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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 13, Número: 2, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

    Neves, Jorge Tadeu de Ramos; Araújo, Carlos Alberto Ávila
  • Artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla Artigos

    Vilan Filho, Jayme Leiro; Souza, Held Barbosa de; Mueller, Suzana

    Resumo em Português:

    Descreve a evolução da produção de 20 títulos de periódicos científicos brasileiros das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Documentação (1972-2006). Utiliza como fonte os registros de 3.706 artigos de periódicos científicos. Apresenta tabelas e gráficos com séries históricas de dados absolutos e percentuais relacionados com: número de artigos publicados, número de artigos em autoria múltipla (co-autoria), número de títulos de periódicos e número médio de artigos por periódico. Conclui que: a média anual de produção brasileira foi de 175 artigos (2000-2006); a produtividade média anual foi de 16 artigos/ano/periódico (2000-2006); o percentual de artigos em co-autoria em 2006 (49,16%) está próximo do percentual de artigos em autoria única (50,84%); e 85% da co-autoria é de artigos com dois ou três autores (1972-2006). Conclui levantando algumas questões sobre possíveis causas desses resultados.

    Resumo em Inglês:

    The evolution of the production in 20 Brazilian journals in Archive Science, Library and Information Science and Documentation is described (1972 to 2006). A total of 3,706 bibliographic records was examined. Tables and figures are presented, related to total number of published articles, total number of multiple authorship (co-authorship) articles, total number of journal titles, and average number of articles per journal. Final results show an yearly average production of 175 articles (2000 to 2006); yearly average productivity of 16 articles/year/journal (2000 to 2006); the percentage of articles in co-authorship is 49.16%, close to the average percentage of single authorship articles, of 50.84% in 2006, and 85% of co-authorships from articles with two or three authors (1972 to 2006). In conclusion, discussion about the possible causes of these results is presented.
  • Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica Artigos

    Maia, Maria de Fátima S.; Caregnato, Sônia Elisa

    Resumo em Português:

    Estudo bibliométrico sobre redes de colaboração científica entre os professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). As características de colaboração foram estudadas através das co-autorias dos artigos publicados em periódicos, no período entre 1991 e 2002. As análises revelaram que os professores publicam mais artigos em autoria compartilhada do que individual. Não foi encontrada relação entre o aumento da produtividade e um número maior de colaboradores, pois a taxa de produtividade e a taxa de autores por artigo não apresentam a mesma tendência; ou seja, o número de artigos publicados cresceu enquanto que o número de colaboradores permaneceu constante no período estudado. As análises de redes sociais revelaram uma configuração em torno dos professores mais produtivos.

    Resumo em Inglês:

    The article is a bibliometric study on the scientific collaboration networks between professors in the Graduate Program in Epidemiology from the Federal University of Pelotas (PPGE/UFPel). The characteristics of the collaboration were studied by means of co-authorship of articles published in journals between 1991 and 2002. The analysis showed that professors publish more shared than single authorship articles. Correlation between productivity and collaboration was not found, since productivity rate and authorship rate per paper did not exhibit the same trend, i.e., the number of published papers increased whereas the number of collaborators was maintained. The analysis of social networks revealed a configuration around the most productive professors.
  • Uma metodologia para análise da performance de periódicos Artigos

    Rummler, Guido

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma estratégia para caracterizar periódicos de acordo com performances estabelecidas em relação aos seus congêneres. São formulados sete indicadores: índice de cobertura específica, índice de cobertura intervalar, fração de cobertura, pico de performance relativa, índice data-pró, índice de competitividade e coeficiente de equalização. Esses indicadores são definidos por relações entre dados de saída de periódicos em geral: periodicidade, número e tiragem de edições. Por meio da análise de um exemplo, são ilustradas propriedades, representações, possíveis inferências e possibilidades de aplicação desses indicadores.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a strategy to characterize periodicals according performances established in relation to its congeners. Seven indicators are formulated: specific covering index, intervallic covering index, covering fraction, peak of relative performance, data pro index, competitiveness index and equalizer coefficient. Those indicators are defined in relation to common periodical' s output data: periodicity, number of editions and respective copies. Through a exemplified case are illustrated properties, representations, possible inferences and possibilities of use of those indicators.
  • Estudo comparativo entre diferentes modelos de organização de acervos de dados eletrônicos Artigos

    Riecken, Rinalda Francesca

    Resumo em Português:

    Realiza um estudo comparativo entre diferentes modelos de organização de acervos eletrônicos. A pesquisa identificou três tipos: desconcentrado, concentrado e híbrido. A sua adoção é dependente de contexto e de fatores estratégicos. O Modelo Desconcentrado apresenta-se como o mais adequado na relação custo-benefício; o Modelo Concentrado, o de melhor governança, embora utilize, geralmente, tecnologias com padrões não abertos; e o Modelo Híbrido, em longo prazo, o mais flexível e menos vulnerável frente a evoluções tecnológicas, contudo, o mais dispendioso.

    Resumo em Inglês:

    A comparative study between different models for organization of large electronic collections is shown. The research identified three types of organization: decentralized, centralized and hybrid. The adoption of each one depend on context and strategic factors. The decentralized model is more appropriate due to the better cost-benefit relationship; the concentrated model offers more governance, but it uses proprietary standard technologies; and the hybrid model in the long term is the most flexible and least vulnerable to changing technologies, although it is the most expensive.
  • Ontologias de domínio: um estudo das relações conceituais Artigos

    Sales, Luana Farias; Campos, Maria Luiza de Almeida; Gomes, Hagar Espanha

    Resumo em Português:

    No âmbito da elaboração de Ontologias, uma problemática que tem se colocado é a ausência de um padrão teórico-metodológico. Propõe-se então uma sistematização das relações apresentadas nas literaturas da Ciência da Informação, da Terminologia, da Ciência da Computação. A sistematização realizada busca unir as duplas de categorias (relações categoriais) com as relações potenciais entre elas (relações formais). A partir da seleção de um corpus da Gene Ontology, foi feita uma análise das definições a fim de identificar as relações já mencionadas na literatura ou descobrir a existência de novas relações. Conclui-se que relações diferentes podem surgir em diferentes domínios e que definições sistematizadas são indispensáveis para o estabelecimento seguro de relações formais.

    Resumo em Inglês:

    Lack of theoretical bases and sound methodologies are problems that arise when building Ontologies. The study proposes systematization of relations found in the literature from Information Science, Terminology, Computer Science and Bioinformatics. The systematization proposed aims at linking pairs of categories (categorical relations) with potential relations between them (formal relations). The study shows that different relations may arise in different domains and that systematic definitions are fundamental for the establishment of formal relations.
  • Informação e conhecimento: uma abordagem dos sistemas de recuperação de informações a partir das interações sociais Artigos

    Martins, Ronaldo Pereira

    Resumo em Português:

    O conceito de recuperação de informações está presente na origem da Ciência da Informação, sendo responsável por uma marcante abordagem tecnológica. Ao introduzir a preocupação com o usuário dos sistemas, a CI é influenciada pelas ciências cognitivas, que não privilegiam as interações sociais. O artigo reflete sobre os pressupostos cognitivistas da análise dos Sistemas de Recuperação de Informações e apresenta a perspectiva de autores que consideram a necessidade de uma abordagem social, tão importante quanto o desenvolvimento tecnológico.

    Resumo em Inglês:

    The concept of information retrieval is in the origins of Information Science, being responsible for a remarkable technological approach. When the concern about the systems' users is introduced IS is influenced by cognitive sciences, which do not favor social interaction. The article reflects about cognitivistic presuppositions about analyses of Information Retrieval Systems and presents a perspective from the authors who consider the need of a social approach as important as technological development.
  • Gestão do conhecimento e sistemas de informação: uma análise sob a ótica da teoria de criação do conhecimento Artigos

    Cruz, Cláudia Andressa; Nagano, Marcelo Seido

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar como os sistemas de informação podem contribuir para uma gestão do conhecimento eficiente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória em empresas residentes a parques tecnológicos do estado de São Paulo, a qual evidenciou o suporte que sistemas de informação prestam à gestão do conhecimento. Com isso foi possível delinear mecanismos para suprir a deficiência de alguns sistemas.

    Resumo em Inglês:

    The concept of information retrieval is in the origins of Information Science, being responsible for a remarkable technological approach. When the concern about the systems' users is introduced IS is influenced by cognitive sciences, which do not favor social interaction. The article reflects about cognitivistic presuppositions about analyses of Information Retrieval Systems and presents a perspective from the authors who consider the need of a social approach as important as technological development.
  • Indicadores tecnológicos e organizacionais do Customer Relationship Management (CRM): relação entre firma desenvolvedora, firma usuária e preceitos teóricos Artigos

    Brambilla, Flávio Régio; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Perin, Marcelo Gattermann

    Resumo em Português:

    O Customer Relationship Management (CRM) é um instrumento que viabiliza identificar e atender às necessidades dos clientes. Este artigo verifica as dimensões tecnológica e organizacional do CRM. O estudo envolve uma empresa desenvolvedora de CRM (HP) e uma usuária (Rede Globo). Os resultados indicam que todas as variáveis das dimensões propostas se mostraram pertinentes ao estudo desenvolvido, exceto os sistemas de call center, que inexistem neste caso. A metodologia adotada foi o estudo de caso com triangulação de dados.

    Resumo em Inglês:

    Customer Relationship Management (CRM) is an instrument that allows to identify and assist the customers in their needs. This article verifies the technological and organizacional dimensions of CRM. The study involves a company that builds CRM (HP) and a user firm (Rede Globo). The results indicate that all variables of the proposed dimensions were pertinent to the study carried out, except for the call center system, that are inexistent in this case. The adopted methodology was case study with data triangulation.
  • Uma análise da metodologia Just-In-Time e do sistema Kanban de produção sob o enfoque da ciência da informação Artigos

    Guimarães, Lúcia Filomena de Almeida; Falsarella, Orandi Mina

    Resumo em Português:

    A Ciência da Informação estuda os diversos aspectos da informação, envolvendo produção, organização, recuperação e distribuição. Dentro de uma empresa, a metodologia Just In Time (JIT) busca o atendimento das necessidades dos clientes, garantindo qualidade e trabalhando com o mínimo possível de estoque. Assim, uma análise da importância da informação neste ambiente é apresentada, mostrando que o foco e a base de todos os conceitos e ferramentas do JIT é a informação como pilar para o conhecimento estratégico efetivo.

    Resumo em Inglês:

    Information Science studies the different aspects of information such as production, organization, retrieving and distribution. The Just-in-Time Methodology, in a business, attempts to fulfill the client' s needs, maintaining the quality and working with the minimum inventory possible. Then, an analysis of the importance of the information in this environment is presented showing that the focus and basis of all Just-in-Time concepts and tools are information as the pillars of the effective strategic knowledge.
  • O marketing profissional e suas interfaces: a valorização do bibliotecário em questão Artigos

    Fraga, Nádia Elôina Barcelos; Mattos, Carla Erler; Cassa, Gabriela de Almeida

    Resumo em Português:

    Apresenta o marketing profissional, apropriando-se de concepções clássicas do marketing, do endomarketing e do marketing pessoal, descritas na literatura da área de Biblioteconomia e de Administração. Em face da emergência de ações que visem o reconhecimento e a valorização social do bibliotecário, propõe-se destacar estereótipos construídos em torno de sua imagem, que ofuscam uma correta visibilidade pública da profissão. Descreve ações voltadas para a aplicação do marketing à promoção desta imagem em nível pessoal, acadêmico e institucional. Considera ser necessário o investimento conjunto na divulgação profissional, por parte de instituições formadoras e dos órgãos representativos da classe, a fim de consolidar uma imagem positiva do bibliotecário.

    Resumo em Inglês:

    Professional marketing is discussed, using classic conceptions of marketing, endomarketing and personal marketing, described in the literature in the areas of Administration and Library Sciences. Because of the emergent need in actions that aim at the compensation and social valuation of the librarian, the article suggests to distinguish stereotypes made around his/her image, which hinder a correct public visibility of the profession. It also describes actions for application of marketing for image promotion in personal, academic and institutional levels, especially by education institutions and representative category associations in order to consolidate a positive image of the librarian.
  • Gestão da qualidade da informação no contexto das organizações: percepções a partir do experimento de análise da confiabilidade dos jornais eletrônicos Artigos

    De Sordi, José Osvaldo; Meireles, Manuel; Grijo, Rogério Nahas

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa aborda a complexidade envolta na definição de atributos que permitam mensurar dimensões da qualidade da informação. Para isso, discute-se um experimento prático, que analisa em profundidade uma das dimensões da qualidade da informação: a confiabilidade. A análise realizada abrange a versão eletrônica de cada um dos dez maiores jornais brasileiros impressos em circulação média diária. A experiência constatou ser crítico ao processo de análise da qualidade da informação o pleno discernimento dos atributos importantes de serem analisados, além dos aspectos importantes de serem observados para cada um dos atributos.

    Resumo em Inglês:

    The present research approaches the complexity involved in the definition of attributes that allow measuring the dimensions of information quality. For that, a practical experiment is discussed and it analyzes, in depth, one of the dimensions of the information quality: reliability. The analysis involves the electronic versions of the ten most important Brazilian printed daily medium circulation newspapers. The experience verified that the process of analysis of information quality is critical for the full discernment of the important attributes to be analyzed, in addition to the important aspects to be observed for each of the attributes.
  • O profissional da informação: uma análise baseada no modelo de múltiplos papéis de Ulrich Artigos

    Cançado, Vera L.; Medeiros, Nilcéia Lage de; Jeunon, Ester Eliane

    Resumo em Português:

    Discute-se neste artigo as funções dos profissionais da informação, utilizando o modelo dos múltiplos papéis de Recursos Humanos (RH). Nesse modelo, Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantando-se na literatura especializada as diversas funções e papéis propostos para o profissional da informação, comparando-os com o modelo de Ulrich (1998). A partir dessa comparação, e analisando a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO (2002), concluiu-se que o modelo proposto pode ser aplicado na análise das atuais funções demandadas ao profissional da informação. As metáforas adaptadas para os múltiplos papéis dos profissionais da informação são: parceiro estratégico, especialista informacional, diagnosticador das necessidades informacionais e agente de mudanças. Os profissionais da informação são parceiros empresariais que diagnosticam as necessidades da organização em termos de competências informacionais, alinhando as práticas das unidades de informação às estratégias empresariais, e contribuindo para agregar valor ao negócio das organizações.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the function of information professionals using the multiple functions model of Human Resources (HR). In this model, Ulrich (1998) argues that the HR professional, as a business partner, must act in four different functions: strategic partner, administrative specialist, employee' s defender and agent of changes. The methodology used was the bibliography research, searching the diverse functions proposed for the information professional in the specialized literature, and comparing them with Ulrich' s model (1998). From this comparison, and analyzing the Brazilian Classification of Occupations - CBO (2002), it was concluded that the proposed model can be applied in the analysis of the modern functions demanded from the information professional. The metaphors adapted to the multiple functions of the information professionals are as follows: strategic partner, informational specialist, informational needs analyst and agent of changes. Information professionals are business partners that diagnose the needs of the organization regarding informational competences, adapting the practices of the information units to the business strategies and contributing to aggregate value to the organizations' business.
  • As bibliotecas dos jesuítas: uma visão a partir da obra de Serafim Leite Artigos

    Silva, Luiz Antonio Gonçalves da

    Resumo em Português:

    As primeiras bibliotecas do Brasil foram as pertencentes às ordens religiosas, entre as quais a Companhia de Jesus. Pouco se sabe sobre elas. As bibliotecas jesuíticas são as de que se tem mais conhecimento, em razão da obra História da Companhia de Jesus no Brasil, de Serafim Leite. O presente artigo tem o objetivo de revisar e reunir as informações que aparecem ao longo do trabalho, para oferecer uma visão de conjunto do tema.

    Resumo em Inglês:

    The first libraries in Brazil belonged to religious orders, such as the Companhia de Jesus (Company of Jesus/Society of Jesus). Little is known about them except for the jesuitic libraries which are the best known of them, due to the work História da Companhia de Jesus no Brasil by Serafim Leite. The present article aims to review and collect the information contained in that work, and thus offer an overview of the theme.
  • Estudo das características de software e implementação de um software livre para o sistema de gerenciamento de bibliotecas universitárias federais brasileiras Teses E Dissertações

    Grossi, Márcia Gorett Ribeiro
  • (In)formação, um caminho para a participação política? Um estudo de caso sobre o Programa de Educação para a Cidadania da ALMG Teses E Dissertações

    Mangue, Denise Catarina Silva
  • A interação dos usuários da UFMG com o catálogo online do sistema pergamum Teses E Dissertações

    Oliveira, Carla Cristina Vieira de
  • Informação para o monitoramento da convenção dos direitos da criança: a atuação da rede NGO Group Teses E Dissertações

    Quintão, Paula Gomes
  • Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil Teses E Dissertações

    Silveira, Fabrício José Nascimento da
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
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