Percepções de Graduandos de Psicologia Acerca do Trabalho do Psicólogo Escolar e Educacional

Perceptions of Undergraduate Psychology Students About Educational Psychologists’ Work

Percepción de Estudiantes de Graduación en Psicología acerca del Trabajo del Psicólogo Escolar y Educacional

Elisa Alves dos Santos Nialda Sabrina da Silva Aline Rodrigues Gomes Fabíola de Sousa Braz Aquino Sobre os autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apreender as percepções e expectativas de estudantes de graduação em psicologia acerca da psicologia escolar e das possibilidades de intervenção de psicólogos na educação. Participaram da pesquisa 48 graduandos de psicologia de instituições de ensino superior públicas e privadas. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada que foi registrada por meio de um gravador de voz e posteriormente analisada conforme as diretrizes apresentadas no método de Bardin. Os resultados mostraram que houve diferenças nos argumentos utilizados entre os estudantes de psicologia que haviam cursado disciplinas do campo da psicologia escolar e Educacional e aqueles que ainda não haviam cursado tais disciplinas, o que indica que uma formação que contemple disciplinas desse campo pode favorecer uma maior apropriação teórica e metodológica acerca das especificidades dessa área e das possibilidades de atuação do psicólogo na educação, em especial, seu compromisso com processos de aprendizado e desenvolvimento humano.

Palavras-chave:
Psicologia escolar; Formação; Graduandos

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br