Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

  • Das bibliotecas convencionais às digitais: diferenças e convergências Artigos

    Cunha, Murilo Bastos da

    Resumo em Português:

    Comentam-se as diferenças e convergências entre a biblioteca convencional e a digital, apontando quatro aspectos, a saber: 1) a organização da informação, mostrando que a biblioteca digital tem um potencial informacional que dificilmente terá sido alcançado pela biblioteca convencional: ela pode entregar a informação diretamente na mesa do usuário. Discute o futuro do catálogo da biblioteca em relação aos mecanismos de busca e aos projetos de digitalização em massa; 2) o acesso à informação, mostrando que este é o momento de se iniciar uma integração das fontes e materiais eletrônicos nos acervos e serviços; 3) o aspecto econômico, mostrando que muitas bibliotecas procuram no ambiente externo aquelas fontes de informação que poderão ser úteis, digitalizam seus conteúdos e os colocam à disposição de sua comunidade; 4) as ações cooperativas, afirmando que houve um incremento das atividades de cooperação bibliotecária, não somente para reduzir os custos, mas também para facilitar a sobrevivência da biblioteca como instituição social. Conclui-se que o desafio da mudança é uma oportunidade de renovação para a biblioteca, fazendo com que ela continue a ser um espaço de prazer e aprendizado.

    Resumo em Inglês:

    The differences and convergences between traditional and digital libraries are discussed. Four aspects are analyzed in this paper, i.e.: 1) the organization of the information where it is shown that the digital library has an information power that will hardly be reached by the conventional library, as information can be directly delivered to the user's desk; the future of the library catalog is also discussed and compared to search engines and mass digitalization projects; 2) the access to information, pointing the present as the right time to start the integration of sources and electronic materials into library collection and services; 3) economical aspects showing that many libraries try to obtain helpful information sources in the external environment, and digitalize their contents to make them available to its clientele; 4) cooperative actions, observing that library cooperation activities increased, not only to reduce costs but also to facilitate survival of the library as a social institution. Finally, the article points out that the challenge to change is a great opportunity for revitalization of the library, impelling it to continue to be a space for joy and learning.
  • Avaliação pelos pares nas revistas de comunicação: visão dos editores, autores e avaliadores Artigos

    Stumpf, Ida

    Resumo em Português:

    O estudo verificou como ocorre a avaliação de originais nas revistas de Comunicação, de acordo com 13 editores, autores e avaliadores de sete revistas. Os dados foram coletados por meio de formulários eletrônicos e entrevistas presenciais que esclareceram sobre o processo avaliativo. A percepção dos participantes às vezes é diferenciada, de acordo com sua categoria: editores, avaliadores e autores. Conclui-se que, em geral, as revistas seguem os procedimentos científicos que dão confiabilidade às publicações.

    Resumo em Inglês:

    The study analyzed how the peer review process in Communication journals occurs, according to 13 editors, reviewers and authors of seven journals. Data collection was carried out by means of electronic questionnaires and face-to-face interviews in order to clarify the evaluation process. Perceptions of participants of the peer review process are connected or change according to the category looked at: editor, author or referee. The study concludes that, in general, journals follow scientific procedures that give credibility to publications.
  • Responsabilidade ética e social na produção de periódicos científicos Artigos

    Garcia, Joana Coeli Ribeiro; Targino, Maria das Graças

    Resumo em Português:

    A partir dos conceitos de ética e responsabilidade social, discute-se o exercício dos atores sociais envolvidos com a produção de periódicos e artigos científicos. Responsabilidade social é integrada por princípios éticos, valores morais e contexto cultural para desempenhar atividades práticas, políticas e comportamentos esperados (no sentido positivo) ou proibidos (no sentido negativo) por membros da sociedade, independente de prescrição em códigos de ética. Com base nessa representação, analisam-se situações em que autores, editores e avaliadores se deparam com dilemas éticos, os quais podem ser minimizados com a prática da auto-ética, de forma a atingir a ética para com o outro, em qualquer ambiente, impresso, eletrônico ou digital. Este parece ser o caminho que conduz à observância de preceitos éticos e ao exercício da responsabilidade social, ainda que as dúvidas sempre persistam diante da impossibilidade de generalizações.

    Resumo em Inglês:

    Taking into account the concepts of ethics and social responsibility, the role of the social actors involved in the production of scientific journals and articles is discussed here. Social responsibility is made of ethical principles, moral values and cultural contexts to develop activities, practices, policies and behaviors that are expected from (in a positive way) or forbidden to (in a negative way) members of the society without the need of being determined by ethical codes. Based on this representation, some situations are analyzed in which authors, referees, and editors are faced with ethical dilemmas that could be minimized by the practice of self-ethics towards the other, in any media, be it written, digital or electronic. This seems to be the way that lead to ethical principles and to the practice of social responsibility despite all dilemmas that may persist when faced with the impossibility to generalize.
  • A leitura informacional na teia da intermedialidade: um estudo sobre a informação no texto pós-moderno Artigos

    Saldanha, Gustavo Silva

    Resumo em Português:

    O artigo investiga a presença da complexidade do texto intermidial no âmbito do pensamento e das práticas da Ciência da Informação. Na análise, são discutidos elementos inerentes ao processo de leitura informacional - aquela voltada para a representação, transmissão e preservação da informação - de um texto contemporâneo, bem como são indicados alguns pontos de relevância no plano da atuação do leitor da informação.

    Resumo em Inglês:

    The paper investigates the presence of the intermedia text complexity in the thought and practices of information science. Elements related to the process of information reading - those oriented for the representation, transmission and preservation of information - are discussed in a contemporary text. Points that are relevant for the performance of the reader of the information are indicated.
  • Desafios para a inclusão digital no Brasil Artigos

    Mattos, Fernando Augusto Mansor de; Chagas, Gleison José do Nascimento

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apontar alguns dos principais limites e possibilidades que devem nortear as políticas de inclusão digital no Brasil. A primeira parte do artigo mostra que o surgimento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC's) tem ampliado o caráter assimétrico e excludente do atual processo de globalização econômica. A segunda parte do artigo descreve a elevada desigualdade econômica e social brasileira, a qual se expressa também em acentuada exclusão digital.A terceira parte destaca os limites e condicionantes das políticas públicas de inclusão digital no Brasil, considerando-se as peculiaridades sociais e econômicas enumeradas nas partes iniciais do artigo e também as especificidades das tecnologias envolvidas.Nas conclusões, são destacadas as dificuldades de inclusão digital em uma sociedade já acentuadamente desigual como a brasileira.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to highlight some of the main limits and possibilities that should conduct public policies for digital inclusion in Brazil. In the first part of the article, we show that the appearance of the new Information and Communication Technologies has been increasing the asymmetries and exclusion that characterize the present process of economic globalization. In the second part, we describe the huge economic and social inequality in Brazil, which is also expressed as a remarkable digital divide. The third part of the paper highlights the limits and possibilities involved in the elaboration of public policies for digital inclusion in Brazil, considering not only the social and the economic peculiarities analyzed previously in the article, but also the specificities of the technology involved in these policies to attenuate the digital divide.
  • Uso de fontes de informação por consultores empresariais: um estudo junto ao mercado de consultoria de Belo Horizonte Artigos

    Pereira, Frederico Cesar Mafra; Barbosa, Ricardo Rodrigues

    Resumo em Português:

    Identificadas 30 fontes utilizadas por consultores, categorizadas quanto à origem (internas/externas), proximidade (pessoais/impessoais) e mídia (eletrônicas/ não-eletrônicas). Identificado o comportamento de busca dos consultores, relacionado à freqüência, relevância e confiabilidade das fontes. Fontes eletrônicas possuem maior freqüência; fontes pessoais são mais relevantes e confiáveis. Identificado o comportamento de uso da informação dos consultores: para dar sentido às mudanças do ambiente externo, construir conhecimento ou embasar a tomada de decisão, sendo este o principal objetivo quando da busca de informações pelos consultores.

    Resumo em Inglês:

    Thirty sources used by business consultants were identified and categorized according to the origin (internal/external), proximity (personal/non-personal) and media (electronic/non-electronic). The behavior of the consultants for seeking information was identified, with emphasis on the frequency, perceived relevance and reliability. Electronic sources are more frequently accessed: personal sources are more relevant and reliable. The behavior of the consultants as for information use was identified: to make sense of the changes of the external environmental, to build knowledge or support decision-making. This last aspect was considered the main objective of information search for the consultants.
  • As ações da RETEC no apoio ao desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais: um estudo piloto Artigos

    Silva, Janete Fernandes; Carvalho, Alessandra Fiorini de; Souza, Priscila Bueno de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo o estudo das classificações adotadas pela Rede de Tecnologia de Minas Gerais (RETEC/MG), visando identificar seus pontos fortes e fracos e propor melhorias para os atributos de classificação que apresentaram fragilidade. Buscou-se, ainda, conhecer o campo de atuação e estrutura da RETEC/MG, verificar sua participação no desenvolvimento e crescimento das indústrias e identificar os tipos de informação e serviços demandados à rede.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article was to analyze the types of classification adopted by the Technology Net of Minas Gerais (RETEC/MG). It aims to identify the strong and weak points of the classification, and also to propose improvements for the attributes that showed fragilities. We attempted to describe the field of activity and the structure of RETEC/MG, to verify its participation in the development and growth of the industries and, also, to identify the types of information and services that are demanded to the net.
  • Pedagogia de projetos na biblioteca escolar: proposta de um modelo para o processo da pesquisa escolar Artigos

    Castro, César Augusto; Sousa, Maria Conceição Pereira de

    Resumo em Português:

    Mostra a importância da pesquisa no processo de ensino-aprendizagem. Enfoca a biblioteca escolar como estimuladora da prática da pesquisa escolar, a partir da Pedagogia de Projetos. Evidencia resultados de pesquisa de campo em uma escola de São Luís-MA, dirigida a alunos, professores e ao ambiente da biblioteca da escola. Propõe um modelo para o processo de pesquisa, através do uso de projetos, a ser aplicado no âmbito da biblioteca escolar, promovendo a eficácia da construção, concretização e internalização da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The paper discusses the importance of the research in the educational context for the teaching-learning process. It focuses on the school library as encouragement for the practice of school research through Project's Pedagogy. It analyzes the result of a research carried out in a school of Basic Education in São Luis-MA, with the students, teachers and the environment of the library, to identify the process of research in the school context. A model for the process of school research is proposed through the use of projects. The model is to be applied in the context of the school library extending to the classrooms, aiming at stimulating the practice of research among students, teachers and librarians, as well as promoting the integration between them for the effectiveness of the construction and concretization of school research.
  • Mudanças da cultura docente em um contexto de trabalho colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação Artigos

    Costa, Gilvan Luiz Machado

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga indícios de mudança da cultura e desenvolvimento docente numa escola pública, em um contexto no qual professores de matemática da escola e um agente externo formaram um grupo colaborativo visando introduzir as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na prática pedagógica. Abordam-se as aprendizagens a partir do contexto colaborativo das professoras participantes, que foram entrevistadas e observadas em sua prática docente e nos encontros do grupo. A pesquisa mostrou que a combinação entre trabalhar colaborativamente, refletir sobre a própria prática e utilizar as TICs na formação dos estudantes e, posteriormente, na própria formação, podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento profissional dos professores e engendrar uma nova cultura docente.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates indications of changes in teaching practices and development in a public school where math teachers, together with an external agent, have formed a collaborative group aiming at introducing communication and information technologies in the pedagogical practice. Learning in a collaborative context is approached and involved participating teachers who were interviewed after being observed during their teaching practice in the classroom and during the group meetings. The study shows that the combination between collaborative work, reflections about their own teaching practice and use of communication and information technologies as teaching tools can decisively contribute for students’ learning and teachers’ professional development, as well as for the generation of a new teaching culture.
  • A busca e o uso da informação nas organizações Revisões De Literatura

    Lira, Waleska Silveira; Cândido, Gesinaldo Ataíde; Araújo, Geraldo Maciel de; Barros, Marcelo Alves de

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo mostrar a importância do uso eficiente da informação e do conhecimento nas organizações. Analisa as diferentes abordagens da busca e uso da informação, tendo por referencial os princípios associados à gestão da informação e do conhecimento. Conclui que o diferencial é detectar e gerenciar a informação eficaz, através do processo de busca, seleção, análise, disseminação e transformação dessa informação em conhecimento, com o objetivo de obter um melhor posicionamento no espaço competitivo no qual atua.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to show the importance of the efficiency in the use of information and knowledge in the organizations. It analyses the different points of view of the information seeking and use of the information, having as a referential the principles associated to the management of the information and knowledge. Therefore can be concluded that the differential is to detect and to manage the information efficiency, through the process of information seeking, selection, analysis, dissemination and transformation of the information in knowledge with the aim to get a better position in the competitive space in which it acts.
  • Gestão da informação utilizando o método infomapping Revisões De Literatura

    Valentim, Marta Lígia Pomim; Carvalho, Elisabeth Leão de; Woida, Luana Maia; Cassiano, Elisete Lopes

    Resumo em Português:

    A gestão da informação é extremamente importante para as organizações. O mapeamento informacional é um instrumento que pode ser utilizado no âmbito da gestão da informação. Para realizar o mapeamento informacional, pode-se utilizar o método denominado "Infomapping", criado por Burk Jr. e Horton Jr., que se constitui em uma valiosa ferramenta para gerenciar os recursos de informação de uma organização. Ele permite descobrir com exatidão o grau de desconhecimento que se tem sobre as fontes, serviços e sistemas com os quais se desenvolve o trabalho informacional da organização. O processo consiste em criar um levantamento de todas as informações, que supostamente constituem-se num recurso informacional gerado internamente ou produzido externamente, que impactam diretamente as atividades corporativas.

    Resumo em Inglês:

    Information management is extremely important for organizations. Information mapping (Infomapping) is an instrument that can be utilized in the context of information management. To perform information mapping, a method created by Burk Jr. and Horton Jr. - "Infomapping" - can be utilized which is a valuable tool for managing information resources of an organization. The method allows to accurately uncover the degree of unfamiliarity that one has about the resources, service and systems with which the work of organization information is done. The process consists of surveying all information, that are supposedly an information resource-either internally generated or externally produced - and that directly influences the corporate activities.
  • Análise das relações interdisciplinares das pesquisas científicas em sistemas de informação Revisões De Literatura

    Dias, Fernando Skackauskas

    Resumo em Português:

    Ao rever publicações científicas, foi construído um quadro descritivo sobre as relações interdisciplinares das pesquisas em Sistemas de Informação, delineando características, curso histórico e critérios metodológicos. Para tal, foi realizada uma análise de artigos publicados em periódicos internacionais no período entre 1985 e 2005, totalizando 105 artigos. Os resultados mostram a tendência para uma abordagem interdisciplinar entre a Ciência da Informação, a Ciência da Computação e a Ciência da Administração, configurando variáveis próprias e que interagem entre si.

    Resumo em Inglês:

    A descriptive framework about the interdisciplinary relations of researches in Information System was built based on a review of scientific publications, in which the characteristics, the historical course and the methodological criteria were delineated. Thus an analysis of papers published between 1985 and 2005 was accomplished for this research, totaling 105 articles. The results show a tendency for interdisciplinary approaches mainly between Information Science, Computer Science and Administration Science, each with their own variables that can interact with one another.
  • Monitoração ambiental realizada por empreendedores em empresas incubadas e graduadas: um estudo empírico Teses E Dissertações

    Campos, Luiz Fernando de Barros
  • Uso da internet como instrumento na prestação de serviços públicos na prefeitura municipal de Belo Horizonte através do sistema de atendimento ao cidadão Teses E Dissertações

    Coelho, Eliana Castro
  • A evolução do mercado de trabalho formal do profissional da informação no Brasil: um estudo a partir da RAIS/MTE, 1985 a 2005 Teses E Dissertações

    Pena, André de Souza
  • Construindo o direito de acesso aos arquivos da repressão: o caso do departamento de ordem política e social de Minas Gerais Teses E Dissertações

    Silva, Shirlene Linny da
  • O caminhar faz a trilha: o comportamento de busca da informação sob o enfoque da cognição situada Teses E Dissertações

    Venâncio, Ludmila Salomão
  • O tácito como conhecimento e seu modo de uso no labirinto organizacional contemporâneo Teses E Dissertações

    Dourado, Maria Lúcia Goulart
  • Mineração de textos e gestão do conhecimento: aplicação na experiência operacional em geração de energia nuclear nas usinas de Angra I e II Teses E Dissertações

    Pinto, André Moreira
  • Sistema de recuperação de informação visual em desenhos técnicos de engenharia e arquitetura: modelo conceitual, esquema de classificação e protótipo Teses E Dissertações

    Porto, Renata Maria Abrantes Baracho
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br