Lacunas de Competências de Egressos do Curso Psicologia na Visão dos Docentes

Gaps in the Skills of Graduates of the Psychology Course in the Professors’ View

Carencias en las Competencias de los Egresados del Curso de Psicología en la Visión de los Docentes

Resumo

Pesquisas sobre a formação do(a) psicólogo(a) brasileiro(a) apontam para resultados preocupantes. Este estudo aborda a importância e o domínio de competências dos egressos dos cursos de Psicologia na visão de coordenadores e docentes de instituições de ensino superior públicas e privadas. Foi realizada análise de dados secundários de projetos pedagógicos de 36 cursos de Psicologia e um survey com 114 docentes distribuídos pelo território nacional, sendo 40 coordenadores de curso. O questionário foi elaborado a partir das diretrizes curriculares para a graduação em Psicologia e continha questões abertas e fechadas. Os resultados apontaram para um reconhecimento da importância das competências na formação em Psicologia. As maiores lacunas da formação referem-se às competências relativas à intervenção em processos psicológicos grupais e organizacionais, e conhecimento habilidades de pesquisa científica, sendo que os coordenadores apresentam uma visão menos crítica que os demais docentes. As respostas às perguntas abertas indicaram pluralidade de opiniões acerca da formação em Psicologia. Conclui-se que há necessidade de maior qualificação do profissional, confirmando achados anteriores e chamando atenção à nova face do perfil de psicólogo(a) no cenário social atual. São apontadas reflexões para estudantes, docentes, profissionais e demais interessados na área.

Competências; Formação Profissional; Psicologia

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br