Acessibilidade / Reportar erro

Evidências de validade convergente-discriminante para a avaliação dos tipos profissionais de Holland (ATPH)

Evidencias de validez convergente-discriminante para la evaluación de los tipos profesionales de Holland (ATPH)

Convergent-discriminant validity evidences for the avaliation of Holland's professional types (ATPH)

Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade convergente-discriminante para o teste Avaliação dos Tipos Profissionais, de Holland (ATPH), com vistas a verificar as relações com a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). A amostra foi composta por 42 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares. A idade variou entre 11 e 26 anos, sendo que participaram 43% de alunos do sexo masculino, 50%, do feminino, e 7% que não informaram o gênero. Os resultados sugeriram correlações significativas entre as dimensões do EAP e as tipologias do ATPH, com magnitudes que variavam de baixas a moderadas. A partir dos dados coletados, concluiu-se que o ATPH pode ajudar na identificação dos interesses de estudantes em processos de orientação profissional e que as evidências de validade foram favoráveis.

Interesses; Orientação vocacional; Avaliação psicológica; Adolescentes


Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br