Acessibilidade / Reportar erro

Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia

Dialogues Bourdieu - Piaget: implications for Psychology

Diálogos Bourdieu - Piaget: implicaciones para la Psicología

Este trabalho de revisão tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições de trabalhos de Bourdieu e Piaget para a Psicologia a partir da análise das inter-relações entre os conceitos de habitus e de estrutura. Destacam-se alguns aspectos relevantes dos trabalhos dos autores e evidencia-se a importância das relações humanas no contexto social para a formação da autonomia moral e intelectual dos sujeitos. O estudo demonstra que há uma inter-relação entre os autores e sugere que a formação do sujeito perpassa por relações sociais, relacionais e educacionais que apresentam reflexos na formação da cognição, além de contribuir para uma epistemologia da cognição entrelaçada com os contextos sociais e educativos.

Formação do indivíduo; Relações interpessoais; Psicologia escolar; Desenvolvimento cognitivo; Bourdieu, Pierre (1930-2002); Piaget, Jean (1896-1980)


Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br