Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 32, Número: 3, Publicado: 2012
  • Editorial

  • Representações sociais da qualidade de vida na velhice Artigos

    Vieira, Kay Francis Leal; Reis, Isabella Dias dos; Morais Segundo, João Bezerra de; Fernandes, Magna Eugênia; Macdonald, Talita Teilarda de Vasconcelos

    Resumo em Português:

    É inegável o crescimento da população idosa nas últimas décadas, e surge a necessidade urgente de proporcionar a esse grupo condições biopsicossociais para uma qualidade de vida efetiva. Considerando esses aspectos, o presente estudo objetivou investigar a representação social da qualidade de vida elaborada pelos idosos. A amostra foi composta por 40 sujeitos, sendo 20 de instituição de longa permanência (ILP) e 20 frequentadores de um grupo de convivência localizado na cidade de João Pessoa - PB. Foi utilizada a entrevista em profundidade, sendo seu conteúdo submetido à análise de conteúdo temático. Os resultados apontaram semelhanças e divergências entre as suas representações, observando-se que os idosos de grupos de convivência representaram a qualidade de vida como algo que pertence a suas realidades, enquanto o segundo grupo a definiu em uma perspectiva do que lhes falta. Sendo assim, destaca-se a importância de proporcionar meios de incluir esse grupo no convívio social, ampliando as pesquisas e as ações que o beneficiem de forma integral.

    Resumo em Espanhol:

    Es innegable el crecimiento de la población de edad avanzada en las últimas décadas, y surge la necesidad urgente de proporcionar a ese grupo condiciones bio-psico-sociales para una calidad de vida efectiva. Considerando esos aspectos, el presente estudio objetivó investigar la representación social de la calidad de vida elaborada por las personas de edad avanzada. La muestra fue compuesta por 40 sujetos, siendo 20 de institución de larga permanencia (ILP) y 20 frecuentadores de un grupo de convivencia localizado en la ciudad de João Pessoa - PB. Fue utilizada la entrevista en profundidad, siendo su contenido sometido al análisis de contenido temático. Los resultados apuntaron semejanzas y divergencias entre sus representaciones, observándose que las personas de edad avanzada de grupos de convivencia representaron la calidad de vida como algo que pertenece a sus realidades, mientras que el segundo grupo la definió en una perspectiva de lo que les falta. Siendo así, se destaca la importancia de proporcionar medios de incluir ese grupo en la convivencia social, ampliando las pesquisas y las acciones que lo beneficien de forma íntegra.

    Resumo em Inglês:

    There is no denying that the general population is getting increasingly older in recent decades and thus the urgent need to provide this group biopsychosocial conditions for an effective quality of life. Considering these aspects, this study focuses on the social representation of the quality of life as seen by the elderly. The sample consisted of 40 subjects, 20 who lived in a retirement home and 20 who attended support groups located in João Pessoa. The interview was carried out thoroughly, and its contents were subjected to thematic content analysis. The results showed similarities and differences between their representations, and that older people in social groups represented the quality of life as something that was part of their reality, while the second group defined it as something that lacks to them. Thus, we highlighted the importance of involving this group in social support groups, expanding the research and the importance of plans of actions that benefit them totally.
  • Saúde e população LGBT: demandas e especificidades em questão Artigos

    Cardoso, Michelle Rodrigues; Ferro, Luís Felipe

    Resumo em Português:

    A população LGBT - lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros - é vulnerável quanto ao atendimento de seus direitos humanos, incluindo o acesso aos serviços públicos de saúde. A partir da eminente necessidade de formação dos agentes da saúde no tema LGBT, assim como da elaboração de ações voltadas para as demandas específicas dessa população, é nossa intenção contribuir para a reflexão sobre alguns dos fatores que podem interferir de maneira substancial no processo de saúde da população LGBT. Aprofundamo-nos sobre algumas das questões próprias a cada segmento, sublinhando a importância da atenção dos profissionais da saúde frente às reações em cadeia que implicam o processo de vulnerabilidade e que conduzem ao adoecimento dessa população.

    Resumo em Espanhol:

    La población LGBT - lésbicas, gays, bisexuales y transexuales - es vulnerable en relación al atendimiento de sus derechos humanos, incluyendo el acceso a los servicios públicos de salud. A partir de la eminente necesidad de formación de los agentes de la salud en el tema LGBT, así como de la elaboración de acciones destinadas para las demandas específicas de esa población, es nuestra intención contribuir para la reflexión sobre algunos de los factores que pueden interferir de manera substancial en el proceso de salud de la población LGBT. Profundizamos sobre algunas de las cuestiones propias a cada segmento, subrayando la importancia de la atención de los profesionales de la salud frente a las reacciones en cadena que implican el proceso de vulnerabilidad y que conducen a que esa población enferme.

    Resumo em Inglês:

    The LGBT community - lesbians, gays, bisexuals and transgenders - is vulnerable to achieve the fulfillment of their human rights including the access to public health. Assuming the imminent need for the formation of health workers in LGBT theme, as well as for the development of actions to respond to the specific demands of this population, it is our intention to contribute to the reflection on some of the factors that may interfere substantially in the LGBT process of health. We discuss some of the specific issues to each segment, highlighting the importance of attention of health professionals about the chain reactions that involve the process of vulnerability and that lead to illness in this population.
  • O sujeito pós-moderno e suas demandas judiciais Artigos

    Brito, Leila Maria Torraca de

    Resumo em Português:

    O artigo em questão tem como objetivo examinar a relação entre o sujeito pós-moderno e as crescentes demandas direcionadas ao Poder Judiciário, averiguando-se possíveis justificativas para a situação que se presencia. Nesse ensaio teórico, tem-se como proposta, portanto, avaliar as formas, os motivos e as necessidades de tantos e tão diferentes encaminhamentos desse sujeito contemporâneo à Justiça. Observa-se que na atualidade sobressai a procura pelo Judiciário não mais visando aos limites, deveres e direitos que colaboram com o laço social, mas em busca do que traz satisfação a cada um. Nota-se que a dessimbolização, o desmonte de referências, a premência de obtenção de ampla satisfação, a constante evocação do que se consideram direitos individuais e o superficial conhecimento a respeito de como obtê-los são fatores que colaboram com o clamor e a aprovação de novas leis e, em consequência, com as demandas dirigidas à Justiça.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo en cuestión tiene como objetivo examinar la relación entre el sujeto pos-moderno y las crecientes demandas dirigidas al Poder Judiciario, averiguándose posibles justificativas para la situación que se presencia. En ese ensayo teórico, tenemos como propuesta, por tanto, evaluar las formas, los motivos y las necesidades de tantos y tan diferentes encaminamientos de ese sujeto contemporáneo a la Justicia. Se observa que en la actualidad destaca la procura por el Judiciario ya no más visando a los límites, deberes y derechos que colaboran con el lazo social, sino en busca de lo que trae satisfacción a cada uno. Se nota que la des-simbolización, el desmonte de referencias, la urgencia de obtención de amplia satisfacción, la constante evocación de lo que se consideran derechos individuales y el superficial conocimiento a respecto de cómo obtenerlos son factores que colaboran con el clamor y la aprobación de nuevas leyes y, en consecuencia, con las demandas dirigidas a la Justicia.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to examine the relationship between the post-modern subject and the growing demands directed to the judiciary, by studying some possible explanations for this situation. In this theoretical essay it is proposed, therefore, to think of forms, motives and needs for so many and different processes that lead to judicial decisions from this contemporary subject. It becomes clear that the sense of justice does not demand more in order to boundaries, rights and responsibilities that contribute to the social bond, but in the longing that brings satisfaction to each one. One can note that a lack of symbolism, the dismantling of references, the urgency of obtaining broad satisfaction, the constant evocation of what individual rights are considered and the superficial knowledge about how to get them are factors that collaborate with the clamor and the adoption of new laws and, consequently, with the demands for justice.
  • Perfil mediacional de mães sociais que atuam em instituições de acolhimento Artigos

    Tomás, Débora Nogueira; Vectore, Celia

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda as interações entre mãe social e criança em situação de acolhimento, em instituição tipo casa-lar, devido à importância de mediações adequadas para o desenvolvimento infantil. Participaram quatro mães sociais, responsáveis pelas crianças de até seis anos de idade. Foram feitas observações do cotidiano institucional, entrevistas semiestruturadas com as participantes e vídeo-gravações de momentos de interação durante atividades rotineiras, como banho e alimentação. Foram realizadas vinte filmagens de dez minutos cada, sendo cinco de cada mãe social. As filmagens foram transcritas e analisadas conforme os critérios mediacionais - focalização, expansão, mediação de significado, recompensa e regulação de comportamento, propostos na abordagem da aprendizagem mediada. Os dados mostraram que o critério mediacional mais utilizado pelas mães foi a regulação de comportamento, e o menos utilizado, a expansão. O trabalho discute a necessidade de um programa contínuo de formação para mães sociais, com ênfase nos comportamentos mediacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda las interacciones entre madre social y niño/a en situación de acogida, en institución tipo casa-hogar, debido a la importancia de mediaciones adecuadas para el desarrollo infantil. Participaron cuatro madres sociales, responsables por los niños de hasta seis años de edad. Fueron efectuadas observaciones del cotidiano institucional, entrevistas semiestructuradas con las participantes y vídeo-grabaciones de momentos de interacción durante actividades rutinarias, como baño y alimentación. Fueron realizadas veinte filmaciones de diez minutos cada una, siendo cinco de cada madre social. Las filmaciones fueron transcritas y analizadas conforme a los criterios de mediación - focalización, expansión, mediación de significado, recompensa y regulación de comportamiento, propuestos en el abordaje del aprendizaje mediado. Los datos mostraron que el criterio mediacional más utilizado por las madres fue la regulación de comportamiento, y el menos utilizado, la expansión. El trabajo discute la necesidad de un programa continuo de formación para madres sociales, con énfasis en los comportamientos mediacionales.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the interactions between the social mother and the child care situation in institutions called home model shelters, considering the importance of appropriate mediation for better child development. Four social mothers responsible for children under six years old participated in the study. Observations of the institutional routine, semi-structured interviews with social mothers and video-recordings of moments of interaction during routine activities such as bathing and feeding were made. Twenty ten minute duration films were done, five to each social mother. All recordings were transcribed and analyzed according to the mediation criteria - focusing, affecting, expanding, rewarding and mediated regulation of behavior - proposed by the mediated learning approach. The mediation criteria most used by mothers was the mediated regulation of behavior, and the least used was expanding. This study discusses the need of a continuous program to form social mothers with emphasis on the mediational behaviors.
  • Psicologia e inclusão escolar: reflexões sobre o processo de subjetivação de professores Artigos

    Gomes, Claudia; Souza, Vera Lucia Trevisan de

    Resumo em Português:

    Subsidiada pela teoria da subjetividade de Gonzalez Rey, esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações de subjetivação de professores no processo de inclusão escolar. Participaram do estudo três professoras, uma da educação infantil e duas do ensino fundamental, de uma escola particular da região do ABCD/SP, que tinham em suas turmas alunos com necessidades especiais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram observações, sistemas conversacionais e entrevistas de aprofundamento, realizadas ao longo de nove meses, tempo em que a pesquisadora permaneceu no campo. As informações acessadas foram organizadas em três eixos de análise: 1) necessidade / impossibilidade de atividades pedagógicas diferenciadas, 2) consideração / desconsideração da complexidade do desenvolvimento e 3) possibilidades reduzidas de identificação / pertença. Como resultado evidenciou-se uma relação de interdependência entre os espaços vividos pelas professoras e a configuração de sentidos em relação à inclusão. Tal constatação é indicativa da urgência de investimento na criação de condições que possibilitem aos professores se posicionar, discordar, concordar, se submeter e subverter, em um processo reflexivo sobre suas reais possibilidades de ação.

    Resumo em Espanhol:

    Subsidiada por la teoría de la subjetividad de Gonzalez Rey, esta pesquisa tuvo como objetivo comprender las relaciones de subjetivación de profesores en el proceso de inclusión escolar. Participaron del estudio tres profesoras, una de la educación infantil y dos de la enseñanza fundamental, de una escuela particular de la región del ABCD/SP, que tenían en sus grupos alumnos con necesidades especiales. Los procedimientos metodológicos utilizados fueron observaciones, sistemas conversacionales y entrevistas de profundización, realizadas al largo de nueve meses, tiempo en que la investigadora permaneció en el campo. Las informaciones a que se accedió fueron organizadas en tres ejes de análisis: 1) necesidad / imposibilidad de actividades pedagógicas diferenciadas, 2) consideración / desconsideración de la complejidad del desarrollo y 3) posibilidades reducidas de identificación / pertenencia. Como resultado se evidenció una relación de interdependencia entre los espacios vividos por las profesoras y la configuración de sentidos en relación a la inclusión. Tal constatación es indicativa de la urgencia de investimento en la creación de condiciones que posibiliten a los profesores posicionarse, discordar, concordar, someterse y subvertir, en un proceso reflexivo sobre sus reales posibilidades de acción.

    Resumo em Inglês:

    Based on the subjectivity theory of Gonzalez Rey, this research aimed at understanding the relationship of subjectivity of teachers in school inclusion. The study had three teachers as participants, one from early childhood education and two from basic education, all of them working at a private school in ABCD / SP. These teachers had in their classrooms students with special needs. The methodological procedures used were: observations, interviews and conversation, that were conducted over nine months. The information accessed was organized into three areas of analysis:1) necessity/ impossibility of different educational activities, 2) consideration/ disregard of the complexity of development and 3) reduced possibilities of identification / membership. The result showed interdependence relationship between the experience of the teachers and the configuration of meanings about inclusion. This finding indicates the urgency of investment in the creation of conditions that may allow teachers to position themselves: agree, disagree, submit and subvert, in a reflective process on their real possibilities of action.
  • Retratos do programa saúde da família em construções discursivas de usuários Artigos

    Oliveira Filho, Pedro de; Velôso, Thelma Maria Grisi; Coelho, Ismaela Macedo; Araújo, Audizélia dos Santos; Pinto, Isaac Alencar

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, analisa-se a construção discursiva do Programa Saúde da Família (PSF), de seus profissionais e usuários, em relatos de usuários dos bairros do Pedregal e do Catolé (Campina Grande/ PB). Foram obtidos 16 depoimentos orais de usuários do programa, que foram submetidos ao método de análise de discurso desenvolvido pelos teóricos da Psicologia social discursiva. Nessa abordagem teóricometodológica, de orientação construcionista, privilegia-se, em termos analíticos, a função do discurso (ou seja, suas ações e seus efeitos) e as estratégias retóricas utilizadas em seu uso. Os relatos analisados constroem duas imagens contraditórias do PSF. Em alguns depoimentos, ele aparece como satisfatório e superior ao modelo anterior. Em outros, às vezes em um tom negativo, ele é retratado como ineficaz e pior do que o modelo anterior. Os profissionais do PSF são descritos, em cada um dos depoimentos, com termos e expressões muito semelhantes àqueles usados para descrever o programa. Já os usuários são apresentados, nesses relatos, como pessoas pobres, humildes, sofredoras, sem condições de pagar por um serviço particular. Esses discursos nos remetem à complexidade e aos desafios enfrentados no processo de implementação e efetivação das políticas públicas em nosso país.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo, se analiza la construcción discursiva del Programa Salud de la Familia (PSF), de sus profesionales y usuarios, en relatos de usuarios de los barrios del Pedregal y del Catolé (Campina Grande/PB). Fueron obtenidas 16 declaraciones orales de usuarios del programa, que fueron sometidos al método de análisis de discurso desarrollado por los teóricos de la Psicologia social discursiva. En ese abordaje teórico-metodológica, de orientación construcionista, se privilegia, en términos analíticos, la función del discurso (o sea, sus acciones y sus efectos) y las estrategias retóricas utilizadas en su uso. Los relatos analizados construyen dos imágenes contradictorias del PSF. En algunas declaraciones, aparece como satisfactorio y superior al modelo anterior. En otros, a veces en un tono negativo, es retratado como ineficaz y peor que el modelo anterior. Los profesionales del PSF son descritos, en cada una de las declaraciones, con términos y expresiones muy semejantes a aquellos usados para describir el programa. Ya los usuarios son presentados, en esos relatos, como personas pobres, humildes, sufridoras, sin condiciones de pagar por un servicio particular. Esos discursos nos remiten a la complejidad y a los desafíos enfrentados en el proceso de implementación y efectivación de las políticas públicas en nuestro país.

    Resumo em Inglês:

    In this paper the discourse construction of PSF (Family Health Program) professionals and users is analyzed as it appears in the reports of users from the districts of Pedregal and Catolé in Campina Grande, Paraíba. Sixteen oral reports from users of the program were gathered and they were submitted to the method of discourse analysis developed by theoreticians of social discourse psychology. In analytical terms, according to this theoretical-methodological approach of constructivist orientation, the function of discourse (its actions and effects) and the rhetorical devices used are emphasized. The reports under analysis construct two contradicting images of PSF. In some of these reports it appears satisfactorily and better than the model previously used. In some others, sometimes, a negative hint can be detected and it is portrayed as ineffective and worse than the previous one. The PSF professionals are described, in each of the reports, in terms and expressions similar to those used to describe the program itself. The users, in their turn, are identified in these reports as poor, humble, suffering people who cannot afford a private health plan. This discourse reveals the complexity of the challenges to be faced throughout the process of implementation and execution of public policies in our country.
  • Aspectos conceituais do perdão no campo da Psicologia Artigos

    Santana, Rodrigo Gomes; Lopes, Renata Ferrarez Fernandes

    Resumo em Português:

    Como a Psicologia é uma ciência relativamente nova, o interesse pelo estudo do perdão nessa área do conhecimento também é recente. Trabalhos mais sistemáticos surgiram apenas na década de 80, ainda fora do País, enquanto aqui, aparecem somente no início dos anos 2000. Considerando a recenticidade da produção científica relativa ao perdão em território nacional, este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura abordando os aspectos conceituais do perdão no campo da Psicologia. Tendo em vista ser comum nas publicações sobre perdão o cuidado dos pesquisadores em definir e esclarecer como compreendem esse construto - sempre enfatizando que o modo como é compreendido tem implicações importantes na maneira como o estudam - um trabalho que trate dessas questões conceituais se mostra relevante para aqueles que estão envolvidos com pesquisas relativas ao tema em nosso país. O texto está estruturado em quatro partes, começando por uma breve apresentação de aspectos históricos relativos aos estudos sobre o perdão. Em seguida, são apresentados os principais pontos de divergência que envolvem a conceituação sobre o perdão. Após isso, são elencadas as principais definições propostas pelos estudiosos do tema, seguidas das considerações finais.

    Resumo em Espanhol:

    Como la Psicología es una ciencia relativamente nueva, el interés por el estudio del perdón en esa área del conocimiento también es reciente. Trabajos más sistemáticos surgieron sólo en la década de 80, aún fuera del País, mientras aquí, aparecen solamente en el inicio de los años 2000. Considerando el carácter reciente de la producción científica relativa al perdón en territorio nacional, este artículo tiene como objetivo presentar una revisión de literatura abordando los aspectos conceptuales del perdón en el campo de la Psicología. Teniendo en vista ser común en las publicaciones sobre perdón el cuidado de los investigadores en definir y esclarecer como comprenden ese constructo - siempre enfatizando que el modo como es comprendido tiene implicaciones importantes en la manera como lo estudian - un trabajo que trate de esas cuestiones conceptuales se muestra relevante para aquellos que están involucrados con pesquisas relativas al tema en nuestro país. El texto está estructurado en cuatro partes, comenzando por una breve presentación de aspectos históricos relativos a los estudios sobre el perdón. En seguida, son presentados los principales puntos de divergencia que involucran la conceptuación sobre el perdón. Después de eso, son añadidas las principales definiciones propuestas por los estudiosos del tema, seguidas de las consideraciones finales.

    Resumo em Inglês:

    As Psychology is a relatively new science, the interest in the study of forgiveness in this area is also new. More systematic works appeared only in the 80's, outside our country, while here it appeared only in the early 2000s. Considering the recency of the scientific production on forgiveness in our country, this article aims to present a review of the literature addressing the conceptual issues of forgiveness in the field of Psychology. Since it is common in publications about forgiveness the concern of researchers to define and clarify how they understand this construct - always emphasizing that the way how we understand forgiveness has important implications in the way we will study it - a work that addresses these issues seems relevant to those who are engaged into research in the topic in our country. The text is divided into four parts, beginning with a brief presentation of the historical aspects of the studies on forgiveness. Next the main points of disagreement surrounding the concept of forgiveness are presented. After that, the main definitions proposed by the researchers are listed, followed by final considerations.
  • A transmissão psíquica geracional Artigos

    Santos, Vinícius Oliveira dos; Ghazzi, Mercês Sant'Anna

    Resumo em Português:

    O artigo seguinte refere-se a um estudo sobre como ocorre a transmissão psíquica entre as gerações e qual sua importância na constituição psíquica do sujeito. É também objetivo deste artigo explicar o que são as transmissões intergeracional e transgeracional. Para buscar respostas para essas questões, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a transmissão psíquica, pelo viés psicanalítico, principalmente a partir da teoria lacaniana e com conceitos oriundos da linguística saussuriana. Será a partir de uma determinada ordem simbólica, constituída pela linguagem que precede o sujeito, nomeado por Lacan como o Outro, que a transmissão psíquica entre gerações ganhará o seu caráter unívoco, sempre se tendo em mente a importância fundamental do recalcamento e de seus efeitos, bem como do retorno do recalcado nas diferentes gerações. A transmissão psíquica é necessária e concomitante à constituição do sujeito, e ocorre através da linguagem, dos significantes que irão determinar uma ordem simbólica para o ser que nasce através dos diferentes discursos que perpassam as gerações nas figuras dos pais desse novo ser. Essa ordem simbólica continuará a se fazer presente nesse novo sujeito pelo restante de sua existência. Este artigo busca dar nova luz ao aspecto da transmissão psíquica transgeracional, diferenciando-se da recalque s abordagens psicanalíticas contemporâneas por ser uma leitura lacaniana. Serão usados dois exemplos: um de como a transmissão aparece na cultura, outro, na subjetividade do sujeito através da arte.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo siguiente se refiere a un estudio sobre cómo ocurre la transmisión psíquica entre las generaciones y cuál es su importancia en la constitución psíquica del sujeto. Es también objetivo de este artículo explicar lo que son las transmisiones inter-generacional y trans-generacional. Para buscar respuestas para esas cuestiones, se hizo una pesquisa bibliográfica sobre la transmisión psíquica, por la naturaleza psicoanalítica, principalmente a partir de la teoría de Jacques Lacan y con conceptos oriundos de la lingüística saussuriana. Será a partir de un determinado orden simbólico, constituido por el lenguaje que precede el sujeto, nombrado por Lacan como el Otro, que la transmisión psíquica entre generaciones obtendrá su carácter unívoco, siempre teniéndose en mente la importancia fundamental del recalcamiento y de sus efectos, así como del retorno de lo recalcado en las diferentes generaciones. La transmisión psíquica es necesaria y concomitante a la constitución del sujeto, y ocurre a través del lenguaje, de los significantes que van a determinar un orden simbólico para el ser que nace a través de los diferentes discursos que pasan las generaciones en las figuras de los padres de ese nuevo ser. Ese orden simbólico continuará haciéndose presente en ese nuevo sujeto por el resto de su existencia. Este artículo busca dar nueva luz al aspecto de la transmisión psíquica trans-generacional, diferenciándose de los abordajes psicoanalíticos contemporáneos por ser una lectura lacaniana. Serán usados dos ejemplos: uno de cómo la transmisión aparece en la cultura, otro, en la subjetividad del sujeto a través del arte.

    Resumo em Inglês:

    The following article refers to a study on how mental transmission occurs between generations and its importance in the psychical constitution. It also aims to explain what are intergenerational and transgenerational transmissions. To answer these questions, there was a literature search on the psychic transmission, the psychoanalytical view, especially from the lacanian theory and Saussure's concepts. It will be from a particular symbolic order constituted by the language that precedes the subject, appointed by Lacan as the Other, that the psychic transmission between generations will obtain univocal character, always bearing in mind the fundamental importance of repression and its effects and the return of the repressed in other generations. The transmission is a necessary and concomitant psychic constitution of the subject through language, through the signifiers that will determine a symbolic order for the one to be born, through the different discourses that are transmitted beyond generations by the parents of this new being. This symbolic order will continue to be present in this new subject for the remainder of its existence. This article seeks to shed new light on the issue of intergenerational psychic transmission, which differentiates it from contemporary psychoanalytic approaches as a lacanian reading. Two examples will be given: one on how the transmission appears in the culture, another, on the subjectivity of the subject through art.
  • Estigmatização e prática de profissionais da APS referentes ao consumo de álcool Artigos

    Oliveira, Marina Castro de; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    Uma das condições de saúde mais estigmatizada no mundo é a dependência de álcool, sendo essa estigmatização apontada pela literatura como uma considerável barreira à efetiva atenção em saúde a esses pacientes. O objetivo do presente artigo foi avaliar a associação entre a estigmatização do alcoolismo pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde e as suas práticas em relação ao consumo de álcool. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Práticas de Prevenção ao Uso de Álcool, a fim de verificar a frequência com que tais práticas ocorrem, e o Questionário de Modelo de Percepção do Uso de Álcool, a fim de avaliar a estigmatização relativa ao alcoolismo. Participaram do estudo 170 profissionais de três cidades de pequeno porte da Zona da Mata mineira. Verificou-se que o alcoolismo é uma condição estigmatizada, entretanto, observou-se que os profissionais que estigmatizam ou que não moralizam o alcoolismo realizam práticas direcionadas ao consumo de álcool com a mesma frequência. Dessa forma, sugere-se que estudos futuros avaliem as práticas dos profissionais de uma forma mais ampla, a fim de identificar como a estigmatização se associa a tais atividades.

    Resumo em Espanhol:

    Una de las condiciones de salud más estigmatizada en el mundo es la dependencia de alcohol, siendo esa estigmatización apuntada por la literatura como una considerable barrera a la efectiva atención en salud a esos pacientes. El objetivo del presente artículo fue evaluar la asociación entre la estigmatización del alcoholismo por los profesionales de la Atención Primaria a la Salud y sus prácticas en relación al consumo de alcohol. Los instrumentos utilizados fueron: Cuestionario de Prácticas de Prevención al Uso de Alcohol, a fin de verificar la frecuencia con que tales prácticas ocurren, y el Cuestionario de Modelo de Percepción del Uso de Alcohol, a fin de evaluar la estigmatización relativa al alcoholismo. Participaron del estudio 170 profesionales de tres ciudades de pequeño porte de la Zona da Mata minera. Fue verificado que el alcoholismo es una condición estigmatizada, no obstante, se observó que los profesionales que estigmatizan o que no moralizan el alcoholismo realizan prácticas direccionadas al consumo de alcohol con la misma frecuencia. De esa forma, se sugiere que estudios futuros evalúen las prácticas de los profesionales de una forma más amplia, a fin de identificar cómo la estigmatización se asocia a tales actividades.

    Resumo em Inglês:

    Alcoholism is one of the most stigmatized health conditions of the world, and this stigma is pointed as a significant barrier to provide service to patients. The aim of this paper was to evaluate the association between the stigma of alcoholism by primary health care professionals and their practices related to alcohol consumption. The study included 170 professionals from three small towns in Zona da Mata mineira, Brazil. Two instruments were used: a Preventive Practice for Alcohol Use Questionnaire, in order to determine the frequency in which these practices occur and Perception Model for Alcohol Use Questionnaire, with the purpose of evaluating the moralization in relation to alcoholism. The fact that alcoholism is a stigmatized condition was observed, however, professionals who moralize and who do not moralize alcoholism conduct practices of alcohol consumption with the same frequency. Thus, it is suggested that future studies should evaluate the practices using a broader method to identify how stigma is associated with such activities.
  • Polaridades conceituais e tensões teóricas no campo da Psicologia: o falso paradoxo indivíduo/coletividade Artigos

    Bastos, Antonio Virgílio B.; Gomes, William Barbosa

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa as polaridades que dificultam o diálogo entre os psicólogos e o estudo da Psicologia e argumenta que as tensões decorrentes estão mais associadas às ações utilizadas para lidar com o problema do que às questões teóricas propriamente. Essas tensões procedem de relações complexas que não podem ser reduzidas aos respectivos polos e que devem ser examinadas em diferentes níveis de análise. O argumento é ilustrado com relação ao individual e ao coletivo no contexto da Psicologia organizacional. Conclui-se que o encaminhamento dos dilemas e das tensões no campo com repercussões importantes na formação e na prática profissional requer superação dos nossos aprisionamentos teórico-metodológicos, convivência com a pluralidade teórico-metodológica e integração crítica e construtiva das muitas perspectivas que elucidam a natureza e a manifestação de um fenômeno.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo analiza las polaridades que dificultan el diálogo entre los psicólogos y el estudio de la Psicología y argumenta que las tensiones derivadas están más asociadas a las acciones utilizadas para tratar con el problema que a las cuestiones teóricas propiamente. Esas tensiones proceden de relaciones complejas que no pueden ser reducidas a los respectivos polos y que deben ser examinadas en diferentes niveles de análisis. El argumento es ilustrado con relación al individual y al colectivo en el contexto de la Psicología organizacional. Se concluye que el encaminamiento de los dilemas y de las tensiones en el campo con repercusiones importantes en la formación y en la práctica profesional requiere superación de nuestros aprisionamientos teórico-metodológicos, convivencia con la pluralidad teórico-metodológica e integración crítica y constructiva de las muchas perspectivas que elucidan la naturaleza y la manifestación de un fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    This article examines the polarities that hinder dialogue among psychologists and the study of the discipline. The argument points out that the tensions are associated more strongly to the actions used to deal with the problem than to theoretical issues properly. These tensions stem from a complex relationship which cannot be reduced to their respective poles and must be examined on different levels of analysis. The argument is illustrated with the relationship individual-collectivity from organizational psychology context. The study concludes that the routing of the dilemmas and tensions in the psychological field and training requires overcoming our theoretical and methodological lockups, coping with the theoretical and methodological plurality, and pursuing a critical and constructive integration from the many perspectives that elucidate the nature and manifestation of the psychological phenomena.
  • Psicologia na atenção primária: ações e reflexões em programa de aprimoramento profissional Artigos

    Gorayeb, Ricardo; Borges, Camila Dellatorre; Oliveira, Cassiana Morais de

    Resumo em Português:

    A inserção da Psicologia na Atenção Primária exigiu dos profissionais um repensar de suas práticas, ações e condutas, considerando a realidade da população com que se pretende atuar e os objetivos desse nível de atenção. O objetivo deste estudo é retratar a experiência de psicólogos do Programa de Aprimoramento Profissional em Promoção de Saúde na Comunidade em Núcleos de Saúde da Família em Ribeirão Preto, SP. Para o desenvolvimento das intervenções, inicialmente foram realizadas análises das necessidades, a fim de se verificar os padrões de morbimortalidade da população. A atuação dos psicólogos foi dividida em duas frentes de trabalho: uma voltada para o suporte à equipe e outra para realizar ações com a comunidade. Com os usuários, o psicólogo realizou visitas domiciliares, atendimentos individuais, familiares e coordenação de grupos. Os grupos eram abertos ou fechados, podendo ser classificados em educativos/reflexivos e de socialização. Para auxiliar no desenvolvimento das atividades, foram utilizados recursos audiovisuais, técnicas de dinâmica de grupo, discussões em grupos e trocas de experiências. Notase a importância de as ações do psicólogo na Atenção Básica estarem focadas na interferência nos fatores de risco à saúde da população, visando a alcançar mudanças comportamentais que proporcionem melhor qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    La inserción de la Psicología en la Atención Primaria exigió de los profesionales un replanteamiento de sus prácticas, acciones y conductas, considerando la realidad de la población con que se pretende actuar y los objetivos de ese nivel de atención. El objetivo de este estudio es retratar la experiencia de psicólogos del Programa de Perfeccionamiento Profesional en Promoción de Salud en la Comunidad en Núcleos de Salud de la Familia en Ribeirão Preto, SP. Para el desarrollo de las intervenciones, inicialmente fueron realizados análisis de las necesidades, a fin de verificar los estándares de morbi-mortalidad de la población. La actuación de los psicólogos fue dividida en dos frentes de trabajo: uno dirigido al soporte al equipo y otro para realizar acciones con la comunidad. Con los usuarios, el psicólogo realizó visitas domiciliarias, atendimientos individuales, familiares y coordinación de grupos. Los grupos eran abiertos o cerrados, pudiendo ser clasificados en educativos/reflexivos y de socialización. Para auxiliar en el desarrollo de las actividades, fueron utilizados recursos audiovisuales, técnicas de dinámica de grupo, discusiones en grupos e intercambios de experiencias. Se nota la importancia de que las acciones del psicólogo en la Atención Básica estén enfocadas en la interferencia en los factores de riesgo a la salud de la población, visando a alcanzar mudanzas de comportamiento que proporcionen mejor calidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    The insertion of Psychology in the primary level of health care demanded professionals to think over their practices, actions and conducts, considering the reality of the population they will work with, as well as the objectives of this level of health attention. This study aims to describe the experience of the psychologists from the Program of Professional Training in Community Health Promotion, in Family Health Units in Ribeirão Preto, SP, Brazil. For the development of the interventions, the assessment was initially performed to check the morbid-mortality patterns of the population. The psychologists' work was divided into two different approaches: one to support the professional team and another to accomplish community actions. Together with the clients, the psychologists did home visits, gave individual and familiar attention and group coordination. The groups were open or closed, being classified as educational/reflexive and socialization groups. In order to develop these activities, they used audio-visual resources, group dynamic techniques, group discussions and experience exchanges. It is noticed that the importance of the psychologist's actions in the primary attention should be focused on the intervention on the population health risk factors, aiming to attain behavior changes which might allow quality of life improvement.
  • Riscos psicossociais e incapacidade do servidor público: um estudo de caso Artigos

    Serafim, Alessandra da Cruz; Campos, Izabel Carolina Martins; Cruz, Roberto Moraes; Rabuske, Michelli Moroni

    Resumo em Português:

    Os fatores de risco psicossociais do trabalho (FRPT), como o estresse, as pressões patogênicas da carga de trabalho, as dificuldades nas relações socioprofissionais e as condições e a organização inadequadas do trabalho podem ser consideradas variáveis que interferem na saúde mental e física do trabalhador. A prevenção desses aspectos deve ocorrer por meio da sensibilização, conscientização, motivação e ação organizada dos atores sociais da empresa ou do órgão. Os servidores públicos estaduais de Santa Catarina estão submetidos aos FRPT, e há relações entre estes e o adoecimento relacionado ao trabalho. Este artigo parte de um estudo de caso, por meio de análise documental relativa à perícia psicológica para a caracterização de acidente em serviço/doença referente ao trabalho no ano 2008. O estudo de caso demonstrou que a exposição da servidora ao longo de sua vida laborativa aos FRPT - sobrecarga cognitiva e psíquica, ritmo intenso, longas jornadas e precárias condições de trabalho - foram os fatores que desempenharam papel preponderante na ocorrência da incapacitação para o trabalho. Concluiu-se que os FRPT devem ser considerados nas avaliações dos casos de adoecimento e incapacidade profissional, bem como na implementação dos dispositivos legais catarinenses que se referem à promoção da saúde ocupacional dos servidores dos órgãos do Poder Executivo estadual.

    Resumo em Espanhol:

    Los factores de riesgo psicosociales del trabajo (FRPT), como el estrés, las presiones patogénicas de la carga de trabajo, las dificultades en las relaciones socio-profesionales y las condiciones y la organización inadecuadas del trabajo pueden ser consideradas variables que interfieren en la salud mental y física del trabajador. La prevención de esos aspectos debe ocurrir por medio de la sensibilización, concientización, motivación y acción organizada de los actores sociales de la empresa o del órgano. Los funcionarios públicos estatales de Santa Catarina están sometidos a los FRPT, y hay relaciones entre éstos y el padecimiento relacionado al trabajo. Este artículo parte de un estudio de caso, por medio de análisis documental relativa a la pericia psicológica para la caracterización de accidente en servicio/dolencia referente al trabajo en el año 2008. El estudio de caso demostró que la exposición de la funcionaria a lo largo de su vida laboral a los FRPT - sobrecarga cognitiva y psíquica, ritmo intenso, largas jornadas y precarias condiciones de trabajo - fueron los factores que desempeñaron papel preponderante en la ocurrencia de la incapacitación para el trabajo. Se concluyó que los FRPT deben ser considerados en las evaluaciones de los casos de enfermedad y de incapacidad profesional, así como en la implementación de los dispositivos legales del Estado de Santa Catarina que se refieren a la promoción de la salud ocupacional de los funcionarios de los órganos del Poder Ejecutivo estadual.

    Resumo em Inglês:

    The psychosocial risk factors of work (FRPT), as pathogenic pressure, stress, workload, socioprofessional relations difficulties and inadequate conditions and work organization can be considered variables that interfere in the mental and physical health of the employee. The prevention of these aspects must occur through awareness, motivation and organized action of the social actors in the organization. Santa Catarina's civil servants are subjected to FRPT and there are relations between these FRPT and work-related illness. This article is part of a case study, through documentary analysis concerning psychological expertise for the characterization of accident in service/work-related illness in 2008. The case study showed that the exposure of the employee throughout her labor life to FRPT - related to cognitive and mental overload, intensive pace, long workdays and precarious working conditions - were the factors that played the major role in the occurrence of incapacitation to work. It was concluded that the assessments shall consider FRPT in cases of illness and disability, as well as in the implementation of the legal provisions related to the protection of the civil servants occupational health in the executive power of the state.
  • Homem dos lobos: a atualidade dos casos clínicos freudianos Artigos

    Vieira, Marcus André

    Resumo em Português:

    Em que interessa hoje para o psicólogo clínico ou o psicanalista a leitura dos relatos clínicos de Freud? Para além de uma leitura obrigatória que deve constar em suas estantes, é preciso que algo que suscite sua prática esteja em jogo. Freud situa em seus relatos o que primeiramente é conceituado por Lacan como sujeito, puro furo, ponto onde culminam as linhas mestras de uma vida, o qual delimitaria o ponto extremo de singularidade. Posteriormente, Lacan propõe a delimitação desse furo como objeto, nomeia-o objeto a e propõe que essa extração seja o resultado da operação analítica. Trata-se de situar o modo como o caso do Homem dos Lobos pode auxiliar no entendimento dessas difíceis proposições.

    Resumo em Espanhol:

    ¿En qué interesa hoy al psicólogo clínico o al psicoanalista la lectura de los relatos clínicos de Freud? Para más allá de una lectura obligatoria que debe constar en sus estantes, es preciso que algo que suscite su práctica esté en juego. Freud sitúa en sus relatos lo que primeramente es conceptuado por Lacan como sujeto, agujero, punto donde culminan las líneas maestras de una vida, el cual delimitaría el punto extremo de singularidad. Posteriormente, Lacan propone la delimitación de este agujero como objeto, lo nombra objeto a y propone esta extracción como el resultado de la operación analítica. Se trata de situar el modo por el que el caso del Hombre de los Lobos puede auxiliar en el entendimiento de estas difíciles proposiciones.

    Resumo em Inglês:

    What good is it today, for a psychoanalyst, the readings of Freud's clinical accounts? Besides being an obligatory reading that must be in his/her library, it is necessary something that stimulates its practice. Freud places in his accounts what primarily is conceived by Lacan as the point in which the master lines of a lifetime culminate, which would mark the point that would fix the singularity of a subject. Afterwards, Lacan proposes the extraction of a paradoxical object in the course of an analysis, something he names object a. The work investigates how the case of the Wolf Man can give us the access to this element without objectifying it, but in conformity with the specificity that characterizes it.
  • Supervisão em Caps: uma abordagem psicanalítica Experiências

    Alberti, Sonia; Palombini, Analice de Lima

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma elaboração teórica de supervisão em CAPS, articulando duas experiências geograficamente distantes e levantando questões sobre essas supervisões sob orientação psicanalítica e conforme as diretrizes da política de saúde mental vigente no País. Após correlacioná-las com dados colhidos na literatura, discutem-se as principais contribuições no percurso dessas supervisões: a disponibilização de um espaço de fala, possibilitado a todos os seus participantes, um processo metodológico de construção e de sistematização dos saberes, maior entrosamento e autonomia das equipes e iniciativas de articulação em rede com o território na construção do projeto terapêutico do usuário. Visa-se, com isso, a uma contribuição possível da psicanálise ao campo da saúde mental na perspectiva da atenção psicossocial.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una elaboración teórica de supervisión en CAPS, articulando dos experiencias geográficamente distantes y levantando cuestiones sobre esas supervisiones bajo orientación psicoanalítica y conforme las directrices de la política de salud mental vigente en el País. Después de correlacionarlas con datos recogidos en la literatura, se discuten las principales contribuciones en el transcurso de esas supervisiones: la puesta a disposición de un espacio de hablar, posibilitado a todos sus participantes, un proceso metodológico de construcción y de sistematización de los saberes, mayor integración y autonomía de los equipos e iniciativas de articulación en red con el territorio en la construcción del proyecto terapéutico del usuario. Se visa, con eso, a una contribución posible del psicoanálisis al campo de la salud mental en la perspectiva de la atención psico-social.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of some theoretical discussions in psychoanalysis about supervision in psychosocial centers for mental health. It begins with two geographically quite distant experiences, then raises the questions about these supervisions under the psychoanalytic orientation and articulates them with the guidelines as dictated by the national policies of mental health. Taking into account other experiences found in the bibliography, it then discusses the main contributions of both experiences: the possibility to create a field for every participant to speak, the specificity of the implied method which made it possible to construct and organize knowledge, greater involvement and autonomy teams, networking initiatives with the territory and construction of the therapeutic project of the users. The aim is, therefore, a possible contribution of psychoanalysis to the mental health field from the perspective of psychosocial care.
  • Projeto transformando o trânsito e a perspectiva do facilitador Experiências

    Soares, Diogo Picchioni; Thielen, Iara Picchioni

    Resumo em Português:

    Acidentes de trânsito são um problema de saúde pública no Brasil, principalmente entre jovens. A educação para a segurança no trânsito oferece ferramentas para solucionar essa questão, entretanto deve superar o método expositivo tradicional de comunicação de riscos. O Projeto Transformando o Trânsito é uma intervenção extensionista do Núcleo de Psicologia do Trânsito da Universidade Federal do Paraná. Baseado nos eventos dirija sua vida, inova métodos educativos que promovem a discussão sobre a percepção de risco no trânsito, pela aplicação de instrumentos vivenciais com jovens. A dinâmica de grupo metaphor proporciona experiência afetiva no processo de desenvolvimento grupal utilizando o jogo da sobrevivência, que fertiliza a discussão sobre trânsito por meio de metáforas. O facilitador é o cerne do processo de realização dos eventos, pois catalisa as fases do desenvolvimento grupal e estimula a discussão. Este estudo analisa as habilidades inerentes ao facilitador, relacionadas aos fundamentos do projeto, ao arcabouço teórico do desenvolvimento de grupos, ao método de facilitação do jogo da sobrevivência, ao método de facilitação do debate sobre trânsito e temas centrais e ao procedimento de conclusão da atividade. A síntese deste estudo referencia teórica e tecnicamente a elaboração do programa para a formação de facilitadores do projeto.

    Resumo em Espanhol:

    Accidentes de tránsito son un problema de salud pública en el Brasil, principalmente entre jóvenes. La educación para seguridad en el tránsito ofrece herramientas para aplacar esa cuestión, no obstante debe superar el método expositivo tradicional de comunicación de riesgos. El “Proyecto Transformando el Tránsito” es una intervención extensionista del Núcleo de Psicología del Tránsito de la Universidad Federal de Paraná. Basado en los eventos “Dirija su Vida”, innova métodos educativos que promueven la discusión sobre percepción de riesgo en el tránsito, por la aplicación de instrumentos vivenciales con jóvenes. La dinámica de grupo “Metaphor” proporciona experiencia afectiva en el proceso de desarrollo grupal utilizando el “Juego de la Supervivencia” que fertiliza la discusión sobre tránsito por medio de metáforas. El Facilitador es el tronco del proceso de realización de los eventos, pues cataliza las fases del desarrollo grupal y estimula la discusión. Este estudio analiza las habilidades inherentes al facilitador, relacionadas a los fundamentos del Proyecto, al armazón teórico del desarrollo de grupos, al método de facilitación del “Juego de la Supervivencia”, al método de facilitación del debate sobre tránsito y temas centrales, al procedimiento de conclusión de la actividad. La síntesis de este estudio referencia teórica y técnicamente la elaboración del programa para formación de facilitadores del Proyecto.

    Resumo em Inglês:

    Traffic accidents are a public health problem in Brazil, and mainly concern youngsters. Traffic safety education offers tools to diminish this problem, but it is necessary to improve the traditional methods of risk communication. The project Transforming the Traffic is an intervention of the Traffic Psychology Lab of the Federal University of Paraná, Brazil. Based on activities named drive your life, innovates in education methods using experiential tools to promote a discussion about traffic risk perception to youngsters. The metaphor group dynamics gives an affective experience in the group development process through the survival game, that promotes a discussion about traffic using metaphors. The group facilitator is the core of these activities because he/she stimulates the discussion and the reflections about traffic. This study analyses the abilities of the group facilitator through the fundamentals of the project proposals: the theoretical bases of the group development, the structure of facilitation on the “survival game”, the orientation about the discussion of traffic and other central themes, and the procedures to end the activities. This study gives technical and theoretical support to an education program to facilitators.
  • Intervenção Psicológica com pessoas com deficiência em situação asilar Experiências

    Tada, Iracema Neno Cecilio; Bisconsin, Cíntia Frota; Freitas, Dyana Cristhina de; Passos, Edlei Timbó; Nascimento, Grazielly Teles; Castro, Joseline Souza; Nascimento, Josiana Paula Gomes do; Minin, Junior Cesar; Leite, Lidiane Ferreira

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a intervenção psicológica com cinco pessoas com deficiência em situação asilar, realizada por oito graduandos de Psicologia, tendo como referencial teórico a Psicologia histórico-cultural. A intervenção objetivou favorecer o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos asilados por meio da mediação desenvolvida pelos graduandos em passeios quinzenais realizados em locais públicos da cidade de Porto Velho/RO, ricos em estímulos ambientais e em oportunidades interativas diversificadas, no período de março a outubro/2009. Nos passeios, aspectos da atenção, concentração, memória, comunicação gestual, verbal e trocas interativas foram observados e incentivados. A intervenção possibilitou às pessoas com deficiência vivenciarem situações que as desafiassem, rompendo a rotina monótona e pouco estimulante de seu cotidiano de internação a fim de que pudessem apropriar-se de condutas e de normas sociais que colaborassem para o seu processo de humanização. Aos discentes, essa experiência permitiu a atuação junto às pessoas com deficiência bem como maior aprofundamento dos conhecimentos em Psicologia histórico-cultural.
  • Efeitos do manejo comportamental de incontinência fecal em adolescente Experiências

    Neves, Anderson Jonas das; Calais, Sandra Leal

    Resumo em Português:

    A incontinência fecal, também conhecida como encoprese, é um transtorno de evacuação que acarreta prejuízos ao desenvolvimento psicossocial e orgânico da criança e do adolescente, e que demanda atenção e cuidado de pais e profissionais de saúde. No amplo contexto de tratamento da encoprese, a psicoterapia constitui importante recurso, sendo a terapia comportamental apontada como uma das modalidades mais promissoras e eficazes para o tratamento dessa dificuldade de eliminação. Este artigo apresenta o estudo dos efeitos do manejo comportamental de quadro de incontinência fecal em um adolescente de 14 anos, atendido em clínica-escola de Psicologia do interior do Estado de São Paulo durante 14 meses. A partir do referencial teórico da análise do comportamento, foi desenvolvido, em contexto psicoterápico, um conjunto de estratégias comportamentais com o cliente, bem como orientações aos pais, visando à gradativa extinção encoprética. No decorrer desse processo, o cliente apresentou significativas aquisições comportamentais de uso regular do banheiro e adequado controle esfincteriano, monitoradas semanalmente, que possibilitaram a plena extinção das ocorrências de sujidade, sendo avaliado o efeito em follow-up realizado três meses após o encerramento dessa intervenção.

    Resumo em Espanhol:

    La incontinencia fecal, también conocida como encopresis, es un trastorno de evacuación que acarrea perjuicios en el desarrollo psicosocial y orgánico de niños adolescentes, lo que demanda atención y cuidado de padres y profesionales de salud. En el amplio contexto de tratamiento de la encopresis, la psicoterapia se constituye como recurso importante, siendo la Terapia Conductual apuntada como una de las modalidades más promisoras y eficaces para tratamiento de esta dificultad de eliminación. Este artículo presenta el estudio de los efectos del manejo del comportamiento de cuadro de incontinencia fecal en un adolescente de 14 años, atendido en clínica escuela de Psicología del interior del estado de São Paulo durante 14 meses. A partir del referencial teórico del Análisis del Comportamiento, fue desarrollado en contexto psicoterápico un conjunto de estrategias de comportamiento con el cliente, así como orientaciones a los padres, visando a la gradual extinción encoprética. En el transcurso de este proceso, el cliente presentó significativas adquisiciones de comportamiento de uso regular del baño y adecuado control de esfínter, monitoreados semanalmente, que posibilitaron la plena extinción de las ocurrencias de suciedad, siendo evaluado el efecto en follow-up realizado tres meses después del cierre de esta intervención.

    Resumo em Inglês:

    Fecal incontinence, also known as encopresis, is an evacuation disorder that causes losses in the organic and psychosocial development of children and adolescents, which requires attention and care from parents and health professionals. In the broad context of treatment of encopresis, psychotherapy is an important resource, and behavior therapy identified as one of the most promising and effective modalities for the treatment of difficult elimination. This article presents a study about the effects of behavioral management of fecal incontinence in an adolescent attended in school-clinical psychology in the state of São Paulo for 14 months. From the theoretical and technical tools of behavior analysis, behavioral strategies were developed in the context of psychotherapy with the client as well as guidance for the parents, seeking gradual extinction of encopresis. During this process, the client had significant behavioral acquisitions of regular use of the bathroom and proper toilet training, monitored weekly, which enabled the full dissolution of soiling, and the effect was evaluated in follow-up conducted three months after the end of this intervention.
  • Cecília Maria Bouças Coimbra Homenageada

  • Errata

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br