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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2018
  • Análise das definições de folksonomia: em busca de uma síntese Artigos

    Corrêa, Renato Fernandes; Santos, Raimunda Fernanda dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetiva criar uma síntese das definições do termo Folksonomia no âmbito da Literatura da Ciência da Informação através de análise dos conceitos relacionados. Visa especificamente contribuir para a consolidação do conceito de Folksonomia levando em conta as definições elencadas pelos autores que trabalham com a temática em questão e as ideias do criador desta terminologia, Thomas Vander Wal. Tem como metodologia a pesquisa exploratória e bibliográfica, como base na análise de conteúdo e em revisão de literatura sobre Folksonomia e representação colaborativa da informação. Destaca que não há ainda uma definição única, clara, bem enunciada e rigorosa acerca da Folksonomia. Conclui conceituando a Folksonomia como o resultado do processo de etiquetagem livre (atribuição de etiquetas ou palavras-chave) realizada pelos usuários mediante o emprego de termos provenientes da linguagem natural - dispensando o auxílio de vocabulários controlados - em ambientes digitais colaborativos visando indexar recursos informacionais compartilhados de qualquer formato (textos, imagens, áudio, vídeo, etc.) para fins de sua representação e recuperação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to create an overview of the uses of the term folksonomy in the Literature of Information Science through the analysis of the enunciated concepts. It contributes with a step toward consolidation of the folksonomy concept taking into account definitions used by authors working with the theme and by the creator of this terminology, Thomas Vander Wal. The research’s nature is exploratory and bibliographical based on content analysis and literature review about folksonomy and collaborative representation of information. It points out that there is not a single, clear, well enunciated and rigorous definition about folksonomy. It concludes proposing the concept of Folksonomy as: the result of free labeling process (assignment of tags or keywords) performed by users through the use of terms from the natural language - dispensing the use of controlled vocabularies - in collaborative digital environments aiming to indexing shared information resources of any format (text, images, audio, video, etc.) for purposes of their representation and retrieval.
  • Materialização da Web Semântica: um modelo de construção dinâmica de consultas baseados em mapeamento de ontologias Articles

    Coneglian, Caio Saraiva; Segundo, José Eduardo Santarem

    Resumo em Português:

    RESUMO Aproximar a linguagem computacional da humana é um desafio no processo de Recuperação da Informação. Nessa perspectiva, a Web Semântica tem permitido novos meios de tratamento dos dados contidos na Web, afim de permitir melhor compreensão do significado destas informações. Contudo, alguns dos conceitos que envolvem a Web Semântica, como as ontologias, apresentam alta complexidade, dificultando o seu uso. A dificuldade de compreensão, a estrutura que estas possuem, e a diversidade como elas são construídas, tornam o manuseio de ontologias para a descoberta do significado dos conceitos, algo não efetivo, impossibilitando oferecer um panorama concreto do sentido dos conceitos. Assim, essa pesquisa tem como objetivo propor um modelo que verifique o contexto e o significado de um conceito dentro de uma ontologia. Para tal, foi realizado pesquisa bibliográfica, construção do modelo e a implementação de um protótipo, como prova de conceito, para a verificação dos resultados. O modelo e a implementação apresentam como resultado o tratamento genérico de ontologias, obtendo o significado e o contexto que um conceito possui. Baseados nos resultados identifica-se que a utilização de ontologias permite que sistemas computacionais possam apresentar uma perspectiva ampliada do contexto dos dados, atendendo mais eficazmente as necessidades informacionais dos usuários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Approach the computer language to human language is a challenge in seeking to improve the process of information retrieval. From this perspective, the Semantic Web has allowed a new mode of data processing contained in the Web, in order to allow better understanding of the meaning that these information possess. However, some of the concepts involving the Semantic Web such as ontologies, have highly complex, making it difficult to use. The difficulty in understanding, the structure that they have, and diversity as they are built, make the ontologies manipulation to discover the meaning of the concepts, something not effective, making it impossible to offer a concrete overview of the meaning of the concepts. Thus, this research aims to propose a model that can verify the context and meaning of a term in an ontology. To this end, it performed bibliographic research, model building and implementation of a prototype as proof of concept for the verification of results. The model and implementation have resulted in the generic treatment of an ontology, to obtain the meaning and the context that has a term. Based on the results it is identified that the use of ontologies allows information systems to provide a broader perspective of the context of data, enabling informational user needs can be met more effectively.
  • Etiquetagem colaborativa nas bibliotecas: o caso da Literatura Artigos

    Almeida, Patrícia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o paradigma informacional da web 2.0, chega aos serviços de informação e documentação um conjunto de práticas provenientes da folksonomia, entre elas a atribuição de etiquetas por produtores e consumidores de recursos online. Estudos revelam que algumas bibliotecas têm já implementado um catálogo 2.0 e beneficiam da colaboração dos seus utilizadores em diversas áreas do saber, contudo escasseiam trabalhos na área da Literatura, tradicionalmente não indexada. Com o intuito de verificar se a etiquetagem colaborativa seria um fator de enriquecimento do catálogo e melhoraria o serviço prestado pelas bibliotecas nesta área do saber, realizou-se um estudo de caso com obras literárias de Almeida Garrett, recorrendo-se, para tal, aos dados da plataforma LibraryThing. Confirmaram-se o predomínio de informação correta, com valor acrescentado, bem como a ocorrência de alguns dos aspetos problemáticos, referidos em investigações anteriores. Assim, defende-se uma folksonomia assistida na atribuição de etiquetas para a Literatura e conclui-se que este sistema seria vantajoso para o utilizador de um catálogo 2.0, para o profissional da informação e para a construção coletiva de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the informational paradigm of Web 2.0, information and documentation services deal with folksonomy practices, including collaborative tagging by producers and consumers of online resources. Studies reveal that some libraries have already implemented a 2.0 catalog and benefit from the collaboration of its users in many areas of knowledge, however researches about Literature, traditionally not indexed, are unusual. In order to verify if collaborative tagging would be a catalog enrichment factor and improve the service provided by libraries in this area of ​​knowledge, a case study with Almeida Garrett’s books was accomplished, using data of LibraryThing platform. It was confirmed the predominance of correct information with added value as well as the occurrence of some of the problematic aspects reported in previous research. Thus, it defends an assisted folksonomy in collaborative tagging to Literature and concluded that this system would be advantageous for users of a 2.0 catalog, for information professionals and for collective construction of knowledge.
  • Mediação: perspectivas conceituais em Educação e Ciência da Informação Artigos

    Silva, Rovilson José da; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto aborda o conceito de mediação, utilizado tanto na área de Educação quanto na Ciência da Informação, numa trajetória que transita do aspecto epistemológico do vocábulo até aproximá-lo à perspectiva do materialismo histórico, dialético, marxiano que influencia a obra de Vygotsky (1995) e Bakhtin (1997); também dialoga com Freire (2003) e Almeida Júnior (2015), autores que têm sido utilizados nas áreas em destaque. Nesse âmbito, usa-se o método bibliográfico para discutir perspectivas do conceito de mediar defendido pela Educação e pela Ciência da Informação, tendo como suporte aspectos da teoria vigotskiana. Conclui que ambas as áreas possuem convergências e divergências que podem ser equalizadas para um melhor aproveitamento da mediação em prol da leitura, da formação do leitor em ambas as áreas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The text approaches the mediation concept, used in the area of Education as in Information Science, in a path that goes from the epistemological aspect of the word to approximate it to the perspective of the historical materialism, dialectic, marxian that influences the work of Vygotsky (1995) and Bakhtin (1997); it also dialogues with Freire (2003) and Almeida Júnior (2015), authors that have been used in the highlighted areas. In that context, the bibliographical method is used to discuss perspectives on the concept of mediating protected for the Education and for the Science of the Information, tends as support aspects of the Vygotskian theory. It is concluded that both areas have convergences and divergences that can be equalized for a better use of the mediation on behalf of reading and reader’s formation in both areas.
  • Avaliação do impacto de um treinamento em pesquisa bibliográfica para mestrandos e residentes na área da Saúde Artigos

    Talim, Mariza Cristina; Cendón, Beatriz Valadares; Talim, Sérgio Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do treinamento em pesquisa bibliográfica na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e nas bases de dados do Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no comportamento de busca informacional dos mestrandos e residentes do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa usou o modelo de Kirkpatrick para a avaliação de treinamentos, focando no primeiro e segundo níveis desse modelo. A pesquisa foi básica descritiva utilizando abordagem quantitativa e utilizou uma amostra não aleatória composta pelos mestrandos e residentes que aceitaram participar do treinamento. Esse treinamento teve carga horária de 15 horas e foi oferecido aos mestrandos dos cursos de Pós-Graduação do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e residentes do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a coleta de dados aplicamos um questionário no início do treinamento e outro similar no término. A pesquisa comparou as respostas dadas pelos alunos nesses questionários. Os resultados mostraram que o treinamento teve um impacto positivo sobre o comportamento de busca informacional, pois os alunos adquiriram novos conhecimentos e habilidades de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to evaluate the impact of training in online searching in Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine) and Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Research Portal databases, on the information seeking behavior of graduate students and residents of the Health Science Campus of the Federal University of Minas Gerais. The research used the Kirkpatrick model for evaluating training specifically focusing on first and second levels of this model. The basic descriptive research used a quantitative approach. The research used a non-random sample consisting of the graduate students and residents who agreed to participate in the course. This training had a course load of 15 hours and was offered to postgraduate students of the Graduate Campus Health of the Federal University of Minas Gerais and residents of Obstetric Nursing Residency Program of the Federal University of Minas Gerais School of Nursing courses. Data collection was conducted using two questionnaires at the beginning and at the end of the training. We compared the answers given by the respondents in these questionnaires. The results showed that the training had a positive impact on the informational seeking behavior because students have acquired new knowledge and research skills.
  • Arquitetura multimodal da geoinformação no processo de comunicação cartográfica Artigos

    Sampaio, Carita da Silva; Duque, Cláudio Gottschalg

    Resumo em Português:

    RESUMO A busca pela relevância é uma característica básica da cognição humana. Considerando que o intervalo entre a construção e o uso dos mapas é um processo comunicacional, profissionais das geociências podem explorar a condição da busca pela relevância para aperfeiçoar o atendimento das necessidades de diversos usuários de mapas. Este artigo fundamenta-se em debater em que medida a Teoria da Relevância e a abordagem da Multimodalidade podem contribuir para a ampliação do uso dos mapas, partindo do princípio do menor esforço e do discurso multimodal no processo comunicacional. O objetivo foi ampliar as formas de representação dos fenômenos geográficos modelados para o ambiente computacional para que os mapas atendam necessidades relevantes e, portanto, sejam mais úteis. Para alcançar este objetivo, o artigo apresenta um experimento utilizando elementos da geoinformação, da Teoria da Relevância e da Multimodalidade. Nas considerações finais, apresenta possibilidades de estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The search for relevance is a basic feature of human cognition. Whereas the interval between the construction and the use of maps is a communication process, geosciences professionals can explore the relevance of the search condition to better serve the needs of many users maps. This article is based on debate to what extent the relevance theory and approach of Multimodality may contribute to the increased use of maps, based on the principle of least effort and multimodal speech in the communication process. The objective is to discuss the validity of the identification of a set of modes involved in the production (experts) and use (user) so that the geoinformation maps meet relevant requirements, and hence are more useful. To accomplish this, the article presents an experiment using elements of geoinformation, the relevance theory and Multimodality. In the final considerations, it presents further study possibilities.
  • A dimensão ética da competência em informação sob a perspectiva da Filosofia Artigos

    Pellegrini, Eliane; Vitorino, Elizete Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho aborda a dimensão ética da competência em informação sob uma perspectiva filosófica. Buscamos caracterizar esta dimensão a partir dos fundamentos da filosofia da informação e da ética da informação. Partimos do pressuposto de que, na atual sociedade, há uma associação importante entre a filosofia, a ética e a competência em informação. A pesquisa é de caráter exploratória e bibliográfica. Observamos que a dimensão ética da competência em informação relaciona-se com saber dosar a informação e equilibrar valores conflitantes, de forma que os resultados das ações do indivíduo no ambiente profissional estejam voltados para a justiça e o bem coletivo. Isso exige do bibliotecário reflexão sobre a ação. Definir critérios para o uso ético e legal da informação ou seguir critérios pré-existentes (leis, resoluções, normalizações) também é uma característica desta dimensão. Consideramos que esta é uma dimensão que se manifesta, principalmente, em situações informacionais que envolvam um problema, um conflito de valores, um posicionamento e/ou uma tomada de decisão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper addresses the ethical dimension of information literacy in a philosophical perspective. We seek to characterize this dimension from the fundamentals of the philosophy of information and information ethics. We assume that, in today's society, there’s a significant association between philosophy, ethics and information literacy. The research is exploratory and bibliographical character. We note that the ethical dimension of information literacy relates to know how to dispense the information and balance conflicting values, so that the results of the actions of the individual in the workplace are facing justice and collective good. This requires the librarian reflection on the action. Set criteria for ethical and legal use of information or follow pre-existing criteria (laws, resolutions, normalization) is also a feature of this size. We consider that this is a dimension which is manifested primarily in information situations involving a problem, a conflict of values, positioning and / or decision making.
  • Do espaço ao ciberespaço: sobre etnografia e netnografia Articles

    Mesquita, Rafael Fernandes de; Matos, Fátima Regina Ney; Machado, Diego de Queiroz; Sena, Augusto Marcos Carvalho de; Baptista, Maria Manuel Rocha Teixeira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução das pesquisas em netnografia, a partir da aplicação de uma análise bibliométrica nas produções científicas na área. Para essa análise, optou-se pela utilização da base de dados Web of ScienceTM, principalmente pela sua abrangência ao conter inúmeras áreas científicas. Como principais resultados das análises foram identificadas a quantidade de artigos em evolução atingindo seu ápice no ano de 2015, os top journals, países e autores da temática e os artigos mais citados que apresentam objetos empíricos distintos, sem problematizar o uso e a adaptação do método etnográfico às comunidades on-line. Ao concluir o trabalho, o estudo propõe indicativos de uma agenda de pesquisa para discutir o método e suas implicações para os estudos das organizações e a área que é majoritariamente o campo das pesquisas netnográficas: o marketing.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aims to analyze the evolution of the researches in netnography, from the application of a bibliometric analysis in the scientific productions in the area. For this analysis, we opted for the use of the Web of ScienceTM database, mainly due to its wide range of scientific areas. The main results of the analyzes were the number of articles in evolution reaching their apex in the year 2015, the top journals, countries and authors of the subject and the most cited articles that presents different empirical objects, without problematizing the use and adaptation of the method to online communities. At the conclusion of the work, the study proposes a research agenda to discuss the method and its implications for the studies of organizations and the area that is mostly the field of netnographic research: marketing.
  • Gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva em uma paraestatal mineira Articles

    Sousa, Caissa Veloso e; Prata, Fabrício Silva; Pereira, Jefferson Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo identificar e analisar os principais fatores que exercem influência no processo de gestão do conhecimento em uma instituição paraestatal de ensino profissionalizante localizada no estado de Minas Gerais. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, à luz de uma abordagem quantitativa, baseada em um estudo de caso, cuja amostra foi composta por 1.413 funcionários da instituição objeto de estudo. Em um ambiente de análise foi desenvolvido um modelo fatorial composto pelos construtos ‘estratégia e comunicação’, ‘políticas e práticas de gestão de pessoas’ e ‘processos de trabalho’, cuja explicação total do fenômeno em questão foi de 70,344%. Dentre os principais resultados alcançados destaca-se a importância da gestão do conhecimento no processo de planejamento estratégico organizacional. Nesse mesmo sentido, faz-se importante compreender a relação que se estrutura entre estratégia organizacional, políticas e práticas de gestão de pessoas e processos de trabalho como uma variável relevante para uma gestão do conhecimento eficiente, eficaz e efetiva. Em termos agregados, a compreensão, aplicabilidade e gestão da tríade aqui discutida permitem que a empresa se torne mais competitiva e adaptável frente às constantes mudanças do mercado em que atua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study was developed with the objective to identify and analyze the main factors that influence the process of knowledge management in a parastatal institution of professional education located in the state of Minas Gerais. A descriptive research was developed with a quantitative approach, based on a case study, whose sample was composed of 1,413 employees of the institution object of the study. A factorial model was developed and composed by the constructs 'strategy and communication', ‘policies and people management practices' and 'work processes', whose total explanation of the phenomenon in question was 70,344%. The importance of knowledge management in the process of organizational strategic planning.is highlighted among the main results achieved. In the same sense, it is important to understand the relationship that is structured between organizational strategy, policies and people management practices and working processes as a relevant variable to an efficient and effective knowledge management. In aggregate terms, the understanding, applicability and management of the triad here discussed allow the company to become more competitive and adaptable in the face of the constant changes in the market in which it operates.
  • Biblioterapia e Hermenêutica: revisitando Gadamer e Ouaknin Artigos

    Sousa, Carla; Caldin, Clarice Fortkamp

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta alguns conceitos do campo da filosofia hermenêutica e faz uma relação com elementos do processo biblioterapêutico visando o cuidado com o ser. Explora o pensamento dos filósofos Ouaknin e Gadamer e de autores de diferentes áreas como a Ciência da Informação, Literatura, Antropologia e Psicologia. A pesquisa é exploratória, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa. Conclui que a Biblioterapia vai além do cuidado por meio das histórias e enfatiza a importância do diálogo, da interação e da interpretação no processo biblioterapêutico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It presents some concepts present in the field of hermeneutical philosophy and makes a relation with elements of the bibliotherapeutic process in the care of being. It explores the thinking of the philosophers Ouaknin and Gadamer, at the same time that it dialogues with authors of different areas like Information Science, Literature, Anthropology and Psychology. It is based on an exploratory bibliographic research with a bibliographic view and a qualitative approach. It concludes that Bibliotherapy goes beyond care through the stories and emphasizes the importance of dialogue, interaction and interpretation in the bibliotherapeutic process.
  • Política de preservação digital: caso Pinacoteca de São Paulo Articles

    Luz, Charlley dos Santos; Maringeli, Isabel Cristina Ayres da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta o relato de caso da estruturação e definição para implantação da Politica de Preservação Digital da Pinacoteca de São Paulo. Estabelece os principais elementos, determina o processo de diagnóstico e seus principais apontamentos. Traz a estratégia e os componentes da Política de Preservação Digital da Pinacoteca - Objetivos 2026.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It presents the report case of structure and definition to implementation of Digital Preservation Policy of the Pinacoteca de São Paulo. Sets out the main elements, determines the process of diagnosis and your main results. Brings the strategy and the components of the Digital Preservation Policy Pinacoteca - Goals 2026.
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