Acessibilidade / Reportar erro

Militância enquanto Convite ao Diálogo: o Caso da Militância Monodissidente1 1 A pesquisa de mestrado que foi base para este artigo teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - protocolo nº 88882.333306/2019-01. Apesar de ter sido aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE: 29121320.5.0000.5561) nas etapas iniciais, foi dispensada em etapas posteriores, dado que,em virtude da pandemia da covid-19, não ocorreu a etapa empírica prevista no projeto de pesquisa.

Activism as an Invitation for the Dialogue: the Case of Monodissident Activism

La Militancia como Invitación al Diálogo: el Caso de la Militancia Monodisidente

Resumo

Este artigo é uma produção teórica de caráter reflexivo que focaliza a relação entre pesquisa e militância a partir do construtivismo semiótico-cultural em psicologia, tendo como base o caso da militância monodissidente. A noção de monodissidência foi cunhada no percurso da militância bissexual para se referir a uma ferramenta analítica de ordem político-comunitária que contempla todas as pessoas que se atraem sexual e/ou romanticamente por mais de um gênero. São contrapostas concepções distintas de militância político-social em psicologia: de um lado, militância é entendida a partir de um autocentramento do militante, vinculado a uma rede de exclusões, negações, vedação e defesas psicológicas em relação à experiência; de outro, há uma compreensão dialógica de militância. Metodologicamente, a proposta de pesquisa se fundamenta no campo da participação observante, entendendo que o pesquisador está, primeiro, na condição de participante de certo campo sociocultural, a partir do qual passa a observar e refletir sobre fenômenos que ocorrem nele. Tomamos como ilustração a trajetória de construção da militância monodissidente do primeiro autor, trazendo tensionamentos dialógicos para a análise, postos em discussão com outras reflexões situadas sobre o tema. O conjunto de tensionamentos dialógicos emergidos nesse percurso foi mapeado e compreendido como um processo de multiplicação dialógica no encontro de self pesquisador com o self militante.

Palavras-chave:
Militância; Monodissidência; Self; Multiplicação Dialógica; Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br