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Efeitos de Formação Pediátrica para Detecção de Sinais de Problemas de Desenvolvimento

De 2004 e 2008, a Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) criou e validou 31 indicadores observáveis nos primeiros 18 meses de vida, com capacidade estatisticamente significativa de predição de problemas de desenvolvimento e predição de risco psíquico. Pediatras foram formados para coletar os dados. Este trabalho discute quais saberes mantiveram-se após sete anos, por meio de entrevista a um pediatra que participou da formação. O material foi submetido a uma análise institucional do discurso. Os resultados apontam que a especialidade técnica prévia do profissional influenciou na forma de apropriação dos indicadores. Há dualidade objetivo/subjetivo e cisão entre o conhecimento prévio e o adquirido na formação. Indicadores foram descaracterizados como ferramenta suplementar reveladora de doenças do hábito. O cenário de urgência da enfermaria não coincide com o tempo necessário para um olhar orientado pelo IRDI; indicadores ligados à função paterna tiveram maior impacto. A formação levou a um ganho de prazer com a realização de consultas. Porém, a ressignificação do conhecimento prévio foi limitada. Sugerem-se investigações a respeito da extensão e dos limites dos efeitos de uma formação orientada pelos IRDIs para a prática médica.

Formação profissional; Pediatria; Desenvolvimento infantil; Análise do Discurso


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