dez 2022. https://scielo.isciii.es/pdf/asisna/v30s...
). Barbara Fawcett (2009FAWCETT, Barbara. Vulnerability: questioning the certainties in social work and health. International social work, [s.l.], v. 52, n. 4, p. 473-484, 2009. DOI: https://doi.org/10.1177/0020872809104251 https://doi.org/10.1177/0020872809104251...
) afirma que a vulnerabilidade é cada vez mais incorporada à legislação e às políticas públicas e nas práticas recomendadas em nações do Ocidente. A vulnerabilidade social (ADORNO, 2001ADORNO, Rubens de Camargo Ferreira. Capacitação solidária: um olhar sobre os jovens e sua vulnerabilidade social. São Paulo: Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária (AAPCS), 2001. Disponível em: http://dspace.fsp.usp.br/xmlui/bitstream/handle/bdfsp/673/ado001.pdf?sequence=1. Acesso em: 06 fev. 2018. http://dspace.fsp.usp.br/xmlui/bitstream...
) se constitui por pessoas, mas também por lugares, os quais estão expostos à exclusão social. É um termo geralmente associado à pobreza. Os indivíduos ou grupos que estão na condição de vulnerabilidade social são aqueles que não têm voz ativa, geralmente moram na rua, ou dependem de favores de outros e ainda os desprovidos de informação e de necessidades de informação efetivamente atendidas (VITORINO, 2018VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 47, n. 2, p. 71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/download/4187/3794. Acesso em: 17 set. 2022. http://revista.ibict.br/ciinf/article/do...
). |
Conceito de Vulnerabilidade em Informação |
A vulnerabilidade em informação é um estado de susceptibilidade a danos causados às pessoas por excesso de exposição à informação ou falta de acesso à informação e a tensões associadas a esse fenômeno na sociedade, devido à ausência de resiliência no que concerne ao desenvolvimento das dimensões técnica, estética, ética e política da Competência em Informação (VITORINO, 2018VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 47, n. 2, p. 71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/download/4187/3794. Acesso em: 17 set. 2022. http://revista.ibict.br/ciinf/article/do...
, p. 82). |
Requisitos específicos para a seleção dos candidatos a indicadores de Competência em Informação |
|
Dimensão técnica |
Prática informacional diária; aprendizagem de conteúdos; domínio de conhecimentos; uso das TIC (adaptado de VITORINO, 2016VITORINO, Elizete Vieira. Uma matriz para o desenvolvimento da competência em informação, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política e a partir dos cenários de Brasil, Portugal e Espanha. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 1-21, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/397/397. Acesso em: 17 set. 2022. https://revistas.ancib.org/index.php/tpb...
). |
Matriz PDCIn |
Dimensão estética |
Necessidades informacionais; subjetividade e características pessoais; gosto pela leitura; gestão de recursos; imaginação, criação e invenção; solução de problemas informacionais (VITORINO, 2016VITORINO, Elizete Vieira. Uma matriz para o desenvolvimento da competência em informação, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política e a partir dos cenários de Brasil, Portugal e Espanha. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 1-21, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/397/397. Acesso em: 17 set. 2022. https://revistas.ancib.org/index.php/tpb...
). |
|
Dimensão ética |
Atitude crítica; comunicação interpessoal; capacidade de análise e de síntese (VITORINO, 2016VITORINO, Elizete Vieira. Uma matriz para o desenvolvimento da competência em informação, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política e a partir dos cenários de Brasil, Portugal e Espanha. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 1-21, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/397/397. Acesso em: 17 set. 2022. https://revistas.ancib.org/index.php/tpb...
). |
|
Dimensão política |
Comunicação interpessoal; gestão de recursos; necessidades informacionais; atitude responsável diante da informação; atualização contínua (VITORINO, 2016VITORINO, Elizete Vieira. Uma matriz para o desenvolvimento da competência em informação, sob o foco das dimensões técnica, estética, ética e política e a partir dos cenários de Brasil, Portugal e Espanha. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 1-21, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/397/397. Acesso em: 17 set. 2022. https://revistas.ancib.org/index.php/tpb...
). |
Virtudes |
Possibilitam a apreensão de uma realidade complexa; fornecem informações especializadas às pessoas comuns e à comunidade científica; monitoram oportunidades em diferentes áreas; identificam atividades e projetos mais promissores para o futuro; auxiliam nas decisões estratégicas dos gestores da política científica e tecnológica; para ter significado, a abordagem dos indicadores deve ser comparativa, evitando-se excesso de confiança nesses indicadores; os indicadores não são um fim em si mesmo, mas instrumentos práticos para a administração e para a tomada de decisão (VITORINO, 2022VITORINO, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996/30698. Acesso em: 17 set. 2022. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci...
). |
|
Avaliação da Competência em Informação |
Compartilhamento; aprendizado; recuperação da informação; transferência e uso da informação; disseminação da informação; ação coletiva; capacidade das pessoas de se associarem; estudos sobre usuários (VITORINO, 2022VITORINO, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996/30698. Acesso em: 17 set. 2022. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci...
) |
Tendências |
Temáticas a considerar |
Ambiente de trabalho; bibliotecas; cidadania e aprendizado ao longo da vida; contextos/abordagens teóricas; diferentes grupos/ comunidades; gestão da informação; inclusão social e digital; mídia e tecnologias; políticas e estratégias (LEITE et al., 2016LEITE, Cecília et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre Competência em Informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983/16876. Acesso em: 01 dez. 2022. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.ph...
; VITORINO, 2022VITORINO, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996/30698. Acesso em: 17 set. 2022. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci...
). |
Agenda 2030 e 17 ODS |
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada no ano de 2015 por 193 Estados Membros da ONU. Contempla o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança, incluindo paz e segurança. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em número de 17 são parte desta Agenda. (NAÇÕES UNIDAS, 2015; NAÇÕES UNIDAS, c2022) |