Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 32, Número: 4, Publicado: 2012
  • Editorial

  • O corpo em uma perspectiva fenomenológico-existencial: aproximações entre Heidegger e Merleau-Ponty Artigos

    Almeida Prado, Rafael Auler de; Caldas, Marcus Tulio; Queiroz, Edilene Freire de

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo é pensar sobre o corpo em uma perspectiva fenomenológico-existencial, tomando Heidegger e Merleau-Ponty como referência. Nas concepções tradicionais, tem-se compreendido o corpo como mecanismo biológico, contraposto a uma instância suprassensível (razão, psique ou alma), como fonte de prazer erótico e impessoal e, mais contemporaneamente, como cartão de visita submetido aos ditames da moda, da saúde e da boa forma. Seriam essas concepções absolutas ou expressão de determinado modo de ser da sociedade contemporânea? Que implicações têm tais concepções? Haveria algo impensado? A princípio - consideramos -, há muito que se pensar sobre o corpo sob diversos ângulos temáticos e teóricos, e tanto tais concepções tradicionais quanto as atuais são expressões de um modo de pensar de determinada época. Fazendo uma reflexão respaldada no pensamento heideggeriano, procuramos mostrar um dos caminhos possíveis de se repensar o corpo, procedendo a algumas aproximações com o pensamento de Merleau-Ponty. Veremos como a concepção atual de corpo se vincula a determinada concepção de homem e de ser e que temos uma espécie de intimidade original com o mundo que o olhar sobre o corpo aponta. Tal intimidade deve ser recuperada para cultivarmos um modo mais humano e mais próximo com os outros.

    Resumo em Espanhol:

    Nuestro objetivo es pensar sobre el cuerpo desde una perspectiva fenomenológico-existencial, tomando Heidegger y Merleau-Ponty como referencia. En las concepciones tradicionales, se ha comprendido el cuerpo como mecanismo biológico, contrapuesta a una instancia suprasensible (razón, psiquis o alma), como fuente de placer erótico e impersonal y, más contemporáneamente, como tarjeta de visita sometido a los dictámenes de la moda, de la salud y de la buena forma. ¿Serían ésas concepciones absolutas o una expresión de determinado modo de ser de la sociedad contemporánea? ¿Qué implicaciones conllevan dichas concepciones? ¿Habría algo impensado? A principio - consideramos -, hay mucho qué pensar sobre el cuerpo desde diversos ángulos temáticos y teóricos, y tanto dichas concepciones tradicionales como las actuales son expresiones de un modo de pensar de determinada época. Haciendo una reflexión respaldada en el pensamiento heideggeriano, buscamos mostrar uno de los caminos posibles de repensarse el cuerpo, procediendo a algunos acercamientos con el pensamiento de Merleau-Ponty. Veremos cómo la concepción actual de cuerpo se vincula a determinada concepción de hombre y de ser y que tenemos una especie de intimidad original con el mundo que la mirada sobre el cuerpo señala. Dicha intimidad debe ser recuperada para que cultivemos una forma más humana y más cercana con los demás.

    Resumo em Inglês:

    This essay presents an existential-phenomenological perspective of the body, having Heidegger and Merleau-Ponty as reference authors. In the traditional conceptions, the body has been understood as a biological mechanism in opposition to a supersensible instance (ration, mind or soul), as source of erotic and impersonal pleasure, and most recently, as a ‘visit card’, submitted to fashion, health and good shape tendencies. Would those conceptions be absolute or expression of a certain way of life of the contemporaneous society? Which implications do those conceptions have? Would there be something still unthought? In the first place - we think - there is a lot to consider about the body under theoretical and thematic obliquities. Reflecting on this based on the heideggerian view, this essay intents to show one of the possible ways to rethink the body, according to some approximations to Merleau-Ponty’s view. We will see how the present body conception is linked to a certain conception of man and being and that we have a kind of “original intimacy” with the world that the body conception defended in this essay points out. We should recover this intimacy in order to raise a more human, close and intimate way of being in the world and with other people.
  • Valores organizacionais e concepções de deficiência: a percepção de pessoas incluídas Artigos

    Ávila-Vitor, Maria Regina do Carmo; Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar, do ponto de vista das pessoas com deficiência (PcDs) inseridas no trabalho, se havia relação entre a percepção que elas tinham dos valores organizacionais e as formas como viam a deficiência no trabalho. O estudo foi realizado em uma empresa referência em inclusão. Foram utilizados o Inventário de Concepções de Deficiência em Situações de Trabalho e o Inventário de Valores Organizacionais. Também foram feitas entrevistas com PcDs, seus gestores e coordenadores do programa de inclusão. Verificou-se que existe uma correlação negativa entre a percepção que as PcDs têm sobre o prestígio e a forma como é vista a normalidade pela empresa, isto é, as PcDs relacionam o prestígio da empresa a uma concepção de deficiência que não as coloca como um desviante de um padrão normal de ser humano. Além disso, foi possível identificar aspectos considerados importantes no processo de inserção de PcDs, como o reconhecimento da inclusão como valor organizacional, a necessidade de adequação das condições de trabalho, o papel das PcDs no processo de inclusão e a importância da convivência com PcDs em um cenário favorável ao seu desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue verificar, del punto de vista de las personas con discapacidad (PcDs) inseridas en el trabajo, si había relación entre la percepción que ellas tenían de los valores organizacionales y las formas como veían la discapacidad en el trabajo. El estudio fue realizado en una empresa referencia en inclusión. Fueron utilizados el Inventario de Concepciones de Discapacidad en Situaciones de Trabajo y el Inventario de Valores Organizacionales. También se realizaron entrevistas con PcDs, sus gestores y coordinadores del programa de inclusión. Se verificó que existe una correlación negativa entre la percepción que las PcDs tienen sobre el prestigio y la forma como es vista la normalidad por la empresa, o sea, las PcDs relacionan el prestigio de la empresa a una concepción de discapacidad que no las coloca como un desviante de un estándar normal de ser humano. Además, fue posible identificar aspectos considerados importantes en el proceso de inserción de PcDs, como el reconocimiento de la inclusión como valor organizacional, la necesidad de adecuación de las condiciones de trabajo, el papel de las PcDs en el proceso de inclusión y la importancia de la convivencia con PcDs en un escenario favorable a su desempeño.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article was to verify in the point of view of people with disabilities (PWDs) who are working in the labor market if there was any relation between their organizational values perceptions and the ways that they saw the disability in the workplace. The research took place in a company that is reference in inclusion in Brazil. Two questionnaires were used: the Inventory of Disability Conceptions in Work Situations and the Inventory of Organizational Values. Semi-structured interviews with PWDs, their managers and the coordinators of the inclusion program and interviews with PWDs, their managers and coordinators of the inclusion program were carried out. It was verified a negative correlation between the PWDs perception about prestige and the form as normality is seen by the company, that means that the PWDs connect the prestige of the company to a conception of deficiency that does not place them differently of a normal standard of human being. Moreover, it was possible to identify aspects considered important in the process of insertion of PWDs as the recognition of the inclusion as organizational value, the necessity of adequacy to the work conditions, the role of the PWDs in the inclusion process and the importance of the relationship with PWDs in a scene favorable to their performance.
  • O homem dos ratos, Schreber e Kafka: destinos possíveis para a hostilidade Artigos

    Castiel, Sissi Vigil; Farinati, Débora; Didonet, Liege Horst; Moreira, Maria Lucia Fortes; Monteiro, Roberta Araujo; Rocha, Cláudia; Feijó, Daniela Trois; Costa, Juliana Martins; Silva, Luciana Lopez

    Resumo em Português:

    A clínica psicanalítica impõe a observação, por vezes muito presente em determinados quadros, das tendências hostis que aparecem de forma manifesta ou fantasiada. Partindo dessa constatação e sustentado na releitura dos textos freudianos, este trabalho propõe uma reflexão sobre as tendências agressivas e suas implicações na clínica da neurose obsessiva e da paranoia, já que entendemos que a intensidade da hostilidade nessas patologias se coloca, muitas vezes, como um impasse para o tratamento. Os quadros clínicos serão exemplificados por meio do caso do Homem dos Ratos e da história de Schreber. Posteriormente, passaremos a discutir dois textos de Kafka, a fim de indicar uma saída para a elaboração da hostilidade no sentido de simbolizar e de sublimar as tendências agressivas.

    Resumo em Espanhol:

    La clínica psicoanalítica impone la observación, algunas veces muy presente en determinados cuadros, de las tendencias hostiles que aparecen de forma manifiesta o fantaseada. Partiendo de esa constatación y sostenido en la relectura de los textos freudianos, este trabajo propone una reflexión sobre las inclinaciones agresivas y sus implicaciones en la clínica de la neurosis obsesiva y de la paranoia, ya que entendemos que la intensidad de la hostilidad en esas patologías se coloca, muchas veces, como un impasse para el tratamiento. Los cuadros clínicos serán ejemplarizados por medio del caso del Hombre de los Ratones y de la historia de Schreber. Posteriormente, pasaremos a discutir dos textos de Kafka, con el fin de indicar una salida para la elaboración de la hostilidad en el sentido de simbolizar y de sublimar las inclinaciones agresivas.

    Resumo em Inglês:

    The psychoanalytical practice demands the observation of acted or fantasized hostile tendencies which are very common in certain cases. We believe that the intensity of hostility has an increase in cases like obsessive neurosis and paranoia and often become an impediment to treatment. Considering such matters and based on Freud's texts, this paper proposes a reflection on the aggressive tendencies and their implications in the treatment of obsessive neurosis and paranoia. The clinical frames will be exemplified by The Rat Man and the history of Schreber. Subsequently we will discuss two texts of Kafka, to indicate an answer to the elaboration of hostility towards symbolization and sublimation of the aggressive tendencies.
  • Violência urbana, insegurança e medo: da necessidade de estratégias coletivas Artigos

    Rosa, Edinete Maria; Souza, Lídio de; Oliveira, Daniela Moraes de; Coelho, Bianca Izoton

    Resumo em Português:

    A pesquisa objetivou conhecer as estratégias de combate à violência urbana propostas por moradores de um bairro situado em uma região metropolitana brasileira. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com nove moradores que residiam no bairro, por pelo menos dez anos, orientadas por um roteiro semiestruturado e também por meio de um seminário promovido pelos pesquisadores com a participação de catorze moradores. As informações obtidas foram sistematizadas através de análise de conteúdo e revelaram a existência de sentimentos de medo e insegurança bem como a predominância de estratégias individuais para o combate à violência no bairro. Além disso, verificou-se que a participação coletiva mobilizada pelos problemas enfrentados pelos moradores é frágil e necessita ser estimulada visando à construção de soluções mais duradouras, preservando-se a utilização dos espaços públicos por todos e o estado de direito.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación ha objetivado conocer las estrategias de combate a la violencia urbana propuestas por residentes de un barrio ubicado en una región metropolitana brasileña. Los datos han sido recolectados a través de entrevistas llevadas a cabo con nueve residentes que vivían en el barrio por, al menos, diez años, orientadas por un guión semiestructurado y también a través de un seminario promovido por los investigadores con la participación de catorce residentes. Las informaciones obtenidas han sido sistematizadas a través de análisis de contenido y han revelado la existencia de sentimientos de miedo e inseguridad, así como la predominancia de estrategias individuales para el combate a la violencia en el barrio. Más allá de ello, se ha verificado que la participación colectiva movilizada por los problemas enfrentados por los residentes es frágil y necesita ser estimulada objetivándose la construcción de soluciones más duraderas, preservándose la utilización de los espacios públicos por todos y el estado de derecho.

    Resumo em Inglês:

    The research aimed to know the strategies to combat urban violence proposed by the residents of a neighborhood located in a Brazilian metropolitan area. Data were collected through interviews with nine residents who have been living in the neighborhood for at least ten years, driven by a semi-structured script. Data were also collected by a seminar promoted by researchers with the participation of fourteen residents. The data obtained were systematized through content analysis and revealed the existence of feelings of fear and insecurity, as well as the dominance of individual strategies to combat violence in the neighborhood. Furthermore, it was found that the collective participation in view of the problems faced by the residents is fragile and the construction of more durable solutions needs to be stimulated in order to preserve the use of public spaces by all and the rule of law.
  • Desafios da gestão coletiva da atividade na docência universitária Artigos

    Nascimento, Elvia Lane Araújo do; Vieira, Sarita Brazão; Araújo, Anísio José da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva analisar questões relativas à gestão coletiva da atividade docente no curso de Medicina de uma instituição federal de ensino superior, evidenciadas pela avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), e seu referencial teórico baseia-se nas abordagens da ergonomia e da psicodinâmica do trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo do qual participaram dez docentes, oito homens e duas mulheres, de um total de cento e quarenta e nove existentes no curso de Medicina. O critério que serviu de base à composição desse grupo de pesquisa foi ter participado do processo de avaliação do curso de Medicina. Este estudo cumpriu as exigências éticas pertinentes à investigação que envolve seres humanos e sua estratégia metodológica combinou a realização de entrevistas não diretivas, gravadas sob autorização dos entrevistados, com a análise documental de relatórios de avaliação. Os resultados apontaram um engajamento profissional aquém do desejado em atividades de pesquisa e extensão e uma organização do trabalho que dificulta a consolidação dos coletivos e a manutenção de laços de cooperação entre os docentes, aspectos fundamentais para a qualidade e a produtividade, com saúde e segurança no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene el objetivo de analizar cuestiones relativas a la gestión colectiva de la actividad docente en el curso de Medicina de una institución federal de enseñanza superior, evidenciadas por la evaluación externa realizada por el Ministerio de la Educación (MEC), y su referencial teórico se basa en los abordajes de la ergonomía y de la psicodinámica del trabajo. Se trata de un estudio cualitativo del cual participaron diez docentes, ocho hombres y dos mujeres, de un total de ciento cuarenta nueve existentes en el curso de Medicina. El criterio que sirvió de base para la composición de ese grupo de estudio fue haber participado del proceso de evaluación del curso de Medicina. Este estudio cumplió las exigencias éticas pertinentes a la investigación que involucra a seres humanos y su estrategia metodológica combinó la realización de entrevistas no directivas, grabadas bajo autorización de los entrevistados, con el análisis documental de informes de evaluación. Los resultados apuntaron un compromiso profesional por debajo de lo deseado en actividades de investigación y extensión y una organización del trabajo que dificulta la consolidación de los colectivos y el mantenimiento de lazos de cooperación entre los docentes, aspectos fundamentales para la calidad y la productividad, con salud y seguridad en el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to examine issues of collective management of teaching activities in the course of medicine of a federal institution of undergraduation, evidenced by the external evaluation conducted by the Ministry of Education (MEC), and The theoretical contributions were based on ergonomics and psychodynamics of work. It is a qualitative study attended by ten professors, eight men and two women, out of one hundred and forty-nine professors in Medicine. The criterion for the composition of the research group was the participation in the evaluation process of the medical school. This study followed the ethical requirements relevant to research involving human beings, and its methodological strategy combined nondirective interviews, recorded with the permission of the interviewees, with the documentary analysis of evaluation reports. The results pointed to a professional engagement that stays behind others in research and extension activities, and a work organization that hinders the consolidation of collectives and the maintenance of cooperative ties between teachers, key aspects of the issue of quality and productivity, with health and safety at work.
  • Questões éticas da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Artigos

    Alvarenga, Patrícia; Piccinini, Cesar Augusto; Levandowski, Daniela Centenaro; Frizzo, Giana Bitencourt; Marin, Angela Helena; Villachan-Lyra, Pompéia

    Resumo em Português:

    A pesquisa em Psicologia do desenvolvimento impõe aos pesquisadores desafios e dilemas éticos peculiares, especialmente em se tratando de investigações que envolvem crianças e adolescentes. O presente estudo tem o objetivo de apresentar e discutir algumas dessas questões éticas, como a obtenção do Consentimento Livre e Esclarecido, o encaminhamento dos participantes para tratamento e a devolução de avaliações, o uso de instrumentos que não foram validados, os dilemas relativos à sexualidade e saúde de adolescentes e as questões éticas referentes à realização de estudos de caso. Os questionamentos e as reflexões propostos basearam-se, essencialmente, na prática de pesquisa dos próprios autores, em grande parte respaldada pela legislação brasileira e pela literatura sobre ética da pesquisa com seres humanos e da pesquisa em Psicologia. Contudo, constatou-se a existência de várias lacunas na literatura sobre o tema, que indicam a necessidade de aprofundamento do debate sobre a ética na pesquisa em Psicologia do desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación en Psicología del desarrollo les impone a los encuestadores desafíos y dilemas éticos peculiares, especialmente cuando se trata de investigaciones que involucran a niños y adolescentes. El presente estudio tiene el objetivo de presentar y discutir algunas de esas cuestiones éticas, como la obtención del Consentimiento Libre y Aclarado, el encaminamiento de los participantes para tratamiento y la devolución de evaluaciones, el uso de instrumentos que no fueron validados, los dilemas relativos a la sexualidad y salud de adolescentes y las cuestiones éticas referentes a la realización de estudios de caso. Los cuestionamientos y las reflexiones propuestos se basaron, esencialmente, en la práctica de investigación de los propios autores, en gran parte respaldada por la legislación brasileña y por la literatura sobre ética de la investigación con seres humanos y de la investigación en Psicología. Sin embargo, se constató la existencia de varios vacíos en la literatura sobre el tema, lo que indica la necesidad de profundizarse en el debate sobre la ética en la investigación en la Psicología del desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Research in developmental psychology imposes challenges and particular ethical dilemmas for researchers, especially when children and adolescents are concerned. The present study aims to present and discuss some of those ethical issues such as obtaining the informed consent, the participants' referral to treatment and the evaluations, the use of instruments that were not validated, dilemmas regarding adolescents' sexuality and health, and ethical issues concerning carrying out case studies. The questions and reflections proposed were based, essentially, on the authors' research practice, largely backed by the Brazilian legislation and by the literature on research ethics with human beings and on Psychology research. However, several gaps were observed in the literature on the theme, that indicate the need for further debate on research ethics in developmental psychology.
  • O saber e a verdade na Psicanálise e na Universidade Artigos

    Danziato, Leonardo J. B.

    Resumo em Português:

    O autor realiza uma discussão acerca da posição da psicanálise no âmbito da Universidade e em sua relação com a ciência. Para tanto, promove uma problematização sobre as relações históricas entre o saber e a verdade na estrutura desses discursos, apresentando uma argumentação que considera a função política do saber e da verdade na constituição do sujeito na modernidade. Para demonstrar a relação política e econômica entre ciência e capitalismo, de forma a fundamentar suas análises das apropriações que essas práticas e discursos realizam dessas categorias, articula proposições das obras de Lacan e Foucault, entendendo que essas análises históricas e genealógicas são necessárias para aprofundar o debate sobre as relações entre psicanálise, ciência e Universidade.

    Resumo em Espanhol:

    El autor realiza una discusión acerca de la posición del psicoanálisis en el ámbito de la Universidad y en su relación con la ciencia. Para eso, promueve una problematización sobre las relaciones históricas entre el saber y la verdad en la estructura de esos discursos, presentando una argumentación que considera la función política del saber y de la verdad en la constitución del sujeto en la modernidad. Para demostrar la relación política y económica entre ciencia y capitalismo, de forma de fundamentar sus análisis de las apropiaciones que esas prácticas y discursos realizan de esas categorías, articula proposiciones de las obras de Lacan y Foucault, entendiendo que esos análisis históricos y genealógicos son necesarios para profundizar el debate sobre las relaciones entre psicoanálisis, ciencia y Universidad.

    Resumo em Inglês:

    The author presents a discussion about the position of psychoanalysis within the university and its relationship to science. For that he promotes a questioning about the historical links between knowledge and truth in the structure of these speeches, presenting an argument that considers the political role of knowledge and truth in the constitution of the subject in modernity. To demonstrate the economic and political relationship between science and capitalism, in order to substantiate his analysis of the appropriations that these practices and discourses carry on these categories, he articulates propositions from the works of Lacan and Foucault, considering that these historical and genealogical analysis are necessary to deepen the debate on the relationship between psychoanalysis, science and academia.
  • Percepção do acidente fatal de trabalho para a família da vítima Artigos

    Moraes, Ana Beatryce Tedesco; Moulin, Maria das Graças Barbosa; Souza, Mariane Lima de; Pepino, Cláudia Balestreiro

    Resumo em Português:

    O trabalho humano constitui importante meio de inserção social, implicado na formação de identidade e de reconhecimento social. Em caso de acidente de trabalho fatal, a família sofre os impactos desse fenômeno em sua organização e dinâmica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção do acidente de trabalho fatal para a família de uma vítima no sul do Estado do Espírito Santo, cuja análise se baseou nos seguintes temas: condições de trabalho do acidentado, impactos psicossociais gerados pelo acidente de trabalho e mudanças na dinâmica familiar em função dessa ocorrência. Foram entrevistados três membros da família da vítima e seu empregador. Os dados foram analisados conforme os critérios qualitativos da fenomenologia semiótica. Os resultados apontam um paradoxo na percepção da família da vítima e do empregador sobre o acidente: enquanto sua repercussão para a família se fundamenta na importância social do trabalho, para o empregador, associa-se à defesa da empresa e de sua responsabilidade sobre a morte no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo humano constituye un importante medio de inserción social, implicado en la formación de identidad y de reconocimiento social. En caso de un accidente de trabajo fatal, la familia sufre los impactos de ese fenómeno en su organización y dinámica. Esta investigación tuvo por objetivo estudiar la percepción del accidente de trabajo fatal para la familia de una víctima en el sur del Estado de Espírito Santo, cuyo análisis se basó en los siguientes temas: condiciones de trabajo del accidentado, impactos psicosociales generados por el accidente de trabajo y cambios en la dinámica familiar en función de ese suceso. Fueron entrevistados tres miembros de la familia de la víctima y su empleador. Los datos fueron analizados de acuerdo a los criterios cualitativos de la fenomenología semiótica. Los resultados apuntan una paradoja en la percepción de la familia de la víctima y del empleador sobre el accidente: mientras su repercusión para la familia se fundamenta en la importancia social del trabajo, para el empleador, se asocia a la defensa de la empresa y de su responsabilidad sobre la muerte en el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Human work is an important means of social insertion, implied in the formation of the identity and social acknowledgement. In the case of a fatal work accident, the family suffers the impacts of that phenomenon in its organization and dynamic. The work aimed at investigating the perception of a fatal work accident for the family of a victim in the south of Espírito Santo, whose analysis was based on the following themes: the working conditions of the one who had the accident, the psychosocial impacts created by the work accident and the changes in the familial dynamic due to such occurrence. Three members of the victim’s family and his/her employer were interviewed. Data were analyzed according to the qualitative criteria of the semiotic phenomenology. Results indicate a paradox in the victim’s family and in the employer’s perception of the accident: while its repercussion for the family is based on the social importance of work, for the employer, it is associated to the company’s defense and its responsibility regarding the death held at work.
  • A constituição do perito psicólogo em varas de família à luz da análise institucional de discurso Artigos

    Ortiz, Marta Cristina Meirelles

    Resumo em Português:

    O processo judicial impõe ao conflito familiar uma forma triangular, constituída de duas partes litigantes que demandam a decisão de um terceiro, o juiz. A análise institucional do discurso, por meio de suas concepções de discurso, de sujeito, de instituição e de transferência, contribui para melhor compreensão do lugar do perito-psicólogo na cena processual configurada pela instituição judiciária e para um debate mais consistente sobre os diversos fatores implicados em suas ações. Por meio dela, podemos compreender como se constitui o perito psicólogo a partir da triangulação configurada no processo e a importância da análise da transferência processual. A leitura crítica dos autos é o primeiro passo dessa análise, e contribui para posicionar o perito em relação à demanda da instituição. A entrevista, que coloca o perito em contato direto com os litigantes, evidencia a relação de exterioridade que, não obstante demandado pelo processo, o saber psicológico mantém em relação ao Direito. Expectativas e afetos, bem como possíveis efeitos subjetivos da relação com o perito, devem ser considerados. O laudo é o momento em que o perito psicólogo toma a palavra no processo judicial e tem um caráter interventivo. A perícia, como prova judicial, afirma-se em uma certa vontade de verdade característica da instituição jurídica e, ao mesmo tempo, na intenção do perito de, como coadjuvante da cena processual, nela produzir efeitos singulares. É importante que se reconheça que o que se produz na perícia judicial não é a Verdade, mas uma verdade relativa, a atribuição de um sentido possível ao conflito configurado no processo.

    Resumo em Espanhol:

    El proceso judicial le impone al conflicto familiar una forma triangular, constituida de dos partes litigantes que demandan la decisión de un tercero, el juez. El análisis institucional del discurso, por medio de sus concepciones de discurso, de sujeto, de institución y de transferencia, contribuye para una mejor comprensión del lugar del experto psicólogo en la escena procesal configurada por la institución judiciaria y para un debate más consistente sobre los diversos factores implicados en sus acciones. Por medio de ella, podemos comprender como se constituye el experto psicólogo desde la triangulación configurada en el proceso y la importancia del análisis de la transferencia procesal. La lectura crítica de los autos es el primer paso de ese análisis, y contribuye para posicionar al perito en relación a la demanda de la institución. La entrevista, que coloca el perito en contacto directo con los litigantes, evidencia la relación de exterioridad que, no obstante demandado por el proceso, el saber psicológico mantiene con relación al Derecho. Expectativas y afectos, así como posibles efectos subjetivos de la relación con el experto, deben ser considerados. El laudo es el momento en el que el experto psicólogo toma la palabra en el proceso judicial y tiene un carácter interventor. La pericia, como prueba judicial, se afirma en una cierta voluntad de verdad característica de la institución jurídica y, al mismo tiempo, en la intención del experto de, como coadyuvante de la escena procesal, en ella producir efectos singulares. Es importante que se reconozca que lo que se produce en la pericia judicial no es la Verdad, sino una verdad relativa, la atribución de un sentido posible al conflicto configurado en el proceso.

    Resumo em Inglês:

    The judicial process imposes on family dispute a triangular shape, constituting two litigant parties that require a decision by a third one, the judge. Institutional discourse analysis, by its conception of discourse, subject, institution and transference, contributes to a better understanding of the psychology expert witnesses place at the scene set by the judicial proceedings, and for a more consistent discussion on the various factors involved in their actions. Through it, we can understand how the psychology expert witness is constituted in the triangulation configured in the proceedings and the importance of the analysis of procedural transference. The critical reading of the file is the first step of the analysis, helping to position the expert concerning the demand of the institution. The interview, which puts the expert in direct contact with the litigants, shows the exteriority relations that, despite demanded by the process, the psychological knowledge maintains with the law. Expectations and affects, as well as possible subjective effects of the relation with the expert, must be considered. The report is the moment when the psychology expert witness speaks in the proceedings, what has an interventional character. The expertise, as a judicial proof, is based on a certain will of truth, characteristic of the juridical institution and, at the same time, on the intention of the expert, as a supporting actor in the proceedings scene, to produce in it singular effects. It is important to recognize that what is produced in judicial expertise is not the Truth, but a relative truth that gives a possible meaning to the conflict configured in the judicial process.
  • A Psicologia no modelo atual de atenção em saúde mental Artigos

    Cantele, Juliana; Arpini, Dorian Monica; Roso, Adriane

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo conhecer a experiência dos profissionais da Psicologia dentro do atual modelo de atenção em saúde mental. Foi realizado um estudo qualitativo, com a utilização da técnica de entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes sete psicólogos de três Centros de Atenção Psicossocial de uma cidade de porte médio do Rio Grande do Sul. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo, e revelaram o impacto inicial vivenciado pelos profissionais, manifestado através dos sentimentos de medo, frustração e impotência. Os participantes evidenciaram a importância de um constante repensar da ação profissional, destacando a realização de capacitação quando da entrada do profissional no serviço e da supervisão clínico-institucional como recurso para qualificar a prática, e ressaltaram a importância de um trabalho em equipe e do olhar multiprofissional em relação ao usuário. Pode-se concluir que os profissionais da Psicologia têm um papel preponderante nas equipes que compõem os CAPS.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivo conocer la experiencia de los profesionales de la Psicología dentro del actual modelo de atención en salud mental. Fue realizado un estudio cualitativo, con la utilización de la técnica de entrevistas semiestructuradas, teniendo como participantes siete psicólogos de tres Centros de Atención Psicosocial de una ciudad de mediano porte de Rio Grande do Sul. Los resultados fueron analizados a través del análisis de contenido, y revelaron el impacto inicial vivido por los profesionales, manifestado a través de los sentimientos de miedo, frustración e imposibilidad. Los participantes evidenciaron la importancia de un constante repensar de la acción profesional, destacando la realización de capacitaciones en el momento de la entrada del profesional en el servicio y de la supervisión clínicoinstitucional como recurso para calificar la práctica, y resaltaron la importancia de un trabajo en equipo y de la visión multiprofesional con relación al usuario. Se puede concluir que los profesionales de la Psicología tienen un papel preponderante en los equipos que componen los CAPS.

    Resumo em Inglês:

    This study had as aim to know the experience of psychology professionals considering the current mental health care model. A qualitative study was carried out, using semi-structured interviews. The participants were seven psychologists of three Psychosocial Assistance Centers of a medium-sized city of Rio Grande do Sul. The results were analyzed through content analysis, and revealed the initial impact experienced by the professionals expressed through feelings of fear, frustration and powerlessness. The participants highlighted the importance of constant reflection on their professional actions, emphasizing the training when beginning to integrate service and clinical and institutional supervision as a resource to qualify the practice. They focused on the importance of a team work and the multiprofessional perspective related to the user. Thus, it is possible to conclude that psychology professionals have a preponderant role concerning the current model of mental health care in the country.
  • A conexão afetiva nas intervenções desenvolvimentistas para crianças autistas Artigos

    Fiore-Correia, Olívia; Lampreia, Carolina

    Resumo em Português:

    O presente trabalho explica como a conexão afetiva é fundamental para o desenvolvimento infantil típico e como é utilizada nas intervenções para crianças autistas ou com risco autístico. Utilizando a abordagem desenvolvimentista, que procura compreender o desenvolvimento da criança autista à luz do desenvolvimento da criança típica, o objetivo do artigo é salientar a importância da conexão afetiva nas intervenções desenvolvimentistas. Realizamos uma revisão da literatura desenvolvimentista, considerando como a capacidade de conexão afetiva do bebê humano contribui para o desenvolvimento infantil e como falhas nessa área do desenvolvimento de crianças autistas ocasionam prejuízos significativos para elas. Assim, pudemos rever os programas de intervenção SCERTS e DIR, de modo a compreendermos como consideram a conexão afetiva. Conclui-se que os programas, embora busquem o desenvolvimento global das crianças autistas, apresentam limitações em relação ao entendimento da conexão afetiva como a precursora do desenvolvimento infantil (SCERTS) e à busca de estratégias objetivas para que ela possa ser desenvolvida nessas crianças (DIR). Entretanto, observações relacionadas às pesquisas e à literatura desenvolvimentista sugerem que tais limitações podem ser superadas, desde que se ressalte o papel fundamental da conexão afetiva para a diminuição do desvio do desenvolvimento das crianças autistas.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo explica como la conexión afectiva es fundamental para el desarrollo infantil típico y como es utilizada en las intervenciones para niños autistas o con riesgo autístico. Utilizando el abordaje desarrollista, que busca comprender el desarrollo del niño autista a la luz del desarrollo del niño típico, el objetivo del artículo es destacar la importancia de la conexión afectiva en las intervenciones desarrollistas. Realizamos una revisión de la literatura desarrollista, considerando como la capacidad de conexión afectiva del bebé humano contribuye para el desarrollo infantil y como fallos en esa área del desarrollo de niños autistas ocasionan perjuicios significativos para ellos. Así, pudimos rever los programas de intervención SCERTS y DIR, de modo de comprender como consideran la conexión afectiva. Se concluye que los programas, aunque busquen el desarrollo global de los niños autistas, presentan limitaciones con relación al entendimiento de la conexión afectiva como la precursora del desarrollo infantil (SCERTS) y a la búsqueda de estrategias objetivas para que esta pueda ser desarrollada en esos niños (DIR). No obstante, observaciones relacionadas a las investigaciones y a la literatura desarrollista sugieren que tales limitaciones pueden ser superadas, desde que se resalte el papel fundamental de la conexión afectiva para la disminución del desvío del desarrollo de los niños autistas.

    Resumo em Inglês:

    This study explains how affective connection is crucial to typical child development and is used in autistic children interventions. Using a developmental approach, which seeks to understand the development of autistic children compared to the typical child development, the article aims at highlighting the importance of affective connection in developmental interventions. We reviewed the developmental literature, considering how human infant's ability of affective connection contributes to child development. This failure in the development of autistic children produces important impairments. Thus, we review the programs SCERTS and DIR in order to understand how they consider affective connection. The conclusion is that these programs, although seeking the overall development of autistic children, have limitations: in relation to the understanding of affective connection as a precursor of child's development (SCERTS) and in the search of objective strategies to develop it on these children (DIR). However, observations about research and developmental literature suggest that such limitations can be overcomed provided that the role of affective connection to decrease the deviation of autistic children development is stressed.
  • Processos clínicos em Núcleos de Apoio à Saúde da Família / NASF: estágio supervisionado Artigos

    Santeiro, Tales Vilela

    Resumo em Português:

    Os diálogos entre a Psicologia e a saúde pública têm se estreitado nos últimos anos, visando à consolidação da profissão em seus compromissos com a realidade brasileira. Este artigo objetiva discutir o papel da Psicologia clínica integrada a Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipamentos do Sistema Único de Saúde. As discussões enfocadas resultam de estágios desenvolvidos por estudantes de universidade pública federal, de cidade de pequeno porte do interior do Centro-Oeste. As atividades ocorrem em cinco NASF e perfazem, por semestre, 16 semanas de estudos teóricos e de intervenção supervisionada, em andamento desde 2011. Na realidade retratada, atividades de ensino e aprendizado em Psicologia clínica em suas interfaces com a saúde pública têm ocorrido entre distintas demandas: as dos usuários, compreendidos como singulares e representantes do entorno social, e as da formação em Psicologia, comprimidas entre imperativos vinculados às políticas públicas de ensino superior e de saúde pública. Há ponderações sobre o custo emocional que se coloca aos estagiários em busca de identidade profissional nesse contexto. Articular distintas necessidades permanece como desafio a ser vivido e constantemente refletido por profissionais e estudantes de Psicologia clínica.

    Resumo em Espanhol:

    Los diálogos entre la Psicología y la salud pública se han estrechado en los últimos años, visando la consolidación de la profesión en sus compromisos con la realidad brasileña. Este artículo tiene el objetivo de discutir el papel de la Psicología clínica integrada a Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia (NASF), equipos del Sistema Único de Salud. Las discusiones enfocadas resultan de pasantías desarrolladas por estudiantes de universidades públicas federales, de ciudades de pequeño porte del interior del Centro Oeste. Las actividades ocurren en cinco NASF y completan, por semestre, 16 semanas de estudios teóricos y de intervención supervisada, en trámite desde 2011. En la realidad retratada, actividades de enseñanza y aprendizaje en Psicología clínica en sus interfaces con la salud pública han ocurrido entre distintas demandas: las de los usuarios, comprendidos como singulares y representantes del entorno social, y las de la formación en Psicología, comprimidas entre imperativos vinculados a las políticas públicas de enseñanza superior y de salud pública. Hay ponderaciones sobre el costo emocional que se les impone a los practicantes en busca de identidad profesional en ese contexto. Articular distintas necesidades permanece como un desafío a ser vivido y constantemente reflexionado por profesionales y estudiantes de Psicología clínica.

    Resumo em Inglês:

    The connection between psychology and public health has become narrowed in recent years, aiming at the consolidation of the profession in its commitments to the Brazilian reality. This article discusses the role of the integration of clinical psychology to Family Health Care Centers (NASFs), equipments of the Brazilian Unified Health System. Focused discussions result from supervised training courses developed by students from a public university in a small town in the interior of the Midwest. The activities take place on 5 NASFs and account for 16 weeks of theoretical and supervised intervention per semester, which have been ongoing since 2011. In the reality portrayed, teaching and learning in clinical psychology interfaced with public health have occurred between different demands: the users', understood as individuals and social environment representatives, and those of training in Psychology, compressed into imperatives linked to public policies on higher education and public health. There are considerations about the emotional cost that arises for the trainees who seek professional identity in this context. Articulating distinct needs remains a challenge to be faced and constantly reflected by professionals and clinical psychology students.
  • Análise do comportamento e sociedade: implicações para uma ciência dos valores Artigos

    Bogo, Anne Carolynne; Laurenti, Carolina

    Resumo em Português:

    O behaviorismo radical tem sido alvo de muitas críticas, principalmente no que se refere às questões éticas. A despeito dessas críticas, Skinner considera a análise do comportamento uma ciência dos valores, discutindo a moralidade em termos de comportamento moral. Entretanto, a afirmação de que a análise do comportamento é uma ciência dos valores pode ter consequências sociais distintas a depender do modelo de ciência adotado como pressuposto. O debate científico contemporâneo trata da crise do modelo moderno de ciência e do surgimento de outro: o modelo pós-moderno. Uma das diferenças entre essas duas propostas científicas refere-se à relação entre ciência e sociedade. Considerando esses aspectos, o objetivo deste trabalho é discutir qual modelo de ciência, moderno ou pós-moderno, norteia a assertiva skinneriana que declara a análise do comportamento uma ciência dos valores. Para tanto, serão apresentadas, inicialmente, algumas concepções tradicionais de explicação do comportamento moral e as principais críticas que Skinner dirige a elas. Em seguida, o sistema ético skinneriano será analisado, juntamente às questões sociais envolvidas na prática do analista do comportamento. E, por fim, discutir-se-á como cada modelo de ciência pode subsidiar práticas de intervenção diferentes, com consequências sociais igualmente distintas.

    Resumo em Espanhol:

    El behaviorismo radical ha sido objetivo de muchas críticas, principalmente en lo que se refiere a las cuestiones éticas. Al respeto de esas críticas, Skinner considera el análisis del comportamiento una ciencia de los valores, discutiendo la moralidad en términos de comportamiento moral. No obstante, la afirmación de que el análisis del comportamiento es una ciencia de los valores puede tener consecuencias sociales distintas dependiendo del modelo de ciencia adoptado como supuesto. El debate científico contemporáneo trata la crisis del modelo moderno de ciencia y del surgimiento de otro: el modelo postmoderno. Una de las diferencias entre estas dos propuestas científicas se refiere a la relación entre ciencia y sociedad. Considerando esos aspectos, el objetivo de este trabajo es discutir qué modelo de ciencia, moderno o postmoderno, nortea la asertiva skinneriana que declara el análisis del comportamiento una ciencia de los valores. Para eso, serán presentadas, inicialmente, algunas concepciones tradicionales de explicación del comportamiento moral y las principales críticas que Skinner dirige a ellas. Enseguida, el sistema ético skinneriano será analizado, juntamente a las cuestiones sociales involucradas en la práctica del analista del comportamiento. Y, por fin, se discutirá como cada modelo de ciencia puede subvencionar prácticas de intervención diferentes, con consecuencias sociales igualmente distintas.

    Resumo em Inglês:

    Radical behaviorism has attracted a lot of criticism, mainly when it comes to ethical issues. Despite the criticism, Skinner considers the behavior analysis a science of values, discussing morality in terms of moral behavior. However, the claim that the behavior analysis is a science of values may have distinctive social consequences depending on the model of science to be assumed. The contemporary scientific debate is about the crisis of the modern model of science and the emergence of another: the postmodern model. One of the differences between these two scientific proposals refers to the relation between science and society. Considering these aspects, the objective of this paper is to discuss which model of science, modern or postmodern, based on the skinnerian statement which declares the behavior analysis a science of values. To do so, initially, some traditional conceptions explaining moral behavior, and the main criticism that Skinner directs to them will be presented. Then, Skinner's ethical system will be analyzed, along with the social issues involved in the behavior analyst's practice, and, finally, the paper will discuss how each model of science can support different intervention practices, with equally distinct social consequences.
  • Possibilidades de atuação para o licenciado em Psicologia nas Etecs Artigos

    Pandita-Pereira, Angelina; Sekkel, Marie Claire

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um levantamento do campo de atuação possível para o licenciado em Psicologia nas escolas técnicas estaduais de São Paulo (Etecs), buscando evidenciar a existência desse campo e provocar o debate sobre ele. Iniciamos o texto historicizando e contextualizando o ensino de Psicologia na educação profissional de nível médio. Posteriormente, apresentamos o processo de construção dos dados, que consistiu em levantamento e organização de informações disponíveis em sítios oficiais do Centro Paula Souza, identificando em quais disciplinas e cursos o licenciado em Psicologia pode ministrar aulas nas Etecs, bem como quão representativos são esses cursos na rede de ensino técnica pública estadual. Os resultados apontam um amplo campo possível de atuação para o licenciado em Psicologia, como em cursos técnicos de Administração, Marketing e Segurança do Trabalho, e sua ausência nos cursos técnicos de Enfermagem, e incitam ainda questões sobre os objetivos e as contribuições dos conhecimentos psicológicos abordados nas Etecs e sobre os fatores que determinam sua presença nesse contexto. Os resultados destacam também a necessidade de os profissionais da Psicologia fomentarem discussões quanto à licenciatura em Psicologia no sentido de avaliar as contribuições que o ensino da área pode trazer ao ensino médio profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta un relevamiento del campo de actuación posible para el licenciado en Psicología en las escuelas técnicas estaduales de São Paulo (Etecs), buscando evidenciar la existencia de ese campo y provocar el debate sobre él. Iniciamos el texto historiando y contextualizando la enseñanza de Psicología en la educación profesional de nivel secundario. Posteriormente, presentamos el proceso de construcción de los datos, que consistió en el relevamiento y organización de informaciones disponibles en sitios oficiales del Centro Paula Souza, identificando en que disciplinas y cursos el licenciado en Psicología puede impartir clases en las Etecs, así como lo representativos que son esos cursos en la red de enseñanza técnica pública estadual. Los resultados muestran un amplio campo posible de actuación para el licenciado en Psicología, como en cursos técnicos de Administración, Marketing y Seguridad del Trabajo, y su ausencia en los cursos técnicos de Enfermería, e incitan también cuestiones sobre los objetivos y las contribuciones de los conocimientos psicológicos abordados en las Etecs y sobre los factores que determinan su presencia en ese contexto. Los resultados destacan también la necesidad de que los profesionales de la Psicología fomenten discusiones en relación a la licenciatura en Psicología en el sentido de evaluar las contribuciones que la enseñanza del área le puede traer a la enseñanza secundaria profesional.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a survey of a possible field of work for psychology graduates in the technical state schools of São Paulo, seeking to demonstrate the existence of this field and to debate on it. We start the text putting in historic perspective and contextualizing teaching psychology in high school professional education. Later we present the construction process of the data, which consisted of gathering and organizing information available on the official websites of Paula Souza Center, identifying in which disciplines and courses the licensee in psychology can teach classes in Etecs and how representative are these courses on the state's public technical education network. The results point to a wide range of possible work for a psychology teacher, such as the technical courses in Management, Marketing and Safety, and its absence in the technical course in Nursing. They urge further questions about the objectives and the contributions of psychological knowledge addressed in the Etecs and the factors that determine their presence in this context, and point to the need that psychology professionals encourage discussion about psychology teacher education in order to consider the contributions that the teaching of psychology can bring to the high school professional.
  • Formação em Psicologia no contexto das diretrizes curriculares nacionais: uma discussão sobre os cenários da prática em saúde Artigos

    Poppe, Andrea Regina Soares; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as contribuições que os cenários da prática em saúde, na graduação em Psicologia e na perspectiva das Novas Diretrizes Curriculares, oferecem à formação. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da pesquisa qualitativa e envolveu dois cursos de Psicologia em universidades situadas na Baixada Santista/SP. Utilizou-se para o desenvolvimento da pesquisa as técnicas de entrevista semiestruturada com 13 professores e 4 alunos, grupos focais com 14 alunos e análise documental dos projetos dos cursos, disponíveis online, para produção dos dados. No campo da análise de dados, privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que mudanças nas diretrizes curriculares para o curso de Psicologia foram consideradas positivas, com destaque para a inserção dos alunos em cenários da prática a partir dos primeiros anos e a possibilidade de cada instituição poder escolher as ênfases, e indicam, também, a necessidade do aprofundamento da discussão acerca de uma formação mais generalista bem como de uma prática psicológica mais pautada nos princípios do SUS. As análises empreendidas permitiram aproximar focos que ainda demandam aprofundamento e novas investigações, revelando a contemporaneidade do tema e sua complexidade no contexto não apenas das transformações no ensino da Psicologia como também das mudanças na educação superior do País.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza las contribuciones que los escenarios de la práctica en salud, en la graduación en Psicología y en la perspectiva de las Nuevas Directrices Curriculares, ofrecen a la formación. La pesquisa fue desarrollada en la perspectiva de la investigación cualitativa e involucró dos cursos de Psicología en universidades ubicadas en la Baixada Santista/SP. Se utilizó para el desarrollo de la investigación las técnicas de entrevista semiestructurada con 13 profesores y 4 alumnos, grupos focales con 14 alumnos y análisis documental de los proyectos de los cursos, disponibles online, para la producción de los datos. En el campo del análisis de datos, se privilegió el análisis de contenido. Los resultados revelaron que cambios en las directrices curriculares para el curso de Psicología fueron consideradas positivas, con destaque para la inserción de los alumnos en escenarios de la práctica desde los primeros años y la posibilidad de que cada institución pudiese elegir los énfasis, e indican, también, la necesidad de la profundización de la discusión acerca de una formación más generalista así como de una práctica psicológica más pautada en los principios del SUS. Los análisis emprendidos permitieron aproximar focos que aún demandan profundización y nuevas investigaciones, revelando la contemporaneidad del tema y su complejidad en el contexto no apenas de las transformaciones en la enseñanza de la Psicología sino también de los cambios en la educación superior del País.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the contributions that health care practice settings offer for students´ education in the undergraduation course of Psychology and regarding the New Curriculum Guidelines. This research was developed from the perspective of qualitative research involving two psychology courses in universities located in Santos/SP. Semi-structured interviews with 13 teachers and 4 students, focus groups with 14 students and document analysis of projects of the available online courses were used for data production. Data analysis focused on content analysis. The results showed that changes in the curriculum guidelines for the psychology course were positive, with emphasis on the inclusion of students in practice settings since the early years and the possibility of each institution to choose the emphases. They also indicate the need for further discussion of a more general education, as well as a psychological practice based on the principles of SUS (Unique Health System). The analyzes allowed to identify the points that still require further investigations and new investigations revealing the contemporality and the complexity of the theme in the context of changes in educational psychology as well as in the graduation courses in the country.
  • Travestis e transexuais profissionais do sexo: implicações da Psicologia Artigos

    Giongo, Carmem Regina; Menegotto, Lisiane Machado De Oliveira; Petters, Simone

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo analisar e discutir as demandas de travestis e transexuais profissionais do sexo com relação à saúde mental. Participaram do estudo 10 travestis e 2 transexuais, e todas se declararam profissionais do sexo. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais, sendo a análise dos dados qualitativa pautada na análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram uma fragilidade na rede de apoio social e afetiva dos participantes, representada pelo sentimento de abandono e de solidão. Os resultados evidenciaram a necessidade de implementação de políticas públicas e de intervenções no âmbito da saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivo analizar y discutir las demandas de travestis y transexuales profesionales del sexo con relación a la salud mental. Participaron del estudio 10 travestis y 2 transexuales, y todas se declararon profesionales del sexo. La recogida de datos se dio por medio de grupos focales, siendo el análisis de los datos cualitativo pautado en el análisis de contenido. Los resultados de la investigación apuntaron una fragilidad en la red de apoyo social y afectivo de los participantes, representada por el sentimiento de abandono y de soledad. Los resultados evidenciaron la necesidad de implementación de políticas públicas y de intervenciones en el ámbito de la salud mental.

    Resumo em Inglês:

    This work had as a goal to analyze and discuss the demands of sex professionals, as transvestites and trans-sexual in relation to mental health. Ten transvestites and two trans-sexuals participated in this study. All the participants declared themselves sex professionals. The collection of data happened through focal groups, being the qualitative analysis of the data ruled in the content analysis. The results of the survey pointed to a fragility in the social and affectionate support of the participants, represented by the feeling of desertion and solitude. The results showed the necessity of the implementation of public policies and interventions in the context of mental health.
  • Lofts: habitações para além do contexto moderno Artigos

    Vasconcelos, Bruno Ricardo; Próchno, Caio César Souza Camargo; Silva, Luiz Carlos Avelino da

    Resumo em Português:

    Este artigo problematiza a habitação humana na contemporaneidade, tomando o loft como objeto de análise. Seu objetivo é dialogar, a partir de perspectivas críticas acerca das implicações que emergem da re-significação do espaço da casa, lócus das relações interpessoais contemporâneas. A partir de um referencial teórico que transita entre a psicanálise e a Sociologia, constata-se que as dinâmicas que se dão num contexto de transição, onde os modos de vida estão em metamorfose, assim como o seu contorno e seu substrato. E nesse contexto, o loft emerge como um símbolo da pós-modernidade, na transposição do espaço público para o privado, sendo um local onde tudo se vê e tudo se mostra, da liquidez das relações e da solidão.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo problematiza la vivienda humana en la contemporaneidad, tomando el loft como objeto de análisis. Su objetivo es dialogar, desde perspectivas críticas acerca de las implicaciones que emergen de la resignificación del espacio de la casa, locus de las relaciones interpersonales contemporáneas. Desde un referencial teórico que transita entre el Psicoanálisis y la Sociología, se constata que las dinámicas que se dan en un contexto de transición, donde los modos de vida están en metamorfosis, así como su contorno y su substrato. Y en ese contexto, el loft emerge como un símbolo de la post modernidad, en la transposición del espacio público para el privado, siendo un lugar donde todo se ve y todo se muestra, de la liquidez de las relaciones y de la soledad.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the human habitation in contemporary times, taking the loft as an object of analysis. Its objective is to dialogue, parting from critical perspectives about the implications that emerges of re-signification of the house's space, locus of the interpersonal contemporary relationships. Using theorical references that moves towards Psychoanalysis and Sociology, it is observed that the dynamics which develops on a transitional context, where the life patterns are in metamorphosis, as it's shape and it's essence. In this context, the loft emerges as a symbol of post-modernity, in transposition of public spaces to the private ones, locals where everything is seeing and everything shows itself, space of liquid relationships and loneliness.
  • Pais e filhos em psicoterapia: o atendimento clínico com uma criança Experiência

    Pretto, Zuleica; Langaro, Fabíola

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o relato de um processo psicoterápico realizado com uma criança com base na teoria existencialista de Jean-Paul Sartre. Nele são discutidas questões sobre a infância descritas pela teoria sartreana e por alguns autores existencialistas, bem como são desenvolvidas reflexões sobre esse período da vida e sobre seus desdobramentos para a constituição dos sujeitos. O processo psicoterápico aqui descrito envolveu a participação ativa da mãe da criança, e esse foi um fator considerado determinante para que mudanças na personalidade de ambos pudessem se efetivar. Além disso, a psicoterapia com base na teoria sartreana objetivou ser uma mediação capaz de auxiliar a criança a compreender a forma como estava sua personalidade se constituindo até então, promovendo mudanças em seu projeto-de-ser no intuito de que suas ações no mundo se tornassem, cada vez mais, condizentes com seu desejo. Destaca-se, assim, que ao final do processo, foi possível à criança, bem como à sua família, superar a situação de impasse e de sofrimento que os levaram a procurar o auxílio da Psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta el relato de un proceso psicoterápico realizado con un niño con base en la teoría existencialista de Jean Paul Sartre. En este son discutidas cuestiones sobre la infancia descritas por la teoría sartreana y por algunos autores existencialistas, así como son desarrolladas reflexiones sobre ese período de la vida y sobre sus desdoblamientos para la constitución de los sujetos. El proceso psicoterápico aquí descrito involucró la participación activa de la madre del niño, y ése fue un factor considerado determinante para que cambios en la personalidad del sujeto en terapia pudiesen efectivarse. Además, la psicoterapia con base en la teoría sartreana demostró ser una mediación capaz de auxiliar al niño a comprender la forma como estaba constituyéndose su personalidad hasta entonces, promoviendo cambios en su proyecto de ser con la intención de que sus acciones en el mundo se volviesen, cada vez más, acordes con su deseo. Se destaca, así, que al final del proceso, le fue posible al niño, así como a su familia, superar la situación de impasse y de sufrimiento que les llevaron a buscar el auxilio de la Psicología.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a description of a psychotherapeutic process carried out with a child based on the existentialist theory of Jean-Paul Sartre. In it, some issues of childhood described by Sartre's theory and some existentialist authors are discussed and some reflections about this period of life and its consequences for the constitution of personality are developed. The psychotherapeutic process described here involved the active participation of the child's mother and this was a factor considered crucial for the changes in the personality of the child in therapy. In addition, psychotherapy based on Sartre's theory aimed to help the child to understand how his personality was being constituted by then, making changes in his being project in order to achieve his desire. After all, it is considered that when the process was finished, it was possible for the child and his family to overcome the impasse and suffering that led them to seek the help of psychology.
  • Documento sem título Homenageado

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br