Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 41, Issue: spe4, Published: 2021
  • Construction of Categories/Places for Madness in the Reports of Users of Psychosocial Care Centers Artigo

    Figueirêdo, Alessandra Aniceto Ferreira de; Cordeiro, Rosineide de Lourdes Meira; Oliveira Filho, Pedro de; Velôso, Thelma Maria Grisi

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo objetiva investigar as categorias mobilizadas discursivamente por usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) para nomearem a si próprios e construírem lugares sociais para si e para as demais pessoas em sofrimento psíquico. Fundamentado na psicologia social discursiva, realizou-se uma pesquisa qualitativa em que se fez uso da observação participante e das rodas de conversa como recursos metodológicos. Os relatos foram submetidos à análise de discurso. Para evitar o uso de categorias excludentes como “louco” ou “loucura” e se posicionando na categoria “normais”, os usuários utilizaram categorias como “deficientes”, “trauma” e “doença psicológica”. Os participantes da pesquisa definiram a si mesmos como pessoas que levam para a vida toda uma “mancha”, o estigma da “loucura”, vivenciado nos espaços onde circulam. Apesar disso, em seus relatos, tentaram se apresentar como pessoas iguais às outras, que adoecem e vivem, e que podem circular por vários lugares, não apenas nos hospitais, nos CAPS ou em outros serviços de saúde. Concluiu-se que, com evidente habilidade retórica, os usuários utilizaram categorias discursivas para compreender sua situação e, ao mesmo tempo, combater o processo de estigmatização a que estão submetidos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo investigar las categorías movilizadas discursivamente por los usuarios de un Centro de Atención Psicosocial (CAPS I), para nombrarse a sí mismos y los lugares sociales que construyen para ellos y para otras personas con problemas psicológicos. Con base en la psicología social discursiva, se llevó a cabo una investigación cualitativa, en la cual los círculos de observación y conversación de los participantes se utilizaron como recursos metodológicos. Los informes fueron sometidos a análisis del discurso. Los usuarios utilizaron categorías como “discapacitado”, “trauma” y “enfermedad psicológica” para evitar el uso de categorías excluyentes como “loco” o “locura”, poniéndose en la categoría “normal”. Además, se definieron a sí mismos como personas que llevan una “mancha” de por vida, lo que marca la presencia del estigma de la “locura” que experimentan en los espacios donde circulan. A pesar de esto, en sus informes, intentaron presentarse como las demás personas, que se enferman y viven y pueden circular en varios lugares, no solo en hospitales, CAPS u otros servicios de salud, sino más allá de ellos. Se concluye que, con evidente capacidad retórica, los usuarios utilizaron categorías discursivas para comprender su situación y, al mismo tiempo, para combatir el proceso de estigmatización al que se someten.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to investigate the categories mobilized in the discourse of users of a Psychosocial Care Center (CAPS I) to refer to themselves and the social places constructed for them and for other persons in psychological distress. This qualitative research was conducted through participant observation and conversation circles in the light of discursive social psychology. The reports underwent discourse analysis. To avoid the use of excluding categories such as “crazy” and “craziness” while placing themselves within the “normal” category, participants used categories such as “disabled,” “trauma,” and “psychological illness.” The participants also defined themselves as people who carry a “stain” for life, which evinces the presence of a stigma related to “madness” experienced in the spaces where they circulate. Despite this, CAPS users tried to depict themselves as people like others - who get sick, live, and can circulate in various places besides hospitals, CAPS, or other health services. The results indicate that participants employed discursive categories with evident rhetorical ability to understand their situation while combating the stigmatization process that acts upon them.
  • At Home and on the Street: The Scene of Residents of Therapeutic Residential Care Artigo

    Massa, Paula Andréa; Moreira, Maria Inês Badaró

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste estudo foi compreender o agenciamento social da loucura, na perspectiva da desinstitucionalização, por meio da observação participante de cenas do cotidiano de moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Trata-se de uma pesquisa social em saúde, de abordagem qualitativa, com inspirações etnográficas e orientação fenomenológica. Os dez participantes são moradores de dois SRT de uma cidade localizada na região Sudeste do Brasil. Têm 60 anos em média, são ex-moradores de hospitais psiquiátricos e metade é do sexo feminino. Os resultados são 12 cenas de convivência no espaço coletivo da casa, da circulação social nas ruas do bairro e do acesso a serviços comerciais, de saúde e cultura. Observou-se que os participantes vivenciam, cotidianamente e de diferentes formas, a apropriação ou reapropriação do corpo, da casa e da rua. Trata-se de um processo de vivificação do eu que pode partir da expropriação de si e pode alcançar a incorporação, com relações de pertencimento a um corpo social. Concluiu-se que o poder aquisitivo e as construções sociais relacionadas aos corpos dos moradores no encontro com diferentes atores são circunstâncias que podem interferir nesse processo. As conversações de reautoria, práticas narrativas baseadas no construcionismo social, e as práticas e táticas cotidianas, na perspectiva de Michel de Certeau, são teorias que contribuem para a compreensão e instrumentalização do agenciamento social dos moradores de SRT nos espaços públicos e privados.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El objetivo de este estudio fue comprender el agenciamiento social de la locura desde la perspectiva de la desinstitucionalización, por medio de la observación participante de escenas del cotidiano de moradores de Servicios Residenciales Terapéuticos (SRT). Esta es una investigación social en salud, de abordaje cualitativo, con inspiraciones etnográficas y orientación fenomenológica. Los diez participantes son residentes dos SRT de una ciudad en sudeste de Brasil. Tienen como promedio 60 años de edad, son ex residentes de hospitales psiquiátricos y la mitad son mujeres. Los resultados son doce escenas de convivencia en el espacio colectivo de la casa, de la circulación social en las calles del barrio y del acceso a servicios comerciales, de salud y cultura. Se observó que los participantes vivencian, cotidianamente y de diferentes formas, la apropiación o reapropiación del cuerpo, de la casa y de la calle. Se trata de un proceso de vivificación del yo que puede partir de la expropiación de sí y puede alcanzar la incorporación, con relaciones de pertenencia, a un cuerpo social. Se concluyó que el poder adquisitivo y las construcciones sociales relacionadas con los cuerpos de los residentes en el encuentro con diferentes actores pueden interferir en ese proceso. Las conversaciones de re-autoría, prácticas narrativas basadas en el construccionismo social, y las prácticas y tácticas cotidianas, en la perspectiva de Certeau, son teorías que contribuyen a la comprensión e instrumentalización del agenciamiento social de los moradores de Servicios Residenciales Terapéuticos en los espacios públicos y privados.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to understand the social management of madness from the perspective of deinstitutionalization by means of participant observation of daily life scenes of residents at Therapeutic Residential Care (TRC). This is a qualitative social health research with ethnographic inspirations and phenomenological orientation. Participants consisted of ten former residents of a psychiatric hospitals, half of whom are female and with mean age of 60 years old, current residing in a TRC of a city located in a Southeast region of Brazil. The results indicate 12 scenes of coexistence within the collective space of the houses, social circulation in the neighborhood streets, and access to commercial, health, and cultural services. Daily and in different ways, the participants experience the appropriation or reappropriation of body, house, and street. In this sense, these scenes comprise a process of vivification of the self that can depart from self-expropriation and reach incorporation, establishing relations of social belonging. These findings show that purchasing power and social constructions regarding residents’ body in the encounter with different actors are circumstances that can interfere in this process. The re-authoring conversations, narrative practices based on social constructionism, and everyday practices and tactics, from Certeau’s perspective, are theories that help understanding and instrumentalizing the social agency of residents of TRC in public and private spaces.
  • Subjectivation Processes in Art and Mental Health in a Judiciary Asylum Artigo

    Félix-Silva, Antônio Vladimir; Soares, Gabriela Pinheiro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo é um recorte de uma pesquisa-intervenção realizada em um Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP). Por meio da cartografia, como método e modo de fazer pesquisa qualitativa em psicologia, e da utilização de objetos relacionais da arte em rodas de conversa, tenda do conto e círculos de cultura para a produção dos dados com “pacientes”, agentes penitenciários e técnicos, objetivou-se: a) cartografar processos de subjetivação em arte e saúde mental de pacientes no cotidiano do HCTP; b) mapear a produção de subjetividades custodiadas e seus efeitos nos modos de subjetivação de pacientes; c) analisar modos de sujeição e resistência frente à produção de subjetividades custodiadas. A análise cartográfica dos dados mostra que há, nos processos de subjetivação dos “pacientes”: a) problematização dos modos de sujeição às instituições que agenciam a produção de subjetividades custodiadas, principalmente do poder médico que decide quem está, ou não, apto para a vida em “liberdade”; b) modos de resistência à produção de subjetividades custodiadas, principalmente à excessiva medicalização e às grandes limitações na produção em saúde que atingem o HCTP. As conclusões apontam a arte como dispositivo, principalmente, e a poesia como objeto relacional com o fora da clausura para anunciar que o HCTP é visto pelos “pacientes”, pelos agentes penitenciários e (passa a ser visto) também pelos cartógrafos como prisão, manicômio judiciário, e não como hospital; sendo cada participante da pesquisa não apenas um preso que utiliza psicotrópicos, mas também sujeito que pode devir autor para testemunhar o fracasso/sucesso da psiquiatrização da loucura.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo es parte de una investigación-acción realizada en el Hospital de Custodia y Tratamiento Psiquiátrico (HCTP). Por medio de la cartografía como método y modo de hacer investigación cualitativa en psicología, y de la utilización de objetos relacionales del arte en ruedas de conversación, tienda del cuento y círculos de narrativas de la cultura para la producción de datos con “pacientes”, agentes penitenciarios y técnicos del HCTP, se tuvo por objetivo: a) cartografiar los procesos de subjetivación en el arte y en la salud mental de pacientes en el cotidiano del HCTP; b) trazar la producción de subjetividades custodiadas y sus efectos en los modos de subjetivación de pacientes; c) analizar modos de sujeción y resistencia frente a la producción de subjetividades custodiadas. El análisis de la cartografía revela que existe en los procesos de subjetivación de los “pacientes”: a) problemática de los modos de sujeción a las instituciones que gerencian la producción de subjetividades custodiadas, sobre todo el poder médico que decide quién está apto o no para vivir en “libertad”; b) formas de resistencia a la producción de subjetividades custodiadas, especialmente la medicalización excesiva y las grandes limitaciones a la producción en salud que afecta el HCTP. Las conclusiones apuntan al arte como dispositivo, principalmente la poesía como objeto relacional con el fuera de la clausura para anunciar que el HCTP es visto por los “pacientes”, por los agentes penitenciarios y pasa a ser visto también por los cartógrafos como una prisión, un manicomio judicial, pero no como un hospital, siendo cada participante de la investigación no solo un detenido que utiliza psicotrópicos, sino también un sujeto que puede devenir autor para testimoniar el fracaso/éxito de la psiquiatrización de la locura.

    Abstract in English:

    Abstract This article is part of a broader intervention research conducted at a Custody and Psychiatric Treatment Hospital (HCTP). This study aimed to (a) map the processes of subjectivation in art and mental health in the daily life of patients of the HCTP; (b) to map the production of incarcerated subjectivities and its effects on subjectivation modes; and (c) to analyze subjection and resistance modes as a result of the production of incarcerated subjectivities. Data was collected using cartography and relational art objects in conversation circles and tale tents, based on the narratives of “patients”, correctional officers and technicians of the custody unit. According to the cartographic analysis, patients problematize the subjection modes of the institutions responsible for producing their incarcerated subjectivities, especially in regard to the medical power that gets to decide who is apt for life in “freedom”. Patients also showed resistance towards producing incarcerated subjectivities, mainly considering the excessive medicalization and major limitations in the healthcare provided by HCTP. The results indicate that “patients”, penitentiary agents, and even cartographers perceive the HCTP as a prison (Judicial Asylum) rather than as a hospital. Each participant is not only a prisoner who use psychotropic drugs, but also a subject capable of testifying the failure/success of the psychiatrization of madness.
  • Therapeutic Workshops and the Logic of Psychosocial Care: Conceptions of Coordinators Artigo

    Oliveira, Ana Luiza de Mendonça; Peres, Rodrigo Sanches

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Como reflexo da reconfiguração da assistência em saúde mental proporcionada pela Reforma Psiquiátrica Brasileira, as oficinas terapêuticas vieram a se tornar, gradativamente, um dos principais dispositivos de tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Porém, poucos estudos dedicados ao assunto elegeram como participantes profissionais de saúde responsáveis por oficinas terapêuticas. O presente estudo teve como objetivo compreender as concepções de um grupo de profissionais de saúde que coordenavam oficinas terapêuticas em Caps a respeito de tal prática. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo, do qual participaram 12 profissionais de saúde que conduziam - à época da coleta de dados - oficinas terapêuticas em Caps de uma cidade do interior de Minas Gerais. A coleta de dados envolveu o recurso a uma entrevista semiestruturada e a um diário de campo. A análise de conteúdo foi a técnica aplicada ao corpus e levou à organização dos resultados em um conjunto de categorias e subcategorias. Nesta oportunidade, foram contempladas duas subcategorias, que abarcaram concepções sobre os objetivos e as especificidades das oficinas terapêuticas, e uma categoria, a qual tratou das concepções sobre a (não) adesão à referida prática. Em linhas gerais, os resultados revelam tanto aproximações quanto distanciamentos entre as concepções das participantes e a lógica do cuidado psicossocial preconizada pela Reforma Psiquiátrica Brasileira. Logo, o presente estudo reforça a necessidade de se fazer das oficinas terapêuticas objeto de reflexão permanente para que tal dispositivo de tratamento não venha a ser desfigurado.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La reconfiguración de la atención en salud mental, mediante la Reforma Psiquiátrica Brasileña, posibilitó que los talleres terapéuticos se volviesen gradualmente uno de los principales dispositivos de tratamiento en los Centros de Atención Psicosocial (Caps). Pero son pocos estudios dedicados al tema que eligieron como participantes a los profesionales de salud responsables por talleres terapéuticos. Este estudio pretende comprender las concepciones de un grupo de profesionales de salud a cargo de la coordinación de talleres terapéuticos en Caps respecto a tal práctica. Este es un estudio clínico-cualitativo, en el cual participaron 12 profesionales de salud que ministraban - en el periodo de la recopilación de datos - talleres terapéuticos en Caps de una ciudad de Minas Gerais (Brasil). Para recopilar los datos se utilizó una entrevista semiestructurada y un diario de campo. El análisis de contenido fue la técnica aplicada al corpus y organizó los resultados en un conjunto de categorías y subcategorías. Dos subcategorías abarcaron concepciones sobre los objetivos y las especificidades de los talleres terapéuticos, y una categoría trató de las concepciones sobre la (no)adhesión a esa práctica. Los resultados revelan tanto aproximaciones como alejamientos entre las concepciones de las participantes y la lógica del cuidado psicosocial preconizada por la Reforma Psiquiátrica Brasileña. Por lo tanto, este estudio refuerza que es necesaria una reflexión permanente sobre los talleres terapéuticos para que ese dispositivo de tratamiento no se vea desfigurado.

    Abstract in English:

    Abstract As a result of the mental healthcare reconfiguration prompted by the Brazilian Psychiatric Reform, therapeutic workshops gradually became one of the main treatment strategies in Psychosocial Care Centers (CAPS). However, few studies on the theme include health professionals responsible for therapeutic workshops as participants. This study aimed to understand the conceptions of 12 health professionals who were responsible for therapeutic workshops in CAPS regarding this practice. This is a clinical-qualitative study, in which participated 12 health professionals who were responsible - at the time of the data collection - for therapeutic workshops at Caps in a countryside city in Minas Gerais (Brazil). Data were collected using a semi-structured interview and a field diary. The resulting corpus underwent content analysis, being organized into a set of categories and subcategories. This study covered two subcategories addressing conceptions on therapeutic workshops objectives and particularities, and one category addressing conceptions related to (non-)adherence to this practice. The results reveal both approximations and gaps between participants’ conceptions and the logic of psychosocial care recommended in the Brazilian Psychiatric Reform. Hence, this study reinforces the need for making therapeutic workshops an object of continuous reflection to avoid the disfigurement of this treatment.
  • Perceptions of Community Health Agents about a course on child development and risk indicators Artigo

    Esswein, Georgius Cardoso; Rovaris, Aline Facchin; Rocha, Gabrielli Pohlmann; Levandowski, Daniela Centenaro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esse estudo objetivou descrever a percepção de agentes comunitários de saúde (ACS) de Porto Alegre acerca de uma formação sobre desenvolvimento infantil e indicadores de risco. Essa formação visou a instrumentalização dos ACS para o uso do IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil) e foi organizada em dois módulos: teórico e prático. Foram realizados grupos focais após cada módulo para avaliar a percepção dos ACS, e a análise temática dos relatos dos grupos focais originou três temas: metodologia da formação, dificuldades encontradas e repercussões da formação. Os participantes mencionaram a articulação teoria-prática e a acessibilidade da linguagem como recursos que auxiliaram na compreensão dos temas abordados. Mudanças na compreensão sobre o desenvolvimento infantil e qualificação do olhar sobre a infância foram as principais repercussões da formação sobre o trabalho dos ACS. As dificuldades se centraram na complexidade do IRDI e nas condições de trabalho para o seu uso. O estudo demonstrou a adequação da estrutura e do conteúdo da formação, bem como a possibilidade de uso do IRDI como estratégia de cuidado dos ACS na Atenção Básica.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo describir la percepción de Agentes Comunitarios de Salud (ACS) de Porto Alegre sobre la capacitación en desarrollo infantil e indicadores de riesgo. La propuesta pretendió instrumentalizarlos para el uso de IRDI (Indicadores Clínicos de Riesgo para el Desarrollo Infantil) y constó de dos módulos: teórico y práctico. Se realizaron grupos focales después de cada módulo para evaluar la percepción de los ACS. Del análisis temático de los relatos de los grupos focales emergieron tres temas: metodología de la capacitación, dificultades encontradas y repercusiones de la capacitación. Los participantes mencionaron la articulación teoría-práctica y la accesibilidad del lenguaje como los recursos que les ayudaron en la comprensión de los temas abordados. Los cambios en la comprensión del desarrollo infantil y la calificación sobre la forma de entender la infancia fueron las principales repercusiones de la capacitación sobre el trabajo de los ACS. Las dificultades se centraron en la complejidad de IRDI y en las condiciones laborales para su uso. El estudio demostró la adecuación de la estructura y del contenido de la capacitación, así como la posibilidad de uso de IRDI como estrategia de cuidado de los ACS en la Atención Primaria de Salud.

    Abstract in English:

    Abstract This study aimed to describe the perception of Community Health Agents (CHA) from Porto Alegre about a course on child development and risk indicators. This course was organized into a practical and a theoretical module, seeking to prepare CHA for the use of risk indicators for child development (RICD). After each module, CHA perception was assessed by focus groups. Groups reports underwent thematic analysis, generating three themes: training methodology, difficulties, and training repercussions. According to the participants, the articulation between theory-practice and language accessibility helped them to understand the topics covered throughout the course. The main repercussions of the course on the work of CHA included changes in understanding regarding child development and the qualification of perspectives on childhood. Participants also reported difficulties regarding the complexity of RICD and the workplace conditions for its use. This study demonstrates the adequacy of the course structure and content, as well as the possibility of CHA using the RICD as a care strategy in Primary Health Care.
  • Brief Psychological Therapy Sessions in Public Health Institutions: Contributions of the Sartrean Existentialism Artigo

    Leão-Machado, Franciele Cabral; Vaccaro, Marina Menegueti; Freitas, Sylvia Mara Pires de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A inserção de psicólogos/as nas instituições de saúde, tais como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), ocorreu em um contexto histórico-político-econômico específico e, desta forma, esteve voltada a atender às demandas do sistema de produção vigente. Esse processo exigiu dos profissionais algumas readequações de práticas clínicas tradicionais e utilização de outras modalidades de intervenções, como a psicoterapia breve e o plantão psicológico. Frente a isso, objetivamos expor as contribuições do existencialismo sartriano para a prática de atendimentos psicológicos de curta duração em instituições públicas de saúde, buscando mostrar que a proposta da psicanálise existencial realizada por Sartre e a utilização do método progressivo-regressivo proposto pelo autor não são restritas ao campo e à prática da psicoterapia tradicional. Por permitirem a compreensão da realidade humana em sua riqueza, dinamicidade e historicidade, podem contribuir sobremaneira para a realização de atendimentos psicológicos breves em instituições públicas de saúde, onde se pode encontrar uma ampla variedade de demandas e grande diversidade de queixas. Enfatiza-se ainda as contribuições do existencialismo sartriano para o contexto da saúde pública como um todo, na medida em que reforça valores defendidos por importantes políticas de saúde; desconstrói visões mecanicistas e biologizantes, ainda hoje tão presentes nos contextos institucionais de saúde; e auxilia a fortalecer uma visão ampliada da saúde, importante para a construção de práticas mais humanizadas e para uma maior responsabilização do sujeito no desenvolvimento de estratégias pessoais e coletivas de enfrentamento das dificuldades relacionadas aos processos de saúde/doença.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La inserción de psicólogos/as en las instituciones sanitarias, tales como hospitales y Unidades Básicas de Salud (UBS), ocurrió en un contexto histórico-político-económico determinado para atender las demandas del sistema de producción vigente. La introducción de los profesionales en esos contextos exigió readecuaciones de prácticas clínicas tradicionales y utilización de otras modalidades de intervenciones como la psicoterapia breve y la guardia psicológica. Ante lo anterior, en este texto pretendemos exponer las contribuciones del existencialismo sartriano a la práctica de atención psicológica de corta duración en instituciones públicas sanitarias con el fin de evidenciar que la propuesta del psicoanálisis existencial realizada por Sartre y su método progresivo-regresivo no son restrictos al campo y a la práctica psicoterápica tradicional y, al posibilitar la comprensión de la realidad humana en su riqueza, dinamicidad e historicidad, pueden contribuir inmensamente con la realización de atención psicológica breve en instituciones públicas de salud, donde se encuentra una amplia variedad de demandas y diversidad de quejas. También se enfatizan las contribuciones del existencialismo sartriano al contexto de la salud pública en general, ya que refuerza los valores defendidos por importantes políticas de salud; deconstruye puntos de vista mecanicistas y biologizantes, todavía presentes en contextos institucionales de salud en la actualidad; y ayuda a fortalecer una visión más amplia de la salud, importante para la construcción de prácticas más humanizadas y para una mayor responsabilidad del tema en el desarrollo de estrategias de afrontamiento personales y colectivas, para enfrentar las dificultades relacionadas con los procesos de salud/enfermedad.

    Abstract in English:

    Abstract Having occurred within a specific historical, political, and economic context, the introduction of Psychologists in health institutions such as hospitals and Basic Health Units (BHUs) sought to meet the demands of the current production system. With this insertion, traditional clinical practices had to be readapted and other intervention modes employed, such as brief psychotherapy sessions and psychological on-call shifts. Recent studies indicate the contributions of Sartrean Existentialism for brief psychological care offered in public health institutions, showing that Sartre’s Existential Psychoanalysis and the Progressive-Regression Method are not limited to the field and practice of traditional psychotherapy. For understanding human concreteness in all its richness, dynamicity, and historicity, these practices contribute to the performance of brief psychological care sessions in public health institutions, where they meet a great variety of demands and a wide diversity of complaints. Besides psychological care, this study also emphasizes the contributions of Sartrean existentialism to the context of public health as a whole, given that it reinforces values defended by important health policies; deconstructs mechanistic and biologizing views still rather prevalent within institutional health contexts; and helps to strengthen a broader perspective of health - important for the development of more humanized practices and for a greater accountability of the subject in developing personal and collective strategies to face difficulties related to the health/disease processes.
  • Involuntary Commitment and Life on the Scene: Subjectives Out of Step Artigo

    Hernandes, Linccon Fricks; Vescovi, Priscila; Figueiredo, Túlio Alberto Martins de; Lopes Gentilli, Raquel de Matos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que teve por objetivo analisar vidas submetidas à internação compulsória por meio de determinação judicial. Trata-se de uma abordagem qualitativa, que utilizou entrevista despadronizada com sete jovens residentes numa comunidade terapêutica de uma cidade do interior do Espírito Santo. Observou-se, pelos relatos, que as estratégias de regulamentação da vida, seja pela judicialização, seja pela medicalização, expressam o registro biopolítico sobre corpos de sujeitos que fogem da padronização dominante. Tais práticas revelam a expressão da captura dos modos de subjetivação e das formas de subjetividade, determinando-lhes um lugar no qual a vida se mantenha reificada na perspectiva da lógica capitalística.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación cuyo objetivo fue analizar las vidas insertados en un ingreso obligatorio por orden judicial. Este es un estudio cualitativo, que utilizó entrevista sin patrón con siete jóvenes residentes en una comunidad terapéutica de una ciudad en Espírito Santo (Brasil). A partir de la información de los informes, se observó que las estrategias de regulación de la vida, ya sea la legalización o la medicalización, son un registro biopolítico sobre cuerpos de sujetos que no siguen la norma dominante. Estas prácticas revelan la expresión de la captura de los modos y las formas de subjetividad, que determina un lugar donde la vida se mantiene cosificada en vista de la lógica capitalista.

    Abstract in English:

    Abstract This article presents the partial results of a research that aimed to analyze the lives of individuals subjected to involuntary commitment by judicial determination. This qualitative research included data collected by means of unstructured interviews conducted with seven young people living in a Therapeutic Community in a city from the countryside of Espírito Santo. The reports indicate that life regulation strategies, whether through judicialization or medicalization, express the biopolitical record over the bodies of subjects who escape dominant standards. Such practices express the capture of modes of subjectivation and forms of subjectivity, determining a place where life is reified in the perspective of capitalist logic.
  • Social and Academic Skills of Sheltered Children and Teenagers Artigo

    Silva, Jhonathan Roger Levino Alencar da; Pereira, Veronica Aparecida; Donatto, Millena Lima

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Considerando que habilidades sociais (HS) podem ser preditoras de bom desempenho escolar e que crianças e adolescentes com longo tempo de permanência em instituições tendem a apresentar dificuldades escolares, buscou-se, no presente estudo, comparar HS, problemas de comportamento e desempenho escolar entre crianças/adolescentes com e sem histórico de acolhimento institucional. Participaram do estudo 36 crianças/adolescentes divididas em dois grupos: G1, composto por 18 crianças/adolescentes de três instituições de acolhimento do interior do estado do Mato Grosso do Sul, e G2, composto por 18 crianças/adolescentes sem histórico de acolhimento e do mesmo contexto escolar; além de seus respectivos docentes. Todos os estudantes responderam a inventários de HS, conforme a idade e ao Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os professores responderam a duas escalas: uma de HS e uma de problemas comportamentais. Para o G1, maiores índices de habilidades sociais foram correlacionados a bom desempenho em leitura e problemas de comportamento foram correlacionados a índices mais baixos nos escores totais do TDE. Para o G2, maiores índices de habilidades sociais correlacionaram-se a melhor desempenho em matemática no TDE. Os participantes do G2 perceberam-se mais habilidosos que os do G1, apesar de os professores terem percebido as habilidades sociais de ambos os grupos como semelhantes. Em relação aos problemas de comportamento, os professores indicaram diferenças significativas, com maiores índices para o G1. Os dados sugerem intervenções junto aos professores para que possam reforçar comportamentos habilidosos de seus alunos, favorecer o autoconceito e o desempenho escolar.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Las habilidades sociales (HS) pueden ser predictoras de un buen rendimiento escolar. Considerando los indicativos de dificultades escolares de niños y adolescentes con largo tiempo de permanencia en instituciones de acogida, el presente estudio pretende comparar las habilidades sociales, los problemas de conducta y el rendimiento escolar entre niños/adolescentes con y sin histórico de acogida institucional. En el estudio, participaron 36 niños/adolescentes que fueron divididos en dos grupos: G1 - que consta de 18 niños/adolescentes de tres instituciones de acogida de la zona rural de estado de Mato Grosso do Sul (Brasil); y G2 - que se compone de 18 niños/adolescentes sin histórico de acogida y del mismo contexto escolar; además de sus respectivos maestros. Los participantes del G1 y del G2 respondieron a inventarios de habilidades sociales según la edad y al Test de Rendimiento Escolar (TRE). Los profesores respondieron a dos escalas: la de HS y la de problemas de conducta. Para el G1, los más altos índices de habilidades sociales se correlacionaron a un buen rendimiento en lectura; y los índices más bajos se correlacionaron a problemas de conducta en los puntajes totales del TRE. Para el G2, los más altos índices de habilidades sociales estuvieron correlacionados a un mejor rendimiento en matemáticas en el TRE. Los participantes del G2 fueron más hábiles que los del G1, pero los profesores percibieron las habilidades sociales de ambos grupos como semejantes. Con relación a los problemas de conducta, los profesores indicaron diferencias significativas, con altos índices para el G1. Los datos sugieren intervenciones junto con los profesores para que puedan reforzar conductas hábiles de sus alumnos, favorecer el autoconcepto y el rendimiento escolar de ellos.

    Abstract in English:

    Abstract Considering that social skills (SS) may be predictors of good school performance and that children and adolescents institutionalized for a long time tend to present school difficulties, this study sought to compare SS, behavioral problems, and school performance in children/teenagers with and without institutional sheltering experiences. The study sample consisted of teachers and 36 children/teenagers that were divided into two groups: G1, which included 18 children and teens from three shelters in the countryside of Mato Grosso do Sul; and G2, including 18 children and teens without history of institutional sheltering and from the same school context as G1. All students answered social skills inventories according to their age and the School Performance Test (SPT). Teachers answered two scales: one for SS and one for behavioral problems. In G1, higher social skills scores were associated with good reading performances whereas behavioral problems were associated with lower total scores in the SPT. In G2, higher social skills scores were associated with better performance in SPT mathematics test. Although teachers reported similar social skills in both groups, G2 participants perceived themselves as more skilled than G1 participants. In turn, teachers assigned higher scores for behavioral problems in G1, significantly different than those found for G2. These findings indicate the need for interventions implemented with the help of teachers to reinforce skilled behaviors in their pupils, favoring self-esteem and school performance.
  • Brazilian Long-Term Care Institutions and Psychological and Cognitive Conditions of Residents Artigo

    Schmidt, Andréia; Penna, Raísa Abrantes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O aumento da população idosa no Brasil tem feito crescer a demanda por cuidados de longa duração oferecidos por instituições de longa permanência para idosos (Ilpi). A literatura apresenta caracterizações de Ilpi em cidades ou regiões específicas, mas uma visão geral dessas instituições e de seus residentes, especialmente em termos de características psicológicas e cognitivas, pode ajudar psicólogos a compreenderem as necessidades desses idosos e a planejar intervenções. O objetivo desta revisão integrativa é caracterizar Ilpi brasileiras, em termos de condições de funcionamento e de oferta de serviços, bem como de funções psicológicas e cognitivas de seus residentes, com fundamentação na literatura científica. Por meio de buscas nas bases SciELO, PePSIC e Periódicos Capes, foram selecionados nove artigos que caracterizam Ilpi brasileiras e 19 estudos que qualificam as condições psicológicas e cognitivas de residentes. Os artigos caracterizam 41 Ilpi de quatro do país. A maioria dessas instituições eram filantrópicas e recebiam idosos de ambos os sexos (majoritariamente mulheres), com preferência a pessoas independentes para atividades de vida diária. Os ambientes físicos eram compatíveis com a legislação, mas as rotinas eram rígidas e havia pouca oferta de atividades de lazer, o que contribuía para a baixa autonomia dos residentes. Constataram-se quadros reduzidos de funcionários, majoritariamente profissionais de saúde e cuidadores. A depressão foi a condição mais estudada, com prevalência média de 50% em residentes. A prevalência de declínio cognitivo variou entre 45% e 86%. Discute-se a necessidade de profissionais preparados para o trabalho junto a essa população, especialmente psicólogos capazes de intervir sobre o sofrimento psíquico de residentes.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El aumento de la población adulta mayor en Brasil ha ocasionado una mayor demanda de cuidados que ofrecen los hogares para ancianos (HA). La literatura presenta caracterizaciones de HA en ciudades o regiones específicas, y la visión general de estos establecimientos y sus residentes, especialmente de sus características psicológicas y cognitivas, pueden ayudar a los psicólogos a comprender las necesidades de esta población y a planear intervenciones. Esta revisión integrativa pretende evaluar los HA en Brasil en cuanto a condiciones de funcionalidad y a oferta de servicios, así como la salud psicológica y cognitivas de los residentes. A partir de la búsqueda de los datos en las bases SciELO, PePSIC y Periódicos Capes, se han seleccionado nueve artículos que evaluaban los HA brasileños y 19 estudios que caracterizaban las condiciones psicológicas y cognitivas de los residentes. Los artículos analizaron 41 HA de cuatro regiones del país. La mayoría de estos establecimientos era filantrópica y atendía a los adultos mayores de ambos sexos (la mayoría mujeres), con el requisito de que estuviesen aptos para realizar las actividades diarias. El ambiente físico estaba compatible con la legislación, pero las rutinas eran rígidas y había poca oferta de las actividades de ocio, lo que les aportaba a los residentes muy poca autonomía. Se contaba con un reducido número de trabajadores cuya mayoría era profesionales de la salud y cuidadores. La depresión fue la enfermedad más estudiada, con una prevalencia media del 50%. La prevalencia de disminución cognitiva osciló entre el 45% y el 86%. Esto evidencia la necesidad de capacitar a los profesionales para el trabajo con las personas mayores, en especial los psicólogos capaces de intervenir en el sufrimiento psíquico de los residentes.

    Abstract in English:

    Abstract The growth in Brazil’s older population has increased the demand for long-term care provided by long-term care institutions (ILPI) for older adults. Although studies have characterized these institutions and their residents in specific cities or regions, a more general analysis, including psychological and cognitive characteristics, can help psychologists understand the needs of this population and plan interventions. This integrative literature review sought to characterize Brazilian ILPI regarding environmental conditions and service provision, as well as the psychological and cognitive functions of residents. Based on a literature search conducted in the SciELO, PePSIC and Capes databases, we selected nine papers characterizing Brazilian ILPI and 19 studies characterizing the psychological and cognitive conditions of residents. The selected papers analyzed 41 ILPI from four Brazilian regions. Most were philanthropic and received older adults of both genders (mostly women), preferably those independent for performing daily activities. Despite presenting a physical environment compatible with the legislation, all ILPIs had rigid routines and little time for leisure activities, contributing to the residents’ low autonomy, and had reduced staff - mostly health professionals and caregivers. Depression had an average prevalence of 50%, while the prevalence of cognitive decline ranged from 45% to 86%. We need professionals prepared to work with this population, especially psychologists capable of intervening on the resident’s psychological suffering.
  • Daily Practices of Judicialization of Life in Social Assistance: Theoretical Essay Artigo

    Battistelli, Bruna Moraes; Cruz, Lílian Rodrigues da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Considerando que a judicialização é uma construção social recente, este ensaio teórico objetiva problematizar a noção de judicialização da vida nas políticas públicas de assistência social, a partir de fragmentos de obras da literatura brasileira (Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Conto de Escola, de Machado de Assis). Para analisar o processo de desqualificação e criminalização de vidas, a discussão se ampara nos conceitos foucaultianos de governo e vontade de saber, assim como autoras/es brasileiras/os que trabalham com o tema. Por judicialização entende-se o processo de regulação do viver, a partir de estratégias e normativas legais, que produz a normalização de práticas cotidianas. Essa tecnologia está intrinsecamente articulada com o governo da vida do outro, principalmente no campo das políticas públicas. Constituem-se em modos de punição que extravasam o âmbito legal, produzindo relações de poder assimétricas, caracterizadas pelo processo de judicialização, medicalização e patologização da vida. Finaliza-se o texto com algumas pistas para resistir à judicialização no cotidiano da assistência social, como ações micropolíticas e constituição de coletivos entre trabalhadores e usuárias/os.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Teniendo en cuenta que la judicialización es una construcción social reciente, en este ensayo teórico se pretende problematizar la noción de judicialización de la vida en políticas públicas para la asistencia social a partir de extractos de obras de la literatura brasileña (Vidas Secas, de Graciliano Ramos, y Conto de Escola, de Machado de Assis). Para analizar el proceso de descalificación y criminalización de la vida, la discusión parte de conceptos foucaultianos de gobernabilidad y voluntad de saber, así como de autoras/es brasileñas/os que trabajan con el tema. La judicialización se define como el proceso de regulación del vivir bajo estrategias y regulaciones legales, produciendo la normalización de la práctica diaria. Esta tecnología está intrínsecamente vinculada con el gobierno de la vida de otro, especialmente en el ámbito de las políticas públicas. Son modos de castigo que van más allá del marco legal, que ocasionan relaciones de poder asimétricas, caracterizadas por un proceso de legalización, medicalización y patologización de la vida. Se concluye con algunas pistas para resistir a la judicialización en el cotidiano de la asistencia social, como acciones micropolíticas y constitución de colectivos entre trabajadores y usuarias/os.

    Abstract in English:

    Abstract Considering that judicialization is a recent social construct, this article aims to problematize the notion of life judicialization in social welfare policies based on fragments of two works of the Brazilian literature: Vidas Secas, by Graciliano Ramos, and Conto de Escola, by Machado de Assis. The process of life disqualification and criminalization is analyzed in the light of the Foucauldian concepts of government and the will to knowledge, as well as Brazilian authors addressing the theme. Judicialization is understood as the process of life regulation by legal strategies and provisions, normalizing daily practices. Such mechanism is intrinsically articulated with the government of others, especially in the field of Public Policy. Together, they constitute modes of punishment that go beyond the legal scope, producing asymmetrical power relations characterized by the process of life judicialization, medicalization, and pathologization. Finally, the discussion offers some propositions to resist life judicialization in social assistance, such as adopting micropolitical actions and forming collectives between workers and users.
  • Education in Human Rights under the Perspective of Adolescents Participating in a Social Project Artigo

    Severo, Franciéli Katiúça Teixeira da Cruz; Giongo, Carmem Regina; Moura, Elina Perez Gonçalves de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo possui o objetivo de analisar e discutir as interfaces entre Psicologia e Educação em Direitos Humanos a partir do relato de uma intervenção, na modalidade de oficinas, desenvolvida com adolescentes participantes de um projeto social na região metropolitana de Porto Alegre. Os participantes integrantes do projeto social foram 15 adolescentes de diferentes graus de formação escolar, com idade média de 13,9 anos. Do ponto de vista da produção e coleta de informações, foram utilizadas duas estratégias: aplicação de questionários antes e depois da realização dos cinco encontros e adoção de diário de campo para o registro das informações coletadas em cada oficina. O conteúdo do diário de campo e dos questionários foi analisado a partir da técnica de análise temática. A realização dos encontros permitiu evidenciar realidades de violação dos direitos humanos dos adolescentes, bem como os efeitos da intervenção na vida dos mesmos e as possibilidades de atuação da Psicologia nesses contextos. Além disso, ressalta-se a importância de construir oficinas de Educação em Direitos Humanos junto a grupos de adolescentes como uma estratégia de fomento do compartilhamento de possíveis situações de violações entre os participantes e uma forma de reconhecimento de demandas dessa natureza.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar y discutir las interfaces entre Psicología y Educación en Derechos Humanos a partir del relato de una intervención, en la modalidad de talleres, desarrollada con adolescentes participantes de un proyecto social en la región metropolitana de Porto Alegre. En este estudio, participaron 15 adolescentes integrantes del proyecto social que estaban en distintos grados de la enseñanza básica y tenían edad promedio de 13,9 años. Con respecto a la producción y recolección de datos, se utilizaron dos estrategias: aplicación de cuestionarios antes y después de los cinco encuentros, y uso de diario de campo para el registro de los datos recolectados en cada taller. Para el análisis, el contenido del diario de campo y de los cuestionarios fueron analizados desde la técnica del análisis temático. La realización de los encuentros permitió evidenciar realidades de violación de los derechos humanos de los adolescentes, así como los efectos de la intervención en sus vidas y las posibilidades de actuación de la Psicología en estos contextos. Además, se resalta la importancia de desarrollar talleres de Educación en Derechos Humanos con grupos de adolescentes como estrategia de fomento del proceso de compartir posibles situaciones de violaciones entre los participantes y como forma de reconocimiento de demandas de esa naturaleza.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to analyze and discuss the interfaces between Psychology and Human Rights Education based on the reports of adolescents participating in a workshop-based intervention in the metropolitan region of Porto Alegre. Fifteen adolescents with average age of 13.9 years and different school backgrounds, members of the social project, participated in the study. Data were collected using questionnaires applied before and after the five meetings and field diaries for each of the workshop sessions, and analyzed by means of thematic analysis. The meetings evinced experiences of violation of the human rights of the adolescents, as well as the effects of the intervention in their lives and possible actions promoted by the field of Psychology within this context. This study highlights the importance of developing workshops on Human Rights Education with groups of adolescents as a strategy to share possible violations experienced by participants and to recognize this type of demands.
  • Lowering the Minimum Age of Criminal Responsibility from the Perspective of Adolescents Artigo

    Martins, Michelle Ferreira; Almeida, Maíra Lopes; Quagliatto, Tassiana Machado; Albuquerque Junior, Artur Júlio de; Mendes, Rita de Cássia Cardoso da Silva; Paravidini, João Luiz Leitão

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A proposta de emenda à Constituição Federal (PEC) 171/1993 prevê a redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Essa proposta foi votada pela Câmara dos Deputados e está, atualmente, no Senado Federal, contando com intenso apoio do atual presidente. Embora haja evidências de que a idade não se relaciona a indicadores de violência, a opinião pública se manifesta favorável à medida. Diante disso, considera-se primordial escutar a fala dos próprios adolescentes sobre essa questão. Este trabalho objetivou investigar a perspectiva de adolescentes sobre a redução da maioridade penal. Participaram 25 adolescentes provenientes de uma escola pública e cinco que estavam em cumprimento de medida socioeducativa, todos na faixa etária entre 12 e 17 anos. A coleta de dados ocorreu por meio de rodas de conversa com o primeiro grupo e entrevistas com o segundo. Foram escritos relatos em ambos os momentos da coleta. Para a análise, esses relatos foram lidos e discutidos em grupo pelos pesquisadores. Os resultados apontam alguns analisadores que emergiram a partir das rodas e entrevistas: adolescência, raiva, medo, questão social, lei e violência. Observou-se que os participantes foram além de um posicionamento opinativo, produzindo importantes elaborações sobre o tema que foram disparadores capazes de abordar problemáticas próprias da adolescência e da realidade social. Considera-se que é tarefa ímpar da psicologia trazer à luz opiniões como as dos adolescentes objeto desta pesquisa.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La propuesta de enmienda a la Constitución Federal (PEC 171/1993) prevé la reducción de la edad mínima de responsabilidad penal en Brasil de 18 para 16 años. Esta propuesta fue votada por la Cámara de Diputados y está actualmente en el Senado Federal, contando con intenso apoyo del actual Presidente. Aunque hay evidencias de que la edad no se relaciona con los indicadores de violencia, la opinión pública se manifiesta favorable a la medida. Por lo tanto, se considera esencial escuchar el discurso de los adolescentes sobre este tema. Este estudio tuvo como objetivo investigar la perspectiva de algunos adolescentes sobre la reducción de la edad de responsabilidad penal. Participaron 25 adolescentes provenientes de una escuela pública y cinco que estaban en cumplimiento de medida socioeducativa, todos en el grupo de edad de entre 12 y 17 años. La recopilación de datos se realizó por medio de círculos de conversación con el primer grupo y de entrevistas con el segundo. Los informes fueron escritos en ambas ocasiones. Para el análisis, los investigadores leyeron y discutieron estos informes en grupos. Los resultados muestran algunos analizadores que surgieron de los círculos y las entrevistas: adolescencia, ira, miedo, problemas sociales, derecho y violencia. Se observó que los participantes fueron más allá de una posición de opinión, produciendo elaboraciones importantes sobre el tema; esto también desencadenó la posibilidad de abordar problemas específicos de la adolescencia y la realidad social. Se considera que es una tarea única de la psicología sacar a la luz opiniones, como las de estos adolescentes, que tienden a permanecer al margen.

    Abstract in English:

    Abstract The proposed amendment to the Federal Constitution (PEC 171/1993) of Brazil provides for the lowering of the minimum age of criminal responsibility from 18 to 16 years. This proposal was voted by the House of Representatives and is currently in the Federal Senate, being strongly supported by the elected President. Despite evidence showing that age is unrelated to indicators of violence, public opinion supports the measure, indicating the urge for listening to the opinion of adolescents on this subject. This study aimed to investigate the perspective of adolescents regarding the lowering of the minimum age of criminal responsibility in Brazil. The study sample consisted of 25 adolescents from a public school and five who fulfilled socioeducational measures, all aged from 12 to 17 years. Data on the first group were collected by means of conversation circles, and on the second group by interviews. A written record was kept for both moments of data collection, which was later read and discussed among the researchers involved in the study. The results indicate some common themes emerging from circles and interviews, namely: adolescence, anger, fear, social issues, law, and violence. When sharing their perspectives on the subject, participants went beyond an opinionated position, producing important elaborations. This also triggered the possibility of addressing specific problems of adolescence and social reality. In this scenario, Psychology plays a key role in bringing opinions to light, such as those of adolescents participating in this study - who tend to stay on the sidelines.
  • The Perception of the Experience of First Imprisonment in a Prison Unit Artigo

    Bahiano, Milena de Andrade; Turri, Geovanna Santana de Souza; Faro, André

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo buscou compreender a experiência do primeiro aprisionamento no sistema penitenciário e identificar os comportamentos adaptativos desencadeados a partir desse contexto estressor. A amostra foi composta por 61 detentos, divididos em dois grupos: G1 (internos provisórios, n = 42) e G2 (internos sentenciados, n = 19). Utilizou-se um questionário sociodemográfico e criminal, além da técnica de evocação livre de palavras com os termos indutores “prisão” e “futuro”. As evocações foram analisadas com o auxílio do software OpenEvoc e os demais dados com o SPSS. Os resultados mostraram que, a partir do termo indutor “prisão”, o conteúdo evocado pelos dois grupos revelou a instituição como um lugar difícil de se viver, de adoecimento e de sofrimento físico e psicológico. Já a partir do termo “futuro”, observou-se que ambos apresentaram expectativas positivas para o recomeço de suas vidas em liberdade, tais como ter responsabilidade, fé, estar próximo da família e sentir-se reinserido socialmente por meio do trabalho e dos estudos. Em resumo, mesmo diante do impacto do aprisionamento, foi perceptível no conteúdo evocado a existência de fatores considerados protetivos na adaptação do indivíduo à vida na prisão. Finalmente, acredita-se que, a partir do discurso evocado, profissionais da saúde e de áreas afins possam identificar fatores de risco e de proteção que deem suporte à atenção e aos cuidados prestados à saúde física e mental dos detentos ou em condição de primeiro encarceramento.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este estudio pretende comprender la vivencia de primer encarcelamiento en el sistema penitenciario e identificar los comportamientos adaptativos que se desencadenan en este contexto estresante. La muestra fue compuesta por 61 detenidos, los cuales se dividieron en dos grupos: G1 (internos provisionales, n = 42) y G2 (internos sentenciados, n = 19). Se utilizó el cuestionario sociodemográfico y criminal, y la técnica de evocación libre de palabras con los términos inductores “prisión” y “futuro”. Para el análisis de las evocaciones se utilizó el software OpenEvoc, y para los demás datos el SPSS. Los resultados mostraron que, en lo que se refiere al término inductor “prisión”, el contenido evocado por ambos grupos reveló la institución como un lugar difícil de vivir, de enfermedad y de sufrimiento físico y psicológico. En cuanto al término “futuro”, ambos grupos presentaron expectativas positivas para reanudar sus vidas en libertad, tales como tener responsabilidad, fe, estar cerca de la familia y sentirse inserido socialmente por medio del trabajo y de los estudios. En resumen, a pesar del impacto del encarcelamiento se observa la existencia de factores considerados protectores para la adaptación del individuo a la vida en la prisión. Se espera que estos resultados puedan ayudar a profesionales de la salud y de áreas afines a identificar factores de riesgo y de protección para la atención y cuidados prestados a la salud física y mental de los prisioneros o en condición de primer encarcelamiento.

    Abstract in English:

    Abstract This study sought to understand the experience of the first imprisonment in a penitentiary system and to identify adaptive behaviors triggered by this stressful context. The sample consisted of 61 inmates who were divided into two groups: remand prisoners (G1, n = 42) and convicted prisoners (G2, n = 19). Data was collected by means of a sociodemographic and criminal questionnaire and by the free evocation technique, based on the inductive terms “prison” and “future”. Sociodemographic data was analyzed using the SPSS and evocations were analyzed using the OpenEvoc software. The content evoked from the term “prison” denoted the prison facility as a difficult place to live for both groups, causing illness and physical and psychological suffering. As for the the term “future”, both groups showed positive expectations for the resumption of their lives in freedom, including having responsibility, faith, being close to their families, and being socially reinserted through work and studies. Despite the impact of the imprisonment, the content evoked in prisoners’ reports indicated the existence of protective factors in the adjustment to the life in prison. These evoked discourses may function as instruments for professionals from health and related areas to identify risk and protection factors that support the physical and mental healthcare provided for incarcerated individuals or those experiencing first imprisonment.
  • Psychology in Institutional Contexts Editorial

    Baremblitt, Gregorio; Barros, João Paulo Pereira; Hur, Domenico Uhng
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br