Acessibilidade / Reportar erro

Vivências de Trabalho Precoce de Adolescentes em Medida Socioeducativa1 1 Pesquisa realizada com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Bolsa de Pesquisador do CNPq.

Experience of Child Labor of Adolescents Complying with a Social-Educational Measure

Vivencias de Trabajo Infantil de Adolescentes en Medidas Socioeducativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a vivência de trabalho precoce de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, no estado da Paraíba. Os instrumentos utilizados foram um Questionário Mosquito Diagnóstico e uma Entrevista Semiestruturada. A análise foi realizada com o software Iramuteq, (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), através da Análise Hierárquica Descendente, que gerou seis classes: significado do trabalho; infância e escola; condições objetivas de vida; trabalho, drogas e ato infracional; consequências do trabalho infantil; e trabalho infantojuvenil. A perspectiva teórica utilizada foi a psicologia histórico-cultural e os dados discutidos a partir do conceito de vivência. Conclui-se que as vivências e situações sociais de desenvolvimento foram caracterizadas pelo trabalho precoce que oportunizou o envolvimento com atos infracionais e as instituições responsáveis pela garantia de direitos em vez de garantir a proteção social, criminalizaram por meio de medidas socioeducativas.

Palavras-chave:
Trabalho infantil; Adolescência; Juventude; Medidas socioeducativas

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br