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A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media

Web 2.0 as a tool for trend analysis and monitoring external environment and its relationship with the media convergence culture

Resumos

Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso às ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a essa tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nessa troca, na partilha e colaboração, potencializadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.

Web 2.0; Social networking; Cultura de convergência dos media; Análise da concorrência; Tendências de mercado; Inteligência coletiva


We analyzed the use of Web 2.0 tools for monitoring the external environment of organizations, obtaining information about the competition and market trends, and their relationship with the so-called media convergence culture, focusing mainly on two points: technological convergence and convergence culture, allowing all members of the organization to gather information relevant to the performance of their duties and the success of the organization where they work, sharing it with other members of the organization, improving communication. In media convergence it should be noted the relationship between people and technology, as well as the resulting benefits. Currently it is possible for any member of the organization, not only to experts, gather valuable information for monitoring purposes, thanks to the democratization of access to these tools called Web 2.0. Anyone with a minimum of training in technology and market analysis is able to undertake this task, enriching the common vision about the competition. The convergence lies essentially in this exchange, sharing and collaboration, enhanced by technology, which promotes interaction between people and building a wider knowledge.

Web 2.0; Social networking; Media convergence culture; Competitor analysis; Market trends; Collective intelligence


ARTIGOS

A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media

Web 2.0 as a tool for trend analysis and monitoring external environment and its relationship with the media convergence culture

Sérgio Paulo Maravilhas-Lopes

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro – com Bolsa da FCT). Mestre em Gestão de Informação (FEUP). Pós-Graduado em TIC (FEUP).Especialista em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (FEUP).Docente Universitário e Investigador Convidado do CETAC.MEDIA (UA+UP)

RESUMO

Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso às ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a essa tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nessa troca, na partilha e colaboração, potencializadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.

Palavras-chave: Web 2.0; Social networking; Cultura de convergência dos media; Análise da concorrência; Tendências de mercado; Inteligência coletiva.

ABSTRACT

We analyzed the use of Web 2.0 tools for monitoring the external environment of organizations, obtaining information about the competition and market trends, and their relationship with the so-called media convergence culture, focusing mainly on two points: technological convergence and convergence culture, allowing all members of the organization to gather information relevant to the performance of their duties and the success of the organization where they work, sharing it with other members of the organization, improving communication. In media convergence it should be noted the relationship between people and technology, as well as the resulting benefits. Currently it is possible for any member of the organization, not only to experts, gather valuable information for monitoring purposes, thanks to the democratization of access to these tools called Web 2.0. Anyone with a minimum of training in technology and market analysis is able to undertake this task, enriching the common vision about the competition. The convergence lies essentially in this exchange, sharing and collaboration, enhanced by technology, which promotes interaction between people and building a wider knowledge.

Keywords: Web 2.0; Social networking; Media convergence culture; Competitor analysis; Market trends; Collective intelligence.

1 Introdução

A análise, que a seguir se apresenta, diz respeito à utilização das ferramentas da Web 2.01 1 Termo cunhado em 2004 pela empresa O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis, aplicações baseadas em folksonomia e redes sociais. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores. Cf. (Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0>. Acesso em: 1 nov. 2012). , para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado (Competitive Intelligence - CI[2] 2 " Competitive intelligence is a systematic and ethical program for gathering, analyzing, and managing any combination of data, information, and knowledge concerning the business environment in which a company operates that, when acted upon, will confer a significant competitive advantage or enable sound decisions to be made" (Disponível em: < http://www.scip.org/content.cfm?itemnumber=2226&navItemNumber=2227>. Acesso em: 1 nov. 2012). e Market Trends[3] 3 "As tendências da indústria podem ter duas naturezas. Elas podem ser determinadas pelo mercado, ou seja, quando os consumidores são apresentados a certos produtos ou serviços e passam a incorporá-los aos seus hábitos, ou podem ser introduzidas pela própria indústria, através da evolução natural de seus produtos e serviços que seguem seus ciclos. As mudanças nos produtos vão de pequenas adaptações até mudanças completas de conceitos, denominados "breakthrough"" (Disponível em: < http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Tendencias_de_Mercado.htm>. Acesso em: 1 nov. 2012). ) e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media4 4 "By convergence, I mean the flow of content across multiple media platforms, the cooperation between multiple media industries, the search for new structures of media financing which fell at the interstices between old and new media, and the migratory behavior of media audiences who would go almost anywhere in search of the kinds of entertainment experiences they wanted. Convergence is a word that manages to describe technological, industrial, cultural, and social changes, depending on who's speaking and what they think they are talking about (JENKINS, 2005, p. 1-2). .

Esta investigação incide, essencialmente, em dois pontos-chave:

a) a convergência tecnológica: que, atualmente, permite o acesso a vários tipos e fontes de informação, a partir de uma plataforma comum, como a Internet e ferramentas Web 2.0 (Blog, Wiki, RSS, etc.); e

b) a cultura de convergência: que permite a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram, a sua partilha com os restantes membros dessa organização, enriquecendo a visão partilhada do que se está a passar nos mercados onde atua e qual é o feedback que essa interação e partilha permitem.

Esse segundo ponto permite a construção e manutenção de verdadeiras comunidades de prática[5] 5 Uma comunidade de prática designa um grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, através da interação regular. O conceito de comunidades de prática é utilizado no estudo do capital social nas empresas. Elas facilitam a movimentação horizontal de informações na organização, além de construírem redes de relações, ao reunir as pessoas através de meios que as encorajam a conhecer umas as outras informalmente (Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_de_pr%C3%A1tica> Acesso em: 11 nov. 2012). , reais e ativas, que partilham o seu saber e os dados e informação, que recolhem e que cruzam com outras informações disponibilizadas e partilhadas pelos seus colegas e colaboradores, enriquecendo a perceção do que se está a passar no ambiente externo e nos mercados onde a organização se insere e onde desempenha as suas funções e atividades.

Essas comunidades que se criam de modo formal ou informal, em torno de um interesse e objetivo comuns, podem partilhar as informações relevantes, que vão recolhendo em várias fontes, muitas das quais decorrentes do fenómeno Web 2.0, em uma solução também Web 2.0, como um Wiki ou um Blog, que pode ser consultado por todos os interessados, mas, e isso é o mais importante, pode ser complementado por todos, aumentando o saber nele contido com a colaboração e participação de todos, permitindo o envio e sua disseminação por todos aqueles que se pensa terem necessidade dessa informação dentro da organização (MCAFEE, 2006).

Tal situação, segundo Bilhim (2001, p. 360), vem aumentar os fluxos de informação dentro da organização e melhorar a comunicação interpessoal, intrapessoal e organizacional.

Os novos media possibilitam, desta forma, um achatamento organizacional que pode efetivamente reduzir a burocracia institucionalizada, promovendo um downsizing comunicacional, que eliminará a tradicional pirâmide hierárquica ainda vigente em muitas organizações nacionais. A comunicação passa de top-down para bottom–up, verificando-se uma inversão no modelo tradicional (TAPSCOTT; WILLIAMS, 2008). Agora, finalmente, todos podem se comunicar com todos.

2 A convergência dos media e as ferramentas da Web 2.0

Na problemática da convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia. Devemos pensar não apenas na tecnologia (a imagem da Caixa Negra de Jenkins), mas na relação das pessoas com essa tecnologia (JENKINS, 2005; 2006)6 6 Cf. the Black Box Fallacy. e na facilidade e satisfação que se tira do seu uso, uma vez que esse será o principal fator de aceitação dessa nova tecnologia ou media e da continuidade do seu uso.

Essas novas tecnologias permitem uma comunicação direta, sem mediadores ou intermediários, utilizando uma linguagem próxima da realidade dos utilizadores, sem termos e nomenclatura impostos de fora, pela política organizacional.

Relembramos, no entanto, que a tecnologia, por si só, não é a solução para todos os problemas, mas se bem utilizada e devidamente integrada na estratégia da organização, pode, efetivamente, revelar-se um utensílio extremamente importante, que permite à organização obter um diferencial positivo, capaz de proporcionar uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Conforme nos lembra Castells (2000, p. 72), citando Katz, "a tecnologia não é boa nem má. Mas também não é neutra". Basta existir para criar alterações e interferir com o previamente estabelecido. E, uma vez que existe e está disponível, se puder apoiar o trabalho dos colaboradores e suportar uma melhoria efetiva da produtividade, conforme parece indiciar (TAPSCOTT, 1996; TAPSCOTT; TICOLL; LOWY, 2000; TAPSCOTT; WILLIAMS, 2008), parece-nos que deve ser utilizada, com as devidas precauções, pela comunidade empresarial.

As ferramentas decorrentes do fenômeno Web 2.0 promovem a partilha e interação, a participação e discussão, que permitem a construção de novos conhecimentos e o fim das ilhas ou quintas de informação que permitiam que, quem detinha a informação e controlava os seus fluxos, detivesse o poder (INTRONA, 1997).

As ferramentas decorrentes do fenômeno Web 2.0, com a facilidade de utilização pelo não especialista, não só no acesso, mas, também, na produção de conteúdos, possibilita a qualquer pessoa dentro de uma organização colaborar e contribuir com os seus conhecimentos e fontes de informação relevantes, consultando Sites, Blogs, Wikis, Feeds de RSS, Tag Clouds, entre outros, e, posteriormente, partilhar com os restantes membros da organização, também em um Blog ou Wiki, onde se podem postar os resultados da sua recolha (TAPSCOTT; WILLIAMS, 2008). Todos podem contribuir na construção do conhecimento organizacional, partilhá-lo e, de certa forma, enriquecer o resultado final, construindo e ampliando a inteligência coletiva (Williams, 2008; LÉVY, 1994) dessa organização.

Através das múltiplas recolhas e contributos de informação (de mercado, tendências e monitorização da concorrência), é possível a construção de uma visão mais rica da realidade externa, pois várias experiências individuais, quando integradas em um todo, com sentido, permitem retirar conclusões mais ricas e profundas, com o contributo de várias mundividências, várias interpretações partilhadas que permitem preencher o puzzle e construir uma visão mais próxima do que realmente está a acontecer nos mercados, no ambiente externo e que, vistas em conjunto, são mais ricas e profundas do que a visão espartilhada e redutora recolhida apenas da visão econômica e financeira a que se dá maior importância e que, normalmente, é a informação que se procura. Passamos, assim, a ter Prosumidores e não consumidores passivos de informação.

3 A utilização das ferramentas da Web 2.0 para a obtenção de informação estratégica

Das várias ferramentas Web 2.0 disponíveis, salientamos as seguintes, além da forma como podem ser utilizadas com o propósito antes descrito.

As ferramentas de Tagging (proporcionadas por sites como o Del.icio.us.com, Digg.com, Squiddo.com e Technorati.com), permitem a utilizadores mais atentos perceber quais são as tendências mais abordadas, através dos produtos e marcas mais representados nas Tags (Steckerl, 2007). A representação dos conceitos mais mencionados, normalmente através de termos mais destacados, permite às empresas perceber o que causa debate e discussão, fazendo com que determinados produtos ou serviços e suas respetivas marcas e empresas detentoras apareçam destacadas (CURTIS, 2006).

Para as empresas é imperioso perceber o rumo que essas tendências seguirão, de forma a poderem adaptar as suas estratégias de produção e comunicação a elas (Kassel, 2008).

Também, é importante verificar as movimentações dos seus concorrentes, diretos e indiretos, permitindo antecipar as mudanças tecnológicas e de Marketing que os mesmos revelem. Dessa forma, as empresas mais atentas não serão apanhadas de surpresa, tendo pelo menos uma antevisão do que pode vir a acontecer em um período de tempo relativamente curto.

Atualmente, todas as empresas têm um Blog ou um Wiki, seja institucional, seja de um ou vários dos seus colaboradores. Normalmente, aí, se podem encontrar informações acerca dos trabalhos em curso, desenvolvimento de novos produtos, breakthroughs da ciência e da técnica, entre outras informações relevantes para antecipar movimentações estratégicas dessas empresas. Monitorizando esses Sites, Blogs, Wikis, Feeds de RSS, TagClouds, é possível verificar os caminhos de investigação seguidos por essas empresas (Miller, 2007; CURTIS, 2006).

Simultaneamente, podemos, também, medir o grau de falatório (gossip) gerado por essas novidades, que será visível no número de Posts que referem o assunto (Buzzwords), mais uma vez, gerando uma TagCloud representativa dos mesmos.

A criação e estabelecimento de redes, usando Sites de Social Networking, será também um recurso indispensável para o esclarecimento de algumas questões, perguntando diretamente aos profissionais envolvidos.

Essa monitorização deve ser complementada por outras pesquisas em diferentes fontes, de modo a corroborar a informação e os rumores encontrados. Assim, a pesquisa em bases de dados (BD) de patentes, de informação econômica e empresarial e de notícias especializadas, nas respetivas áreas de atuação dessas empresas, devem ser consultadas assiduamente, de modo a permitir confirmar, de forma segura, o que se está a passar nos mercados.

Há alguns anos, os profissionais dedicados a essa área, monitorização dos mercados e da concorrência (Competitive Intelligence), tinham uma árdua tarefa de pesquisa em diferentes recursos e suportes (BESSON; POSSIN, 1999; MARTINET; MARTI, 2000; CHOO, 2003), como:

a) relatórios de contas (anuais, trimestrais, etc.) de empresas;

b) documentos de patentes (há alguns anos, somente em papel);

c) registo de marcas e outros mecanismos de proteção da Propriedade Intelectual e Industrial;

d)estudos de mercado e análises de tendências;

e) documentos de início de atividade para conhecer os novos players no mercado;

f) anúncios de emprego em jornais e revistas (para saber quem anda a contratar colaboradores novos e com que competências); e

g) relatórios da indústria e comércio e respetivos indicadores econômicos, entre outros (TABORDA; FERREIRA, 2002).

Com a convergência dos vários meios disponíveis para tecnologias suportadas pela plataforma Internet, em certa medida, essa tarefa pode ser realizada apenas com base na pesquisa em suportes digitais, o que veio reduzir a necessidade de efetuar deslocações morosas e dispendiosas em busca desses materiais anteriormente apenas disponíveis localmente e em suportes que reduziam a possibilidade de disseminação e consulta nos locais onde eram necessários (DENG; LUO, 2007; QIU, 2008). Mesmo a realização de estudos de mercado, até agora morosa e dispendiosa, pode ser realizada através de um Poll em uma página Web, cujo tratamento estatístico é realizado de imediato, permitindo acompanhar, quase em simultâneo, os desenvolvimentos e respostas desses estudos (FLEISHER, 2008).

Desta forma, a convergência possibilitada pela Internet é favorável, pois permite, a partir de um único ponto de acesso, aceder a informação diversa e com a possibilidade de ser tratada, recorrendo a um software específico, que a analisa e extrai o que for de maior interesse para o utilizador (CHEN; Chau; Zeng, 2002).

Não nos esqueçamos, no entanto, que a melhor fonte de informação são as pessoas (REVELLI, 2000). Mesmo nessa área, a convergência é notória, na medida em que existem várias formas de relacionamento que permitem acessar as informações personalizadas através do contato direto com especialistas em áreas de interesse da organização, nomeadamente participando em Fóruns, salas de Chat, respondendo a Posts nos Blogs dos próprios, seguindo-os no Twitter e Facebook, ou fazendo parte do grupo de ligações potenciadas pelos Sites de Social Networking (Miller, 2007; CURTIS, 2006), como o HI5, Linkedin, Xing, Plaxo e Spoke.

Assim, podemos ter acesso à informação diretamente do produtor, permitindo-nos até colocar questões diretamente a ele, em caso de dúvida na interpretação de uma das suas publicações (Kassel, 2008).

As possibilidades de melhorar a comunicação interna e externa, foram, assim, muitas vezes ampliadas, permitindo aos colaboradores, desde que possibilitadas as condições necessárias, participarem e colaborarem na vida organizacional, fazendo ouvir a sua voz e podendo introduzir ideias novas, que podem ir de encontro à resolução de problemas de uma forma mais eficaz e eficiente, ao invés de recorrer a opiniões e pessoas externas à organização. Por vezes, o conhecimento existe dentro da própria organização, em um estado latente ou então de dormência. As ferramentas colaborativas permitem reavivar ou tornar útil esse conhecimento, partilhado e disponível, desta forma.

4 Conclusão

Atualmente, é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas em CI, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso a essas ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e com alguma base sobre o que é a CI e quais os seus benefícios, é capaz de proceder a essa tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência.

As ferramentas Web 2.0 promovem a participação, o aumento do capital intelectual da organização e, se bem aproveitadas, permitirão aos decisores a obtenção de informação útil, de forma atempada, indispensável para o bom funcionamento organizacional e a satisfação das necessidades detectadas por esses meios nos mercados e, ainda, não devidamente satisfeitas.

As ferramentas de social networking permitem aos colaboradores um contributo positivo e valorizado pelos pares e superiores hierárquicos, aumentando a satisfação e motivação geradoras de um melhor desempenho pelo reconhecimento obtido.

Concluímos, com a descrição abreviada das vantagens dessa monitorização e partilha para a organização, onde as vantagens mais evidentes são: agilizar a tomada de decisão, acelerar o planeamento estratégico, desenvolver a inovação e criatividade conducentes ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos adequados às solicitações e desejos detectados na monitorização realizada (ex. através de TagClouds), adequar a estratégia de Marketing e comunicação da organização às novas tendências, pois conhecer os desejos e necessidades dos clientes/consumidores permite satisfazê-los melhor, além de criar a fidelização à empresa e suas marcas, com o consequente benefício do passa-palavra positivo e do Marketing viral subsequente.

Também, para os colaboradores, existem vantagens notórias que, em última instância, se traduzirão em mais vantagens e benefícios para a organização, a saber: sentimento de pertença e integração no todo organizacional, os colaboradores sentem-se úteis e válidos, o que aumenta a motivação e a produtividade, valorização e reconhecimento pelos superiores, mas, também – e principalmente – dos seus pares (e subordinados).

Essa recompensa afetiva e interior (reforço positivo) perdura mais do que a monetária, graças ao reconhecimento divulgado por toda a estrutura organizacional e permite a avaliação por todos os membros. Os membros mais ativos e participativos, cujo contributo se revela mais positivo e vantajoso, tornam-se Gatekeepers, sendo procurados e reconhecidos pelo seu mérito para apoio na resolução de problemas. Passam, também, a ser o recetáculo de todo o tipo de informações recolhidas pelos restantes membros da organização, permitindo maior transparência na atribuição e reconhecimento do mérito.

As maiores vantagens residem essencialmente nesta troca, partilha e colaboração, potenciadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento em que o todo é maior do que a soma das partes que o constituem.

Então, podemos dizer que os novos media (Web 2.0) melhoram os fluxos de informação na organização, permitem a obtenção de informação relevante, facilitam a sua disseminação, promovem a partilha e colaboração, suportam a construção de novos conhecimentos e possibilitam melhores decisões em menos tempo.

Assim, garantem não só a sobrevivência da organização, mas, essencialmente, o seu crescimento e sucesso.

Agradecimentos

À Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) pela bolsa de doutoramento, com o apoio dos seguintes programas:

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Recebido em 27.11.2012

Aceito em 08.02.2013

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  • WOLTON, D. (2004). A Outra Globalização Lisboa: Difel.
  • WOLTON, D. (2006). É preciso salvar a comunicação Casal de Cambra: Caleidoscópio.
  • YEH, C. (2008). In practice: wiki training increases productivity for RMC Vanguard mortgage. Chief Learning Officer Vol. 7, n.º 7., p. 37.
  • 1
    Termo cunhado em 2004 pela empresa O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como
    wikis, aplicações baseadas em folksonomia e redes sociais. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores. Cf. (Disponível em: <
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0>. Acesso em: 1 nov. 2012).
  • 2
    "
    Competitive intelligence is a systematic and ethical program for gathering, analyzing, and managing any combination of
    data,
    information, and
    knowledge concerning the
    business environment in which a company operates that, when acted upon, will confer a significant
    competitive advantage or enable sound decisions to be made" (Disponível em: <
  • 3
    "As tendências da indústria podem ter duas naturezas. Elas podem ser determinadas pelo mercado, ou seja, quando os consumidores são apresentados a certos produtos ou serviços e passam a incorporá-los aos seus hábitos, ou podem ser introduzidas pela própria indústria, através da evolução natural de seus produtos e serviços que seguem seus ciclos. As mudanças nos produtos vão de pequenas adaptações até mudanças completas de conceitos, denominados "breakthrough"" (Disponível em: <
  • 4
    "By convergence, I mean the flow of content across multiple media platforms, the cooperation between multiple media industries, the search for new structures of media financing which fell at the interstices between old and new media, and the migratory behavior of media audiences who would go almost anywhere in search of the kinds of entertainment experiences they wanted. Convergence is a word that manages to describe technological, industrial, cultural, and social changes, depending on who's speaking and what they think they are talking about (JENKINS, 2005, p. 1-2).
  • 5
    Uma comunidade de prática designa um grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, através da interação regular. O conceito de comunidades de prática é utilizado no estudo do capital social nas empresas. Elas facilitam a movimentação horizontal de informações na organização, além de construírem redes de relações, ao reunir as pessoas através de meios que as encorajam a conhecer umas as outras informalmente (Disponível em: <
  • 6
    Cf. the
    Black Box Fallacy.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Mar 2013
    • Data do Fascículo
      Mar 2013

    Histórico

    • Recebido
      27 Nov 2012
    • Aceito
      08 Fev 2013
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