Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 38, Issue: spe, Published: 2018
  • Celebrating 15 years of Advancement in the Area of Psychological Assessment Editorial

    Santos, Acácia Angeli dos
  • Impact of 15 Years of Satepsi on Brazilian Psychological Assessment Artigo

    Reppold, Caroline Tozzi; Noronha, Ana Paula Porto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo teórico tem como objetivo apresentar os impactos mais relevantes acarretados pela instalação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia na área de Avaliação Psicológica (AP) no Brasil. As ações do Satepsi envolvem, sobretudo, regulamentação própria sobre a área, avaliação dos requisitos mínimos de qualidade dos testes psicológicos disponíveis, divulgação de informações sobre AP à comunidade e atividades de formação continuada e conscientização da classe. A publicação da análise dos primeiros testes psicológicos se deu em 2003 e no presente ano cumpre 15 anos de existência. A data merece ser comemorada em razão das melhorias promovidas amplamente na formação do psicólogo, na qualificação dos testes psicológicos, no resgate da credibilidade da área e na construção de um conjunto de saberes que devem ser adotados quando da realização de práticas de avaliação. A promulgação da Resolução n° 009/2018 estabelece as atuais diretrizes para a realização da Avaliação Psicológica no exercício profissional com fins diagnósticos e é resultado dos avanços ocorridos na AP no Brasil nos últimos anos, reconhecidos em publicações nacionais e internacionais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente artículo teórico tiene como objetivo presentar los impactos más relevantes acarreados por la instalación del Sistema de Evaluación de Pruebas Psicológicas (Satepsi) del Consejo Federal de Psicología en el área de Evaluación Psicológica (AP) en Brasil. Las acciones del Satepsi involucran, sobre todo, regulación propia sobre el área, evaluación de los requisitos mínimos de calidad de las pruebas psicológicas disponibles, divulgación de informaciones sobre AP a la comunidad y actividades de formación continuada y concientización de la clase. La publicación del análisis de las primeras pruebas psicológicas se dio en 2003 y en el presente año cumple 15 años de existencia. La fecha merece ser conmemorada debido a las mejoras promovidas ampliamente en la formación del psicólogo, en la calificación de las pruebas psicológicas, en el rescate de la credibilidad del área y en la construcción de un conjunto de saberes que deben ser adoptados al realizar las prácticas de evaluación. La promulgación de la Resolución 009/2018 establece las actuales directrices para la realización de la Evaluación Psicológica en el ejercicio profesional con fines diagnósticos y es el resultado de los avances ocurridos en la AP en Brasil en los últimos años, reconocidos en publicaciones nacionales e internacionales.

    Abstract in English:

    Abstract: This theoretical article aims to present the most relevant impacts caused by the installation of the Psychological Testing System (Satepsi) of the Federal Council of Psychology in the area of Psychological Assessment (PA) in Brazil. Satepsi's actions involve, in particular, regulation of the area, assessment of the minimum quality requirements of available psychological tests, dissemination of information about PA to the community, continuing education activities and class awareness. The publication of the analysis of the first psychological tests occurred in 2003 and this year celebrates 15 years of existence. The date deserves to be celebrated because of the improvements promoted widely in the training of the psychologist, in the qualification of psychological tests, in the recovery of the credibility of the area and in the construction of a set of knowledges that should be adopted when carrying out evaluation practices. The promulgation of Resolution 009/2018 establishes the current guidelines for conducting the Psychological Evaluation in professional practice for diagnostic purposes and is a result of the advances that have occurred in the PA in Brazil in recent years, recognized in national and international publications.
  • What Changes with CFP Resolution 09/2018? Artigo

    Rueda, Fabián Javier Marin; Zanini, Daniela Sacramento

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente trabalho visa discutir a Resolução n° 09/2018, publicada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Para isso, o artigo foi organizado em três pontos de discussão. Primeiramente é relatado o processo de construção da resolução, desde o início da atual gestão da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica até a publicação do documento, entendendo ser relevante que tal informação seja de conhecimento dos psicólogos. Na sequência é apresentada a resolução propriamente dita, explanando sobre as alterações e inserções nela contidas, em comparação às resoluções por ela revogadas. Por fim, as conclusões do trabalho são apresentadas, assim como uma breve “prestação de contas” do trabalho desenvolvido até o momento pela gestão que está a frente da área de avaliação psicológica do CFP.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente trabajo busca discutir la Resolución n° 09/2018, publicada por el Consejo Federal de Psicología (CFP). Para ello, el artículo fue organizado en tres puntos de discusión. En primer lugar se relata el proceso de construcción de la resolución, desde el inicio de la actual gestión de la Comisión Consultiva en Evaluación Psicológica hasta la publicación del documento, entendiendo que es relevante que dicha información sea de conocimiento de los psicólogos. A continuación se presenta la resolución propiamente dicha, explicando sobre las modificaciones e inserciones en ella contenidas, en comparación con las resoluciones que revocó. Por último, las conclusiones del trabajo se presentan, así como una breve “prestación de cuentas” del trabajo desarrollado hasta el momento por la gestión que está frente de la área de evaluación psicológica del CFP.

    Abstract in English:

    Abstract: The present work aims to discuss Resolution No. 09/2018, published by the Federal Council of Psychology (CFP). For this, the article was organized in three points of discussion. Firstly, it is reported the process of the resolution construction, from the beginning of the current management of the Advisory Committee on Psychological Assessment until the publication of the document, understanding that it is relevant that such information should be known by the psychologists. Following, the resolution is presented, explaining the amendments and insertions contained therein, in comparison with the resolutions it repealed. Finally, the conclusions of the work are presented, as well as a brief “accountability” of the work developed so far by the management that is at the forefront of the psychological assessment area of the CFP.
  • Guidelines for the Construction of Psychological Tests: Regulation CFP No: 009/2018 in Highlight Artigo

    Andrade, Josemberg Moura de; Valentini, Felipe

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo objetiva apresentar diretrizes para a construção de testes psicológicos considerando as recomendações do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – Satepsi, a partir da Resolução do CFP n° 009, de 25 de abril de 2018. São discutidos os principais aspectos psicométricos considerados indispensáveis para a construção de testes psicológicos, a saber: evidências de precisão/fidedignidade, evidências de validade, e, por fim, sistema de correção e interpretação dos escores. Em cada uma das subseções são apresentadas brevemente as definições e formas de obtenção dos respectivos parâmetros. Além disso, destaque foi dado às modificações apresentadas pela Resolução n° 009/2018. Para além dos conceitos psicométricos, a referida Resolução também destaca a justiça e proteção dos direitos humanos no processo de avaliação psicológica. Argumenta-se que a justiça é uma questão fundamental de validade da interpretação dos escores individuais para os usos pretendidos e requer atenção em todos os estágios de desenvolvimento e uso de testes. Conclui-se que a nova Resolução apresenta avanços em relação as Resoluções e notas técnicas anteriores. A partir de um contínuo aprimoramento, o Satepsi buscou critérios psicométricos alinhados aos avanços técnicos e científicos da área. Com isso, esperamos que a Resolução impulsione os desenvolvedores de testes a buscarem o aprimoramento dos testes e, consequentemente, do processo de avaliação psicológica.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente artículo tiene como objetivo presentar directrices para la construcción de pruebas psicológicas considerando las recomendaciones del Sistema de Evaluación de Pruebas Psicológicas - Satepsi, a partir de la Resolución del CFP n° 009, del 25 de abril de 2018. Se discuten los principales aspectos psicométricos considerados indispensables para la construcción de pruebas psicológicas, a saber: evidencias de precisión/fiabilidad, evidencias de validez, y, por último, sistema de corrección e interpretación de los escores. En cada una de las subsecciones se presentan brevemente las definiciones y formas de obtención de sus parámetros. Además, se destacó la modificación presentada por la Resolución 009/2018. Además de los conceptos psicométricos, la referida Resolución también destaca la justicia y protección de los derechos humanos en el proceso de evaluación psicológica. Se argumenta que la justicia es una cuestión fundamental de validez de la interpretación de los escores individuales para los usos pretendidos y requiere atención en todas las etapas de desarrollo y uso de pruebas. Se concluye que la nueva Resolución presenta avances en relación a las Resoluciones y notas técnicas anteriores. A partir de un continuo perfeccionamiento, el Satepsi buscó criterios psicométricos alineados a los avances técnicos y científicos del área. Con eso, esperamos que la Resolución impulse a los desarrolladores de pruebas a buscar el perfeccionamiento de las pruebas y, consecuentemente, del proceso de evaluación psicológica.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper is dedicated to present the guidelines on constructing psychological tests based on the Satepsi (a Brazilian evaluation system for psychological tests), from CFP's (Brazilian National Council for Psychologists) Resolution No: 009/2018. We present the main psychometric features as references for constructing tests, as follow: evidence of reliability, and validity, as well as score standardization. In each section, we briefly describe the definition and the ways to assess these features. Furthermore, we highlighted the modifications yielded by the new legislation No: 009/2018. Beyond the psychometrics, the CFP's legislation also emphasizes the fairness and the human rights on assessment. We consider the fairness as one of the main aspects for scores interpretation, and it requires attention on all steps in using a test. We conclude the new CFP's legislation is more updated than the previous one. Based on a permanent attempt to enrich the standards for testing, the Satepsi seeks for psychometric criteria aligned with the technical and scientific improvements. We expect the CFP's legislation propels the test developers to constantly pursue improvements on the test and psychological assessment.
  • Satepsi and the Technical Quality of Psychological Testing in Brazil Artigo

    Cardoso, Lucila Moraes; Silva-Filho, Jose Humberto da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo foi produzido mediante a comemoração dos 15 anos do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi). Inicialmente serão apresentados aspectos históricos que fundamentam a decisão do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de criar um sistema de análise dos instrumentos, bem como alguns dos desafios vivenciados pela comunidade científica nesses anos. Em seguida, a partir de uma revisão de estudos sobre os testes psicológicos disponíveis no Satepsi, pretende-se discutir a evolução das características dos testes psicológicos disponíveis no Brasil. Buscou-se contrastar os dados das pesquisas recentes com um levantamento feito em fevereiro de 2018 no Satepsi. No levantamento, foram identificados 180 testes psicológicos com pareceres favoráveis, sugerindo que do ponto de vista quantitativo praticamente quadruplicou o número de testes disponíveis no mercado desde a criação do Satepsi. Além disso, nota-se que a qualidade do material acompanhou os avanços da área. A partir das análises feitas, defende-se a importância do Satepsi para assegurar que materiais de qualidade estejam acessíveis para uso dos psicólogos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente artículo fue producido mediante la conmemoración de los 15 años del Sistema de Evaluación de las Pruebas Psicológicas (en Brasil SATEPSI). Inicialmente van a ser presentados aspectos históricos que fundamentan la decisión del Consejo Federal de Psicología (CFP) de crear un sistema de análisis de los instrumentos, así como algunos de los desafíos vivenciados por la comunidad científica en estos años. Después, a partir de una revisión de los estudios sobre las pruebas psicológicas disponibles, se pretende discutir la evolución de las características de las pruebas psicológicas disponibles en Brasil. Se busca contrastar los dados de las investigaciones recientes con uno levantamiento hecho, en febrero de 2018, en SATEPSI. Fueron identificados 180 pruebas psicológicas con dictamen favorables, sugiriendo que del punto de vista cuantitativo prácticamente cuadruplicó el número de pruebas disponibles en el mercado desde la creación del SATEPSI. Además, se nota que la cantidad del material acompañó los avances del área. A partir de las análisis hechas, se defiende la importancia del SATEPSI para garantizar que los materiales de calidad estén accesibles para el uso de los psicólogos.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper was produced to celebrate the 15th anniversary of the Psychological Test Assessment System (in Brazil Satepsi). Initially, the historical aspects that underpin the Federal Council of Psychology's decision to create a system of analysis instruments will be presented, as well as some challenges faced by the scientific community in the past years. Thereafter, stemming from a review of carried out studies on the available psychological test in the Satepsi, the evolution of the available psychological tests’ features in Brazil are discussed. Current research's data were contrasted with a survey performed in February, 2018, at Satepsi. 180 psychological tests with favorable positions were identified, suggesting that, from a quantitative point view, the number of available tests on the market virtually quadruplicated since the Satepsi creation. Furthermore, it was noticed that the quality of the material accomplished the advances in the area. Stemming from the carried out analysis, the importance of the Satepsi to assure that good materials will be reachable on use by psychologists is upheld.
  • Satepsi's Contributions to Compulsory Psychological Assessments (Traffic, Weapons Carry and Public Contexts) Artigo

    Faiad, Cristiane; Alves, Irai Cristina Boccato

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Por avaliação psicológica compulsória, entende-se uma avaliação de caráter obrigatório, quando o indivíduo deve realizá-la por alguma exigência legal, em cumprimento a alguma exigência normativa. Dentre os exemplos mais comuns existentes no Brasil e que se aplicam a esta avaliação estão a realizada para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas do Detran, a avaliação psicológica no contexto de concursos públicos, a avaliação para manuseio de arma de fogo, dentre outras. O objetivo do presente artigo é apresentar um panorama geral dessas avaliações e discutir, acima de tudo, as contribuições que o Satepsi realizou para a melhoria dessas práticas. Apresentou-se inicialmente um histórico das normativas construídas pelo Conselho Federal (CFP), nos últimos 15 anos e para cada uma dessas práticas, algumas das normas e ações realizadas pelo CFP para seu aprimoramento. Apesar de claras contribuições, entende-se que muitos investimentos no campo da pesquisa ainda precisam ser realizados para melhor subsidiar a atuação dos psicólogos e psicólogas de cada uma das áreas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Por evaluación psicológica obligatoria, se entiende una evaluación de carácter obligatorio, cuando el individuo debe realizarla por alguna exigencia legal, en cumplimiento a alguna exigencia normativa. Entre los ejemplos más comunes en Brasil y que se aplican a esta evaluación, se destacan, la realizada para la obtención o renovación de la Carnet Nacional de Habilitación para conductores del Detran, la evaluación psicológica en el contexto de concursos públicos, la evaluación para manejo de arma de fuego, entre otras. El objetivo del presente artículo es presentar un panorama general de esas evaluaciones y discutir, sobre todo, las contribuciones que el Satepsi realizó para la mejora de esas prácticas. Se presentó inicialmente un histórico de las normativas construidas por el Consejo Federal (CFP), en los últimos 15 años y para cada una de esas prácticas, algunas de las normas y acciones realizadas por el CFP para su perfeccionamiento. A pesar de claras contribuciones, se entiende que muchas inversiones en el campo de la investigación todavía necesitan ser realizadas para mejor subsidiar la actuación de los psicólogos y psicólogas de cada una de las áreas.

    Abstract in English:

    Abstract: By compulsory psychological assessment it is understood an evaluation of a mandatory nature, when a person must perform it for some legal requirement, in compliance with some normative requirement. Among the most common examples that exist in Brazil and that apply to this evaluation are those performed to obtain or renew the National Drivers License for Detran, psychological assessment in the public context, evaluation to carry weapons, among others. The purpose of this article is to present an overview of these evaluations and to discuss, above all, the contributions that Satepsi has made to improve these practices. Initially, we present a history of the regulations built by the Federal Council in the last 15 years and for each of these practices, and some of the standards and actions carried out by the CFP for its improvement. Despite clear contributions, it is understood that many investments in the field of research still need to be performed to better subsidize the performance of psychologists in each of these fields.
  • Psychological Assessment in Special Education in the Perspective of Inclusive Education Artigo

    Anache, Alexandra Ayach

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar proposições sobre o processo de avaliação psicológica de indivíduos com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural, considerando as pesquisas realizadas neste campo. Para esse fim, optou-se em realizar um ensaio acadêmico que visa apresentar e discutir os processos avaliativos na perspectiva histórico-cultural, baseado em livros clássicos dos autores com essa afiliação teórica, artigos publicados em periódicos científicos da área e áreas afins os quais foram balizados com a nossa experiência profissional. Destarte, organizamos este texto em dois eixos temáticos, sendo que o primeiro apresenta os elementos teóricos assumidos neste estudo e o segundo, referem-se às proposições para realização da avaliação psicológica de indivíduos com deficiência intelectual, caracterizando-a como avaliação-intervenção, alinha-se com três princípios do método instrumental proposto por Vygotski (1996), a saber: 1) análise do processo e não do objeto; 2) análise explicativa e não descritiva; e 2) a análise genética, do processo de desenvolvimento do indivíduo para construir explicações sobre a sua dinâmica psicológica.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo tiene como principal objetivo presentar proposiciones sobre el proceso de evaluación psicológica de individuos con discapacidad intelectual en la perspectiva histórico-cultural, considerando las investigaciones realizadas en este campo.. Para este fin, se optó en realizar un ensayo académico que busca presentar y discutir los procesos de evaluación en la perspectiva histórico-cultural, basado en libros clásicos de los autores con esa afiliación teórica, artículos publicados en revistas científicas del área y áreas afines, con nuestra experiencia profesional.. De este modo, organizamos este texto en dos ejes temáticos, siendo que el primero presenta los elementos teóricos asumidos en este estudio y el segundo, se refiere a las proposiciones para la realización de la evaluación psicológica de individuos con discapacidad intelectual, caracterizándola como evaluación-intervención, que se alinea con tres principios del método instrumental propuesto por Vygotski (1996), a saber: 1) análisis del proceso y no del objeto; 2) análisis explicativo y no descriptivo; y 2) análisis genético del proceso de desarrollo del individuo para construir explicaciones sobre su dinámica psicológica.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper has as main objective to present propositions about the process of psychological assessment of individuals with intellectual disability using the historical-cultural perspective, considering the previous studies carried out in this field. To that end, an academic essay was designed to present and discuss the evaluation processes in the historical-cultural perspective, based on the authors with this theoretical affiliation classic books, papers published in peer-reviewed journals of the area and related areas. Thus, we organize this text in two main topics: the first presents the theoretical elements assumed in this study and the second refers to the propositions for performing the psychological assessment of individuals with intellectual disability, characterizing it as an evaluation-intervention aligned with three principles of the instrumental method proposed by Vygotski (1996), namely: 1) analysis of the process and not of the object; 2) explanatory and non-descriptive analysis; and 3) the genetic analysis of the development process of the individual to construct explanations about their psychological dynamics.
  • Training in Psychological Assessment: Situation, Challenges, and Guidelines Artigo

    Gouveia, Valdiney V.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo teve como objetivo conhecer a formação em Avaliação Psicológica no Brasil, considerando pesquisas com estudantes, professores e profissionais, identificando desafios, avanços e diretrizes. A diversidade da área é o aspecto mais evidente, variando nomes de disciplinas, cargas horárias e conteúdos de um curso a outro, inclusive dentro de um mesmo Estado. Embora se suponha competência do psicólogo, seus conhecimentos e suas atitudes não diferem tanto daqueles dos estudantes, e muitos não conhecem dispositivos legais que regulamentam a prática da Avaliação Psicológica. São identificados entraves para a formação (por exemplo, natureza da área, dificuldade na relação professor-aluno), mas também propostas de diretrizes para formação nesta área. Concluiu-se que é necessário diferenciar níveis de formação ou, decidindo-se por uma generalista, focar em conteúdos mínimos, priorizando documentos que regulamentam a prática profissional.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo tuvo como objetivo conocer la formación en Evaluación Psicológica en Brasil, considerando investigaciones con estudiantes, profesores y profesionales, identificando desafíos, avances y directrices. La diversidad del área es el aspecto más evidente, variando nombres de disciplinas, cargas horarias y contenidos de un curso a otro, incluso dentro de un mismo Estado. Aunque se suponga competencia del psicólogo, sus conocimientos y sus actitudes no difieren tanto de los de estudiantes, y muchos no conocen dispositivos legales que regulan la práctica de la Evaluación Psicológica. Se identifican obstáculos para la formación (e.g., naturaleza del área, dificultad en la relación profesor-alumno), pero también propuestas de directrices para formación en esta área. Se concluyó que es necesario diferenciar niveles de formación o, decidiendo por una generalista, enfocarse en contenidos mínimos, priorizando documentos que regulan la práctica profesional.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aimed to know the training in Psychological Assessment in Brazil, considering studies with undergraduate students, teachers, and professionals, identifying challenges, advances and guidelines. The diversity of the area is the most evident aspect, varying names of disciplines, schedules and contents from one course to another, even within the same state. Although the competence of the psychologist is assumed, their knowledge and their attitudes do not differ so much from those of the students, and many do not know the laws that regulate the practice of Psychological Assessment. Some obstacles, but also some guidelines, to training (e.g., nature of the field, difficulty in the teacher-student relationship) have been identified. In conclusion, it is necessary to differentiate levels of training or, deciding for a generalist one, to focus on minimum contents, prioritizing documents that regulate the professional practice.
  • Psychological Assessment in the 21st Century: Where We Come from and Where We Go Artigo

    Primi, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Na primeira parte, esse artigo fará um enquadramento amplo da avaliação psicológica dentre as atividades profissionais do psicólogo e uma breve descrição reflexiva histórica, dos últimos 18 anos, dos esforços empreendidos pelo Conselho Federal de Psicologia na tentativa de regulamentação da área, focando nas lições aprendidas. Na segunda parte, o artigo irá focar os eventos científicos e históricos ocorridos nos últimos cinco anos, especialmente no âmbito da inteligência artificial, os quais apontam para um novo papel da avaliação psicológica no mundo. O artigo faz uma reflexão sobre as implicações dessas mudanças para o papel do psicólogo e para a regulamentação de sua prática profissional.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: En la primera parte, este artículo hará un encuadramiento amplio de la evaluación psicológica entre las actividades profesionales del psicólogo y una breve descripción reflexiva histórica de los esfuerzos del consejo de reglamentación del área en los últimos dieciocho años, enfocándose en las lecciones aprendidas. En la segunda parte, el artículo se centrará en eventos científicos e históricos ocurridos en los últimos cinco años, especialmente en el ámbito de la inteligencia artificial, que apuntan a un nuevo papel de la evaluación psicológica en el mundo. El artículo hace una reflexión sobre las implicaciones de estos cambios para el papel del psicólogo y para la regulación de su práctica profesional.

    Abstract in English:

    Abstract: In the first part, this article will provide a broad framework of psychological assessment of the psychologist's professional activities and a brief historical reflective description of the area's regulatory board efforts over the past eighteen years., focusing on the lessons learned. In the second part, the article will focus on scientific and historical events occurring in the last five years, especially in the field of artificial intelligence, which point to a new role of psychological assessment in the world. It presents a reflection on the implications of these changes for the role of psychologists and for the regulation of their professional practice.
  • Universal Testing Model Applied to the Area of Psychological Assessment Artigo

    Oliveira, Cassandra Melo; Nunes, Carlos Henrique Sancineto da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O Desenho Universal (DU) é passível de ser adotado no planejamento de espaços, instrumentos e tecnologias que permitam o seu uso por pessoas com um escopo variado de características físicas e psicológicas. No presente artigo são descritos os desdobramentos alcançados pelo DU, ressaltando o desenvolvimento de instrumentos em Psicologia – Testagem Universal (TU). É delineado um roteiro para elaboração de testes segundo os princípios da TU. Uma das principais contribuições da Testagem Universal é a redução da necessidade de adaptações pós-elaboração do instrumental e consequente redução de custos com novos estudos. Ainda, alguns desdobramentos dos modelos de Desenho Universal são apresentados seguidos da perspectiva da diversidade cognitiva em Testagem Universal e a possibilidade de mediação destas demandas no processo de testagem. Finaliza com a proposta de um Modelo Integrativo de Testagem Universal.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El Diseño Universal (DU) puede ser adoptado en la planificación de espacios, instrumentos y tecnologías que permitan su uso por personas con un variado alcance de características físicas y psicológicas. En el presente artículo se describen los logros de la DU, enfatizando el desarrollo de instrumentos en Psicología: evaluaciones diseñadas universalmente (EDU). Se describe una hoja de ruta para el desarrollo de pruebas de acuerdo con los principios de EDU. Una de las principales contribuciones de las Evaluaciones diseñadas universalmente es la reducción de la necesidad de adaptación posterior al instrumento y la consiguiente reducción de costos con nuevos estudios. Aún así, se presentan algunos desarrollos de los modelos de Diseño Universal seguidos por la perspectiva de la diversidad cognitiva en las Evaluaciones diseñadas universalmente y la posibilidad de mediación de estas demandas en el proceso de prueba. Termina con la propuesta de un Modelo Integrativo de Evaluaciones Diseñados Universalmente.

    Abstract in English:

    Abstract: The Universal Design (DU) can be adopted in the planning of spaces, instruments and technologies that allow its use by people with a varied scope of physical and psychological characteristics. In the present article the DU achievements are described, emphasizing the development of instruments in Psychology - Universal Testing (TU). A road map for the preparation of tests according to TU principles is outlined. One of the main contributions of the Universal Test is the reduction of the need for post-instrument adaptation and consequent reduction of costs with new studies. Still, some developments of the Universal Design models are presented followed by the perspective of cognitive diversity in Universal Testing and the possibility of mediating the interference of these demands in the testing process. It ends with the proposal of an Integrative Model of Universal Testing.
  • Psychological Assessment in Brazil and in the World Artigo

    Bueno, José Maurício Haas; Peixoto, Evandro Morais

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A área de avaliação psicológica tem uma relevância histórica no desenvolvimento da Psicologia como ciência e como profissão, tanto no contexto internacional quanto no nacional. Apesar disso, ao longo de sua história houve momentos tanto de forte crédito quanto de descrédito científico e popular. A compreensão dos fatores que levaram a esses movimentos de altos e baixos é fundamental para o encontro de um ponto de equilíbrio, que permita o desenvolvimento sustentável e contínuo dessa área do conhecimento. Assim, este trabalho teve o objetivo de traçar um paralelo entre a história da avaliação psicológica no Brasil e no mundo, de modo a contribuir para o entendimento dos caminhos percorridos, seus erros e acertos, e possíveis direções futuras. Foram abordados os aspectos éticos e técnicos, bem como ações político-administrativas identificadas como importantes nessa trajetória e seus impactos no desenvolvimento dessa área da Psicologia. Finalmente, são apontadas possíveis direções futuras especialmente em relação ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) e à formação em avaliação psicológica. Conclui-se que a área de avaliação psicológica tem sido capaz de superar as críticas recebidas, usando-as como fonte de inspiração para a realização de pesquisas, desenvolvimento de novas tecnologias e práticas mais afinadas com os direitos humanos, de modo a contribuir com o fortalecimento científico e profissional da própria Psicologia e de seu compromisso com a sociedade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El área de evaluación psicológica tiene una relevancia histórica en el desarrollo de la psicología como ciencia y como profesión, tanto en el contexto internacional como en el nacional. A pesar de ello, a lo largo de su historia hubo momentos tanto de fuerte crédito y de descrédito científico y popular. La comprensión de los factores que llevaron a estos movimientos de altibajos es fundamental para el encuentro de un punto de equilibrio que permita el desarrollo sostenible y continuo de esa área del conocimiento. Así, este trabajo tuvo el objetivo de trazar un paralelo entre la historia de la evaluación psicológica en Brasil y en el mundo, de modo a contribuir para el entendimiento de los caminos recorridos, sus errores y aciertos, y posibles direcciones futuras. Se abordaron los aspectos éticos y técnicos, así como acciones político-administrativas identificadas como importantes en esa trayectoria y sus impactos en el desarrollo de esa área de la psicología. Finalmente, se señalan posibles direcciones futuras especialmente en relación al Sistema de Evaluación de Pruebas Psicológicas (SATEPSI) y a la formación en evaluación psicológica. Se concluye que el área de evaluación psicológica ha sido capaz de superar las críticas recibidas, usándolas como fuente de inspiración para la realización de investigaciones, desarrollo de nuevas tecnologías y prácticas más afinadas con los derechos humanos, para contribuir con el fortalecimiento científico y profesional de la propia psicología y de su compromiso con la sociedad.

    Abstract in English:

    Abstract: Psychological assessment has had a historical relevance in the development of psychology as science and as a profession, both in international and in national contexts. Nevertheless, there have been times of both strong scientific and popular credit and discredit throughout its history. Understanding the factors that led to these ups and downs is paramount to finding the point of balance toward a sustainable and continuous development of this area of knowledge. Thus, the aim of this study was to draw a parallel between the history of psychological assessment in Brazil and in the world, in order to contribute to the understanding of the paths covered, the mistakes and successes, and the possible future directions. The ethical and technical aspects, as well as administrative and political actions identified as important in this trajectory and their impacts on the development of this area of psychology were discussed. Then, possible future directions are pointed out, especially in relation to the Psychological Tests Evaluation System (SATEPSI) and to the professional qualification in psychological assessment. We concluded that the researchers on psychological assessment have been able to take advantage of the criticisms as a source of inspiration for researches planning, development of new technologies and professional practices more attuned to the human rights, so as to contributing to scientific and professional strengthening of psychology and its commitment to society.
  • New Framework for Psychological Assessment Artigo

    Villemor-Amaral, Anna Elisa de; Resende, Ana Cristina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este trabalho começa discutindo eventuais problemas nos processos de avaliação psicológica, tal como são conduzidos tradicionalmente, mostrando fragilidades que nem sempre são consideradas ao se planejar uma determinada avaliação. O resultado disto é que frequentemente o cliente não sentirá os reais benefícios daquele processo para si mesmo ou sua vida, podendo mesmo ocorrer o contrário e o processo se transformar em uma experiência negativa de sentimento de incompreensão, desesperança e baixa motivação para seguir as orientações finais. Há, entretanto, uma nova proposta que vem se expandindo na prática da Psicologia, na forma de um processo semiestruturado denominado de Avaliação Terapêutica. Por meio de uma estratégia cuidadosamente planejada, desenvolve-se uma avaliação inteiramente colaborativa e já se realiza algum tipo de intervenção durante o processo. Estas duas características costumam produzir uma experiência terapêutica imediata. O processo é pautado pelo uso imprescindível de testes de autorrelato e projetivos (expressivos ou de desempenho) por meio dos quais o avaliador busca aprofundar o conhecimento sobre o cliente e intervir da forma mais adequada para produzir uma efetiva mudança nele. Neste artigo são apresentadas as etapas claramente definidas deste processo, finalizando-se com os contextos possíveis de sua aplicação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este trabajo comienza discutiendo eventuales problemas en los procesos de evaluación psicológica, tal como son conducidos tradicionalmente, mostrando fragilidades que no siempre son consideradas al planear una determinada evaluación. El resultado de esto es que a menudo el cliente no sentirá los reales beneficios de aquel proceso para sí mismo o su vida, pudiendo incluso ocurrir lo contrario y el proceso se transformará en una experiencia negativa de sentimiento de incomprensión, desesperanza y baja motivación para seguir las orientaciones finales. Hay, sin embargo, una nueva propuesta que se viene expandiendo en la práctica de la Psicología, en la forma de un proceso semiestructurado denominado de Evaluación Terapéutica. Por medio de una estrategia cuidadosamente planificada, se desarrolla una evaluación completamente colaborativa y ya se realiza algún tipo de intervención durante el proceso. Estas dos características suelen producir una experiencia terapéutica inmediata. suele resultar en una experiencia terapéutica inmediata. El proceso es pautado por el uso imprescindible de pruebas de autorrelato y proyectivos (expresivos o de desempeño) por medio de los cuales el evaluador busca profundizar el conocimiento sobre el cliente e intervenir de la forma más adecuada para producir un efectivo cambio en él. En este artículo se presentan las etapas claramente definidas de este proceso, finalizándose con los contextos posibles de su aplicación.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper begins by discussing possible problems in the processes of psychological assessment, as they are traditionally conducted, showing weaknesses that are not always considered when planning a particular assessment. The result is that the client frequently doesn't feel the real benefits of that process for himself or his life, and the opposite effect may happen when the process turns into a negative experience of feeling of incomprehension, hopelessness and low motivation to follow the final guidelines. There is, however, a new proposal that has been expanding in the practice of Psychology, in the form of a semi structured process called Therapeutic Assessment. Through a carefully planned strategy, a fully collaborative assessment is developed and some type of intervention is already carried out during the process. These two characteristics usually result in an immediate therapeutic experience. The process is based on the essential use of self-report and projective (expressive or performance) tests through which the evaluator seeks to deepen the knowledge about the client and intervene in the most appropriate way to produce an effective change in the client. In this article we present the clearly defined stages of this process, ending with the possible contexts of its application.
  • Ethics in Psychological Assessment: Old Questions, New Reflections Artigo

    Muniz, Monalisa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo do artigo foi trazer reflexões adicionais à temática da ética na avaliação psicológica. O trabalho foi organizado em três principais discussões. A primeira aborda o quanto os documentos normativos, no contexto brasileiro, reafirmam o caráter dinâmico, transformador, cultural e benéfico de uma Psicologia e avaliação psicológica pautadas na ética. Na segunda parte, analisando artigos internacionais e nacionais, surgem dois pontos principais de reflexão: as mudanças na ética em avaliação psicológica provocadas por demandas sociais, e o quanto mais mudanças ainda são necessárias em razão de questões negligenciadas, que carecem de um maior cuidado pela avaliação psicológica. Num terceiro momento, discutiu-se a formação em avaliação psicológica, a partir de uma análise de processos éticos julgados pelo CRP-SP entre os anos de 2014 e 2018 (primeiro trimestre). Por fim, buscou-se argumentar sobre a necessidade de uma formação ética permanente, para além de uma formação estritamente profissional, a ocorrer nos mais variados espaços da sociedade, ao longo do desenvolvimento do ser humano, que estimule uma consciência social baseada na teoria e na práxis.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El objetivo del artículo fue traer reflexiones adicionales a la temática de la ética en la evaluación psicológica. El trabajo se organizó en tres principales discusiones. La primera aborda cuánto los documentos normativos, en el contexto brasileño, reafirman el carácter dinámico, transformador, cultural y benéfico de una psicología y evaluación psicológica pautadas en la ética. En la segunda parte, analizando artículos internacionales y nacionales, surgen dos puntos principales de reflexión: los cambios en la ética en evaluación psicológica provocados por demandas sociales, y cuanto más cambios todavía son necesarios en razón de cuestiones desatendidas, que carecen de un mayor cuidado por parte de la atención evaluación psicológica.. En un tercer momento se discutió la formación en evaluación psicológica, a partir de un análisis de procesos éticos juzgados por el CRP-SP entre los años 2014 y 2018 (primer trimestre). Por último, se buscó argumentar sobre la necesidad de una formación ética permanente, además de una formación estrictamente profesional, que debe ocurrir en los más variados espacios de la sociedad, a lo largo del desarrollo del ser humano, que estimule una conciencia social basada en la teoría y en la praxis.

    Abstract in English:

    Abstract: The objective of this article was to bring further reflections to the matter of ethics in psychological assessment. The work was arranged in three main discussions. The first one deals with how regulatory documents, in the Brazilian context, reaffirm the dynamic, transformative, cultural and beneficial feature of psychology and psychological assessment based on ethics. In the second part, by having analyzed national and international articles, two main issues emerged. Firstly, the changes in ethics in psychological assessment caused by social demands and secondly, that many more changes are still needed due to neglected issues, which need a greater attention by psychological assessment. In the third part, training in psychological assessment was discussed taking account of ethical lawsuits judged by CRP-SP between 2014 and 2018 (first quarter). Finally, the need for a permanent ethical training extending beyond the strictly professional dimension and to take place in the most varied groups of society was under consideration, throughout a human development that stimulates a social consciousness based on theory and practice (praxis).
  • Human Rights and Psychological Assessment: Inseparability of the Professional Ethical-Political Commitment Artigo

    Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de; Vieira, Erick da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O artigo é efeito de análises da dimensão dialógica do ato de avaliar a partir da perspectiva de produção mútua: do que (ou de quem) avalia e o que (ou quem) é avaliado e, assim, apresenta reflexões acerca da indissociabilidade entre direitos humanos e avaliação psicológica, fundamentada na discussão crítica que, historicamente, aponta para a necessidade de sua contextualização e da concepção desta enquanto processo. Julga-se importante afirmar a inseparabilidade entre as dimensões política e epistemológica do conhecimento e o modo como tal posicionamento produz diferentes métodos, objetivos e práticas e, assim, aponta-se para uma forma de intervenção que se afasta das lógicas de individualização, desde a formulação e validação dos instrumentos até o contexto de aplicação e análise, afirmando a análise das demandas e de implicações como pressuposto. Como resultado, o estudo proporcionou o entendimento de que o exercício de direitos humanos junto ao processo de avaliação psicológica deve fazer-se presente e efetivo não somente na construção de seus instrumentos e em seus requisitos técnicos, como também em sua manipulação e aplicação, ou seja, na postura ético-política de quem executa a avaliação, levando-se em consideração que a subjetividade dos brasileiros é também (e principalmente) produzida pelos processos históricos de desigualdade e violência, efeitos de quatrocentos anos de colonização e escravização.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El artículo es efecto de análisis de la dimensión dialógica del acto de evaluar a partir de la perspectiva de producción mutua: de lo que (o de quien) evalúa y lo que (o quién) es evaluado y, así, presenta reflexiones acerca de la inseparabilidad entre derechos humanos y evaluación psicológica, fundamentada en la discusión crítica que, históricamente, apunta a la necesidad de su contextualización y de la concepción de ésta en cuanto proceso. Se considera importante afirmar la inseparabilidad entre las dimensiones política y epistemológica del conocimiento y el modo como tal posicionamiento produce diferentes métodos, objetivos y prácticas y, por lo tanto, se apunta a una forma de intervención que se aparta de las lógicas de individualización, incluyendo la formulación y la validación de los instrumentos hasta el contexto de aplicación y análisis, afirmando el análisis de las demandas y de la implicación como presupuesto. Como resultado, el estudio proporcionó el entendimiento de que el ejercicio de derechos humanos junto al proceso de evaluación psicológica debe hacerse presente y efectivo no sólo en la construcción de sus instrumentos y en sus requisitos técnicos, sino también en su manipulación y aplicación, o en la postura ético-política de quien ejecuta la evaluación, teniendo en cuenta que la subjetividad de los brasileños es también (y principalmente) producida por los procesos históricos de desigualdad y violencia, efectos de cuatrocientos años de colonización y esclavización.

    Abstract in English:

    Abstract: The current article aimed to analyze the dialogical dimension of the assessment act from the mutual production perspective: what (or who) evaluates and what (or who) is evaluated and, therefore, presents reflections on the inseparability between human rights and psychological assessment, based on the critical discussion that, historically, points to the necessity of its contextualization and the understanding of this concept as a process. We find it important to affirm that the inseparability between the political and epistemological dimensions of knowledge produces different methods, objectives and practices and, therefore, points to a form of intervention that goes to a different direction from the logics of individualization, including the formulation and validation of instruments and the context of application and analysis, affirming the analysis of the demands and implications as a presupposition. As a result, the study provided the understanding that the exercise of human rights along with the process of psychological assessment should be present and effective not only in the construction of its instruments and technical requirements, but also in its manipulation and application – in other words, in the ethical-political stance of those who carry out the assessment, taking into consideration that the subjectivity of Brazilians is also (and mainly) produced by historical processes of inequality and violence, effects of four hundred years of colonization and enslavement.
  • The Controversy of the Use of Psychological Tests by Psychologists and Non Psychologists Artigo

    Bandeira, Denise Ruschel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Nos últimos anos, no Brasil, tem-se discutido o uso de testes psicológicos por outros profissionais. Essa é uma questão que se tornou complexa especificamente no Brasil tendo em vista as características da nossa formação em Psicologia assim como as legislações da área. Com o objetivo de contribuir para essa discussão, apresento os fatores que entendo como necessários de serem pensados: formação, avaliação dos instrumentos, certificação para uso dos testes e fiscalização. A partir de uma visão das características da nossa formação, dos processos de avaliação de testes no Brasil e no mundo, proponho possibilidades de certificação e fiscalização de forma que seja possibilitado o uso de instrumentos a quem tenha formação e qualificação para isso e não somente um registro profissional no Conselho Federal de Psicologia.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: En los últimos años, en Brasil, se ha discutido el uso de pruebas psicológicas por otros profesionales. Esta es una cuestión que se ha vuelto compleja específicamente en nuestro país teniendo en cuenta las características de nuestra formación en Psicología así como las legislaciones del área. Con el objetivo de contribuir a esta discusión, presento los factores que entiendo como necesarios de ser pensados: formación, evaluación de los instrumentos, certificación para uso de las pruebas y fiscalización. A partir de una visión de las características de nuestra formación, de los procesos de evaluación de pruebas en Brasil y en el mundo, propongo posibilidades de certificación y fiscalización de forma que sea posibilitado el uso de instrumentos a quienes tenga formación y calificación para ello, no sólo un registro profesional en el Consejo Federal de Psicología.

    Abstract in English:

    Abstract: Recently, in Brazil, the use of psychological tests by other professionals has been discussed. This issue has become complex especially in our country due to the characteristics of our training in Psychology as well as the laws of the area. In order to contribute to this discussion, I present the factors that I think are necessary to be considered: training, review of instruments, certification and control for the use of tests. Addressing the characteristics of our psychology training, test review processes in Brazil and in the world, I propose possibilities of certification and control for the use of instruments, so that their use is possible to those who have training and qualification for it, not just a registration number in the Professional Council of Psychologist.
  • Tribute to Acácia Aparecida Angeli dos Santos São Francisco University Textos-Homenagem

    Oliveira, Katya Luciane de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este texto tem como principal objetivo tornar pública a trajetória acadêmica de uma das mais importantes pesquisadoras da área da Avaliação Psicoeducacional Brasileira: Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos. Ela é psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atuou na Universidade Estadual de Campinas por quase uma década, mas seu caminho e projeto de vida sempre estiveram na Universidade São Francisco, onde atua desde 1973 e é Professora Titular. Nessa universidade foi uma das idealizadoras do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia (Capes – 7). Foi responsável pela formação de dezenas de psicólogos, mestres e doutores. Sua atuação está marcada pela militância social e política. Seu coração generoso e seu espírito científico nos inspiram a um fazer psicológico transformador.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este texto tiene como principal objetivo hacer pública la trayectoria académica de una de las más importantes investigadoras del área de la Evaluación Psicoeducativa Brasileña: Dra. Acacia Aparecida Angeli dos Santos. Es Psicóloga, con Maestría en Psicología y Doctora en Psicología Escolar y del Desarrollo Humano. Trabajó en la Universidad Estatal de Campinas por casi una década, pero su camino y proyecto de vida siempre estuvieron en la Universidad San Francisco, donde actúa desde 1973 y es Profesora Titular. En esa universidad fue una de las idealizadoras del Programa de Post-Graduación stricto sensu en Psicología (CAPES – 7). Fue responsable de la formación de decenas de psicólogos, maestros y doctores. Su actuación está marcada por la militancia social y política. Su corazón generoso y su espíritu científico nos inspiran a un hacer psicológico transformador.

    Abstract in English:

    Abstract: This text has as main objective to make public the academic trajectory of one of the most important researchers in the area of the Brazilian Psychoeducational Assessment: Dr. Acácia Aparecida Angeli dos Santos. She is a Psychologist, Master of Psychology and PhD in School Psychology and Human Development. She worked at the State University of Campinas for almost a decade, but her way and life project have always been at the São Francisco University where she has been working since 1973 and is Full Professor. In this university she was one of the idealizers of the stricto sensu Post-Graduation Program in Psychology (CAPES – 7). She was responsible for the training of dozens of psychologists, masters and doctors. Her career is marked by the social and political militancy. Her generous heart and her scientific spirit inspire us to transform the psychological practice.
  • Professor Luiz Pasquali: Life and Work Textos-Homenagem

    Lins, Manuela Ramos Caldas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo teve como objetivo explicitar, de forma resumida, aspectos relevantes da trajetória de um dos mais importantes propulsores da Avaliação Psicológica no Brasil: Prof. Dr. Luiz Pasquali. Filósofo, pedagogo, psicólogo e Professor Emérito da Universidade de Brasília, dedicou parte de sua vida ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, onde generosamente compartilhou seus conhecimentos em áreas diversas, como métodos de pesquisa, análises estatísticas e psicometria, contribuindo com a formação de dezenas de profissionais, professores e pesquisadores. Suas contribuições foram destacáveis, sobretudo, a partir dos anos 1990, quando consolidou seu Laboratório de Avaliação e Medida Psicológica, promovendo o primeiro curso de Especialização em Psicometria e tendo papel central na criação do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Concluindo, para além de suas obras conhecidas, semeou generosidade, bom humor, fomentando o espírito científico colaborativo de seus seguidores.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo tuvo como objetivo explicitar, de forma resumida, aspectos relevantes de la trayectoria de uno de los más importantes impulsores de la Evaluación Psicológica en Brasil: Prof. Dr. Luiz Pasquali. Filósofo, pedagogo, psicólogo y Profesor Emérito de la Universidad de Brasilia, el cual dedicó parte de su vida al Departamento de Psicología Social y del Trabajo y al Programa de Postgrado en Psicología Social, del Trabajo y de las Organizaciones, donde generosamente compartió sus conocimientos en áreas diversas, como métodos de investigación, análisis estadísticos y psicometría, contribuyendo a la formación de decenas de profesionales, profesores e investigadores. Sus contribuciones fueron destacables, sobre todo, a partir de los años noventa, cuando consolidó su Laboratorio de Evaluación y Medida Psicológica, promoviendo el primer curso de Especialización en Psicometría y teniendo un papel central en la creación del Instituto Brasileño de Evaluación Psicológica. Concluyendo, para allá de sus obras conocidas, sembró generosidad y buen humor, fomentando el espíritu científico colaborativo de sus seguidores.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aimed to explain, in a summarized way, relevant aspects of the trajectory of one of the most important promoters of Psychological Assessment in Brazil: Prof. Dr. Luiz Pasquali. Philosopher, pedagogue, psychologist and Professor Emeritus of the University of Brasilia, he devoted part of his life to the Department of Social and Work Psychology and to the Graduate Program in Social, Work and Organizational Psychology. There, he generously shared his knowledge in diverse areas, such as research methods, statistical analysis, and psychometry, contributing to the training of dozens of professionals, professors, and researchers. His contributions were outstanding, especially since the 1990s, when he consolidated his Laboratory of Psychological Assessment and Measurement, promoting the first Specialization course in Psychometry, having a central role in the creation of the Brazilian Institute of Psychological Assessment. In conclusion, in addition to his well-known works, he sowed good-humor and generosity, fostering the collaborative scientific spirit of his followers.
  • Latife Yazigi: an Opening to the World and to the Profession Textos-Homenagem

    Nascimento, Regina Sonia Gattas Fernandes do

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Trata-se de um texto para homenagear a Profa, Dra. Latife Yazigi, professora e psicóloga de renomada importância para a área de Avaliação Psicológica. Possui uma notável carreira, com contribuição expressiva para o respeito pelos instrumentos de avaliação psicológica, para o reconhecimento da qualidade que os testes podem proporcionar ao trabalho na clínica e para profissionais de outras áreas da saúde, especialmente para médicos. Formada e doutorada pela USP, percorreu grandes distâncias para a formação complementar. Iniciou sua carreira no Brasil no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e depois entrou para o Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Unifesp, no qual veio a se tornar Livre-docente e Professora Titular. Fez diversos cursos fora do país e fez um grande intercâmbio com grandes profissionais de outros países, convidando-os para ministrar cursos para psicólogos brasileiros. Coordenou cursos variados de graduação, especialização e pós-graduação, sempre com distinção e muita dedicação. Orientou inúmeras teses de mestrado e de doutorado, formando muitos profissionais na área da avaliação psicológica. No curso de especialização para psicólogos no Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica preparou diversos psicólogos para a atuação profissional, psicólogos estes que multiplicaram os conhecimentos recebidos e cujas carreiras testemunham sua formação. Proferiu muitas conferências. É autora de vários textos, tendo sido sua dedicação maior à produção de artigos científicos, nacionais e internacionais, especialmente na área da avaliação psicológica, com destaque ao método de Rorschach.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Se trata de un texto para homenajear a la Profesora, Dra. Latife Yazigi, profesora y psicóloga de renombrada importancia para el área de la Evaluación Psicológica. Posee una notable carrera, habiendo contribuido significativamente al respeto por los instrumentos de evaluación psicológica, al reconocimiento de la calidad que los tests pueden proporcionarle al trabajo en la clínica y a profesionales de otras áreas de la salud, particularmente a los médicos. Con título y doctorado de la USP, recorrió grandes distancias para complementar su formación. Inició su carrera en el Brasil, en el Instituto de Psiquiatría de la Facultad de Medicina de la USP y luego entró al Departamento de Psiquiatría y Psicología Médica de la Unifesp, en el cual se tornó Docente Libre y Profesora Titular. Hizo diversos cursos fuera del país y realizó un gran intercambio con importantes profesionales de otros países, invitándolos a dar cursos a psicólogos brasileños. Coordinó diversos cursos de graduación, especialización y posgrado, siempre con distinción y mucha dedicación. Orientó innumerables tesis de maestría e doctorado, formando muchos profesionales en el área de la evaluación psicológica. En el curso de especialización para psicólogos en el Departamento de Psiquiatría y Psicología Médica, preparó a diversos psicólogos, quienes multiplicaron los conocimientos recibidos y cuyas carreras son testimonio de su formación. Fue oradora en muchas conferencias. Es autora de varios textos, habiendo sido la producción de artículos científicos, nacional e internacionalmente, su dedicación más importante, especialmente en el área de la evaluación psicológica, especialmente el método de Rorschach.

    Abstract in English:

    Abstract: This text seeks to honor Latife Yazigi a Professor and Psychologist of renowned importance in psychological assessment. Dr. Latife has enjoyed an outstanding career with an expressive contribution to the fortification of the respect for the instruments of psychological evaluation. She recognized the quality the tests can provide to clinical work and to professionals from other areas of health, especially Medical Doctors. She walked great distances striving for complete qualification after receiving solid academic formation and a Doctorate from USP. She started her career in Brazil at the Institute of Psychiatry at the Medical University of USP, and then entered the Department of Medical Psychiatry and Psychology at UNIFESP where she became Full Tenured Professor and earned the title of Full Professor. She has participated in various courses outside of Brazil as well as administered an extensive exchange program with foreign professionals who were invited to come to Brazil to instruct psychologists of the country. She has coordinated postgraduate courses with distinction and devoted dedication while orientating numerous Masters and Doctorate theses, training many professionals in the area of psychological evaluation. In the graduate course for Psychologists at the Medical Psychiatry and Phycology Department, she prepared legions of professionals who have multiplied the knowledge they received and whose careers testify their training. She has lectured at a myriad of conferences. She is the author of numerous papers and national and international scientific articles on Psychological evaluation, especially the Rorschach test.
  • Claudio Simon Hutz: Researcher and Positive Leader of the Brazilian Psychological Assessment Textos-Homenagem

    Giacomoni, Claudia Hofheinz

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O psicólogo, professor e pesquisador da área da avaliação psicológica, Claudio Simon Hutz, é homenageado neste artigo. O objetivo foi apresentar a sua biografia e toda a sua contribuição para com a psicologia, e mais, especificamente, a área da avaliação psicológica até o presente momento. São revelados aspectos sobre a sua história de vida profissional docente e acadêmica, a sua atuação na pós-graduação stricto e lato sensu e seu perfil como gestor. Além disso, são resgatadas as suas participações em entidades profissionais e científicas e realizado o mapeamento da sua produção científica. O professor Claudio Simon Hutz foi um pioneiro e é uma liderança da área da avaliação psicológica. Ao longo da sua trajetória, aqui descrita, primou pelo avanço da Psicologia científica brasileira e de uma prática profissional pautada pela ética e excelência.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El psicólogo, profesor e investigador del área de la evaluación psicológica, Claudio Simon Hutz, es homenajeado en este artículo. El objetivo fue presentar su biografía y toda su contribución a la psicología, y más específicamente, el área de la evaluación psicológica hasta el presente momento. Se revelan aspectos sobre su historia de vida profesional docente y académica, su actuación en el postgrado stricto y lato sensu y su perfil como gestor. Además, son rescatadas sus participaciones en entidades profesionales y científicas, y realizado el mapeo de su producción científica. El profesor Claudio Simon Hutz fue un pionero y es un liderazgo del área de la evaluación psicológica. A lo largo de su trayectoria, aquí descrita, primó por el avance de la Psicología científica brasileña y de una práctica profesional pautada por la ética y la excelencia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The psychologist, professor and researcher in the field of psychological assessment Claudio Simon Hutz is honored in this article. The objective was to present his biography and all his contributions to psychology, and more specifically, to the area of psychological until today. It reveals aspects about his professional and academic life, his work at the graduate and undergraduate schools and his profile as a manager. In addition, his participation in professional and scientific entities is tackled as well as his scientific production is mapped. Professor Claudio Simon Hutz was a pioneer and is a leader in the field of psychological assessment. Throughout his career, described here, he excelled in the advancement of Brazilian scientific psychology and of a professional practice based on ethics and excellence.
  • Solange Muglia Wechsler: Professional Trajectory Textos-Homenagem

    Nakano, Tatiana de Cassia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente texto tem, como objetivo, prestar uma homenagem à pesquisadora Solange Muglia Wechsler, pela sua relevância e atuação na área da Psicologia. A partir da retomada da sua história pessoal e trajetória acadêmica e profissional, o artigo busca apresentar suas principais contribuições para a Psicologia, mais especificamente para a área da avaliação psicológica e construção de testes psicológicos, notadamente nas temáticas da criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, altas habilidades/superdotação, temperamento e Psicologia positiva.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente texto tiene como objetivo, rendir un homenaje a la investigadora Solange Muglia Wechsler, por su relevancia y actuación en el área de la Psicología. A partir de la retomada de su historia personal y trayectoria académica y profesional, el artículo busca presentar sus principales contribuciones a la psicología, más específicamente para el área de la evaluación psicológica y construcción de pruebas psicológicas, especialmente en las temáticas de la creatividad, inteligencia, talentos, estilos cognitivos, altas habilidades/superdotación, temperamento y psicología positiva.

    Abstract in English:

    Abstract: The present text aimed to honor researcher Solange Muglia Wechsler, for her relevance and performance in the area of Psychology. The article seeks to present her main contributions to psychology, specifically to the psychological assessment and psychological tests construction, especially in the subject of creativity, intelligence, talents, cognitive styles, giftedness, temperament and positive psychology.
  • Blanca Susana Guevara Werlang (15/10/1955–15/11/2013): A Little Bit of History Póstumas

    Trentini, Clarissa Marceli; Sá, Samantha Dubugras; Oliveira, Margareth da Silva; Argimon, Irani Iracema de Lima

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo tem como objetivo revisitar os feitos e homenagear a professora doutora Blanca Susana Guevara Werlang, cinco anos após seu falecimento. Trata-se de uma importante figura na área da avaliação psicológica e em assuntos ligados à prevenção do suicídio, cujo legado se colhe ainda nos tempos atuais. Sua expressiva e relevante produção abarca principalmente temas ligados ao desenvolvimento e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, nas áreas de intervenção clínica e comportamentos violentos. Blanca foi Bolsista Produtividade do CNPq, Professora Titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e integrou a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia de 2005 até seu falecimento, no ano de 2013.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo revisar los hechos y homenajear a la profesora doctora Blanca Susana Guevara Werlang, cinco años después de su fallecimiento. Se trata de una importante figura en el área de la evaluación psicológica y en asuntos relacionados a la prevención del suicidio, cuyo legado sigue siendo un tema actual. Su expresiva y relevante producción abarca principalmente temas vinculados al desarrollo y adaptación de instrumentos de evaluación psicológica, en las áreas de intervención clínica y comportamiento violento. Blanca fue Becaria de Productividad del CNPq, Profesora Titular de la Facultad de Psicología de la Pontifícia Universidad Católica de Rio Grande do Sul e integró la Comisión Consultiva en Evaluación Psicológica del Consejo de Psicología de 2005 hasta su fallecimiento en el año 2013.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aims to review the achievements and to honor Professor Blanca Susana Guevara Werlang, five years after her death. She was an important figure in the area of psychological evaluation and in matters related to suicide prevention, and her legacy is still current. Her expressive and relevant production covers topics related to the development of instruments of psychological evaluation and areas of clinical intervention and violent behavior. Blanca was Professor of Psychology at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul and joined the Committee of Psychology of the Council of Psychology from 2005 until her death in 2013.
  • Professor André Jacquemin: Recognition of his Professional Trajectory Póstumas

    Pasian, Sonia Regina; Okino, Erika Tiemi Kato

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A história da Psicologia no Brasil coleciona diferentes e corajosos pesquisadores, dentre os quais o presente trabalho ilustra a trajetória profissional do Professor André Jacquemin. Nascido na Bélgica, graduado em Psicologia na Universidade Católica de Louvain (Bélgica), aceitou o convite, em 1967, para trabalhar no Brasil na Universidade de São Paulo, onde atuou em diferentes funções enquanto educador, gestor e pesquisador até 2001, quando se afastou do trabalho por motivos de saúde, falecendo em 2017. Este trabalho procura historiar e dar visibilidade a seu percurso profissional de modo a deixar registradas suas relevantes contribuições para a Psicologia do Brasil, em especial no campo da avaliação psicológica e dos métodos projetivos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: La historia de la Psicología en Brasil colecciona diferentes y valientes investigadores, entre los cuales el presente trabajo ilustra la trayectoria profesional del Profesor André Jacquemin. Nacido en Bélgica, graduado en Psicología en la Universidad Católica de Louvain (Bélgica), aceptó la invitación, en 1967, para trabajar en Brasil en la Universidad de São Paulo, donde actuó en diferentes funciones como educador, gestor e investigador hasta 2001, cuando se alejó del trabajo por motivos de salud, falleciendo en 2017. Este trabajo busca historiar y dar visibilidad a su recorrido profesional de modo a dejar registradas sus relevantes contribuciones a la Psicología de Brasil, en especial en el campo de la evaluación psicológica y de los métodos proyectivos.

    Abstract in English:

    Abstract: The history of Psychology in Brazil collects different and courageous researchers, among which the present work illustrates the professional trajectory of Professor André Jacquemin. Born in Belgium, graduated in Psychology from the Catholic University of Louvain (Belgium), he accepted the invitation in 1967 to work in Brazil at the University of São Paulo, where he worked as an educator, manager and researcher until 2001, when he left of work for health reasons, dying in 2017. This work seeks to historicize and give visibility to his professional career in order to register his relevant contributions to the Psychology of Brazil, especially in the field of psychological assessment and projective methods.
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