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Autoeficácia na formação superior: percepções durante o primeiro ano de graduação

Auto-eficacia en la formación superior

Freshman’s self-efficacy in undergraduation: percepciones durante el primer año de graduación

Autoeficácia na formação superior é entendida como a crença de um estudante em sua capacidade de organizar e executar cursos de ações requeridas para produzir certas realizações referentes aos aspectos compreendidos pelas tarefas acadêmicas pertinentes ao ensino superior. Com o objetivo de comparar a autoeficácia na formação superior entre o primeiro e o segundo períodos letivos, realizou-se esta pesquisa com 189 ingressantes em Letras, Matemática, Administração e Tecnologia da Informação de uma instituição privada do ensino superior. Por meio da escala Autoeficácia na Formação Superior, encontrou-se diferença negativa significante (z = -3,292, p = 0,001) em relação às médias de cada período. Os resultados foram discutidos à luz da teoria social cognitiva. Foram destacadas possibilidades de intervenção e de pesquisas futuras.

Autoeficácia; Estudantes universitários; Ensino superior; Teoria social cognitiva


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