Acessibilidade / Reportar erro

Construção e Validação de Conteúdo de um instrumento para avaliação da Gestão do Conhecimento holística

RESUMO

A Gestão do Conhecimento é um campo de pesquisa que busca articular a intricada relação entre as diversas dimensões organizacionais que se influenciam em prol do conhecimento. A mensuração, enquanto uma dimensão dessa gestão, se propõe a aferir, em determinado lócus organizacional, o nível ou a capacidade de gerenciamento do conhecimento. Contudo, os instrumentos para esse fim são expressos sem uma aparente avaliação psicométrica, bem como não articulam a perspectiva holística, consubstanciada pela totalidade das dimensões críticas para o sucesso dessa gestão. Neste interim, esta pesquisa objetiva construir e validar um instrumento para avaliação da Gestão do Conhecimento holística. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, que faz uso da percepção de quatro juízes especialistas em relação aos aspectos de clareza, coerência e pertinência das afirmativas do instrumento construído. Esses aspectos foram analisados por meio do método de Coeficiente de Validação de Conteúdo, devendo serem iguais ou superiores a 0,70 para atestar a qualidade do questionário. Os resultados expressam que os coeficientes totais, composto por todos os itens do instrumento, são de 0,87, 0,94 e 0,95 para cada aspecto, respectivamente, atestando a qualidade do referido instrumento. Assim, assume-se que este questionário pode ser aplicado para fins de diagnóstico organizacional, sendo essa uma oportunidade de pesquisa futura.

Palavras-chave:
Gestão do conhecimento; Paradigma holístico; Gestão do conhecimento holística; Validação de Conteúdo; Mensuração; Diagnóstico

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br