Accessibility / Report Error

Estudo dos princípios de categorização na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Ranganathan - entre a teoria clássica e a abordagem cognitiva contemporânea

TESES E DISSERTAÇÕES

Estudo dos princípios de categorização na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Ranganathan - entre a teoria clássica e a abordagem cognitiva contemporânea

Silva, Alessandra Rodrigues da. Estudo dos princípios de categorização na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Ranganathan - entre a teoria clássica e a abordagem cognitiva contemporânea. 193f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010

A categorizacao - o processo cognitivo de compreensao das caracteristicas dos objetos por criterios de similitude ou dessemelhanca - constitui-se na biblioteconomia e ciencia da informacao (BCI) como uma acao intrinseca a organizacao dos registros do conhecimento e representa a tematica central deste trabalho. No ambito teorico, a logica categorial apontada como a mais influente na BCI e a matriz, por quase dois mil anos, para trabalhos em diversas areas do conhecimento e a teoria classica de categorizacao, idealizada pelo filosofo grego Aristoteles. Alguns estudiosos da BCI a visualizam em consonancia com os trabalhos realizados pelo bibliotecario indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan (1892-1972), em especial as categorias fundamentais por ele propostas, expressas pelo acronimo PMEST (personalidade, materia, energia, espaco e tempo). Nao se observa na literatura uma apropriacao experimental de como se deu esta derivacao e se ela realmente ocorreu. Em conformidade com isso, a partir da decada de 1970, as analises na BCI passam a associar-se aos elementos cognitivos, que neste trabalho recebem a designacao de gesto categorial. Objetivou-se, dessa forma, investigar a relacao entre as teorias de categorizacao (classica e cognitiva contemporanea) com os principios categoriais de Ranganathan, observando a categorizacao enquanto um processo cognitivo, e compreender como se da o gesto categorial nas diferentes instancias de categorizacao na BCI (o classificador e o classificacionista) pautado nos escritos de Ranganathan. Partiu-se da pesquisa exploratoria com a imersão teorica na tematica dos conceitos, da classificacao e da categorizacao. Observou-se nesta que a categorizacao se configura de maneira distinta conforme o periodo retratado e, ainda, a necessidade do resgate dos estudos orientados as categorias na BCI, ja que se caracterizam como o fundamento na relacao dos sujeitos com o ambiente. Abordou-se os princípios categoriais presentes na teoria classica, na estrutura PMEST e na abordagem cognitiva comtemporanea. No ambito empirico, empregou-se o protocolo verbal aos classificacionistas e aos classificadores atraves da realizacao de uma tarefa em um instrumento de recuperação da informacao elaborado conforme os principios categoriais de Ranganathan - o Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira (TFCPB), seguido pela entrevista semiestruturada. Na analise do gesto categorial desses sujeitos, percebeu-se a existencia de pontos que oscilam entre as diferentes propostas categoriais, bem como a ocorrencia de certo enfraquecimento da estrutura PMEST na categorizacao que realizam, o que contraria um dos pressupostos tracados na pesquisa. Dessa forma, cre-se que os indicios cognitivos presentes nos princípios categoriais de Ranganathan transitem entre a teoria classica e a abordagem cognitiva contemporanea, de forma que se miscigenam conforme o tipo de faceta que as categorias retratam, alem do ja mencionado enfraquecimento da estrutura PMEST no emprego pratico da categorizacao na BCI.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2011
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br