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Hospitalização em Oncologia Pediátrica e Desenvolvimento Infantil: Interfaces entre Aspectos Cognitivos e Afetivos

Hospitalization in Pediatric Oncology and Child Development: Cognitive and Affective Interface

Hospitalización en Oncología Pediátrica y Desarrollo Infantil: Interfaces entre Aspectos Cognitivos y Afectivos

Resumo

O diagnóstico e o tratamento de câncer na infância exigem que a criança construa formas de enfrentamento, o que torna relevante compreender sua percepção e o modo como se organiza cognitivamente. O objetivo deste estudo foi caracterizar de que maneira os processos de hospitalização e tratamento são compreendidos pelos participantes diante da vivência de neoplasia infantil, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo e afetivo, de acordo com a perspectiva piagetiana. Foi realizada uma pesquisa qualitativa no ambulatório de oncologia pediátrica em um hospital da Baixada Santista, com entrevistas semiestruturadas, provas piagetianas e desenhos-estórias com tema, com uma amostra de conveniência de cinco crianças com entre 4 e 9 anos e com diagnóstico de leucemia. Os dados foram categorizados pela análise de conteúdo temática de Bardin (1988Bardin, L. (1988). Análise de conteúdo. Edições 70.), as provas piagetianas de acordo com a teoria de Piaget e os desenhos-estórias a partir de Trinca (2002Trinca, W., & Tardivo, L. (2002). Desenvolvimentos do procedimento de desenhos-estórias (D-E). In J. A. Cunha et al., Psicodiagnóstico-V (pp. 428-438). Artmed.). Duas crianças (com 4 e 6 anos) se caracterizaram como pré-operatórias e três (com 8 e 9 anos) como operatórias concretas, sendo observado que as pré-operatórias apresentam um discurso com alta carga simbólica sobre o sofrimento da hospitalização e tratamento, enquanto crianças operatório-concretas demonstram domínio da noção de causa e consequência e pensamento lógico. Uma comparação qualitativa entre as provas piagetianas e os desenhos indicou coerência entre os tipos de avaliação. Todos os participantes mostram compreensão de sua atual situação de adoecimento e tratamento, apresentando diferentes formas de enfrentamento. Além disso, todos ressaltaram uma posição otimista em relação às perspectivas de cura, independentemente do momento do desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave:
Oncologia pediátrica; Teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo; Hospitalização; Procedimento desenho e estória com tema

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