Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de Fatores Ambientais sobre a Germinação de Sementes e Emergência Precoce de Plântulas de Carolina geranium (Geranium carolinianum)

RESUMO:

Carolina geranium (Geranium carolinianum) é uma planta invasora emergente nos campos de colza e trigo na China. Portanto, uma melhor compreensão da ecologia da germinação e emergência da espécie permitirá o desenvolvimento de estratégias de controle integrado de plantas daninhas. Neste estudo, foram investigados os efeitos de temperatura, fotoperíodo, umidade do solo, salinidade e profundidade de enterramento na germinação e emergência de Carolina geranium. Os resultados mostraram taxas de germinação superiores a 74% sob regimes de temperatura de 15/20 oC e 20/25 oC noite/dia. Não houve diferença significativa na germinação das sementes entre a exposição à luz e ao escuro. O aumento da salinidade reduziu a germinação de Carolina geranium de 81,1% a 0 mM para 0% a 160 mM NaCl. A germinação de sementes foi favorecida com 50% de umidade do solo, tendo sido completamente inibida pelo teor de água no solo abaixo de 20% e superior a 90%. Observou-se emergência das plântulas acima de 82,2% quando as sementes foram colocadas a uma profundidade de 0 a 1 cm, e houve germinação das sementes colocadas a uma profundidade de 7 cm. Este trabalho mostra que a influência dos fatores ambientais sobre a germinação de sementes de Carolina geranium poderia fornecer a base para a prevenção e controle eficazes da ocorrência de plantas daninhas e da infestação em campos de colza e trigo na China.

Palavras-chave:
temperatura; fotoperíodo; estresse salino; teor de água no solo; profundidade de enterramento

Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas Departamento de Fitotecnia - DFT, Universidade Federal de Viçosa - UFV, 36570-000 - Viçosa-MG - Brasil, Tel./Fax::(+55 31) 3899-2611 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rpdaninha@gmail.com