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Apresentações pessoais e sobre o modelo de terapia em grupo. Explicação sobre ansiedade, seu papel evolutivo e sobre a utilidade de estratégias de controle. Foram utilizadas a técnica de desesperança criativa (Hayes et al., 2012) e a reflexão sobre a eficácia das estratégias que os pacientes vinham utilizando até então. Tarefa de casa: refletir sobre novas possibilidades de lidar com a ansiedade. |
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Introdução à perspectiva da ACT sobre o sofrimento humano e sobre os seis processos para a promoção da flexibilidade psicológica. Foram apresentados os mitos da felicidade (Harris, 2011) e a metáfora do polígrafo para constatar a ineficácia das estratégias de controle (Eifert & Forsyth, 2014). Tarefa de casa: assistir ao vídeo “How love turns pain into a purpose” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o79_gmO5ppg). |
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Apresentação dos processos de aceitação e desfusão e do modelo de amplificação do sofrimento natural produzido a partir da esquiva experiencial. Foram utilizadas a metáfora do Tigre Faminto (Hayes & Smith, 2005) e os exercícios “Letting go” (Hayes & Smith, 2005) e “O grande contador de histórias” (Harris, 2011). A sessão termina com a introdução à aceitação a partir da prática de mindfulness como alternativa à esquiva experiencial. Tarefa de casa: exercício de desfusão (Harris, 2011). |
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A sessão trabalha com a promoção da tomada de perspectiva, da aceitação e da disposição para ter os sentimentos, pensamentos e sensações corporais desagradáveis. Realizou-se prática formal de mindfulness (Williams & Penman, 2015). Tarefa de casa: proposição de prática formal de mindfulness durante a semana. |
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Mapeamento das situações aversivas dos pacientes e observação consciente, sem avaliações ou juízos de valor (Eifert & Forsyth, 2014). Construiu-se um inventário dos eventos que geram maior desconforto, que foi compartilhado entre os membros do grupo. Ao término desta etapa, realizou-se exposição imaginativa a estes eventos. Tarefa de casa: prática de mindfulness por meio do exercício “Escaneamento Corporal” (Williams & Penman, 2015). |
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Apresentação dos conceitos do eu como contexto, eu observador, e da clarificação de valores, os quais foram experienciados por meio do exercício “Notas na parede” (Pistorello, 2013). Tarefa de casa: prática informal de mindfulness a partir da prática do caminhar consciente. |
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Revisão dos processos nucleares desenvolvidos até então e feedback de generalização. Retomada da prática de exposição imaginativa aos eventos desconfortáveis evidenciados na sessão 5. Além disso, foi feita a distinção entre objetivos e valores a partir da metáfora “Viagem para a Disney” (Harris, 2011). Tarefa de casa: reflexão sobre valores e objetivos. |
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Prática de disposição e aceitação ao desconforto a partir do vídeo “O convidado indesejado” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D3lAVOMUWc4). Após esta etapa foi realizada clarificação de valores e estabelecimento de ações comprometidas por meio do exercício “Lápide” (Hayes & Smith, 2005) e questionário de valores (Harris, 2011). Tarefa de casa: realização de ação comprometida. |
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Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Retomada da clarificação de valores e estabelecimento de novas ações comprometidas, a partir do modelo da Matrix (Polk, Schoendorff, Webster, & Olaz, 2016). Tarefa de casa: realização de ação comprometida. |
| 10 |
Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Revisão das habilidades de desfusão, conexão e disposição. Foi feito o estabelecimento de novas ações comprometidas e, posteriormente, foi realizado feedback de generalização. Tarefa de casa: realização de ação comprometida estabelecida na sessão durante a semana. |
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Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Discussão sobre valores e esquiva experiencial, que foi trabalhada a partir do exercício de autocompaixão (Neff, 2017), com o objetivo de promover aceitação. Foram estabelecidas novas ações comprometidas. Tarefa de casa: realização de ação comprometida estabelecida na sessão durante a semana. |
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Verificação, compartilhamento e discussão sobre as ações comprometidas estabelecidas na última sessão e prática formal de mindfulness. Retomada dos principais conceitos trabalhados durante as sessões do grupo e construção de ações comprometidas e metas de vida - de curto, médio e longo prazo - alinhadas aos valores dos participantes (Harris, 2011). Ao fim, foi disponibilizada uma cartilha com instruções para momentos de crise adaptada de Harris (2011). |