Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2008
  • Documento sem título Editorial

  • A invenção do ressentimento no século XIX e os desafios da psicologia social no século XXI Artigos

    Elsirik, Marisa Faermann; Trevisan, Juliano Fontana

    Resumo em Português:

    Vivemos, na aurora do século XXI, sob os efeitos da profusão de discursos - científicos ou não - que ressaltam cada vez mais uma separação entre o social e o individual. O preocupar-se cada vez mais consigo mesmo em detrimento do social é um movimento que teria se acentuado durante o século XIX. Para além do caráter verdadeiro ou falso contido nessa evidência, temos por objetivo, ao refletir sobre o conceito de ressentimento, pensar sobre as condições históricas que favoreceram a emergência desse discurso, desnudando um social (ou seriam outros sociais?) que nunca se separou do pessoal, mas que nem sempre pode ser visualizado. Esse outro social, entretanto, nos coloca outros desafios para compreender o homem e sua existência.

    Resumo em Inglês:

    We are living in the beginning of the XXI century under the effects of a profusion of discourses - scientific or not - that emphasize more and more a division between the social and the individual aspects. The fact that people get increasingly self-centered to the detriment of the social aspect is a movement that could has been stressed during the XIX century. Beyond the true or false characteristics of this evidence, it is our aim to consider the historical conditions that favour the emergence of this discourse in our reflection on the concept of resentment, showing a social aspect (or would it be other social aspects?) that have never been separated from the personal aspects, but that cannot always be visualized. This evidence, however, gives us other challenges to conceive human beings and their existence.
  • Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto Artigos

    Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Salina-Brandão, Alessandra; Versuti-Stoque, Fabiana Maris; Rosin-Pinola, Andréa Regina

    Resumo em Português:

    Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.

    Resumo em Inglês:

    Studies have pointed the relations between the deficit of social education skills of the parents and the behavior problem of their children. In relation to this subject, this research has the objective of describing the effects of the intervention process in parents aiming to promote their social educative skills. Two fathers and seven mothers contributed with this research choosing among their children the one with whom they have more relationship difficulties. For the evaluation: 1) for the parents’ difficulties, a structured interview was used and 2) for the intervention procedures, it was used a) a parental social educative skills questionnaire and b) a list of social skills. The results of the comparisons made before and after the intervention of the IHS-Del Prette show a rising on the score of the groups; in the comparisons of the QHSE-P it was verified the acquisitions of educative social skills: to express positive feelings, to thank praises, to deny and negotiate limits. It is discussed the need of procedures that may lead to the promotion of educative social skills as a way to increase the social knowledge of the parents.
  • Panorama nacional da pesquisa sobre avaliação neuropsicológica de linguagem Artigos

    Serafini, Adriana Jung; Fonseca, Rochele Paz; Bandeira, Denise Ruschel; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta

    Resumo em Português:

    Apesar da grande difusão de instrumentos internacionais de avaliação da linguagem no contexto neuropsicológico, no Brasil, verifica-se uma importante demanda de técnicas adequadas à realidade sócio-lingüístico-cultural nas áreas clínica e de pesquisa. O objetivo deste estudo é apresentar um panorama nacional das pesquisas que envolvem a avaliação de linguagem no contexto da neuropsicologia. Para tanto, foram realizadas buscas relativas a estudos brasileiros nos bancos de Teses e Dissertações da CAPES, IBICT Teses e Index Psi Teses, e nos bancos de periódicos LILACS, SciELO e Index Psi Periódicos Técnico-Científicos. Ccomo resultado, verificou-se um número reduzido de pesquisas sobre avaliação neuropsicológica da linguagem, sendo que a maior parte das publicações foi encontrada em periódicos de áreas médicas. Poucos estudos faziam referência a algum tipo de instrumento, e raros foram os que visaram a fins psicométricos. Entretanto, observou-se um aumento do número de artigos científicos sobre avaliação de linguagem no contexto neuropsicológico, predominantemente nos últimos seis anos.

    Resumo em Inglês:

    Although there is a great variety of international tests on language evaluation in the neuropsychological context, there’s a significant demand of techniques adapted to the social, linguistic and cultural reality of Brazil in the clinical and research domains. This study aims to present a national view on research on language assessment in the context of neuropsychology. To accomplish this, a search for Brazilian studies in the following thesis and dissertation databases was performed: IBICT Teses and Index Psi Teses, and in LILACS, SciELO and Index Psi Science Journals. As a result, little research concerning the neuropsychological evaluation of language was verified, and the majority of papers was published in medical journals. Not many made reference to some type of instrument, and those focused on psychometrics were rare. However, an increase of papers on the neuropsychological evaluation of language is observed, mainly during the last six years.
  • Famílias e violência doméstica: condições psicossociais pós ações do conselho tutelar Artigos

    Milani, Rute Grossi; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    O texto aborda as condições familiares implicadas em situações de risco psicossocial, focalizando o problema da violência doméstica e suas repercussões no desenvolvimento psicossocial de crianças. A discussão abarca funções e medidas de proteção aplicadas pelo Conselho Tutelar, partindo da avaliação de famílias notificadas por violência doméstica há três anos. A pesquisa compara recursos e adversidades dessas famílias, considerando um grupo de famílias sem história de risco psicossocial. Foram investigadas quarenta famílias, com filhos em idade escolar, que compuseram dois grupos, cada um com vinte crianças, sendo um com histórico de violência doméstica e outro sem risco relatado. Os instrumentos da investigação foram: entrevista semi-estruturada, inventário de recursos do ambiente familiar e escala de eventos adversos. Os tipos de violência observados predominantemente foram: negligência dos responsáveis, seguida de violência física e psicológica. São destacadas as diferenças quanto à ocorrência de adversidade parental e semelhanças quanto aos recursos do ambiente familiar.

    Resumo em Inglês:

    The text addresses the family conditions implied in situations of psychosocial risk, focused on domestic violence and its effects on the children’s psychosocial development. The discussion covers the functions and the protection measures used by the Child Protection Agency, based on the evaluations of families that have been notified due to domestic violence three years ago. The research compares the families’ resources and adversities to a group of families with no previous psychosocial risk. Forty families with school-aged children were surveyed. Two groups were arranged (20 children each): families with cases of domestic violence and families with no reported risk. The investigation tecniques included: semi-structured interviews with the familiar environment resources inventory and the adverse events scale. The prevailing types of violence observed were the negligence by parents/guardians followed by physical and psychological violence. Emphasis is given to the differences regarding the occurrence of parent adversity and similarities in the family environment resources.
  • Vorstellung: a questão da representabilidade Artigos

    Macedo, Mônica Medeiros Kother; Werlang, Blanca Susana Guevara; Dockhorn, Carolina Neumann de Barros Falcão

    Resumo em Português:

    A clínica psicanalítica atual exige que sejam levadas em consideração as patologias que denunciam o predomínio de conteúdos psíquicos que escapam ao universo representacional do sujeito. Por meio de uma reflexão teórica a respeito do conceito Freudiano de Vorstellung e de suas implicações na técnica psicanalítica, este artigo aborda a temática da representabilidade e irrepresentabilidade dos conteúdos psíquicos. O analista necessita ir além de seus recursos de interpretação, pois, frente a determinados pacientes com os quais se depara, deve repensar e ampliar os recursos técnicos. Aborda-se o tema da Vorstellung em relação à clínica com pacientes que padecem da capacidade de atribuição de sentido ao que os atordoa.

    Resumo em Inglês:

    The current psychoanalytic clinic requires that one takes into account the pathologies that show the prevalence of psychic contents, which do not belong to the representational universe of the subject. Through a theoretical reflection upon the Freudian Vorstellung concept and its implications on the psychoanalytic technique, this article aims to approach the theme of the representability and the unrepresentability of psychic contents. Thus, it is necessary for the analyst to go beyond his interpretation resources, rethinking and broadening the technical resources. The Vorstellung theme is approached in relation to the treatment of patients who suffer from the lack of skills to attribute meaning to what hurts them emotionally.
  • Como é ser adolescente do sexo feminino na periferia? Artigos

    Sousa, Ada Cristina Guimarães de; Brandão, Shyrlene Nunes

    Resumo em Português:

    Esse artigo apresenta uma pesquisa qualitativa realizada com três adolescentes do sexo feminino residentes na periferia de Brasília. O objetivo foi compreender o processo de construção da identidade feminina das participantes. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal, da aplicação do recurso de colagem e de duas entrevistas individuais e semi-estruturadas. A análise de conteúdo possibilitou compreender que as identidades de gênero e classe social estão articuladas. Tais resultados estão de acordo com os estudos culturais de Stuart Hall e a perspectiva da Psicologia sociohistórica, que serviram como base teórica para a investigação.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a qualitative research developed with three female teenagers who live in the suburb of Brasília. The objective was the comprehension of the process of female identity constitution of the participants. Data was collected through the focal group methodology, the application of collage resource and two single semi-structured interviews. The content analysis allowed to understand that gender identities and social class are articulated. These results are in accordance with the studies of Stuart Hall and the perspective of the sociohistorical Psychology, which were considered the theoretical bases for the study.
  • A validade teórica em avaliação psicológica Artigos

    Villemor-Amaral, Anna Elisa de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste texto é argumentar sobre a importância do respaldo teórico na interpretação de técnicas projetivas, ou métodos de auto-expressão, conferindo-lhes validade para além do que a psicometria permite. Procura-se demonstrar os pontos comuns em diversas teorias que elucidam a maneira como se estrutura a mente e a personalidade e como conteúdos ideacionais e afetivos são organizados em redes complexas. Uma vez que as respostas nas situações de investigação psicológica reproduzem os componentes afetivos e ideacionais das redes mentais, suas conexões e a qualidade das construções resultantes, que são consideradas coerentes e razoáveis em relação ao que foi experimentado pela pessoa examinada, o que interessa são as configurações e a dramaturgia presentes bem como sua plausibilidade em relação ao vivido, e não necessariamente quantidades e sintomas. Sendo assim, a validade das interpretações deve ser considerada principalmente a partir da teoria, erguida sobre observações clínicas anteriores, e sua fidedignidade só é possível com base no domínio do conhecimento teórico, da experiência clínica e do desenvolvimento mental do profissional que investiga.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss the importance of the theoretical endorsement in the interpretation of projective techniques, or auto-expression methods, beyond the validity allowed by psychometric techniques. This paper aims to demonstrate the common points in various theories on the conceptions about the mind and its nature and how ideational and affective contents are organized in nets. As the answers in the situations of psychological assessment reproduce the affective and ideational components of the mental nets as well as their quality, that are seen as coherent and reasonable constructions in relation to what has been experienced by the examined person, the focus of the analysis are the configurations and the drama, not necessarily quantities and symptoms. So, the validity of the interpretations can be considered from the theory, raised on previous clinical observations, and their legitimacy is possible only on the basis of the theoretical knowledge, the clinical experience and the mental development of the psychologist.
  • A memória social do estado novo em duas gerações Artigos

    Naiff, Denis Giovani Monteiro; Sá, Celso Pereira de; Naiff, Luciene Alves Miguez

    Resumo em Português:

    No decorrer das últimas duas décadas, um bom número de perspectivas teóricas e de pesquisas empíricas tem procurado resgatar os aspectos psicossociais presentes na memória humana. O presente trabalho tem por objetivo descrever e comparar as memórias que duas diferentes gerações na população do Rio de Janeiro guardam sobre o período compreendido pela ditadura do Estado Novo. A amostra contou com 400 sujeitos, sendo 200 idosos e 200 adultos, aos quais foi aplicado um questionário que abordava diferentes aspectos do período supracitado. Os resultados mostram uma lembrança mais forte e detalhada do período na amostra idosa do que na adulta e nos sujeitos de nível educacional mais elevado e com orientação política definida. Conclui-se que os resultados corroboram a hipótese de que os acontecimentos políticos são mais retidos na memória da geração que os tenha testemunhado durante a juventude e principalmente por parte dos seus segmentos mais escolarizados e politizados.

    Resumo em Inglês:

    For the last two decades there has been a number of empirical research and theoretical perspectives with the main objective of capturing the psycho-social aspects of the human memory. This study describes and compares records of past events of two different generational groups in the city of Rio de Janeiro, Brazil, concerning Getulio Vargas’s dictatorship period known as Estado Novo (1937-1945). The sample gathered 400 individuals, 200 elders and 200 adults. A questionnaire was used to approach different aspects about that historical period. The results show that the memory of that time is stronger and more detailed for the elders than for the adults, as well as for the subjects who had a higher level of education and defined political orientation.
  • Métodos de seleção de pessoal: discussões preliminares sob o enfoque do behaviorismo radical Artigos

    Tadaiesky, Liany Tavares

    Resumo em Português:

    A seleção de pessoal visa a introduzir na organização os candidatos mais apropriados as suas necessidades. Existe uma carência de literatura behaviorista radical acerca desse tema, sendo necessário o desenvolvimento de trabalhos que orientem atuações coerentes com essa teoria. O objetivo deste estudo é discutir os métodos utilizados na seleção à luz dos pressupostos conceituais do behaviorismo radical. Os métodos de seleção existentes são analisados e discutidos em termos de aumento do controle das variáveis presentes no contexto da seleção a fim de proceder à identificação dos repertórios comportamentais dos candidatos. Propõe-se uma análise de cargo baseada nos conceitos behavioristas, discute-se a possibilidade de condução de entrevistas de seleção focadas no comportamento bem como o uso de técnicas de simulação que permitam a identificação de repertórios comportamentais. Conclui-se que é necessário desenvolver discussões teóricas e instrumentos operacionais facilitadores de uma prática psicológica vinculada aos pressupostos behavioristas radicais.

    Resumo em Inglês:

    The goal of personnel selection is to introduce in the organization the applicant that best suits its needs. There is a lack of radical behaviorism literature concerning this subject, resulting in need of research intended to guide attitudes compliant with this theory. This paper discusses the selection methods according to the conceptual prepositions of radical behaviorism. Existing selection methods are analyzed and discussed in terms of increased control of variables present in the selection, in order to proceed to the applicant’s behavioral repertory identification. A job analysis based on behaviorist concepts is proposed. The paper also discusses the possibility of conducting selection interview focused on behavior, as well as the use of simulation techniques that allow behavioral repertory identification. It concludes that theoretical discussions and operational instruments are necessary to the development of a psychological practice in accordance with a behaviorism model of personnel selection.
  • Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender Artigos

    Tacca, Maria Carmen Villela Rosa; Rey, Fernando Luis González

    Resumo em Português:

    Neste artigo, procuramos identificar como o sentido subjetivo se manifesta e está na base dos processos de aprendizagem de cada aluno, revelando a sua singularidade enquanto pessoa. Para essa compreensão, foi realizada uma pesquisa com base nas categorias de subjetividade e sentido subjetivo de González Rey. Nela esteve envolvida uma professora e sua turma de 4ª série do ensino fundamental. Na análise dos dados, foi possível compreender as formas como os alunos utilizavam as informações que constavam das atividades na conjuntura de seus recursos pessoais, no que emergiam diferentes sentidos subjetivos para construir caminhos de aprendizagem. Conclui-se que a aprendizagem se encontra envolvida com a produção de sentidos subjetivos procedentes dos diferentes espaços e situações de vida do aluno. Assim, considerar essa dimensão permitiria ações diferenciadas orientadas ao apoio à criança no avanço contínuo de sua escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    In this article we seek to identify how the subjective sense manifests itself and constitutes a starting point for each student learning process, reveling his/her singularity as a person. To better understand this idea, the research was carried out based on Gonzalez Rey’s categories of subjectivity and subjective sense. In this research, an elementary school group of 4th graders and their teacher were involved. Data revealed how students used the information included in the activities together with personal resources, creating subjective sense in order to build paths to learning. In conclusion, we found that the learning process is related to the creation of subjective senses that arise from several spaces and situations in a student’s life. Therefore, consider this dimension would allow targeted actions towards supporting the continued classroom progress of the student.
  • A abordagem psicológica da problemática dos desastres: um desafio cognitivo e profissional para a psicologia Artigos

    Mattedi, Marcos Antônio

    Resumo em Português:

    O texto aborda o tema das contribuições da Psicologia para a construção de comunidades mais seguras1 e sustenta que a adequação das intervenções da Psicologia na produção da segurança constitui o resultado da forma como se configura a insegurança e de como as comunidades são dimensionadas. O desenvolvimento desse argumento baseia-se em dois procedimentos analíticos: o primeiro refere-se à apresentação das formas de caracterização da insegurança, considerando três tradições de pesquisa: os estudos de hazards, desastres e riscos, e o segundo diz respeito à apresentação das transformações que marcam o desenvolvimento da sociedade moderna nas últimas décadas. Com base nesses dois procedimentos, apresentaremos as contribuições da Psicologia para a construção de comunidades mais seguras, através da possibilidade de estabelecer uma Psicologia dos desastres no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the contributions of Psychology for the constructions of safer communities and it sustains that appropriate psychological interventions in the production of security are the result of the way Psychology represents insecurity and the way communities are structure. The development of this argument is based on two analytical procedures: the first consists on the presentation of the way insecurity is pictured, considering three research traditions: the hazards’ studies, the disasters’ studies and the risks’ studies. The second refers to the presentation of the transformations that mark modern society development in the two last decades, in order to establish a psychology of disasters field of study in Brazil.
  • A representação social da maternidade de crianças em idade escolar Artigos

    Sampaio, Juliana; Santos, Maria de Fátima de Souza; Silva, Maria Rejane Ferreira da

    Resumo em Português:

    As representações sociais são conhecimentos socialmente articulados que dão sentido à realidade. A criança, ao se apropriar da realidade, compartilha significados, dá sentido à figura materna e, em conseqüência, ao seu próprio papel de filho/a. Este estudo investiga o conteúdo e a estrutura da representação social da maternidade de crianças em idade escolar de classe social média-alta. Foram aplicadas entrevistas semidirigidas, solicitados desenho e história sobre mãe e aplicado o teste de tri-hierarquização de itens, de Abric (1994), para 16 crianças de ambos os sexos, entre 8 e 10 anos, de uma escola particular do Recife. Observou-se que a representação social de mãe está calcada no amor e abnegação incondicionais ao filho, que respaldam tarefas como dar limites, educar, passear, dar carinho. Conclui-se que o amor e a abnegação são o núcleo central da representação da maternidade e têm conseqüências diretas na estruturação da identidade de crianças e mulheres.

    Resumo em Inglês:

    The social representations are social articulated knowledge that bring about significance to reality. As the child understands reality, he/she shares meanings and gives sense to the maternal figure and consequently to his or her own social role as son or daughter. This work investigates the content and the structure of the social representation of motherhood of school-age children from upper-middle social classes. Semi-structured interviews were applied, a drawing about motherhood was requested, the children were asked to tell a story and the Abric tri-hierarchic test of items (1994) was applied to 16 children of both sexes, between 8 to 10 years old, from a private school in Recife. The study showed that children share a representation of mother based on unconditional love and self-denial on behalf of her child, what legitimates tasks as setting limits, educating, taking for a walk, giving affection etc. The results showed that love is the core of motherhood representation, what affects directly the identity of women and children.
  • O lado de dentro da experiência: atenção a si mesmo e produção de subjetividade numa oficina de cerâmica para pessoas com deficiência visual adquirida Artigos

    Kastrup, Virgínia

    Resumo em Português:

    Pessoas acometidas pela perda da visão são confrontadas com a necessidade de reorganização de seu sistema cognitivo e de reinvenção de suas vidas. O objetivo deste texto é discutir os efeitos da experiência de trabalhar com cerâmica, analisando os dois lados do funcionamento da atenção de pessoas com deficiência visual adquirida: a atenção à argila e a atenção a si mesmo durante o processo de criação. Toma como referências principais os trabalhos de J. Dewey sobre experiência estética, de G. Simondon sobre o processo de individuação e de F. Varela e S. Weil sobre a atenção. O texto resulta de uma pesquisa realizada numa oficina de cerâmica do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. A cerâmica é analisada em suas características de maleabilidade, temporalidade lenta e imprevisibilidade. A partir do conceito de cognição inventiva, são analisados os efeitos da expressão artística na produção da subjetividade e na reinvenção do território existencial dos deficientes visuais.

    Resumo em Inglês:

    People who suffer from the lack of sight are confronted with their cognitive system reorganization need and the reorganization of their lives. This text aims at discussing the effects of working with clay, analyzing both sides of people who suffer from acquired sight deficiency in relation to attentional functioning: the attention to clay and the attention to oneself during the creating process. The main references are the work of J. Dewey about the aesthetic experience, the work of G. Simondon about the individuation process and the work of F. Varela and S. Weil about attention. The text results from a research that took place in the Benjamin Constant Institute, in Rio de Janeiro. Clay is analyzed according to its characteristics of malleability, temporality and unpredictability. The artistic expression effects in the subjectivity production and in the reinvention of the sight deficient people existential territory are analyzed having in mind the concept of inventive cognition
  • Expressão artística e teleatendimento: perspectivas para a melhoria de qualidade de vida no trabalho Experiências

    Rego, Renata Marques

    Resumo em Português:

    O presente trabalho relata uma experiência cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida no trabalho de profissionais da área de atendimento telefônico utilizando práticas de arteterapia. A presença da arte nas organizações possibilita o resgate do lúdico e do abstrato em ambientes racionais, onde a emoção, a fala e os gestos são freqüentemente controlados e comedidos. O trabalho é desenvolvido em encontros semanais com grupos de aproximadamente oito pessoas, nos quais questões que permeiam a rotina dos funcionários são abordadas através de vivências com pinturas, desenhos, música, literatura, colagens, modelagens e criações a partir de sucatas. O autoconhecimento e a expressão proporcionados pelas vivências arteterapêuticas, além de melhorar a qualidade de vida e contribuir para a diminuição do estresse ocupacional, acaba por beneficiar os clientes que procuram o serviço de teleatendimento.

    Resumo em Inglês:

    This study relates an experience with the purpose of improving the telephone operator’s quality of work life through therapeutic art practices. The presence of art in organizations allows the recover of playful and abstract experiences in rational environments, where emotion, speech and gestures are frequently moderated and restrained. This work consists in weekly meetings with groups of about eight participants each, with the aim to discuss the work routine through experiences with paintings, drawings, music, literature, paste-up, modeling and creations with scraps. The self-knowledge and the expression provided through art therapy improves the quality of life, reduces the occupational stress and enhances the customer satisfaction.
  • Formação de multiplicadores para a prevenção das DST/AIDS numa universidade espanhola Experiências

    Moskovics, Jenny Milner; Calvetti, Prisla Ücker

    Resumo em Português:

    O HIV/AIDS tem sido um dos principais problemas de saúde pública, sendo necessário o investimento em ações de prevenção e assistência para controlar a propagação da infecção. Este trabalho visa a apresentar o relato de experiência de um curso de capacitação desenvolvido por psicólogas brasileiras com estudantes do Master en Psicología Clínica y de la Salud, da Universidad Autônoma de Madrid (UAM). O curso teve 15h de duração, no decorrer de três semanas, com oficinas sobre sexualidade, DST/AIDS, drogas e planejamento de projetos. Foram realizadas atividades com base numa metodologia participativa e problematizadora. Oportunizaram-se técnicas vivenciais sobre vulnerabilidade, prevenção, promoção de saúde e protagonismo. Ao término do curso, realizou-se uma avaliação, e foram elaborados projetos de intervenção para o desenvolvimento de futuras ações de prevenção. O grupo de estudantes manifestou interesse em aplicar a proposta brasileira, destacando a importância da busca de novas estratégias em DST/ AIDS, com o psicólogo como fonte de apoio social quanto ao planejamento de intervenções psicoeducativas.

    Resumo em Inglês:

    HIV/AIDS has been one of the most alarming public health problems, what makes necessary the investment in prevention and assistance actions to control the propagation of the infection. This paper aims at presenting the experience report on a qualification course developed for Brazilian psychologists with students of the Master en Psicología Clínica y de la Salud, from the Universidad Autônoma de Madrid (UAM). The course was held for 15 hours and lasted three weeks, with workshops on sexuality, STD/AIDS, drugs and project planning. Activities were accomplished based on a participative and problem-solving methodology. Techniques about vulnerability, prevention, health promotion and protagonism were offered. At the end of the course, an evaluation was performed and projects of intervention for the development of future actions of prevention were elaborated. The group of students showed interest in applying the Brazilian proposal, and gave importance to the search of new strategies for STD/AIDS, what makes the psychologist a source of social support aiming at the planning of psychoeducative interventions.
  • Maria Helena Souza Patto Homenageado

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br