Escala de Perspectiva de Futuro Infantil: Evidências de sua Adequação Psicométrica

Childhood Perspective Scale: Evidence of its Psychometric Adequacy

Escala de Perspectiva de Futuro Infantil: Evidencias de su Adecuación Psicométrica

Ana Karla Silva Soares Maria Gabriela Costa Ribeiro Alessandro Teixeira Rezende Tátila Rayane de Sampaio Brito Valdiney Veloso Gouveia Sobre os autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo elaborar uma medida de perspectiva de futuro infantil, reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizou-se um estudo com 405 estudantes do ensino fundamental de João Pessoa (PB), divididos em dois grupos: Grupo 1 (G1; 203 crianças, Midade = 11 anos e 53% do sexo masculino) e Grupo 2 (G2; 202 crianças, Midade = 11 anos e 54% do sexo feminino). Eles responderam a Escala de Perspectiva de Futuro Infantil e perguntas demográficas. Considerando os participantes do G1, realizou-se uma análise fatorial exploratória que permitiu identificar três fatores: otimismo frente ao futuro (α = 0,69; 5 itens), aspirações por bens materiais (α = 0,67; 5 itens) e aspirações por família (α = 0,67; 4 itens). Posteriormente, tiveramse em conta os participantes do G2, comprovou-se a adequação desta estrutura com três fatores, observando-se indicadores de ajuste meritórios [χ2/gl = 2,21, GFI = 0,91, CFI = 0,89 e RMSEA = 0,078 (IC90% = 0,058-0,097)]. Os coeficientes de homogeneidade e confiabilidade composta para os três fatores foram, respectivamente, como seguem: otimismo frente ao futuro (0,33 e 0,65), aspirações por bens materiais (0,36 e 0,71) e aspirações por família (0,36 e 0,70). Concluindo, existem evidências de validade fatorial e consistência interna desta escala, que poderá ser adequadamente utilizar para medir perspectiva de future em crianças, favorecendo conhecer seus correlatos.

Palavras-chave
Perspectiva de Futuro Infantil; Escala; Adaptação; Validade; Precisão

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