Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação Psicológica na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Psychological Assessment in Special Education in the Perspective of Inclusive Education

Evaluación Psicológica en la Educación Especial en la Perspectiva de la Educación Inclusiva

Resumo:

Este artigo tem como principal objetivo apresentar proposições sobre o processo de avaliação psicológica de indivíduos com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural, considerando as pesquisas realizadas neste campo. Para esse fim, optou-se em realizar um ensaio acadêmico que visa apresentar e discutir os processos avaliativos na perspectiva histórico-cultural, baseado em livros clássicos dos autores com essa afiliação teórica, artigos publicados em periódicos científicos da área e áreas afins os quais foram balizados com a nossa experiência profissional. Destarte, organizamos este texto em dois eixos temáticos, sendo que o primeiro apresenta os elementos teóricos assumidos neste estudo e o segundo, referem-se às proposições para realização da avaliação psicológica de indivíduos com deficiência intelectual, caracterizando-a como avaliação-intervenção, alinha-se com três princípios do método instrumental proposto por Vygotski (1996)Vigotski, L. S. (1996). O método instrumental em Psicologia. In: L. S. Vigotski, Teoria e método em Psicologia (pp. 93-101). São Paulo: Martins Fontes., a saber: 1) análise do processo e não do objeto; 2) análise explicativa e não descritiva; e 2) a análise genética, do processo de desenvolvimento do indivíduo para construir explicações sobre a sua dinâmica psicológica.

Palavras-chave:
Avaliação Psicológica; Educação Especial; Educação Inclusiva

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br