Acessibilidade / Reportar erro

Leoncio Francisco Camino Rodriguez Larrain

A homenagem do Conselho Federal de Psicologia (CFP) a Leoncio Francisco Camino Rodriguez Larraín, que nasceu em 24 de junho de 1940 em Lima/Peru, pode ser entendida ao analisarmos como desde a sua formação há coincidência e demonstra a sua trajetória profissional. Isso porque é Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Alcala de Henares (1966), graduou-se em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1967), e fez o mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1969). Seu doutorado é em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (1974) e o pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain (1979). O que vai se concretizar em sua trajetória como docente é a publicação de sessenta e nove artigos e seis textos em jornais e revistas e a organização de cinco livros. Também influencia na Psicologia ao participar de quatorze bancas de Mestrado, vinte de Doutorado, e em três de monografias de especialização. Os seus conhecimentos são transmitidos e avançam pelas orientações de trinta e sete alunos de Mestrado, quatorze de Doutorado e de treze monografias de Especialização.

A sua direção profissional e política é inseparável da sua dedicação à Psicologia Social e à Psicologia Política, portanto, tornou-se professor emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor Visitante da Université Catholique de Louvain, na Bélgica e da Universidad Complutense de Madrid. Ao cumprir as funções de docente no nível superior, suas pesquisas se dedicam às áreas da Análise Psicossocial da Violência, da Analise Psicossocial do Comportamento político a dos Direitos Humanos, o que o levou a ser pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O reconhecimento das suas capacidades e domínio da ciência política o levou a ser Consultor "ad hoc" e posteriormente Membro da Comissão de Avaliação-Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Destacamos a sua atuação junto à Comissão Nacional dos Direitos Humanos CDH, tanto como membro e posteriormente como seu assessor.

A sua contribuição para o desenvolvimento científico da Psicologia se mostra na sua presença como membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Política (SBPP), da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Essa sua coerência pessoal e científica é também demonstrada ao considerar onde foi membro de Conselhos Editoriais tais como na Revista Psicologia e Sociedade (da ABRAPSO), da Revista Estudos de Psicologia (da UFRN), dos Cadernos da UFS (Revista do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe), Revista de Psicologia Política -RPP (Sociedade Brasileira de Psicologia Política (SBPP) e do Conselho Editorial da Editora Vozes.

Ao desenvolver temas relativos à Psicologia Social, tal como a violência, Leôncio coordena um projeto de pesquisa que trata dos Discursos sobre as diferenças raciais e suas consequências sociais: Um estudo inter-cultural. No qual se explicita que a expressão de preconceito e discriminação estarem desaparecendo, não quer dizer que esses fenômenos não existam mais. O conjunto de pesquisas realizadas por membros deste projeto mostra que o que está ocorrendo é o desenvolvimento de formas de expressão do preconceito e da discriminação mais elaboradas e sutis.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2014
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br