Economia Criativa, a Web 2.0 e o Vírus da Exposição de Talentos

Creative Economy, the Web 2.0 and the Virus of Talent Exposition

Economía Creativa, la Web 2.0 y el Virus de la Exposición de Talentos

Ana Maria Nicolaci-da-Costa

A "economia criativa" é um dos vários desenvolvimentos da economia mundial impulsionados pelas tecnologias de informação e comunicação. Os ambientes fáceis de usar da Web 2.0 permitiram que usuários ao redor do mundo expusessem seus talentos on-line e que muitos alcançassem sucesso e profissionalização meteóricos. Dada a novidade deste fenômeno, a presente pesquisa propôs-se a explorar, por meio de entrevistas abertas e análise qualitativa dos depoimentos coletados, o que está acontecendo do ponto de vista de jovens brasileiros, entre 18 e 30 anos de idade que expõem algum produto seu on-line. O papel exercido pelos vários casos de sucesso conhecidos sobre seus projetos de profissionalização foi o ponto de partida dessa exploração. Os resultados revelaram que o "boom" da autoexposição de talentos não se deve somente à influência desses sucessos ou ao desejo de se profissionalizar, mas principalmente à contagiante circulação de ideias e comportamentos no ambiente inovador da Internet.

Criatividade; Internet; Jovens; Aptidão


Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br